Sei sulla pagina 1di 12

Jeremy Bentham

Uma Introduo aos Princpios da Moral e da Legislao

Um pouco da Histria
Jeremy Bentham (1748 1832) foi um filsofo e jurista ingls. Em 1760, ingressou no Queen`s College, Oxford, e bacharelou-se em Direito em 1763, tornando-se, no dizer de um de seus bigrafos, o mais jovem graduado que as universidades inglesas jamais tinham visto. Dedicou-se ao estudo da legislao, pretendendo descobrir seus princpios. Batalhou pela reforma constitucional na Inglaterra, que acabou se realizando no ano de sua morte. Fundou o Utilitarismo. Exerceu uma enorme influncia como lder de um grupo de radicais filosficos. Fundou a Westminster Review como contraponto s revistas mais conservadoras da poca, e foi fundador tambm da University College de Londres. Algumas obras: - Um Fragmento sobre o Governo (1776); - Uma Introduo aos Princpios da Moral e da Legislao (1789); - Teoria dos Castigos e das Recompensas (1811); - O Fundamento Racional da Recompensa (1825); - O Fundamento Racional do Castigo (1830).

CONSTRUIR O EDIFCIO DA FELICIDADE ATRAVS DA RAZO E DA LEI

Para Bentham, a dor e o prazer esto no centro das aes humanas e so os motivos que levam o homem a agir de certa forma e no de outra, ou seja, sob o aspecto de causas finais. (Consequencialismo)

PRINCPIO DA UTILIDADE O Princpio da Utilidade (ou a Maior Felicidade): aquele princpio que aprova ou desaprova qualquer ao, segundo a tendncia que tem a aumentar ou a diminuir a felicidade da pessoa cujo interesse est em jogo O termo Utilidade relaciona a propriedade em virtude da qual o objeto tende a proporcionar benefcio, vantagem, prazer, como tambm, impedir que acontea dano, dor, mal ou seja, maximizao do prazer e minimizao da dor propriedade existente em qualquer coisa (...) tende a produzir (...) felicidade ou (...) impedir que acontea (...) a infelicidade Alcance: Comunidade ou Indivduo

APLICAO E CONTESTAO A contestao da preciso do princpio no demonstrvel; ele o princpio de tudo


Deseja descartar? Se sim, sob que argumentos? (polticos) Existe algum outro princpio? Esse princpio Inteligvel? ou apenas jogo de palavras? O seu modo de pensar sobre certo e errado pode ser universalizado Despotismo? Cada um pode ser considerado como norma-padro H pontos particulares que justifiquem a no utilizao do princpio

Assim, Bentham estuda a aplicao do Princpio da Utilidade como base para a ao do indivduo, da sociedade e de seu legislador

CAUSALIDADE EFICIENTE OU DE MEIO


O legislador, ao formular as normas para a sociedade, deve buscar a maior felicidade possvel para o maior nmero possvel de pessoas. anlise sob o prisma da causalidade eficiente ou de meio quatro fontes das quais derivam o prazer e a dor:
Fsica poltica moral religiosa

emprestadas a qualquer lei ou regra de conduta denominada sano

SANO DOR E PRAZER


Sano Fsica
Curso ordinrio da natureza; Poder original

Sano Poltica
Tem carter particular ou de grupo para objetivos especficos de administrar de acordo com vontade do poder soberano

Sano Moral
- conforme acordo ou regra estabelecida

Sano Religiosa
- Prazeres e dores experenciados na vida presente e futura ... A sano fsica o fundamento da poltica e da moral, o mesmo acontecendo em relao religiosa, na medida em que esta se relaciona com a vida presente... As foras da natureza podem operar por si mesma

Mtodo para medir uma soma de prazer ou de dor


Para Bentham h uma construo de instrumentos que o legislador deve ater-se em relao dor e ao prazer para uma melhor compreenso do valor em questo de cada pessoa: 1- Sua legitimidade 2- Sua durao 3- Sua certeza ou incerteza 4 -Sua proximidade no tempo ou a sua longinqidade. 5 - Fecundidade relacion-los de acordo com o com as sensaes (prazer e dor) 6 - Pureza observao do real sentimento, dor e prazer.

E uma considerao para avaliao, referente ao modo com que o prazer ou a dor so produzidos:
Extenso proporcionalmente ao nmero de pessoas que se estende a relao da dor e do prazer.

Casos que no cabe punir

Felicidade coletiva - aumento da felicidade, visa excluir na medida do possvel o que tende a diminuio dessa tal felicidade pernicioso. Punio toda punio constitui um ato pernicioso (um mal). No principio da utilidade a punio s poder ser admitida par evitar um mal maior.

Casos que no se deve infligir punio

Quando no haver motivos para punio prejuzo a ser evitado Quando a punio s pode ser ineficaz agir de maneira a evitar o prejuzo Quando a punio for intil ou excessivamente dispendiosa se o prejuzo for maior que o prejuzo for maior que se quer evitar Quando a punio for suprflua prejuzo evitado ou cessado por si mesmo sem a punio, ou seja, por um preo menor.

Jeremy Bentham
Mariana Michetti Sousa
marimichetti@yahoo.com.br

Fabiana Carneiro de Araujo Costa


fabiana.araujo.costa@gmail.comr

Taciana Fonseca de Matos


taci.mattos@globo.com

Carlos

Potrebbero piacerti anche