Sei sulla pagina 1di 52

Gneros e Tipos Textuais

Blog: http://professorjairnascimento.blogspot.com E-mail: jairjlnascimento@hotmail.com Twitter: @jairjlnasciment http://www.slideshare.net/

Gneros Textuais como prticas scio histricas

Cultura Oral Escrita Alfabtica Cultura Impressa Industrializao Cultura Eletrnica

MACROESTRUTURA DO TEXTO: SITUACIONALIDE

Situacionalidade. O texto deve adequar-se ao momento de produo (real ou imaginrio) no qual redigido; afinal, a situao (o contexto) determina o discurso (religioso, poltico etc), o tipo textual (narrao, argumentao etc), o gnero textual (carta, artigo etc) e a linguagem utilizada (nvel formal ou informal, linguagem culta ou coloquial).

MACROESTRUTURA DO TEXTO: ACEITABILIDADE

Aceitabilidade. O texto s texto a partir do momento que algum se dispuser a l-lo; logo, no momento da produo textual deve-se ter em mente para qual leitor real ou imaginrio - o texto ser direcionado. Isso faz com que tenhamos a noo de aceitabilidade, o que nos induz a estruturarmos o texto sob um foco, uma dada direo.

MICROESTRUTURA TEXTUAL:
Unidade. Todo texto que vise comunicao tem que manter uma unidade semntico-informacional entre os elementos que o compe. Progresso. Refere-se ao desenvolvimento textual, quer temtico (a partir da apresentao de novos temas e subtemas relacionados ao tema central), quer remtico (a partir de novas declaraes, novos comentrios), no alargar as fronteiras comunicativas do texto. O texto tem que ter um desenvolvimento, no podendo ficar estagnado nas suas informaes e enunciados.

No contradio. Diz respeito sustentao da lgica do texto, tanto interna quanto externamente. No mbito interno, os elementos semnticos no podem confrontarse, desmentir-se criando uma zona de atrito entre informaes e contedos. No mbito externo, o texto tem que estar adequado situao scio-comunicativa na qual (o contexto do produtor) e para quem foi formulado (o contexto do receptor). Relao. Refere-se necessidade de haver uma articulao semntica (um encadeamento de idias) entre as relaes expressas ou sugeridas no texto, sendo essas articulaes determinadas pelo uso de articuladores e conectivos. Da, na produo textual, a necessidade de us-los conscientemente.

Tipo Textual
A expresso tipo textual usada para designar uma espcie de seqncia teoricamente definida pela natureza lingstica de sua composio (aspectos lexicais, sintticos, tempos verbais, relaes lgicas).
Douglas Biber (1988), Jean Paul Bronckart (1999)

Tipos Textuais
Narrao Dissertao Argumentativa/ Expositiva Descrio Injuno

Gnero Textual
A expresso gnero textual usada como uma noo propositalmente vaga para referir os textos materializados que encontramos em nossa vida diria e que apresentam caracterstica scio-comunicativas definidas por contedos, propriedades funcionais, estilo e composio caractersticas.
Douglas Biber (1988), Jean Paul Bronckart (1999)

Exemplos de Gneros Textuais


- Telefonema - Sermo

- Carta (Comercial, Pessoal, Eletrnica) - Bilhete - Bula de Remdio - Outdoors - Edital de Concurso - Lista de Compras - Cardpio - Bate-Papo - Piada - Notcias

Gneros privilegiados para a prtica de escuta e leitura de textos Linguagem Oral Literrios -cordel, causos e similares - texto dramtico - cano Linguagem Escrita Literrios - conto - novela - romance -crnica - poema - texto dramtico -notcia - editorial - artigo - reportagem - carta do leitor - entrevista - charge e tira

De Imprensa

- comentrio radiofnico - entrevista - debate - depoimento

De Imprensa

Fonte: Parmetros Curriculares Nacionais 5 a 8 Sries

Hipertextos
Gneros Textuais emergentes Estrutura composta por blocos de textos conectados por links eletrnicos, os quais oferecem diferentes caminhos para os Snyder (1998) usurios. O Hipertexto formado pela bricolagem de vrias linguagens (som, imagem e escrita), sendo chamadas tambm por Hipermdia.

TEXTO + IMAGEM + SOM = HIPERTEXTO MODO DE INICIAO DIGITAL


Xavier (2002)

Tipo de Texto ou Gnero de Texto?

Carta Pessoal Seqncia tipolgicas


Descritiva Injuntiva

Gnero textual: carta pessoal


Rio, 11/08/1991 Amiga A.P. Oi!

Descritiva

Para ser mais preciso estou no meu quarto, escrevendo na escrivaninha, com um Micro System ligado na minha frente (bem alto, por sinal). Est ligado na Manchete FM ou rdio dos funcks eu adoro funck, principalmente com passos marcados. Aqui no Rio o ritmo do momento... E voc gosta? Gosto tambm de house e dance music, sou fascinada por discotecas!

Expositiva

Conhecendo os Tipos Textuais

Dissertao - Conceito
O texto que se prope, acima de qualquer outro, a desenvolver a capacidade de reflexo crtica no relacionamento humano o texto dissertativo. Dissertao a defesa de uma tese proposio que se apresenta com o objetivo de convencer quem l, ou seja, o leitor. Para se alcanar tal objetivo, a organizao da dissertao fundamental. Existem, portanto, algumas instrues, as quais favorecem o ato da escriturao como:

O tema e o ttulo.

Tema: o assunto, j delimitado, a ser abordado; a idia que ser por voc defendida e que dever aparecer logo no primeiro pargrafo. Ttulo: uma expresso, ou at uma s palavra, centrada no incio do trabalho; ele uma vaga referncia ao assunto (tema).

Veja a diferena entre os dois:

Ttulo: A criana e a televiso Tema: Psiclogos do mundo todo tm se preocupado com a influncia que determinados programas de televiso exercem sobre as crianas.

Expor e Argumentar

discusso de uma idia, de um assunto ou doutrina, de forma ordenada. O processo apenas demonstrativo, sem o objetivo de engajamento ou convencimento do destinatrio. Usa-se linguagem reflexiva, denotativa, embora no necessariamente argumentativa.

Discurso Expositivo: Consiste na apresentao e

Discurso Argumentativo: Caracteriza-se por implicar


o debate, a discusso de uma idia, assunto ou doutrina, com o objetivo de influenciar, persuadir, conquistar a adeso do destinrio. Trata-se, pois, de uma exposio acompanhada de argumentos, provas e tcnicas de convencimento, de mudanas de ponto de vista.

Estrutura da Dissertao

Introduo: Apresenta a idia central, a abordagem que vai ser discutida, de modo que o leitor j saiba do que o texto ir tratar. Deve situar o leitor dentro do que vai ser discutido.

Desenvolvimento: a parte nuclear e, por isso, mais extensa do texto. o desdobramento da idia central, a exposio dos argumentos que vo provar a idia contida na introduo. Nesta parte pode-se ter um ou mais pargrafos.

 Concluso: a amarrao do texto, a confirmao da tese inicial. Prope solues para o problema, procura sadas. O objetivo da dissertao transformar um conceito, alter-lo. Quando a transformao concluda e se cumpre a inteno do autor, tem-se o fim do texto.

Exemplo

A exploso audiovisual promovida por novos meios de comunicao, como o cinema, o rdio e a televiso, e, mais recentemente, a revoluo provocada pelos computadores e pela internet tendem a introduzir, a todo momento, palavras novas na lngua e a deletar as antigas. A nossa opo de bom portugus no deve mais ser regida pela noo de certo e errado, mas pelos conceitos de adequado e inadequado.

Como fazer uma dissertao argumentativa

 Como fazer nossas dissertaes? Como expor com clareza nosso ponto de vista? Como argumentar coerentemente e validamente? Como organizar a estrutura lgica de nosso texto, com introduo, desenvolvimento e concluso?

 Vamos supor que o tema proposta seja Nenhum homem uma ilha.  Primeiro, precisamos entender o tema. Ilha, naturalmente, est em sentido figurado, significando solido, isolamento.

Alguns passos para a elaborao do rascunho de sua redao

1) interrogar o tema; 2) responder, com a opinio. 3) apresentar argumento bsico 4) apresentar argumentos auxiliares 5) apresentar fato - exemplo 6) concluir

Em suas dissertaes:

 Utilize sempre a 1 do plural em vez da 1 pessoa do singular.Ex.: Acreditamos, entendemos, analisamos...Ou analisa-se, acredita-se, entende-se...  Mantenha-se impessoal, pois sua produo ter mais credibilidade, alm de elevar o nvel da linguagem.  Utilize da linguagem formal  Utilize os recursos coesivos

Evitar em uma dissertao

 Aps o ttulo de uma redao no coloque ponto.  Ao terminar o texto, no coloque qualquer coisa escrita ou riscos de qualquer natureza. Detalhe: no precisa autografar no final tambm, e ainda assim ser uma obra-prima.  Prefira usar palavras de lngua portuguesa a estrangeirismos.

Estrangeirismo

 Estrangeirismo o processo que introduz palavras vindas de outros idiomas na lngua portuguesa. De acordo com o idioma de origem, as palavras recebem nomes especficos, tais como anglicismo (do ingls), galicismo (do francs), etc. O estrangeirismo possui duas categorias: 1) Com aportuguesamento: a grafia e a pronncia da palavra so adaptadas para o portugus. Exemplo: abajur (do francs "abat-jour") 2) Sem aportuguesamento: conserva-se a forma original da palavra. Exemplo: mouse (do ingls "mouse")

 Jamais usar a primeira pessoa do singular, a menos que haja solicitao do tema (Ex.: O que voc acha sobre o aborto - ainda assim, pode-se usar a 3 pessoa)  Evite usar palavras como coisa e algo , por terem sentido vago. Prefira: elemento, fator, tpico, ndice, item etc.

 No use chaves, provrbios, ditos populares ou frases feitas.  No use questionamentos em seu texto, sobretudo em sua concluso.  Repetir muitas vezes as mesmas palavras empobrece o texto. Lance mo de sinnimos e expresses que representem a idia em questo.  S cite exemplos de domnio pblico, sem narrar seu desenrolar. Faa somente uma breve meno.

 A emoo no pode perpassar nem mesmo num adjetivo empregado no texto.  Ateno imparcialidade.  Evite o uso de etc. e jamais abrevie palavras  No analisar assuntos polmicos sob apenas um dos lados da questo  Grias

    

No fuja ao tema proposto No grife os ttulos No utilizar letras bordadas Evitar ambigidades (expresses com duplo sentindo) Palavras difceis (colocadas s para enfeitar )

Dicas importantes
 Procure sempre se manter informado sobre os mais diversos assuntos: poltica,economia, questes sociais do seu pas e do mundo, assim voc ter maiores condies de redigir sobre qualquer tema.  Converse com pessoas que conheam determinados assuntos, pois pode aprender algo com elas.  Leia jornais e revistas  Assista a programao de telejornalismo  Oua entrevistas pelas emissoras de rdios etc

NARRAO

 o tipo de texto (real ou ficcional) no qual contada uma histria, explanado um acontecimento, um fato ocorrido. tambm chamado de narrativa. Na linguagem profissional seu uso freqente em relatrios, peties de direito,termos de audincias, atas e exposies em geral.

Os principais elementos constituintes da narrao

 y Narrador. aquele que conta a histria.  yPersonagem. So as pessoas que atuam na narrativa (so os objetos do ato de contar, so os indivduos que tm sua histria narrada).Pode ser protagonista  ( principal) antagonista.

 y Ambiente. o espao fsico e social onde desenvolvida a ao dos personagens. Trata-se do plano de fundo, o cenrio da histria.  y Tempo. o elemento, fortemente ligado ao enredo, que determina a sequenciao dos fatos narrados. a noo de presente, passado e futuro. Pode ser cronolgico, quando avana no tempo do relgio, assim como psicolgico, quando medido pela repercusso emocional, esttica e psicolgica dos personagens.

 Foco narrativo. Refere-se s diferentes formas de narrar. Resume-se em duas:  narrador onisciente: Conta a histria como observador que sabe tudo. Usa a terceira pessoa (conta a histria do outro).  narrador empenhado (personagem). Conta a histria encarnando-se como personagem principal ou secundrio. Usa a primeira pessoa.

Discurso narrativo

 Refere maneira como o narrador reproduz as falas dos personagens. Pode ser:  Direto. Os personagens tm suas falas expostas por meio de dilogos (uso do travesso), sem a interferncia do narrador. Exemplo: Maria disse a Joo: - Vamos andar de charrete e colher flores no campo?

 Indireto. No h a presena de dilogos, sendo o narrador que transmite o que os personagens disseram ou pensaram .  Exemplo: Maria convidou Joo para andar de charrete e colher flores no campo.

 Indireto livre: Consiste na fuso entre narrador e personagem, isto , a fala da personagem insere-se no discurso do narrador, sem o uso dos verbos de elocuo (afirmar, perguntar, responder, pedir etc).  Exemplo: Maria estava feliz: convidara Joo para andar de charrete e colher flores no campo.

Exemplo
 Na Praia de Matagogi, no litoral de Alagoas, por onde minha mulher e eu andamos recentemente aproveitando um pouco das frias, vive um brasileirinho trabalhador e danado de esperto, o pequeno Ccero. Se muito, deve ter uns 13 anos, ou pouco mais. Nem muito bem amanhece o dia, ele j est l, em frente s barracas do hotel, oferecendo produtos para os turistas. Carinha sorridente, tipo meio acaboclado, como a maioria dos nativos do lugar, em horrios alternados, com a maior simpatia deste mundo, ele tenta vender tudo, dependendo da cara do fregus ou da freguesa.

Descrio

 Caracteriza lugares, pessoas,coisas, dar detalhes.Usada na redao dos termos legais, nos contratos, acordos etc.Geralmente a descrio parte do geral para as partes.

Principais caractersticas da descrio


 Descrio objetiva ( reproduo fiel do objeto)uso de linguagem simples e denotativa. Detalhes expressos de forma ntida: tamanho, forma, cor, peso, cheiro, consistncias...  Descrio subjetiva ( apreenso da realidade interior. a reproduo do objeto como ele visto e sentido) Usa-se a linguagem conotativa, as comparaes, metforas etc.

Exemplo
 um casaro clssico das antigas fazendas negreiras. Assobradado, ergue-se em alicerces o muramento, de pedra at meia altura e, da em diante, de pau-a-pique. Esteios de cabriva entremostram-se, picados a enx, de bandeiras em pandarescos. Pelos intertcios da pedra, amoitam-se samambaias e, nas faces de Noruega, avenquinhas. Num cunhal, cresce anosa figueira, enlaando as pedras na terrvel cordoalha tentacular. porta da entrada vai ter uma escadaria dupla, com alpendre em cima e parapeito esborcinado.

Injuno
 Texto injuntivo (instrucional) o tipo de texto que leva o leitor a mais que uma simples informao. Instrui o leitor! No o texto que argumenta, que narra, que debate, mas que leva o leitor a determinada orientao transformadora. O texto injuntivo-instrucional pode ter o poder de transformar o comportamento do leitor.  Para facilitar mais sua compreenso, eis alguns exemplos bem simples de textosinjuntivos:  Uma receita de bolo que sua av passa sua me.  Uma bula de remdio.  Um manual de instruo que voc recebe quando adquire um eletroeletrnico.  Determinados captulos de um livro de auto-ajuda

Principais caractersticas da injuno

 1 parte: descrio dos materiais e circunstncias que presidem ao ponto de partida da realizao da ao.  2 parte: enumerao de procedimentos ( podem ser indicados os limites temporais a ter em conta no desenvolvimento de algum procedimento).

Conjuno verbal
 3 pessoa do conjuntivo (forma supletiva do Modo Imperativo): "Coloque a tampa e a seguir pressione."  Presente do Indicativo com sujeito indeterminado: "Coloca-se a tampa e a seguir pressiona-se."  Infinitivo: "Colocar a tampa e a seguir pressionar."

Exemplo
 Massa: Bata na batedeira, as claras em neve bem firme. Junte as gemas, uma a uma, e acrescente o acar. Despeje o leite aos poucos, sem parar de bater. Incorpore, por fim, delicadamente a farinha peneirada com o Chocolate em P e o fermento. Despeje em uma frma redonda (28 cm de dimetro) untada e enfarinhada e leve para assar em forno quente (200 C) por aproximadamente 40 minutos. Deixe esfriar e corte-o ao meio.

FIM

Potrebbero piacerti anche