Sei sulla pagina 1di 141

CURSO DE PREVENO DE ACIDENTES PARA

COMPONENTES DA CIPA
Adriana da Silveira Cirio - Tcnica em Segurana do Trabalho
NSST - 2005 1

MDULO I - A CIPA

NORMA REGULAMENTADORA 5 NR 5

NSST - 2005

MDULO II - Introduo Segurana do Trabalho


Acidentes do Trabalho  Inspeo de Segurana  Campanhas de Segurana  Riscos Ambientais  Mapa de Riscos


NSST - 2005

MDULO III - NOES DE LEGISLAO TRABALHISTA E PREVIDNCIARIA RELATIVAS A SEGURANA DO TRABALHO

NSST - 2005

MDULO IV - Noes Bsicas de Primeiros Socorros


Introduo Aes do socorrista Insolao Internao Desmaio Crise convulsiva Ferimentos Hemorragias Fraturas Entorses Luxaes Transporte de pessoas acidentadas Parada cardiorespiratria Mordeduras e picadas NSST - 2005 Queimaduras

MDULO V - Preveno e Combate Incndios


    

Como evitar um incndio Recomendaes para se evitar o fogo Classes de fogo Tipos de extintores Localizao e sinalizao dos extintores

NSST - 2005

MDULO VI - Sndrome da Imuno Deficincia Adquirida AIDS e Doenas Sexualmente Transmissveis - DST

NSST - 2005

MDULO VII - Equipamento de Proteo Individual - EPI e Equipamento de Proteo Coletiva - EPC
NSST - 2005 8

MDULO I

Norma Regulamentadora NR 5 Comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA


NSST - 2005 9

Objetivo
5.1 - A Comisso Interna de Preveno de
Acidentes - CIPA, tem como objetivo a preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a presena da vida e a promoo da sade do trabalhador.

NSST - 2005

10

Constituio
5.2- Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mant-la em regular funcionamento as empresas privadas, pblicas, sociedades de economia mista, rgos da administrao direta e indireta, instituies beneficientes, associaes recreativas, cooperativas, bem como outras instituies que admitam trabalhadores como empregados. 5.4 - A empresa que possuir em um mesmo municpio dois ou mais estabelecimentos, dever garantir a integrao das CIPA e dos designados, conforme o caso, com o objetivo de harmonizar as polticas de segurana e sade no trabalho.
NSST - 2005 11

Organizao
5.6 - A CIPA ser composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR, ressalvadas as alteraes disciplinadas em atos normativos para setores econmicos especfico. 5.6.1 - Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes sero por eles designados. 5.6.2 - Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, sero eleitos em escrutnio secreto, do qual participem, independentemente de filiao sindical, exclusivamente os empregados interessados. 5.7 - O mandato dos membros eleitos da CIPA ter a durao de um ano, permitida uma reeleio. 5.8 - vedada a dispensa arbitrria ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direo de Comisses Internas de Preveno de Acidentes desde o registro de sua candidatura at um ano aps o final de seu mandato. 5.11 - O empregador designar entre seus representantes o Presidente da CIPA, e os representantes dos empregados escolhero entre os titulares o vice-presidente. 5.13 - Ser indicado de comum acordo com os membros da CIPA, um secretrio e seu substituto, entre os componentes ou no da comisso, sendo neste caso, necessria a concordncia do empregador.
NSST - 2005 12

5.16 a - Identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar Mapa de Riscos; b - Elaborar plano de trabalho que possibilite a ao preventiva na soluo de problemas de segurana e sade no trabalho; c - Participar da implementao e do controle da qualidade das medidas de preveno necessrias; bem como da avaliao das prioridades de ao nos locais de trabalho. D - Realizar, periodicamente, verificaes nos ambientes e condies de trabalho; e - Realizar, a cada reunio, avaliao do cumprimento das metas fixadas; e discutir as situaes de risco que foram identificadas f - Divulgar aos trabalhadores informaes relativas segurana e sade no trabalho; i - Colaborar no desenvolvimento e implementao do PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados segurana e sade no trabalho; l - Participar em conjunto com o SESMT, da anlise das causas das doenas e acidentes do trabalho e propor medidas de soluo; o - Promover, anualmente em conjunto com o SESMT, a Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho - SIPAT; p - Participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Preveno da AIDS; 5.17 - Cabe ao empregador proporcionar aos membros da CIPA os meios necessrios ao desempenho de suas atribuies, garantindo tempo suficiente para a realizao das tarefas constantes do plano de trabalho.
NSST - 2005 13

Atribuies

Atribuies do Presidente
5.19 a -Convocar os membros para as reunies da CIPA; b - Coordenar as reunies da CIPA, encaminhando ao empregador e ao SESMT, as decises da comisso; c - Manter o empregador informado sobre os trabalhos da CIPA; d - Coordenar e supervisionar as atividades de secretria; e - Delegar atribuies ao Vice-Presidente.

NSST - 2005

14

Atribuies do Vice-Presidente

5.20 a - Executar as atribuies que lhe forem delegadas pelo Presidente; b - Substituir o Presidente nos seus impedimentos eventuais ou nos afastamentos temporrios.
NSST - 2005 15

Atribuies do Presidente e Vice-Presidente em conjunto


5.21 a - Cuidar para que a CIPA disponha de condies necessrias para o desenvolvimento de seus trabalhos; b - Coordenar e supervisionar as atividades da CIPA, zelando para que os objetivos propostos sejam alcanados; c - Delegar atribuies aos membros da CIPA; d - Promover o relacionamento da CIPA com o SESMT; e - Divulgar as decises da CIPA a todos os trabalhadores da empresa; g - Constituir a Comisso Eleitoral.

NSST - 2005

16

Atribuies da Secretria
5.22 a - Acompanhar as reunies da CIPA, e redigir as atas apresentando-as para aprovao e assinatura dos membros presentes; b - Preparar as correspondncias; c - Executar as atribuies que lhe forem atribudas.
NSST - 2005 17

Funcionamento
5.23 - A CIPA ter reunies ordinrias mensais, de acordo com o calendrio preestabelecido; 5.24 - As reunies ordinrias da CIPA sero realizadas durante o expediente normal da empresa e em local apropriado; 5.25 - As reunies da CIPA tero atas assinadas pelos presentes com encaminhamento de cpias para todos os membros; 5.27 - As reunies extraordinrias sero realizadas quando houver denncia de situao de risco grave e iminente que determine aplicao de medidas corretivas de emergncia, quando ocorrer acidente grave ou fatal ou quando houver solicitao expressa de uma das representaes.
NSST - 2005 18

Atribuies
5.30 - O membro titular perder o mandato, sendo substitudo pelo suplente, quando faltar a mais de 4 reunies ordinrias sem justificativa; 5.31.1 - No caso de afastamento definitivo do Presidente, o empregador indicar o substituto, em 2 dias teis, preferencialmente entre seus membros; 5.31.2 - No caso de afastamento definitivo do VicePresidente, os membros titulares da representao dos empregados escolhero o substituto, entre seus titulares, em 2 dias teis.

NSST - 2005

19

Treinamento
5.32 - A empresa dever promover treinamento para todos os membros, titulares e suplentes antes da posse; 5.33 - O treinamento dever comtemplar, no mnimo, os seguintes itens: a) estudo do ambiente e condies de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo; b) metodologia de investigao e anlise dos acidentes; c) noes sobre acidentes do trabalho; d) noes sobre AIDS; e) noes sobre legislao trabalhista e previdenciria; f) princpios gerais de higiene do trabalho; g) organizao da CIPA.

NSST - 2005

20

Processo Eleitoral
5.38 - Compete ao empregador convocar eleies para escolha dos representantes dos empregados da CIPA, at 60 dias antes do trmino do mandato em curso. 5.39 - O Presidente e o Vice-Presidente da CIPA constituiro dentre seus membros, com no mnimo 55 dias do incio do pleito, a Comisso Eleitoral - C.E., que ser a rsponsvel pela organizao e acompanhamento do processo eleitoral.

NSST - 2005

21

Processo Eleitoral
O processo eleitoral observar as seguintes condies:
Publicao e divulgao de Edital, no mnimo 45 dias antes da data de eleio; inscrio e eleio individual, sendo que o perodo mnimo para inscrio ser de 15 dias; liberdade de inscrio para todos os empregados da empresa, com fornecimento de comprovante; garantia de emprego para todos os empregados da empresa at a eleio; realizar eleio no mnimo 30 dias antes do trmino do mandato; realizar eleio em dia normal de trabalho, respeitando os horrios dos turnos; voto secreto; apurar os votos em horrio normal de trabalho, com acompanhamento de representantes do empregador, empregados e comisso eleitoral.
NSST - 2005 22

MDULO II
Introduo Segurana do Trabalho
NSST - 2005 23

Acidente do Trabalho
Conceito Prevencionista
So todas as ocorrncias indesejveis, que interrompem o trabalho e causam, ou tem potencial para causar ferimentos em algum ou algum tipo de perda empresa ou ambos ao mesmo tempo

NSST - 2005

24

Acidente do trabalho Conceito legal


o que ocorre pelo exerccio do trabalho, a servio da empresa provocando leso corporal ou perturbao funcional, resultando a morte, a perda ou a reduo, permanente ou temporria da capacidade para o trabalho. Equiparam-se legalmente ao acidente do trabalho, o acidente de trajeto, a doena profissional e a doena do trabalho.
NSST - 2005 25

Doena Profissional
Entende-se por doena profissional, aquela inerente ou peculiar a determinado ramo de atividade, dispensando a comprovao de nexo causal. Exemplo: Um trabalhador que trabalhe numa cermica onde utilizada a slica, vindo a adquirir silicose, bastar comprovar que trabalhou na cermica, para ficar comprovada a doena profissional, dispensando qualquer tipo de outra prova.
NSST - 2005 26

Doena do Trabalho
A doena do trabalho diferencia-se da doena profissional em vrios pontos. Ela resulta de condies especiais em que o trabalho exercido e com ele relaciona-se diretamente. Sendo uma doena genrica (que acomete qualquer pessoa), exige a comprovao do nexo causal, ou seja, o trabalhador dever comprovar haver adquirido a doena no exerccio do trabalho. Exemplo: A tuberculose poder ser doena do trabalho com relao quele segurado que comprovar t-la adquirido no exerccio do trabalho em uma cmara frigorfica.
NSST - 2005 27

Comunicao de Acidente do Trabalho


De acordo com a legislao, todo acidente do trabalho deve ser imediatamente comunicado empresa pelo acidentado ou por qualquer pessoa que dele tiver conhecimento. Em caso de morte, obrigatria a comunicao autoridade policial. A empresa por sua vez, deve comunicar o acidente do trabalho Previdncia Social at o primeiro dia til seguinte ao da ocorrncia.
NSST - 2005 28

Causas de Acidentes do Trabalho


Os acidentes de trabalho decorrem, basicamente de duas causas primrias: ATOS E CONDIES INSEGURAS, acidentes do trabalho podem ainda decorrer por atos de terrorismo praticado por terceiros, ou ainda originar-se de causas que escapam do controle humano, como os tufes, terremotos, inundaes, etc.

NSST - 2005

29

Conforme estatsticas mundiais, os acidentes de trabalho esto quantificados, segundo suas causas, da seguinte forma: * Atos inseguros - 86%; * Condies inseguras - 12%; * Elementos da natureza/situaes especiais - 2%.
NSST - 2005 30

ATOS INSEGUROS Os atos inseguros so geralmente, definidos como causas de acidentes de trabalho que residem exclusivamente no fator humano, isto , aqueles que decorrem da execuo das tarefas de forma contrria as normas de segurana, ou seja, a violao de um procedimento aceito como seguro, que pode levar a ocorrncia de um acidente. Exemplos: - Agir sem permisso; - Deixar de chamar a ateno; - Brincar em local de trabalho; - Inutilizar dispositivos de segurana; - Dirigir perigosamente; - No usar EPI; - No cumprir as normas de segurana, etc.
NSST - 2005 31

CONDIES INSEGURAS So aquelas que, presentes no ambiente de trabalho, comprometem a segurana do trabalhador e a prpria segurana das instalaes e dos equipamentos. EXEMPLOS: - Falta de dispositivos de proteo ou dispositivos inadequados; - Ordem e limpeza deficientes; - Falha de processo e ou mtodo de trabalho; - Excesso de rudo; - Piso escorregadio; - Iluminao inadequada; - Arranjo fsico inadequado; - Ventilao inadequada, etc.
NSST - 2005 32

Etapas da Investigao
Coletar os fatos, descrevendo o ocorrido; Analisar o acidente, identificando suas causas; Definir as medidas preventivas, acompanhando sua execuo.
NSST - 2005 33

Inspeo de Segurana
a parte do controle de riscos que consiste em efetuar vistorias nas reas e meios de trabalho, com o objetivo de descobrir e corrigir situaes que comprometam a segurana dos trabalhadores. Uma inspeo para ser bem aproveitada precisa ser planejada, e o primeiro passo definir o que se pretende com a inspeo e como faz-la.

NSST - 2005

34

Tipos de Inspeo
Inspeo geral: Realizada quando se quer ter uma viso panormica de todos os setores da empresa. Pode ser realizada no incio do mandato da CIPA. Inspeo parcial:Realizada onde j se sabe da existncia de problemas, seja por queixas dos trabalhadores ou ocorrncia de doenas e acidentes do trabalho. Deve ser uma inspeo mais detalhada e criteriosa. Inspeo especfica: uma inspeo em que se procura identificar problemas ou riscos determinados. Como exemplo podemos citar o manuseio de produtos qumicos, postura de trabalho, esforo fsico, etc.

NSST - 2005

35

Etapas da Inspeo
1 Fase - Observar os atos das pessoas, as condies de mquinas, equipamentos, ferramentas e o ambiente de trabalho. 2 Fase - Registrar o que foi observado e o que deve ser feito, contendo, entre outros, os dados do local da realizao, dos riscos encontrados, de pontos positivos, dos problemas ou das propostas feitas pelos inspecionados, colocando-se data e assinatura. Existem formulrios denominados Relatrios de Inspeo especiais para o registro dos dados observados. 3 Fase - Analisar e Recomendar medidas que visem a eliminar, isolar ou, no mnimo sinalizar riscos em potencial advindos de condies ambientais ou atos e procedimentos inseguros. 4 Fase - Encaminhar para os responsveis para providenciar as medidas corretivas, necessrias. 5 Fase - Acompanhar as providncias at que ocorra a soluo final.

NSST - 2005

36

O cipeiro deve registrar os fatos positivos na preveno de acidentes, para que sejam divulgados e outras reas possam adot-las. Aps registrado, dever ser encaminhado secretria da CIPA afim de inclu-lo na pauta da reunio ordinria para anlise da comisso. A concluso da comisso dever ser encaminhada ao responsvel pelo local ou servio inspecionado e mantida na pendncia at a regularizao. Todas as fases da inspeo devero ser registrados em ata, inclusive o acompanhamento das providncias. Os riscos com grande potencial devero ser informados de imediato ao responsvel e, quando possvel, corrigidos no ato. Caso a soluo seja mediata, recomenda-se uma anlise de risco em busca da melhor soluo.
NSST - 2005

37

Campanhas de Segurana
Campanhas de segurana so eventos voltados para a educao e sensibilizao dos funcionrios, transmitindo conhecimentos sobre segurana e sade no trabalho. Os eventos mais comuns e que envolvem a CIPA so: Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho - SIPAT; Campanha Interna de Preveno da AIDS - CIPAS; Antitabagismo - cabe tambm CIPA, recomendar que em todos os locais de trabalhos e adotem medidas restritivas ao hbito de fumar.
NSST - 2005 38

Ambiente de Trabalho - o espao fsico onde o empregado desenvolve suas atividades a favor de seu empregador. O mesmo que local de trabalho, podendo ser considerado como tal, a rea interna ou externa empresa.

NSST - 2005

39

Riscos Ambientais
So agentes presentes nos ambientes de trabalho, capazes de afetar o trabalhador a curto, mdio e longo prazo, provocando acidentes com leses imediatas e/ou doenas chamadas profissionais ou do trabalho, que se equiparam a acidentes do trabalho.

NSST - 2005

40

Riscos Ambientais
Atribuies

Uma das atribuies da CIPA, a de identificar e relatar os riscos existentes nos setores e processos de trabalho. Para isso necessrio que se conhea os riscos que podem existir nesses setores, solicitando medidas para que os mesmos possam ser eliminados e/ou neutralizados. Identificados esses riscos, os mesmos devero ser transcritos no Mapa de Riscos.

NSST - 2005

41

Riscos Ambientais
Classificao

Riscos Fsicos: Riscos Qumicos: Riscos Biolgicos: Riscos Ergonmicos: Riscos de Acidentes

NSST - 2005

42

RISCOS FSICOS (verde) Rudo

Conseqncias

Cansao, irritao, dores de cabea, diminuio da audio, problemas do aparelho digestivo, taquicardia, perigo de infarto.
Cansao, irritao, dores nos membros, dores na coluna, doena do movimento, artrite, problemas digestivos, leses sseas, leses dos tecidos moles. Taquicardia, aumento da pulsao, cansao, irritao, intermao, prostrao trmica, choque trmico, fadiga trmica, perturbao das funes digestivas, hipertenso etc. Queimaduras, leses nos olhos, na pele e em outros rgos Alteraes celulares, cncer, fadiga, problemas visuais, acidente do trabalho. Doenas do aparelho respiratrio, quedas, doenas da pele, doenas circulatrias. Mal-estar, dor de ouvido, dor de cabea, doena descompressiva ou embolia traumtica
NSST - 2005 43

Vibraes

Calor

Radiao no-ionizante Radiao ionizante Umidade Presses anormais

Riscos Qumicos (vermelho)


Poeira minerais (slica, asbesto/ amianto, carvo mineral Poeiras vegetais (algodo, bagao de cana-de-acar) Poeiras alcalinas (calcrio) Poeiras incmodas

CONSEQNCIAS
Silicose (quartzo), asbestose (asbesto/amianto) pneumoconiose (minrios do carvo) Bissinose (algodo), bagaose (cana-de-acar), incndios. Doena pulmonar obstrutiva crnica, enfizema pulmonar Podem interagir com outros agentes nocivos presentes no ambiente de trabalho, potencializando sua nocividade

Fumos

Doena pulmonar obstrutiva crnica, febre dos fumos intoxicao especfica de acordo com o metal Irritantes - irritao das vias areas (cido clordrico, cido sulfrico, amnia, soda custica, etc). Asfixiantes - dor de cabea, nuseas, sonolncia, coma, morte (hidrognio, nitrognio, hlio, metano, acetileno, etc) Anestsicos - ao depressiva sobre o sistema formador do sangue (benzeno, butano, propano, cetonas, aldedos, etc.) Efeitos combinados podendo potencializar uma ou mais das situaes j descritas
NSST - 2005 44

Neblinas, nvoas , gases e vapores

Substncias compostas ou produtos qumicos em geral

RISCOS BIOLGICOS (marrom) Vrus

CONSEQNCIAS Hepatite, poliomielite, herpes, varola, febre amarela, raiva (hidrofobia), rubola, aids, dengue, meningite.

Bactrias/Bacilos

Hansenase, tuberculose, ttano, febre tifide, pneumonia, difteria, clera, leptospirose, disenterias.

Protozorios

Malria, mal de chagas, toxoplasmose, disenterias, tenase.

Fungos Alergias, micoses, p de atleta. Parasitas Infeces parasitrias diversas, vermes intestinais
NSST - 2005 45

RISCOS ERGONMICOS (amarelo)


Esforo fsico intenso Levantamento e transporte manual de peso Exigncia de postura inadequada Controle rgido de produtividade Imposio de ritmos excessivos Trabalho em turno ou noturno Jornada prolongada de trabalho Monotonia e repetitividade Outras situaes causadoras de stress fsico e/ou psquico

CONSEQNCIAS

De um modo geral, devendo haver uma anlise mais detalhada, caso a caso, tais riscos podem causar: cansao, dores musculares, fraquezas, doenas como hipertenso arterial, lceras, doenas nervosas, agravamento do diabetes, alteraes do sono,da libido, da vida social com reflexos na sade e no comportamento, acidentes, problemas na coluna vertebral, taquicardia, cardiopatia (angina, infarto), agravamento da asma, tenso, ansiedade, medo, comportamentos estereotipados.

NSST - 2005

46

RISCOS DE ACIDENTES (azul) CONSEQNCIAS Arranjo fsico inadequado Mquinas e equipamentos sem proteo Ferramentas inadequadas ou defeituosas Iluminao inadequada Eletricidade Probabilidade de incndio ou exploso Armazenamento inadequado Animais peonhentos Desconforto, fadiga e acidentes Curto-circuito, choque eltrico, incndio, queimaduras, acidentes fatais Danos materiais, pessoais, ao meio ambiente, interrupo do processo produtivo Acidentes, doenas profissionais, queda da qualidade de produo Acidentes, intoxicao e doenas NSST - 2005 47 acidente, desgate fsico excessivo

acidentes graves

acidentes principalmente com repercusso nos membros superiores

Prioridades no Controle de Risco


Eliminar o risco; Neutralizar / isolar o risco, atravs do uso de Equipamento de Proteo Coletiva; Proteger o trabalhador atravs do uso de Equipamentos de Proteo Individual.
NSST - 2005 48

Mapa de Riscos
O Mapa de Riscos a representao grfica do reconhecimento dos riscos existentes nos setores de trabalho, por meio de crculos de diferentes cores e tamanhos. O Mapa de Riscos deve ser refeito a cada gesto da CIPA.
NSST - 2005 49

Mapeamento de Riscos
Objetivos

Reunir as informaes necessrias para estabelecer o diagnstico da situao; Possibilitar, durante a sua elaborao, a troca e divulgao de informaes entre os funcionrios.

NSST - 2005

50

Mapeamento de Riscos
Etapas de Elaborao

Conhecer o processo de trabalho no local analisado; Identificar os riscos existentes no local analisado; Identificar as medidas preventivas existentes e sua eficcia; Conhecer os levantamentos ambientais j realizados no local; Elaborar o Mapa de Riscos, sobre o lay-out da empresa, indicando atravs de crculos, colocando em seu interior o risco levantado (cor), agente especificado e nmero de trabalhadores expostos.
NSST - 2005 51

MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS O que ?


Apresentao grfica do reconhecimento dos riscos existentes no local de trabalho

banheiro 04

rea externa 03

Estoque de produtos de limpeza 02

Sala 03 - 06

01 e 02 03 04 05 06

Risco Qumico Risco de Acidentes Risco Biolgico Risco Fsico Risco Ergonmico

Escritrio 06 Lavanderia 05

NSST - 2005

52

MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS O significado

PEQUENO

MDIO

GRANDE

CRCULO = GRAU DE INTENSIDADE

COR = TIPO DO RISCO

VERDE VERMELHO MARROM AMARELO AZUL

Fsicos Qumicos Biolgicos Ergonmicos De Acidentes

NSST - 2005

53

LEGISLAO TRABALHISTA E PREVIDNCIARIA RELATIVAS A SEGURANA DO TRABALHO

NSST - 2005

54

a) Leis Constitucionais (CF-88) * Art. 7 - So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: XXII - reduo dos riscos inerentes aos trabalhos, por meio de normas de sade, higiene e segurana do trabalho; XXVIII - Seguro contra acidentes do trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenizao a que este est obrigado quando incorrer em dolo ou culpa

NSST - 2005

55

b) Leis Ordinrias: Decreto Lei 5452 de 1 de maio de 1943 (Estado Novo 1930-1945) Captulo V - DA SEGURANA E DA MEDICINA DO TRABALHO (Arts. 154 a 201) (16 Sees) Seo IV - DO EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL DO TRABALHO Lei 8.212/91 (Plano de Custeio da residncia)
NSST - 2005 56

c) Atos

do Poder Executivo - Portarias, Resolues. Resolues Portarias MT E n 3.214 de 08/06/78 (NRs) e 3.067 de 12/04/88 (NRRs). NR 6 - Equipamento de Proteo Individual (EPI).

NSST - 2005

57

CONSOLIDAO DAS LEIS TRABALHISTAS - CLT (Introduo caps. 1 a 12)

NSST - 2005

58

Art 2 - Considera-se empregador ...

* A pessoa fsica ou jurdica que contrata mo de obra especializada para determinado servio.

NSST - 2005

59

Art. 3 - Considera-se empregado ...

A pessoa fsica ou jurdica especializada para execuo dos servios contratado.

NSST - 2005

60

CONSOLIDAO DAS LEIS TRABALHISTAS - CLT Captulo V (Da Segurana e da Medicina do Trabalho) (Arts. 155 a 201)

NSST - 2005

61

Art. 155 Incube ao rgo de mbito nacional (SSST/M T E ) competente em matria de segurana e medicina do trabalho:

NSST - 2005

62

I - estabelecer normas ... II - coordenar, orientar, supervisionar a fiscalizao... controlar e

III - conhecer, em ltima instncia, dos recursos, voluntrios ou de ofcio, das decises proferidas pelos Delegados Regionais do Trabalho em matria de segurana e medicina do trabalho.
NSST - 2005 63

Art. 157 - Cabe s empresas:

NSST - 2005

64

I - cumprir e fazer cumprir as normas de segurana e medicina do trabalho; II - Instruir os empregados... III - adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelo rgo regional competente; IV- facilitar o exerccio da fiscalizao pela autoridade competente.

NSST - 2005

65

Art. 158- Cabe aos empregados:

NSST - 2005

66

I - observar as normas de segurana e medicina ... II - colaborar com a empresa na aplicao dos dispositivos deste captulo;

NSST - 2005

67

Pargrafo nico: CONSTITUI ATO FALTOSO DO EMPREGADO A RECUSA INJUSTIFICADA:

NSST - 2005

68

a) observncia das instrues expedidas pelo empregador na forma do item II anterior;. b) ao uso dos equipamentos de proteo individual fornecidos pela empresa.

NSST - 2005

69

FUNDAMENTOS DA LEGISLAO PREVIDENCIRIA Lei n 8.213/91

NSST - 2005

70

Art. 19 - Acidente do trabalho o que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa ...

Lei n 8.213/91

NSST - 2005

71

Pargrafo 1 - A empresa responsvel pela adoo e uso das medidas coletivas e individuais de proteo a segurana e sade do trabalhador.

Lei n 8.213/91
NSST - 2005 72

Pargrafo 2 constitui Contraveno Penal, punvel com multa, deixar a empresa de cumprir as normas de segurana e higiene do trabalho.

Lei n 8.213/91
NSST - 2005 73

Pargrafo 3 dever da empresa prestar informaes pormenorizadas sobre os riscos da operao a executar e do produto a manipular.

Lei n 8.213/91
NSST - 2005 74

O Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social fiscalizar e os sindicatos e entidades representativas de classe acompanharo o fiel cumprimento do disposto nos pargrafos anteriores, conforme dispuser o regulamento.
NSST - 2005 75

FUNDAMENTOS DA LEGISLAO PREVIDENCIRIA Lei n 8.213/91

NSST - 2005

76

Art. 21 - Equiparam-se tambm ao Acidente do Trabalho, para efeitos desta Lei:

Lei n 8.213/91
NSST - 2005 77

I - o acidente ligado ao trabalho que, embora no tenha sido causa nica haja contribudo diretamente para a morte do segurado, para reduo ou perda da sua capacidade para o trabalho ou produzido leso que exija ateno mdica para a sua recuperao;

Lei n 8.213/91
NSST - 2005 78

II - o acidente sofrido pelo segurado no local e no horrio de trabalho, em conseqncia de:

Lei n 8.213/91
NSST - 2005 79

a) ato de agresso, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho; b) ofensa fsica intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada com o trabalho;

Lei n 8.213/91
NSST - 2005 80

c) ato de imprudncia, de negligncia ou de impercia de terceiro ou de companheiro de trabalho; d) ato de pessoa privada do uso da razo; e) desabamento, inundao, incndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de fora maior;

NSST - 2005

Lei n 8.213/91 81

III - a doena proveniente de contaminao acidental do empregado no exerccio de sua atividade; IV - o acidente sofrido pelo segurado, ainda que fora do local e horrio de trabalho:

Lei n 8.213/91
NSST - 2005 82

a) na execuo de ordem ou realizao de servio sob a autoridade da empresa; b) na prestao espontnea de qualquer servio a empresa para lhe evitar prejuzo ou proporcionar proveito;

NSST - 2005

Lei n 8.213/91

83

c) em viagem a servio da empresa, inclusive para estudo quando financiada por esta dentro de seus planos para melhor capacitao da mo-de-obra, independente do meio de locomoo utilizado, inclusive veculo de propriedade do segurado; d) no percurso da residncia para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoo, inclusive veculo de propriedade do segurado (Acidente de Trajeto ou In itinere)
NSST - 2005

Lei n 8.213/91

84

Pargrafo 1 - Nos perodos destinados a refeio ou descanso, ou por ocasio da satisfao de outras necessidades fisiolgicas, no local de trabalho ou durante este, o empregado considerado no exerccio do trabalho.

Lei n 8.213/91
NSST - 2005 85

Art. 22 - A empresa dever comunicar o Acidente do Trabalho Previdncia Social at o 1 dia til seguinte ao da ocorrncia e, em caso de morte, de imediato a autoridade competente, sob pena de multa varivel entre o limite mnimo e limite mximo do salrio-decontribuio, sucessivamente aumentado nas reincidncias, aplicada e cobrada pela Previdncia Social.
Lei n 8.213/91
NSST - 2005 86

Pargrafo 1 - Da comunicao a que se refere este artigo recebero cpia fiel o acidentado ou seus dependentes, bem como o sindicato a que se corresponda sua categoria.

NSST - 2005

87

Pargrafo 2 - Na falta de comunicao por parte da empresa, podem formaliza-l o prprio acidentado, seus dependentes, a entidade sindical competente, o mdico que o assistiu ou qualquer autoridade pblica, no prevalecendo nestes casos o prazo previsto neste artigo.

NSST - 2005

Lei n 8.213/91

88

Pargrafo 3 - a comunicao a que se refere o pargrafo 2 no exime a empresa pela falta do cumprimento do disposto neste artigo.

NSST - 2005

Lei n 8.213/91

89

Lei n 8.213/91

Art. 23 - Considera-se como Dia do Acidente, no caso de doena profissional ou do trabalho, a data de incio da incapacidade laborativa para o exerccio da atividade habitual, ou o dia da segregao compulsria, ou o dia em que for realizado o diagnstico, valendo para este efeito o que ocorrer primeiro.
NSST - 2005 90

Art. 118 - O segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo mnimo de doze meses, a manuteno do seu contrato de trabalho na empresa, aps a cessao do auxlio-doena acidentrio, independentemente de percepo de auxlio-doena.

NSST - 2005

91

Pargrafo nico - O segurado reabilitado poder ter remunerao menor do que na poca do acidente, desde que compensada pelo valor do auxlio-acidente, referido no pargrafo 1 do artigo 86 desta Lei.

NSST - 2005

92

Lei n 8.212/91 - Plano de Custeio da Previdncia Social

Art. 22 - A contribuio a cargo da empresa, destinada Seguridade Social, alm do disposto no artigo 23, de:

NSST - 2005

93

I - 20% (vinte por cento) sobre o total das remuneraes pagas ou creditadas, a qualquer ttulo, no decorrer do ms, aos empregados, empresrios, trabalhadores avulsos e autnomos que lhe prestem servios:

NSST - 2005

94

II - para o financiamento da complementao das prestaes por acidente do trabalho, dos seguintes percentuais, incidentes sobre o total das remuneraes pagas ou creditadas, no decorrer do ms, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos:

NSST - 2005

95

a) 1% (um por cento) para as empresas em cuja atividade preponderante o risco de acidentes do trabalho seja considerado leve; b) 2% (dois por cento) para as empresas em cuja atividade preponderante esse risco seja considerado mdio; c) 3% (trs por cento) para as empresas em cuja atividade preponderante esse risco seja considerado grave.

NSST - 2005

96

MDULO IV
Noes Bsicas de Primeiros Socorros

NSST - 2005

97

Primeiros Socorros
Introduo

Primeiros socorros, so todas as medidas que devem ser tomadas de imediato para evitar agravamento do estado de sade ou leso de uma pessoa antes do atendimento mdico.
NSST - 2005 98

Aes do Socorrista
Isolar a rea, evitando o acesso de curiosos; Observar a vtima, verificando alteraes ou ausncia de respirao, hemorragias, fraturas, coloraes diferentes da pele, presena de suor intenso, expresso de dor; Observar alterao da temperatura, esfriamento das mos e/ou ps; Manter a calma, assumindo a liderana do atendimento; Procurar que haja comunicao imediata com hospitais, ambulncias, bombeiros, polcia se necessrio. A atitude do socorrista pode significar a vida ou a morte da pessoa socorrida.
NSST - 2005 99

Como socorrer: retirar a vtima do local de exposio, colocando-a na sombra; Exposio excessiva colocar compressas frias ao calor que pode se sobre a cabea; apresentar envolver o corpo com toalhas constantemente subitamente, a molhadas; vtima cai se estiver consciente, ddesacordada, ou lhe gua para beber.

Insolao

aps enjo, dor de cabea, pele seca e quente, febre alta.

NSST - 2005

100

Internao
Enfermidade produzida pela ao do calor em ambientes fechados com temperaturas muito altas. A vtima pode apresentar: cansao, nuseas, calafrios, respirao superficial, palidez ou tonalidade azulada no rosto, temperatura corporal elevada, pele mida e fria e presso baixa.

Como socorrer: retirar a vtima do ambiente e lev-la para um local fresco e arejado; deitar a vtima com a cabea mais baixa que o corpo; retirar as vestes da vtima envolvendo-a num lenol mido; se estiver consciente, oferecer gua em pequenas quantidades; encaminhar a vtima para atendimento mdico
101

NSST - 2005

Desmaio
Normalmente, o desmaio no passa de um acidente leve, s se agravando quando causado por grandes hemorragias.

Como socorrer:  se a pessoa estiver prestes a desmaiar, coloque-a sentada com a cabea entre as pernas;  se o desmaio j ocorreu, deitar a vtima no cho, verificar respirao e palidez;  afrouxar as roupas;  erguer os membros inferiores; Obs.: Se a vtima no se recuperar de 2 a 3 minutos, procurar assistncia mdica.
NSST - 2005 102

Crise Convulsiva
Como socorrer:

deite a vtima no cho e afaste tudo que estiver ao vtima de crise seu redor que possa convulsiva (ataque machuc-la; epilptico), fica retrada  retire objetos como prteses, culos, colares, etc; e comea a se debater coloque ou leno violentamente, podendo  dobrado um pano dentes e entre os apresentar os olhos desaperte a roupa da vtima;  no d lquido pessoas virados para cima. que estejam inconscientes;  cessada a convulso, deixa a vtima repousar calmamente, pois poder dormir por minutos ou horas;  nunca deixa de prestar NSST - 2005 103 socorro vtima de convulso.


Ferimentos - tipos
Contuso (belisco, batidas), hematoma (local fica roxo), perfuro cortante (ferimento com faca prego, mordedura de animais, armas de fogo) e escoriao (ferimento superficial, s atinge a pele).
Como socorrer: Contuses e Hematomas.  repouso da parte contundida;  aplicar gelo at melhorar a dor e o inchao se estabilize;  elevar a parte atingida. Perfuro cortantes e Escoriaes.  lavar as mos;  lavar o ferimento com gua e sabo;  secar o local com gase ou pano limpo;  se houver sangramento comprimir o local;  fazer um curativo;  manter o curativo limpo e seco;  proteger o ferimento para evitar contaminao.
NSST - 2005 104

Hemorragias
Hemorragia a perda de sangue que acontece quando h rompimento de veias ou artrias, provocadas por cortes, tumores, lceras, etc. Existem 2 tipos de hemorragias, as externas (visveis) que devem ser estancadas imediatamente e as internas (no visveis), mas que podem levar a vtima morte.

Como socorrer: i manter a vtima deitada com a cabea para o lado; i afrouxar suas roupas; i manter a vtima agasalhada; i procurar assistncia mdica imediatamente.
105

NSST - 2005

Fraturas
um tipo de leso onde Como socorrer: ocorre a quebra de um i imobilizao; osso. Existem 2 tipos de fraturas: i movimentar o menos possvel; Exposta ou aberta: quando h o rompimento da pele. i colocar gelo no local de 20 a 30 minutos; Interna ou fechada: quando no h o rompimento da i improvisar talas; pele. i proteger o ferimento com gase ou pano limpo (para Em ambos os casos, casos de fraturas acontece dor intensa, expostas ou abertas). deformao do local afetado, incapacidade de movimento e inchao. NSST - 2005 106

Transporte de pessoas acidentadas


O transporte adequado de feridos de suma importncia. Muitas vezes, a vtima pode ter seu quadro agravado por causa de um transporte feito de forma incorreta e sem os cuidados necessrios. Por isso fundamental saber como transportar um acidentado.
NSST - 2005 107

Parada Cardiorespiratria
Parada Cardaca preciso estar atento Parada Respiratria quando ocorrer a parada da respirao uma parada por: afogamento, cardaca, pois esta sufocao, aspirao pode estar ligada a excessiva de gases uma parada venenosos, soterramento respiratria e e choque. ambas acontecerem simultaneamente.
NSST - 2005 108

Mordeduras e Picadas
Os princpios de primeiros socorros, nos casos de mordeduras e picadas so: limitar a disseminao de venenos especficos; tratar os venenos especficos; controlar qualquer sangramento; verificar se existe choques e problemas respiratrios, tratando-os se necessrio; evitar infeco pela limpeza da rea mordida; procurar assistncia mdica.
NSST - 2005 109

Picadas de Cobras
Existem no Brasil, 4 grupos de serpentes venenosas. As serpentes do grupo Bothrops (jararacas) so responsveis por 90% dos acidentes. Seus sinais e sintomas so: dor, edema, eritema e calor local.
Como socorrer: p mantenha a pessoa deitada e calma; p no use garrotes ou torniquetes, pois estes podem causar gangrena; p no fazer incises ou cortes, pois existe risco de hemorragia; p limpe bem o local da picada com gua; p procure assistncia mdica.
NSST - 2005 110

Picadas de Aranhas e Escorpies


Os acidentes causados por picadas de aranhas e escorpies, com dor intensa, podem ser graves em crianas e idosos. O reconhecimento da aranha ou escorpio, pode ajudar na identificao do tratamento. Se possvel capture o animal para que possa ser identificado.
NSST - 2005 111

Escorpies
Os escorpies (lacraus) no so agressivos, picam somente para se defender Como socorrer: manter a vtima em e quando isso ocorre, repouso; seus sinais e sintomas so: dor, nuseas, colocar compressas vmitos, diarria, dores no quentes; estmago, vontade providenciar assistncia constante de urinar, mdica. dificuldade de respirar, palidez e sudorese.
NSST - 2005 112

Aranhas
As aranhas no so agressivas, picam apenas quando molestadas. Tarntulas e Caranguejeiras, no so consideradas perigosas, pois no causam sintomatologia grave. Armadeiras so venenosas e responsveis pela maioria dos acidentes graves. Vivas Negras, no so agressivas e, quando algum picado, apresenta uma elevao avermelhada no local. Aranhas Marrons, no so agressivas, picam somente quando no h possibilidade de fuga. Em caso de acidente, seus sinais e sintomas so: dor intensa, nuseas, vmitos, salivao, sudorese, agitao, viso turva, febre e anemia. Como socorrer: Aplicar compressa no local da picada; Se a dor for intensa, procurar assistncia mdica para receber NSST - 2005 soro.

113

Picadas de Insetos
Embora no sejam considerados animais peonhentos, existem insetos como: formigas, pernilongos, mosquitos, pulgas, piolhos, percevejos, borrachudos, mutucas, etc. Suas picadas podem provocar reaes graves e generalizadas, causando os seguintes sinais e sintomas: dor intensa, inchao, nusea, vmito, tontura, sudorese, rigidez no msculo e dificuldades de respirao. Como socorrer: manter a vtima em repouso; procurar assistncia mdica.

NSST - 2005

114

Picadas de Abelhas e Vespas


Os acidentes causados por picadas de abelhas e vespas, apresentam manifestaes clnicas distintas, dependendo da sensibilidade do indivduo ao veneno e do nmero de picadas
Como socorrer:  tentar tirar o ferro;  colocar gelo;  passar uma pomada antihistamnica no local. Obs.: No tratamento de pessoa sensibilizada ou de mltiplas picadas, procurar assistncia mdica com urgncia.

NSST - 2005

115

Queimaduras
O contato com chamas, substncias superaquecidas, a exposio excessiva luz solar e mesmo temperatura ambiente muito elevada, provocam reaes no organismo, que podem se limitar pele ou afetar funes vitais. As queimaduras podem ser de 1 grau, 2 grau e 3 grau, cada uma delas com suas prprias caractersticas.
NSST - 2005 116

Queimadura de 1 grau
Causa pele avermelhada, com edema e dor intensa. Como socorrer:  resfriar o local com gua corrente

NSST - 2005

117

Queimadura de 2 grau
Causa bolhas sobre uma pele vermelha, manchada ou de colorao varivel, edema, exsudao e dor. Como socorrer: esfriar o local com gua corrente; nunca romper as bolhas; nunca utilizar produtos caseiros, como: p de caf, pasta de dente, etc.

NSST - 2005

118

Queimadura de 3 grau
Neste tipo de queimadura, a pele fica esbranquiada ou carbonizada, quase sempre com pouca ou nenhuma dor (aqui incluem-se todas as queimaduras eltricas). Como socorrer: no usar gua; assistncia mdica essencial; levar imediatamente ao mdico.

NSST - 2005

119

O iste a I

ic

O organismo humano protegido dos vrus e de outros agentes invasores, como micrbios, bactrias e fungos, pelo sistema imunolgico, que podemos chamar de defensor do corpo humano. Existem trs componentes bsicos do sistema imunolgico: as clulas do sangue; o sistema linftico, constitudo de gnglios espalhados pelo corpo; a medula, que tem como uma das principais funes, produzir as clulas de defesa.

NSST - 2005

120

Sndrome da Imunodeficincia Adquirida - AIDS


O HIV, o vrus da Aids, um retrovrus que, ao invs de ter DNA, possui RNA, ou seja, no seu processo de infeco da clula T4 hospedeira tem que transformar seu RNA em DNA. Essa caracterstica o torna muito varivel, como todo retrovrus. O HIV da famlia lentivrus, indicando que entre a infeco e a manifestao, podem decorrer vrios anos.
NSST - 2005 121

O Que Ocorre Quando o HIV Entra no Organismo


Ao penetrar no corpo humano, e logo nas primeiras semanas de infeco, o HIV aloja-se nos ndulos linfticos, que se tornam reservatrios do vrus 98% das clulas de defesa ficam nesses ndulos e no no sangue: o intestino tambm um grande reservatrio dessas clulas. Nos ndulos linfticos encontram-se, no mnimo, 10 vezes mais HIV do que no sangue. Nestes ndulos, o HIV pode ficar inativo durante muito tempo.

NSST - 2005

122

AIDS e o Sexo
O HIV prolifera-se e cresce no sangue, no esperma e nas secrees vaginais. No entanto, quando est for a desses ambientes favorveis, morre em pouco tempo, em questo de segundos. Durante as relaes sexuais com penetrao, ocorrem pequenos ferimentos nos rgos genitais, que, s vezes, no so visveis nem provocam dor. Esse o caminho que o HIV percorre para infectar o organismo. Previna-se da AIDS, no entanto, no evitar o sexo, deixar de sentir prazer, aproveitar o que a vida tem de bom, isolar-se das pessoas, viver relacionamentos sob um efeito terrorista.
NSST - 2005 123

Meios de Transmisso
Os nicos meios de transmisso do HIV so o Sangue, o Esperma, a Secreo Vaginal e o Leite Materno. O vrus da Aids tambm foi encontrado em secrees corpreas como o suor, a lgrima e a saliva, mas nenhuma dessas secrees contm quantidade de vrus (carga vital) suficiente para que ocorra a infeco de outra pessoa.
NSST - 2005 124

Formas de Transmisso
Como sabemos que os meios de transmisso do HIV so o sangue, o esperma, a secreo vaginal e o leite materno, as formas de transmisso so: Sexual - Durante a relao sexual com penetrao anal, vaginal ou oral sem camisinha, com pessoas infectadas. Sangunea - Receber sangue contaminado, por meio de transfuses, usando seringas e agulhas ou materiais perfurocortantes, inseminao artificial ou transplante de rgos. Vertical ou Perinatal - Durante a gestao, parto ou aleitamento, caso a me esteja infectada.

NSST - 2005

125

Meios e Formas de Preveno


Como a transmisso do HIV nas relaes sexuais a mais frequente forma de contaminao, comeamos abordando algumas formas de preveno por meio da prtica de sexo mais seguro. A definio de sexo seguro muito ampla. Cada um deve refletir sobre que comportamento preventivo quer adotar sem abrir mo de ter prazer e de prticas gostosas e naturais do ser humano.

NSST - 2005

126

Sexo Seguro
Sexo seguro (ou mais seguro) pode significar: usar camisinha desde o incio da penetrao, seja anal, vaginal ou oral; no receber smen ejaculado dentro do seu corpo; evitar contato oral com a vagina, nus ou pnis para uma relao 100% segura; no ejacular na boca; masturbao a dois; carcias; massagem; abraos, beijos na boca e pelo corpo.
NSST - 2005 127

Como no se pega AIDS


         

Usando camisinha em todo e qualquer tipo de relao sexual, seja vaginal, oral ou anal; Dando abrao ou beijo em pessoa contaminada; Exigindo, nas transfuses, sangue analisado por exames de laboratrio; Usando seringas e agulhas descartveis; Exigindo uso de ferramentas mdicas e odontolgicas devidamente esterilizadas; Exigindo a devida higiene de aparelhos de manicure, acumpuntura, etc.; Compartilhando roupas de cama, vaso sanitrio ou utenslios domsticos; Nadando na mesma piscina ou sentando na mesma cadeira usada por pessoa contaminada; Sendo picado por inseto; NSST - 2005 128 Doando sangue (desde que a agulha seja descartvel).

MDULO V

Preveno e Combate Incndios


NSST - 2005 129

Como evitar um incndio


O primeiro passo para se prevenir um incndio, prevenir que surja o fogo. As substncias que tem a propriedade de pegar fogo e queimar, so chamadas de combustveis. Existem 3 tipos de combustveis: slidos, lquidos e gasosos. Alm dos combustveis, para que haja fogo, tambm necessrio uma fonte de calor, que em alguns casos, at o calor do sol suficiente para combusto. Todo fogo alimentado pelo oxignio, portanto completando o tringulo do fogo, existe o comburente. Eliminando-se qualquer um desses elementos, no haver fogo.
NSST - 2005 130

Recomendaes para se evitar o fogo


     

Armazenagem adequada de materiais combustveis e inflamveis Cuidados com instalaes eltricas Instalao de para-raios Manter ordem e limpeza Cuidado com fumantes Riscos de fascas e fagulhas
NSST - 2005 131

Classes de Fogo
CLASSE A: So materiais de fcil combusto, queimam tanto na superfcie como em profundidade, deixando resduos. Ex.: madeira, papel, etc. CLASSE B: So os produtos que queimam somente na superfcie. Ex.: gasolina, leos, graxas, etc. CLASSE C: Ocorre em equipamentos eltricos energizados. Ex.: motores, quadros de distribuio, etc. CLASSE D: Ocorre em materiais pirofricos como magnsio, zircnio, titnio, etc.
NSST - 2005

132

Tipos de Extintores
Dixido de Carbono, mais conhecido como CO2, usado preferencialmente nos incndios classe B e C. P Qumico Seco, usado nos incndios classe B e C. Em materiais pirofricos (classe D), ser utilizado um p qumico especial. gua Pressurizada, usado principalmente em incndios de classe A. Em incndios de classe C, s deve ser utilizado sob forma de neblina. Nunca utilizar este tipo de extintor em incndios de classe B.

NSST - 2005

133

Inspeo de Extintores
Todo extintor dever ter uma ficha de controle de inspeo, devendo ser inspecionado no mnimo 1 vez por ms, sendo observado seu aspecto externo, os lacres, manmetros e se os bicos e vlvulas de alvio no esto entupidas. Cada extintor dever ter em seu bojo, uma etiqueta contendo data de carga, teste hidrosttico e nmero de identificao.
NSST - 2005 134

Localizao e Sinalizao dos Extintores


Os extintores devero ser instalados em locais de fcil acesso e visualizao; Os locais destinados aos extintores devem ser sinalizados por um crculo vermelho ou uma seta larga vermelha com bordas amarelas; Embaixo do extintor, no piso, dever ser pintada uma rea de no mnimo 1m x 1m, no podendo ser obstruda de forma nenhuma; Sua parte superior no poder estar a mais de 1,60 m acima do piso; Extintores no podero estar instalados em paredes de escadas e no podero ser encobertos por pilhas de materiais. NSST - 2005 135

Mdulo VI - Norma Regulamentadora 6 Equipamento de Proteo Individual

NSST - 2005

136

Equipamentos de Proteo Individual - EPIs


todo meio ou dispositivo de uso individual, destinado a proteger a sade e a integridade fsica do trabalhador. Quando no for possvel eliminar o risco, ou neutraliz-lo atravs de medidas de proteo coletiva, implanta-se o Equipamento de Proteo Individual - EPI. Como exemplo temos a proteo contra quebra de agulha, instalada nas mquinas, quando no for possvel adotar tal medida, ou durante a fase de implantao, adota-se o uso de culos de proteo.
NSST - 2005 137

Atribuies
recomendao ao empregador, quanto ao EPI adequado ao risco existente s diversas atividades ser: Do Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho - SESMT; Da Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA, nas empresas desobrigadas de manter o SESMT; Nas empresas desobrigadas de manter CIPA, cabe ao empregador, mediante orientao tcnica, fornecer o EPI adequado proteo da integridade fsica do trabalhador. A
NSST - 2005 138

Obrigaes do empregador quanto ao EPI:


Adquirir o tipo adequado atividade do empregado; Fornecer ao empregado somente EPI aprovado pelo Ministrio do Trabalho; Treinar o trabalhador sobre o seu uso adequado; Tornar obrigatrio o seu uso; Substitu-lo, imediatamente, quando danificado ou extraviado; Responsabilizar-se pela sua higienizao e manuteno peridica.
NSST - 2005 139

Obrigaes do empregado quanto ao EPI:


Us-lo apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se por sua guarda e conservao; Comunicar ao empregador qualquer alterao que o torne imprprio para uso. NSST - 2005

140

Equipamentos de Proteo Coletivas - EPCs


So os equipamentos que neutralizam o risco na fonte, dispensando, em determinados casos, o uso dos equipamentos de proteo individual. Quando instalamos, por exemplo, o protetor contra quebra de agulha, estamos atuando sobre o ambiente de trabalho, esta medida chamada de proteo coletiva, pois protg o conjunto de trabalhadores.
NSST - 2005 141

Potrebbero piacerti anche