Sei sulla pagina 1di 39

Estudo Prvio de Impacto Ambiental (EPIA ou EIA) e Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA)

Direito Ambiental
Prof Dr. Jos Rubens Morato Leite APG Melissa Ely Melo

28 de novembro de 2006

Conceito
um profundo diagnstico do empreendimento que est em vias de ser licenciado pelo rgo ambiental, confrontando-o com as provveis modificaes das diversas caractersticas scio-econmicas e biofsicas do meio ambiente.

Conceito
Visa a evitar que um projeto, justificvel sob o prisma econmico, ou em relao aos interesses imediatos de seu proponente, se revele posteriormente nefasto para o meio ambiente, pelo que possui incontroversa vocao preventiva e precaucional. Tratase, sem dvida, do mais completo instrumento de avaliao de impactos ambientais.

Evoluo legislativa brasileira


Lei n. 6.083/80, que falava sobre as diretrizes bsicas para o zoneamento industrial nas reas crticas de poluio;

Evoluo legislativa brasileira


Lei n. 6.938/81 (Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente, depois foi alterada pela Lei n. 7.804/89), que integrou o EIA, de forma ampla e generalizada, legislao protetiva do meio ambiente do pas. O art. 9, III, incluiu a avaliao de impactos ambientais entre os instrumentos da poltica ambiental.

Evoluo legislativa brasileira


E o art. 8, I e II, atribuiu ao CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) competncia para estabelecer normas e critrios sobre o licenciamento de atividade potencialmente degradadoras e para determinar estudos das alternativas e das possveis conseqncias ambientais de projetos pblicos e privados;

Evoluo legislativa brasileira


A Lei n. 6.938/1981 foi regulamentada pelo Decreto n. 88.351/83, depois revogado e substitudo pelo Decreto n. 99.274/90, que disciplinou alguns aspectos gerais do EIA tambm atribuiu ao CONAMA competncia para fixar critrios quanto exigncia de estudo de impacto ambiental para fins de licenciamento ambiental;

Evoluo legislativa brasileira


A Resoluo n. 001/86, do CONAMA, estabeleceu os critrios bsicos e as diretrizes gerais e especficas para a elaborao do EIA; O art. 225, 1, IV, da Constituio Federal de 1988, atribuiu carter constitucional ao EIA;

Evoluo legislativa brasileira


A Resoluo n. 006/87, do CONAMA, fala dos empreendimentos de grande porte; A Resoluo n. 009/87, do CONAMA, estabelece regras quanto publicidade; A Resoluo n. 237/97, do CONAMA, segundo a qual deixa de ser obrigatria a realizao de estudo por equipe tcnica desvinculada do empreendedor.

Impacto Ambiental (art. 1, da resoluo n. 00186, do CONAMA)


(...) considera-se impacto ambiental qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:

Impacto Ambiental (art. 1, da resoluo n. 00186, do CONAMA)


I- a sade, a segurana e o bem-estar da populao; II- as atividades sociais e econmicas; III- a biota; IV- as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; V- a qualidade dos recursos ambientais.

Significativa Degradao Ambiental


Essa noo de impacto ambiental deve ser interpretada em consonncia com os novos contornos trazidos pela CF, que se refere impacto ambiental como uma significativa degradao ambiental. Ou seja, para a Constituio, impacto ambiental no qualquer alterao do meio ambiente, mas uma degradao significativa do meio ambiente, a alterao tem que ser drstica e de natureza negativa da qualidade ambiental.

Momento de Realizao do EIA


Ele est inserido na 1 etapa do processo de licenciamento e deve ser exigido, elaborado e aprovado antes da expedio da licena prvia (LP), como condio desta.

Termo de Referncia (art. 5 da Resoluo n. 001/86, do CONAMA)


Diretrizes Mnimas: contemplar todas as alternativas tecnolgicas e de localizao do empreendimento, confrontando-as com a hiptese de sua no execuo; identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantao, operao e desativao do empreendimento;

definir limites da rea geografia a ser direita ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada rea de influncia do empreendimento, considerando, em todos os casos, a microrregio scio-geogrfica e a bacia hidrogrfica na qual se localiza; considerar os planos e programas governamentais e no-governamentais, propostos e em implantao, operao e desativao do empreendimento;

Termo de Referncia (art. 5 da Resoluo n. 001/86, do CONAMA)


estabelecer os programas de monitoramento e auditorias necessrias para as fases de implantao, operao e desativao do empreendimento; avaliar os efeitos direitos e indiretos sobre a sade humana.

Atividades, Obras e Empreendimentos Sujeitos ao EIA


Art. 2, da Resoluo n. 001/86, do CONAMA. O rol meramente exemplificativo, ou seja, outras atividades ali no listadas podem tambm estar sujeitas ao EIA, desde que capazes de causar significativa degradao. A Adminsitrao acaba tendo, ento, que definir. Esse rol pode ser ampliado, mas nunca reduzido.

Principais empreendimentos
Estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento; ferrovias; portos; terminais de minrios; petrleo e produtos qumicos; aeroportos; oleodutos; emissrios de esgotos sanitrios; barragens para fins hidreltricos; retificao de cursos dgua; extrao de combustvel fssil e de minrios; aterros sanitrios; processamento e destino final de resduos txicos e perigosos; complexos e distritos industriais e agroindustriais; projetos urbansticos acima de 100 hectares, etc.

Contedo do EIA (art. 5 e 6, da Resoluo n. 001/86, do CONAMA)


1. O diagnstico ambiental da rea de influncia do projeto, que tem como objetivo descrever a situao ambiental da rea atingida antes da implantao do empreendimento, devendo levar em considerao:

Contedo do EIA
a) meio fsico: subsolo, as guas, o ar, o clima, com destaque para os recursos minerais, a topografia, os tipos de aptides do solo, os corpos dgua, o regime hidrogrfico, as correntes marinhas e atmosfricas;

Contedo do EIA
b) meio biolgico e ecossistemas naturais: a fauna e a flora, com destaque para as espcies indicadoras da qualidade ambiental, de valor cientfico e econmico, raras e ameaadas de extino e reas de preservao permanente;

Contedo do EIA
c) os aspectos scio-econmicos: uso e ocupao do solo, os usos da gua e a socioeconomia, com destaque para os stios e monumentos arqueolgicos, histricos e culturais da comunidade, as relaes de dependncia entre a sociedade local, os recursos ambientais, o potencial de utilizao futura desses recursos e as atividades econmicas exercidas na rea (agrcolas, industriais e de servios).

Contedo do EIA
2. A anlise dos impactos ambientais do projeto e de eventuais alternativas para o empreendimento inclusive a alternativa de no execuo do projeto (a denominada alternativa zero), sempre obrigatria considerando:

Contedo do EIA
a) a magnitude dos impactos; b) os impactos positivos (benficos) e negativos (adversos) do empreendimento, sempre sob a tica ecolgica e scio-econmica; c) os impactos diretos e indiretos;

Contedo do EIA
d) os impactos imediatos e a mdio e longo prazos; e) os impactos temporrios e permanentes; f) o grau de reversibilidade dos impactos.

Contedo do EIA
3. Na constatao de impactos ambientais negativos (adversos), a definio de medidas mitigatrias, que so aquelas destinadas a impedir, suprimir ou diminuir as conseqncias desfavorveis da atividade, com avaliao, ainda, da eficincia dessas medidas.

Contedo do EIA
4. A elaborao de programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos, a ser efetivado depois da implantao do empreendimento.

Contedo do EIA
Um EIA que no contemple todos os pontos mnimos um estudo inexistente. J um EIA, que embora formalmente contemple todos os aspectos, mas no os analise de forma adequada e consistente um estudo insuficiente. E em nenhum dos casos a obra ou atividade pode ser licenciada e se, por acaso, j tiver havido licenciamento ser invalidado.

Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA)


O RIMA est previsto no art. 9 da Resoluo n. 001/86, do CONAMA. um documento que integra o EIA e traduz a sntese deste, com as concluses da equipe multidisciplinar. Sua elaborao ocorre aps a do EIA.

Contedo Mnimo (art. 9, I a VIII)


os objetivos e justificativas do projeto, sua relao e compatibilidade com as polticas setoriais, planos e programas governamentais; a descrio do projeto e suas alternativas tecnolgicas locacionais, especificando para cada um deles, nas fases de construo e operao a rea influncia, as matrias primas e mo-de-obra, as fontes de energia, os processos e tcnicas operacionais, os provveis efluentes, emisses, resduos de energia, os empregos diretos indiretos a serem gerados;

Contedo Mnimo (art. 9, I a VIII)


a sntese dos resultados dos estudos de diagnsticos ambientais da rea de influncia do projeto; a descrio dos provveis impactos ambientais da implantao e operao da atividade, considerando o projeto, suas alternativas, os horizontes de tempo de incidncia dos impactos e indicando os mtodos, tcnicas e critrios adotados para sua identificao, quantificao e interpretao; a caracterizao da qualidade ambiental futura da rea de influncia, comparando as diferentes situaes da adoo do projeto e suas alternativas,

Contedo Mnimo (art. 9, I a VIII)


bem como a hiptese de sua no realizao; a descrio do efeito esperado das medidas mitigadoras previstas em relao aos impactos negativos, mencionando aqueles que no puderem ser evitados, o grau de alterao esperado; o programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos e, finalmente, a recomendao quanto alternativa mais favorvel.

Publicidade
O art. 225, 1, IV, da CF/88 impe que seja dada publicidade ao EIA, o que ampliou o art. 11 da Resoluo n. 001/86, do CONAMA que j estabelecia que uma vez elaborado o EIA, seu respectivo RIMA seria sempre acessvel ao pblico, respeitado o sigilo industrial demonstrado pelo interessado. Portanto, o sistema normativo reconheceu ao mesmo tempo o direito de todos terem acesso s informaes e o dever do Poder Pblico de informar periodicamente a populao a respeito dos EIA.

Audincia Pblica
A convocao de uma audincia pblica para discusso do EIA/RIMA faz-se quando: (art. 2, caput, da Resoluo n. 009/87, do CONAMA). a) o rgo pblico ambiental julgar necessrio; b) houver solicitao de entidade civil; c) houver solicitao do Ministrio Pblico; d) houver solicitao por parte de 50 ou mais cidados.

Anlise e Aprovao do EIA e sua Repercusso sobre o Licenciamento


O entendimento dominante de que as concluses do EIA no vinculam o rgo administrativo ambiental. O objetivo fundamental do EIA orientar a deciso da Administrao e informa-la sobre as conseqncias ambientais de um determinado empreendimento.

EIA a Posteriori
Para os casos de obras e empreendimentos anteriores edio da Resoluo n. 001/86 do CONAMA foi criado um sistema de regularizao dessas atividades, as quais ficaram sujeitas elaborao de estudo de impacto mesmo depois de implantadas. Exemplo: Res. n. 006/87, do CONAMA.

EIA e o Estudo de Impacto de Vizinhana (EIV)


O Estudo de Impacto de Vizinhana foi introduzido pela Estatuto da Cidade (Lei n. 10.257/00 em seus arts. 36/38) que prev a possibilidade de ser exigido o EIV para analisar os impactos na qualidade de vida da populao do entorno que possam vir de empreendimentos urbanos.

EIA e os Empreendimentos Sujeitos a Licitao (Lei n. 8.666/93)


Os estudos sobre impacto ambiental devem ser feitos antes do processo licitatrio, no se admitindo a abertura de edital de concorrncia quando elaborados, simultaneamente, os estudos ambientais e o projeto executivo, para evitar desperdcio de dinheiro pblico, se, ao final, conclussem os estudos pela inviabilidade do projeto.

Referncias
MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 11. ed. So Paulo: Malheiros, 2003. MARCHESAN, Ana Maria Moreira; et al. Direito Ambiental. 2. ed. Porto Alegre: Verbo Jurdico, 2005. MIRRA, lvaro Luiz Vallery. Impacto Ambiental: aspectos da legislao brasileira. So Paulo: Oliveira Mendes, 1998. SAMPAIO, Jos Adrico Leite; et. al. Princpios de Direito Ambiental: na dimenso internacional e comparada. Belo Horizonte: Del Rey, 2003.

Potrebbero piacerti anche