Sei sulla pagina 1di 27

Escultura do sculo xx uma nova imagem

Foi marcado por uma notvel tendncia para a evoluo das formas; a importncia da qualidade dos materiais; o material ganha um protagonismo que compete com o valor da temtica; muitos escultores vo trabalhar uma linguagem claramente influenciada pelo cubismo.

Brancusi


Pioneiro da escultura abstrata; tentou formas mais despojadas; libertandolibertando-se das aparncias; revelou a beleza intrnseca dos materiais utilizados.

O ovo Essncia das coisas em 1924 o escultor criou um ovo propriamente dito, de mrmore, a que chamou ("O comeo do mundo"). E, disse, "escultura para cegos

Passaro no espao No representa um pssaro comum e sim um vo O real no a forma externa, mas a essncia das coisas

Amedeo Modigliani


Artista plstico e escultor italiano que viveu em Paris; artista figurativo; CaracterizaCaracteriza-se por pinturas e esculturas em estilo moderno; utilizava faces, mascara e formas alongadas.

Dormir nu com braos abertos (Nu vermelho), 1917 leo sobre tela, 60 cm x 92 Milo, Mattioli Collezione

Henry Moore


Escultor e desenhista britnico; desenvolveu tridimensionalidade em suas obras com predominncia figurativas; breves incurses pela abstrao; conhecido por suas esculturas abstratas em grande escala.

A famlia Primeira obra em escala grande de bronze, e sua primeira Comisso posterior Segunda Guerra Mundial.

O rei e a rainha

Alexandre Calder
Escultor norte americano; Retratava o equilbrio e movimento; Teve a perfeio entre a arte e a tcnica.

Mbile de bolas

David Smith


Sempre na espera do acaso e da surpresa no processo da criao; Acreditava que a escultura deveria colocar uma questo e no oferecer uma resposta; Mais conhecido por sua serie de cubi,de cubos e cilindros de ao inoxidvel em equilbrio.

Cubi XXVI

Cubi X

Bourgeois


Quebrou as tradies com seus trabalhos em madeira; Escultora norte americana; Usava pinturas em preto, que segundo ela,O ela, mundo est de luto. luto

Aranha Escultura de aranha da arista Louise Bourgeois, instalada em frente a Tate Modern de Londres em 2007

Nevelson


Criou uma nova essncia em forma de arte; Pintava suas obras geralmente em preto chapado,depois branco ou dourado; Pilares,balastres,remates e moldes,pintava paredes em diversos comprimentos geomtricos.

Dei forma sombra sombra

Rodin


Mudou a situao da escultura do sculo XIX; Estilo inovador, com base no modelo vivo; Teve uma carreira marcada pela incompreenso; Usava de um estremo naturalismo em suas estatuas.

o pensador Pensar no fcil. A escultura O Pensador, de Rodin, nos mostra um homem voltado para si mesmo com a cabea inclinada para baixo e completamente despido. Uma possvel interpretao do desnudamento porque o pensar exige que retiremos de ns os preconceitos, as paixes, as idias feitas, os clichs, etc.

Porta do Inferno

O beijo

Balzac

A Mo de Deus


Na obra h mais de um significado; A mo divina na realidade a de um escultor em plena atividade; E foi exatamente o que Rodin tentou expressar ao longo de toda a sua obra.

A Mo de Deus

Potrebbero piacerti anche