Sei sulla pagina 1di 26

Universidade Estadual do Norte Fluminense Centro de Cincia e Tecnologia Laboratrio de Engenharia de Explorao e Produo de Petrleo

O Ciclo de Gerenciamento de gua

Alexandre Srvulo Lima Vaz Jnior alexandre@lenep.uenf.br 2765-6537


1sem/2011

Contedo
          

Origem da gua Tratamento da gua de Injeo Sistema de Recalque/ Transporte da gua de Injeo Poo Injetor Interface Injetor/Reservatrio Deslocamento no Reservatrio Interface Produtor/Reservatrio Poo Produtor Separao Primria leo/gua Tratamento da gua Produzida Destino da gua Produzida

FONTES DE GUA E SUAS CARACTERSTICAS


A fonte ideal de gua de injeo deve apresentar as seguintes caractersticas:
 Possuir farta quantidade de gua em qualquer poca.  Localizar-se o mais prximo possvel do local de uso,

permitindo fcil aduo.


 Permitir acesso fcil entre a fonte e o local de uso.  Possuir gua compatvel com o sistema rocha-fluidos, isto

, que no reaja quimicamente com a rocha, leo e gua de formao.

FONTES DE GUA
H quatro fontes de gua disponveis para injeo:
 Mananciais de superfcie, como rios, riachos,

lagos, lagoas, represas


 Oceano  Aqferos, obtida por meio de poos de captao  Produzida juntamente com o leo, de poos

produtores

Captao de gua para injeo


Os principais parmetros considerados na adequao de uma determinada gua para injeo so:  slidos e leo em suspenso;  presena de microrganismos;  presena de nions potencialmente geradores de incrustaes;  salinidade total associada distribuio catinica dos sais;  custo de tratamento;  custo de aduo;  corrosividade associada ao teor de CO2, H2S e O2;  disponibilidade;  sazonalidade.

Parmetros de caracterizao da gua (bruta, tratada e de formao)

Tratamento da gua de Injeo


 Retirada de Slidos  Reduo de leo e       Esterilizao UV  Inibidor de Corroso  Inibidor de

Graxa URS (unidade de Remoo de Sulfato) Desaerao Desarenao (dessander) Biocida Nitrato

Incrustao

Projeto de injeo de gua

No caso de injeo de gua com objetivo de recuperao secundria, o estudo de reservatrio define tambm uma cota de injeo correspondente ao incremento do fator de recuperao previsto. Esta cota de injeo dever ser perseguida como uma meta, para que o projeto atinja os resultados planejados.

Exemplo de sistemas de tratamento e injeo de gua (Mar)

Exemplo de sistemas de tratamento e injeo de gua (Mar)

Os principais equipamentos que fazem parte dos sistemas de injeo de gua do mar so:  unidade de eletroclorao;  bombas de captao;  filtros grossos;  desaeradora;  bombas de injeo de gua;  filtros finos (cartucho)
Os produtos qumicos normalmente usados em plantas de injeo de gua so: biocidas e sequestrante de oxignio.

Para a clorao da gua do mar utiliza-se normalmente uma unidade de eletroclorao. O teor de cloro livre dever ser mantido entre 0,6 (mnimo) e 1,0 (mximo) mg/L e monitorado atravs da medio on line do potencial redox. O monitoramento deste parmetro indicar, em tempo real, os descontroles na dosagem de hipoclorito na captao, permitindo sua correo imediata. Deve-se eliminar todos os possveis pontos de estagnao da gua do mar, evitando-se o uso de flanges cegos em extremidade de linha. O grau de filtrao dever ser definido em funo da distribuio do tamanho de garganta de poros do reservatrio para o qual o projeto de injeo de gua est sendo especificado.

O equipamento de desaerao normalmente se resume ao stripping do oxignio dissolvido por gs natural em contracorrente. A eliminao total do oxignio dissolvido obtida por meio da injeo de sequestrante de oxignio (bissulfito de sdio).

A qualidade da gua injetada deve atender aos limites de teores de: oxignio dissolvido; slidos suspensos; quantidade de partculas acima de determinado dimetro e concentrao de bactrias.

Sistemas de tratamento e injeo de gua doce


De preferncia, captar e injetar a gua percorrendo a menor distncia, dosando sequestrante de oxignio e biocida. Devero ser eliminados todos os possveis pontos de estagnao da gua.

Sistemas de injeo de gua produzida

Sistemas de injeo de gua produzida


Os equipamentos principais usados em sistemas de injeo de gua produzida so: hidrociclones, flotadores, tanques, skimmers, filtros de leito misto, filtros de casca de nozes, filtros de areia. Os produtos qumicos que podem ser utilizados nestes sistemas so: inibidores de corroso, polieletrlitos, sequestrante de oxignio e biocidas. A qualidade da gua injetada deve atender a limites de teores de: leo e graxas; oxignio dissolvido; slidos suspensos; quantidade de partculas acima de determinado dimetro e concentrao de bactrias.

Corroso
Os sistemas que utilizam o ao carbono como material de construo podem se constituir em fonte de gerao de slidos em suspenso na gua a ser injetada e, consequentemente, de deteriorao de sua qualidade. A falta de um programa rgido de controle e de monitorao dos parmetros relacionados corroso pode acarretar: Reduo da vida til das instalaes; Aumento dos custos com manuteno e substituio de instalaes; Danos ao meio ambiente; Perdas de injetividade; Acidificao (souring) de reservatrios.

Parmetros de controle da corroso


 taxa de corroso,  taxa de pites,  ferro,  oxignio dissolvido,  pH,  sulfeto solvel,  dixido de carbono dissolvido  bactrias.

Parmetros de controle da corroso


 Taxa de corroso e taxa de pites: A medio da perda
de massa e da profundidade dos pites (qualquer forma de corroso localizada) em cupons metlicos instalados em linhas e equipamentos o mtodo mais comumente aplicado no controle da corroso interna. Utiliza-se tambm de acompanhamento contnuo da corroso como: Resistncia eltrica (RE) - mede a perda metlica com resultados em tempo real. Resistncia por polarizao linear (LPR) - empregada na determinao da taxa de corroso instantnea permitindo correlacionar variaes da taxa com eventos operacionais. Apresenta limitaes de uso quando o meio pouco condutor (guas com baixa salinidade); Corrente galvnica - empregada para indicar em linha a presena de espcies oxidantes (O2, Cl2, etc). As tcnicas de acompanhamento contnuo no so adequadas para medio de taxa de corroso localizada.

Parmetros de controle da corroso


- uma alternativa de controle que se baseia na determinao do teor de ferro total e na vazo de gua. Como seus resultados so expressos em Kg de ferro/dia, podem ser teis para estimar a quantidade de produtos de corroso que est sendo injetada na formao. A contagem de ferro total em fluxo, contudo, pode no ser indicativo confivel do grau de corrosividade de um sistema, pois o ferro apresenta uma forte tendncia a precipitar como hidrxido, xido, sulfeto ou carbonato, reduzindo conseqentemente sua contagem na gua, pela presena somente de compostos aderidos. Nestes casos, uma baixa contagem de ferro no estaria indicando uma baixa corroso. No caso de corroso por pites, o mesmo raciocnio pode ser feito e a baixa produo de ferro tambm no seria garantia de taxas de corroso desprezveis.

Taxa de Produo de Ferro

Parmetros de controle da corroso


Oxignio Dissolvido a presena do oxignio aumenta significativamente a corrosividade da gua de injeo, portanto o parmetro mais crtico relacionado corroso. As condies que aceleram as reaes de corroso pelo oxignio so: aumento da concentrao de O2; aumento da velocidade de fluxo levando a um aumento do transporte de massa de oxignio superfcie metlica; aumento da temperatura de operao (sistemas fechados).

Parmetros de controle da corroso


pH pH um parmetro extremamente importante, pois influencia tanto na formao de incrustaes quanto na agressividade do fluido. Quando se reduz o pH da gua (tornando-a mais cida) atravs do aumento das presses parciais de CO2 e/ou H2S, por exemplo, h tendncia dissoluo das incrustaes base de carbonato, porm h aumento da sua corrosividade.

Parmetros de controle da corroso


Sulfeto de Hidrognio (H2S) - sendo um gs cido que
se dissolve em gua, tende a contribuir para a reduo do seu pH tornando-a mais agressiva sob o ponto de vista de corroso. A agressividade deste gs diretamente proporcional concentrao de H2S na soluo e presso total do sistema (resultando no aumento da presso parcial de H2S). O produto de corroso formado o sulfeto de ferro que alm de ser insolvel e aderir de forma no homognea superfcie do ao, excelente condutor de eltrons sendo catdico em relao ao ao. O ao e o sulfeto de ferro formam, ento, um par galvnico que tende a acelerar a corroso nos pontos sem depsitos, resultando na formao de pites profundos. A taxa de corroso do ao carbono em guas contendo H2S dissolvido influenciada, tambm, pela presena de sais dissolvidos, CO2 e O2.

Parmetros de controle da corroso


Dixido de Carbono (CO2) - O CO2, apesar de no contribuir significativamente para a gerao de slidos (gera produtos de corroso solveis em gua a temperaturas inferiores a 60oC), pode provocar danos por corroso em linhas, colunas e equipamentos. Quando o dixido de carbono est dissolvido na gua, forma o cido carbnico, decresce o pH da gua e aumenta sua corrosividade. Este gs no to corrosivo quanto o O2, porm usualmente leva formao de pites.

Parmetros de controle da corroso


 Bactrias a presena bactrias na gua de injeo, pode levar a acelerao da taxa de corroso pelos seguintes mecanismos: Produo de metablitos cidos; Produo de metablitos que so capazes de diminuir ou contra-atuar nas caractersticas protetoras do filme inorgnico; Aumento do potencial redox pela atividade metablica; Alterao dos gradientes de oxignio, criando aerao diferencial; Ataque seletivo da bactria em reas soldadas do metal; Facilitao da iniciao do pitting (corrroso localizada) em funo dos efeitos da adeso microbiana; Consumo microbiano de inibidores de corroso; Degradao microbiana de revestimentos protetores; As bactrias redutoras de sulfato (BRS) so um dos mais comuns e problemticos tipos de bactrias presentes em sistemas da indstria de petrleo. As BRS podem ser encontradas tanto na forma planctnica (nadante) como na forma sssil (aderida). A ao das BRS gera um dos principais tipos de processo corrosivo influenciado por microrganismos.

Potrebbero piacerti anche