Sei sulla pagina 1di 16

ESCOLA E DEMOCRACIA II

PARA ALM DA TEORIA DA CURVATURA DA VARA

DEMERVAL SAVIANI

Teoria da Curvatura da Vara


Para se endireitar uma vara que se encontra torta no basta coloc-la na posio correta mas necessrio curvla ao lado oposto. Segundo Saviani, assim tambm no embate pedaggico. No basta enunciar a concepo correta para corrigir os desvios; necessrio abalar as certezas, desautorizar o senso comum.

Pedagogia

Tradicional e Nova
Tradicional = Pedagogia Pedagogia da Essncia, centrava-se no intelecto, na essncia, no conhecimento.

Pedagogia Nova = Pedagogia da Existncia, centrava-se na vida, na existncia, na atividade.

Para alm da teoria da curvatura da vara


Como o iderio da Escola Nova se tornou a forma dominante de se conceber a educao, o autor enunciou teses polmicas para contestar tal concepo e promover a curvatura da vara para o lado oposto. 1.Filosfico-histrica = Carter revolucionrio da tradicional e o carter reacionrio da nova; 2.Pedaggico-metodolgica = Carter cientfico da tradicional e o carter pseudocientfico da nova; 3.Especificamente poltica = Quanto menos se falou em democrcia, mais democrtica a escola foi e vice-versa;

Para alm das Pedagogias da Essncia e da Existncia


Pedagogia Tradicional Carter revolucionrio (em seu objetivo inicial) porque apesar de ter erros implicava na igualdade de acesso ao saber, portanto, na distribuio igualitria dos conhecimentos disponveis. Pedagogia Nova Carter reacionrio, porque ao defender a escola para todos e os interesses burgueses, a Escola Nova, secundarizou a transmisso de conhecimentos, centrando-se no mtodo e no processo, melhorando a escola da elite e empobrecendo a escola das massas.

Ambas entendem a escola como redentora da humanidade

Para alm das Pedagogias da Essncia e da Existncia


Na proposta do autor, a pedagogia realmente revolucionria, no negaria os contedos (tradicional), nem o movimento, a dinmica (nova). Seria crtica, porm sabendo-se condicionada. No entenderia a educao como determinante principal das transformaes sociais, reconheceria ser elemento secundrio no processo. Compreenderia que a educao se relaciona dialeticamente com a sociedade e, portanto, mesmo sendo secundrio instrumento importante no processo de transformao social.

Para alm dos Mtodos Novos e Tradicionais


Na segunda tese Saviani afirma o carter cientfico do mtodo tradicional e o carter pseudocientfico dos mtodos novos. Tradicional - pelo processo mecanizado, repetitivo e desvinculado das razes e finalidades que o justificavam; Escolanovismo com o afrouxamento da disciplina, a secundarizao do conhecimento e da desorganizao do ensino.

Para alm dos Mtodos Novos e Tradicionais


na direo de uma escola igualitria que surgem tentativas de constituir uma espcie de Escola Nova Popular, como a Pedagogia de Freinet na Frana e o Movimento Paulo Freire de Educao no Brasil. Freire advoga para uma pedagogia a servio dos interesses da populao, ativa, centrada na iniciativa dos alunos, no dilogo (relao dialgica), na troca dos conhecimentos.

Para alm dos Mtodos Novos e Tradicionais


Tal pedagogia valorizar a escola, ter mtodos que estimularo a iniciativa dos alunos, sem abrir mo da iniciativa do professor; favorecer o dilogo entre os envolvidos, levaro em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e desenvolvimento, sem perder de vista a sistematizao lgica dos conhecimentos, sua ordenao e gradao. Essa pedagogia no a somatria da tradicional com a nova, pois ambas so autnomas da sociedade, enquanto a pedagogia popular est continuamente vinculada com o social.

Para alm dos Mtodos Novos e Tradicionais

Saviani traduz o mtodo de ensino que prope na forma de passos: 1 Passo : PRTICA SOCIAL Nesta fase, professor e aluno tem nveis diferentes de compreenso da prtica social, da realidade, do conhecimento. 2 Passo : PROBLEMATIZAO Trata-se de detectar questes que precisam ser resolvidas no mbito da prtica social e, em seqncia, que conhecimento necessrio dominar. 3 Passo : INSTRUMENTALIZAO Trata-se de se apropriar dos instrumentos tericos e prticos necessrios ao equacionamento dos problemas detectados na prtica social. 4 Passo : CARTASE Trata-se da efetiva incorporao dos instrumentos culturais, transformados agora em elementos ativos de transformao social. 5 Passo : PRTICA SOCIAL Nesta fase, professor e aluno tem o mesmo nvel de compreenso de determinado conhecimento.

Para alm dos Mtodos Novos e Tradicionais


Para Saviani, necessrio que o educador saiba quais so seus objetivos em sala de aula, seu ponto de partida e de chegada, no s para motivar o educando mas tambm transformar a realidade.

Para alm da relao autoritria ou democrtica na sala de aula


Na terceira tese, o autor afirmou que quando menos se falou em democracia no interior da escola mais ela esteve articulada com a construo de uma ordem democrtica; e quanto mais se falou em democracia no interior a escola, menos ela foi democrtica. O critrio para se aferir o grau de democratizao atingido no interior das escolas deve ser buscado na prtica social.

Para alm da relao autoritria ou democrtica na sala de aula


Se a educao mediao, significa dizer que ela no se justifica em si, mas nos efeitos que produz fora da escola, ou seja, a articulao do trabalho desenvolvido nas escolas com o processo de democratizao da sociedade. Em suma, o processo educativo passagem da desigualdade para a igualdade.

Pedagogia Crtica Social dos Contedos

Concluso: A contribuio do professor


Saviani no deu sua obra por acabada, para o autor todo esse questionamento serve como anlise e debate do processo educacional brasileiro, visto que a Educao uma produo construda historicamente, mas profundamente marcada pela prtica social atual. Da o interesse em que os professores as submetam a uma crtica impiedosa luz da prtica que desenvolvem. Um maior detalhamento dessa proposta implicaria a verificao de como ela se aplica (ou no) s diferentes modalidades de trabalho pedaggico. Neste propsito h sempre que se buscar melhorias na prtica educacional e consecutivamente na prtica social.

Exercitando a reflexo

Potrebbero piacerti anche