Sei sulla pagina 1di 26

Tipos de evaporadores

Evaporadores de circulao natural


So dotados de tubos curtos verticais , dentro de um corpo de vapor, este dispositivo chamado de Calandra. O produto aquecido e sobe atravs dos tubos por conveco natural e o vapor condensa pelo exterior dos tubos. O lquido concentrado retorna base do recipiente central. atravs de uma seo anular

Caractersticas particulares
Inicio rpido e grande capacidade especifica onde o contedo de lquido no evaporador baixo devido aos tubos de aquecimento serem curtos e de pequenos dimetros.

Campos de aplicao
Para evaporao onde de produtos taxas insensveis de a altas so temperaturas requeridas. Para produtos que tem grande tendncia de sujar e para produtos no newtonianos onde a viscosidade aparente pode ser reduzida a altas velocidades. A circulao do evaporador com cmaras de ebulio divididas e separador montado no topo. Podem ser usados como um alto concentrador. grandes evaporao

Evaporador de filme descendente

Operao
O liquido a ser concentrado alimentado no topo dos tubos de aquecimento de tal modo que o fluxo desce nas paredes internas como um filme fino. O filme liquido inicia a ebulio devido ao aquecimento externo dos tubos e parcialmente evaporado como resultado. O fluxo para baixo inicialmente pela ao da gravidade, aumentado pelo fluxo paralelo de vapor formado. O vapor e o filme liquido residual separado em baixo, parte na calandria e a jusante no separador centrifugo. essencial que a superfcie inteira de aquecimento do filme seja aquecida, especialmente a regio de baixo que deve ser suficiente e uniformemente tocada pelo liquido.

Caractersticas Particulares
Melhor qualidade do produto Alta eficincia de energia Processo simples de controle e automao Flexibilidade de operao partida rpida, facilidade na

operao de limpeza e mudanas de produto descomplicadas

Campos de aplicao
Locais onde se deseja produo de at 150 ton / h e que tenha espao disponvel reduzido. Pode ser usada com produtos sensveis a temperatura. Para lquidos que contenha baixa ou moderada tendncia formao de incrustao.

Evaporadores de circulao forada


Possuem bombas centrfugas (para lquidos menos viscosos); Bombas de deslocamento positivo (para lquidos de maior viscosidade); Diversos dispositivos (como uma hlice impulsora nos evaporadores de cristalizao) que distribuem o lquido no interior do trocador de calor e aumentam a velocidade de fluxo ao longo das superfcies de aquecimento.

Evaporadores de circulao forada

Operao
O lquido circulado atravs da calandria por meio de uma bomba de circulao, onde ele superaquecido a uma elevada presso, maior que sua presso normal de ebulio, ao entrar no separador a presso do liquido rapidamente reduzida resultando em uma quantidade de liquido flasheada ou rapidamente evaporada pra fora. Considerando que a circulao do liquido mantida, a velocidade do fluxo nos tubos e a temperatura do liquido pode ser controlada para adapt-lo as exigncias do produto independentemente a diferena de temperatura pr-selecionada.

Caractersticas Particulares
Perodos longos de operao onde a ebulio/evaporao no pode acontecer na superfcie de aquecimento e sim no separador. Sujeiras devidas incrustao e precipitao na calandria so ento minimizadas. Superfcie dos trocadores de calor otimizados onde a velocidade do fluxo de liquido nos tubos determinado pela bomba de circulao.

Campos de utilizao
Lquidos com alta tendncia a sujeira, altamente viscosos, como os de alta concentrao depois de passarem por evaporadores de mltiplo efeito. Evaporadores de circulao forada so timos para serem usados com evaporadores de cristalizao para solues salinas.

Evaporadores de leito fluidizado


Trocador de calor de leito fluidizado (no lado do tubo partculas slidas tais como gotas de cermica ou de vidro ou partculas de ao inoxidvel so misturadas ao liquido) vaso separador flash e bombas de circulao

Operao
Mesmo principio dos evaporadores de circulao forada. O movimento do liquido para cima misturado com as partculas slidas, as quais promovem uma ao de limpeza e polimento. Junto com o liquido eles so transferidos atravs dos tubos da calandria. Na cabea da calandria as partculas slidas so separadas do liquido e recicladas para a cmara de entrada da calandria. O liquido superaquecido a temperatura de ebulio flasheado no separador a jusante e parcialmente evaporado.

Caractersticas Particulares
Longos perodos de operao, devido superfcie de aquecimento estar continuamente limpo pelas partculas do leito fluidizado e conseqente melhora na transferncia de calor.

Campos de aplicao
Para lquidos que tem alta tendncia de sujar, onde esta sujeira no pode ser prevenida ou retardada e nem tem um padro em evaporadores de circulao forada. Para lquidos de baixa para mdia viscosidade.

Evaporadores de filme descendente


Trocadores de calor de Shell e tubo vertical equipados com tubos condensadores arranjados concentricamente dentro dos tubos e separador integrado na parte de baixo da unidade.

Operao
O lquido distribudo uniformemente em cima dos tubos de aquecimento por meio de um sistema de distribuio de fluxo como um filme fino descendo pelas paredes internas. O aquecimento externo dos tubos causa a ebulio do filme lquido. O vapor formado condensado nas paredes externas dos tubos e flui para baixo. Produto de fundo e destilado mantido separado e descarregado na parte de baixo do evaporador.

Caractersticas Particulares
Tratamento do produto particularmente suave devido a temperatura e presso do processo muito baixa. Tempo de residncia do produto muito curto e operao de passo nico. Possvel destilao a vcuo com presso variando de 1 mbar a 0,01 mbar. Devido a ter tubo condensador integrado no h perda de fluxo de vapor. Projeto otimizado No h problema de desgaste mecnico devido o sistema no ter partes internas giratrias. Baixo custo de investimento

Campos de aplicao
Particularmente para solues no aquosas sensveis a temperatura.

Evaporadores de filme ascendente


O liquido a ser concentrado alimentado no fundo do evaporador e sobe para o topo de acordo com o principio de filme ascendente. Devido ao aquecimento externo, o liquido inicia a ebulio nas paredes laterais dos tubos e parcialmente evaporado durante este processo. Como resultado do movimento para cima das correntes de bolhas, o liquido transferido para o topo.Durante a ascenso, mais e mais vapor formado. O liquido inicia seu movimento ao longo das paredes. O vapor e o liquido so separados no separador montado no topo.

Caractersticas particulares
Alta diferena de temperatura entre a cmara de aquecimento e a cmara de ebulio para assegurar transferncia de liquido suficiente nos tubos de comprimento 5 a 7 m, e garantir a elevao do filme liquido. Alta turbulncia no liquido devido ao movimento para cima contra a ao da gravidade. Por esta razo evaporadores de filme ascendente so tambm adaptveis a produtos de alta viscosidade e aqueles com tendncia a sujar as superfcies de aquecimento. Operao estvel e de alto desempenho baseado na recirculao do produto com uma extensa gama de condies.

Campos de aplicao
Para altas taxas de evaporao, para produtos de alta viscosidade e que tem a tendncia de sujar. Pode ser usado como um alto concentrador de passo nico que opera baseado em tempos de residncia extremamente curtos.

Problemas que podem ocorrer na evaporao


Espumejamento; formao de incrustaes; salinizao; sensibilidade das substncias ao calor; problemas de corroso; limitaes de espao.

Potrebbero piacerti anche