Sei sulla pagina 1di 25

ESCOLA NOSSA SENHORA DA CONSOLAO

Tcnico em Segurana do Trabalho Noes Desenho Tcnico Ministrante Thassio Nbrega Gomes Aula: 08 de Agosto

CORREO DO EXERCCIO
1.

Defina desenho tcnico.


Forma de expresso grfica que tem por finalidade a representao de forma, dimenso e posio de objetos de acordo com as diferentes necessidades requeridas pelas diversas modalidades de engenharia e tambm da arquitetura. Utiliza-se de um conjunto constitudo por linhas, nmeros, smbolos e indicaes escritas normalizadas internacionalmente. Linguagem grfica universal da engenharia e da arquitetura.

CORREO DO EXERCCIO
2.

Quais so os tipos de desenho tcnico? D exemplos. O organograma de uma industria considerado um desenho tcnico?

Os tipos de desenhos so: Desenhos projetivos resultantes de projees do objeto em um ou mais planos de projeo e correspondem s vistas ortogrficas e s perspectivas. Ex: Desenho Mecnico, Desenho Arquitetnico. Desenhos no-projetivos - so utilizados para representao das diversas formas de grficos, diagramas, esquemas, bacos, fluxogramas, organogramas etc..

CORREO DO EXERCCIO
3.

Cite 3 (trs) Normas Brasileiras (NBR) que padronizam os desenhos tcnicos e cite o objetivo de cada uma delas.

NBR 8196 Emprego de escalas - Esta Norma fixa as condies exigveis para o emprego de escalas e suas designaes em desenhos tcnicos. NBR 10126 Cotagem em desenho tcnico - Esta Norma fixa os princpios gerais de cotagem a serem aplicados em todos os desenhos tcnicos. NBR 8402 Execuo de caracteres para escrita em desenho tcnico - Esta Norma fixa as condies exigveis para a escrita usada em desenhos tcnicos e documentos semelhantes.
4

CORREO DO EXERCCIO
4.

Uma sala mede 8,20 x 5,80m. Um desenho feito na escala 1:50 quais sero suas medidas em cm? 12,2 x 7,3 cm 10,10 x 5,40 cm 3,10 x 1,9 cm 16,4 x 11,6 cm

a) b) c) d)

CORREO DO EXERCCIO
5.

Uma rua est desenhada com 18 mm de largura e mede 54 m. Qual a escala do desenho?

INTRODUO

um valor caracterstica;

numrico

para

representar

extenso

da

Devem estar em caracteres tcnicos e com tamanho suficiente para ser legvel; No devem ser cortadas ou separadas por qualquer linha; Devem estar acima, paralelamente e centralizadas as suas linhas de cotas.

INTRODUO

Os profissionais que realizam a cotagem dos desenhos tcnicos devem levar em considerao vrios fatores, como por exemplo:

forma da pea; forma e localizao dos seus elementos; tecnologia da fabricao;


Funo que esta pea ir desempenhar e a preciso requerida na execuo e no produto final. A cotagem do desenho tcnico deve tornar desnecessria a realizao de clculos para descobrir medidas indispensveis para a execuo da pea.

INTRODUO

NBR 10126 COTAGEM EM DESENHO


TCNICO

Criada em 1987; Baseada na ISO/DIS 129; Atualizada em 1998; O objetivo desta Norma fixar os princpios gerais de cotagem a serem aplicados em todos os desenhos tcnicos.
10

NBR 10126 COTAGEM EM DESENHO


TCNICO

Documentos complementares:

NBR 8402 Execuo de caracteres para escrita em desenho tcnico NBR 8403 Aplicao de linhas em desenho tcnico tipos de linhas largura de linhas. NBR 10067 Princpios gerais de representao em desenho tcnico.

Definies Cotagem:

Representao grfica no desenho da caracterstica do elemento, atravs de linhas, smbolos, notas e valor numrico numa unidade de medida. (metros, milmetros, centmetros e etc...)

11

NBR 10126 COTAGEM EM DESENHO


TCNICO
Definies:

Cotagem Funcional (F) Essencial para funo do objeto ou local. Cotagem no funcional (NF) No Essencial para funo do objeto ou local. Auxiliar (AUX) - Dada somente para informao. No influi nas operaes de produo ou de inspeo; derivada de outros valores apresentados no desenho ou em documentos e nela no se aplica tolerncia.

12

NBR 10126 COTAGEM EM DESENHO


TCNICO

Aplicao Deve ser conforme especificado de 3.2.1 3.2.7

3.2.1 - Toda cotagem necessria para descrever uma pea ou componente, clara e completamente, deve ser representada diretamente no desenho. 3.2.2 - A cotagem deve ser localizada na vista ou corte que represente mais claramente o elemento. 3.2.3 - Desenhos de detalhes devem usar a mesma unidade (por exemplo, milmetro) para todas as cotas sem o emprego do smbolo. Se for necessrio, para evitar mau entendimento, o smbolo da unidade predominante para um determinado desenho deve ser includo na legenda. Onde outras unidades devem ser empregadas como parte na especificao do desenho (por exemplo, N.m. para torqueou kPA para presso), o smbolo da unidade apropriada deve ser indicado com o valor.

13

NBR 10126 COTAGEM EM DESENHO


TCNICO
3.2.4 - 4 Cotar somente o necessrio para descrever o objeto ou produto acabado. Nenhum elemento do objeto ou produto acabado deve ser definido por mais de uma cota. 3.2.5 - No especificar os processos de fabricao ou os mtodos de inspeo, exceto quando forem indispensveis para assegurar o bom funcionamento ou intercambiabilidade. 3.2.6 - A cotagem funcional deve ser escrita diretamente no desenho, ocasionalmente a cotagem funcional escrita indiretamente justificada ou necessria. A Figura 3 mostra o efeito da cotagem funcional escrita indiretamente, aceitvel, mantendo os requisitos dimensionais estabelecidos na Figura 2. 3.2.7 - A cotagem no funcional deve ser localizada de forma mais conveniente para a produo e inspeo.
14

NBR 10126 COTAGEM EM DESENHO


TCNICO

15

NBR 10126 COTAGEM EM DESENHO


TCNICO

Mtodo de Execuo Neste captulo a Norma apresenta os elementos de cotagem e a maneira correta de fazer a cotagem de objetos.

4.1 Elementos de Cotagem - Incluem a linha auxiliar, linha de cota (NBR 8403) limite da linha de cota e a cota.

16

NBR 10126 COTAGEM EM DESENHO


TCNICO
4.2 Linhas auxiliares e cotas - So desenhadas como linhas estreitas contnuas, conforme NBR 8403, mostrado nas Figuras 4 e 5. 4.2.1 - Linha auxiliar deve ser prolongada ligeiramente alm da respectiva linha de cota (ver Figuras 4 e 5). Um pequeno espao deve ser deixado entre a linha de contorno e linha auxiliar. 4.2.2 - Linhas auxiliares devem ser perpendiculares ao elemento dimensionado, entretanto se necessrio, pode ser desenhado obliquamente a este, (aproximadamente 60), porm paralelas entre si (ver Figura 6).

17

NBR 10126 COTAGEM EM DESENHO


TCNICO
4.2.3 - A construo da interseco de linhas auxiliares deve ser feita com o prolongamento desta alm do ponto de interseco (ver Figura 7). 4.2.4 Linhas auxiliares e cota, sempre que possvel, no devem cruzar com outras linhas (ver Figura 8). 4.2.5 A linha de cota no deve ser interrompida, mesmo que o elemento o seja (ver Figura 9).

18

NBR 10126 COTAGEM EM DESENHO


TCNICO
4.2.6 - O cruzamento das linhas de cota e auxiliares devem ser evitados, porm, se isso ocorrer, as linhas no devem ser interrompidas no ponto de cruzamento. 4.2.7 - A linha de centro e a linha de contorno, no devem ser usadas como linha de cota, porm, podem ser usadas como linha auxiliar (ver Figura 10). A linha de centro, quando usada como linha auxiliar, deve continuar como linha de centro at a linha de contorno do objeto.

19

NBR 10126 COTAGEM EM DESENHO


TCNICO

4.3 Limites da linha de cota - A indicao dos limites da linha de cota feita por meio de setas ou traos oblquos. 4.3.1 As indicaes so especificadas como segue:

a) a seta desenhada com linhas curtas formando ngulos de 15. A seta pode ser aberta, ou fechada preenchida (ver Figura 11); b) o trao oblquo desenhado com uma linha curta e inclinado a 45 (ver Figura 12);

20

NBR 10126 COTAGEM EM DESENHO


TCNICO
4.3.2 - A indicao dos limites da linha de cota deve ter o mesmo tamanho num mesmo desenho. 4.3.3 - Somente uma forma da indicao dos limites da linha de cota deve ser usada num mesmo desenho. Entretanto, quando o espao for muito pequeno, outra forma de indicao de limites pode ser utilizada (ver Figura 24). 4.3.4 - Quando houver espao disponvel, as setas de limitao da linha de cota devem ser apresentadas entre os limites da linha de cota (ver Figura 13). Quando o espao for limitado as setas de limitao da linha de cota, podem ser apresentadas externamente no prolongamento da linha de cota, desenhado com esta finalidade (ver Figura 14). 4.3.5 - Somente uma seta de limitao da linha de cota utilizada na cotagem de raio (ver Figura 15). Pode ser dentro ou fora do contorno, (ou linha auxiliar) dependendo do elemento apresentado.

21

NBR 10126 COTAGEM EM DESENHO


TCNICO

22

NBR 10126 COTAGEM EM DESENHO


TCNICO Outros aspectos de como fazer a cotagem de desenhos tambm so tratados nesta Norma, tais como: Apresentao da Cotagem;

Disposio da cotagem; Indicaes especiais

23

24

EXERCCIO
A) B) C)

Escreva as cotas pedidas no objeto Comprimento, Largura e espessura da pea? Dimetro dos furos? Cotas de localizao do recorte?

25

Potrebbero piacerti anche