Sei sulla pagina 1di 11

Professor: Marcelo Campanati Brando E-mail: marcelocampanati@yahoo.

com

y Definio:

a combinao de todas as aes tcnicas e administrativas, incluindo superviso, destinadas a manter ou recolocar um item em estado no qual possa desempenhar uma funo requerida.

Imagine que em uma certa empresa no haja um programa de manuteno dos equipamentos, isso acarretar em um prejuzo inevitvel j que mquinas com defeitos ou quebradas causaro:  Diminuio ou interrupo da produo;  Atrasos nas entregas;  Perdas financeiras e aumentos dos custos;  Queda na qualidade do produto;  Perda do mercado;

De modo geral a manuteno em uma empresa tem como objetivo geral:


 Manter equipamentos e mquinas em condies de

pleno funcionamento para garantir a produo normal e plena dos produtos;  Prevenir provveis falhas ou quebras dos elementos das mquinas;

Tipos de manuteno: H dois tipos de manuteno: a planejada e a no planejada. A planejada se divide em quatro categorias:  preventiva: consiste no conjunto de aes e procedimentos antecipados que visam manter a mquina em movimento.

 preditiva: tipo de ao baseada no conhecimento das

condies de cada um dos componentes das mquinas e equipamentos. Testes peridicos so feitos para determinar a poca adequada para substituies ou reparos de peas.  manuteno produtiva total e a terotecnologia.  H ainda o caso de empresas que aplicam o retrofitting que a reforma de equipamentos com atualizao tecnolgica. Ex: reformar um torno mecnico convencional transformando-o em um torno CNC.

y Videos cnc

A manuteno no planejada divide-se em duas categorias:


 corretiva: tem o objetivo de localizar e reparar defeitos

em equipamentos que operam em regime de trabalho contnuo.


 de ocasio: consiste em fazer conserto quando a

mquina se encontra parada.

Um plano de manuteno deve responder sempre as seguintes perguntas:  Como?  O que?  Em quanto tempo?  Quem?  Quando?  Quanto? As 3 primeiras se devem ao planejamento e as 3 ltimas imprescindveis para a programao.

Exerccio 1: Assinale V para as afirmaes verdadeiras e F para as falsas. a) ( ) Conservao, restaurao e substituio de elementos de mquinas so operaes desnecessrias nos programas de manuteno das empresas. b)( ) Garantir a produo normal e a qualidade dos produtos fabricados um dos objetivos da manuteno efetuada pelas empresas. c) ( ) A troca de leo um servio de rotina na manuteno de mquinas. d) ( ) A responsabilidade pelos servios de rotina, na manuteno de mquinas, exclusividade dos operadores. e) ( ) O desmonte completo de uma mquina s ocorre em situaes de emergncia. f) ( ) A checagem de ajustes um servio de rotina na manuteno de mquinas. g) ( ) O registro do estado de uma mquina e dos reparos nela efetuados faz parte dos programas de manuteno das empresas.

Potrebbero piacerti anche