Sei sulla pagina 1di 39

HIGIENIZAO DAS MOS

Prof. Esp. Daniela Aidar

FATOS HISTRICOS
1846

- Ignaz Semmelweis ( mdico hngaro).

Medida primria no controle da disseminao de agentes infecciosos.

A LEI
A legislao brasileira, por meio da Portaria n. 2.616, de 12 de maio de 1998 - aes reduo da incidncia das infeces. RDC n. 50, de 21 de fevereiro 2002 - projetos fsicos. OMS, por meio da Aliana Mundial para a Segurana do Paciente - diretrizes e estratgias incentivar prtica de higienizao das mos.

O QUE HIGIENIZAO DAS MOS?


a medida individual mais simples e menos

dispendiosa para prevenir a propagao das infeces relacionadas assistncia sade.


O

termo lavagem das mos foi substitudo

por higienizao das mos devido maior abrangncia deste procedimento.

termo engloba a higienizao simples, a antisptica, a frico anti-

higienizao

sptica e a anti-sepsia cirrgica das mos.

POR QUE FAZER?


As

mos constituem a principal via de transmisso de microrganismos durante a assistncia prestada. das mos alberga, microrganismos:

Pele

microbiota residente transitria.

microbiota

MAIS RELEVANTES Staphylococcus aureus Staphylococcus epidermidis

RESISTENTES ANTIMICROBIANOS Resistentes a Vancomicina Resistentes a oxacilina/meticilina Resistentes Cefalosporinas 3 gerao Resistentes a Carbapenmicos Enterococcus spp S. aureus S. epidermidis Enterobacteriace

Enterococcus spp Pseudomonas aeruginosa Klebsiella Enterobacter Leveduras do gnero Candida

Pseudomonas aeruginosa

PARA QUE HIGIENIZAR AS MOS?


A higienizao das mos apresenta as seguintes finalidades:

Remoo de sujidade, suor, oleosidade, plos, clulas descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmisso de infeces veiculadas ao contato. Preveno e reduo das infeces causadas pelas transmisses cruzadas.

QUEM DEVE HIGIENIZAR AS MOS?


Todos os profissionais que trabalham em servios de sade, que mantm contato direto ou indireto com os pacientes, que atuam na manipulao de medicamentos, alimentos contaminado. e material estril ou

COMO FAZER? QUANDO FAZER?


As mos dos profissionais que atuam em servios de sade podem ser higienizadas utilizando-se: gua e sabo, preparao alcolica e anti-sptico.

USO DE GUA E SABO


Indicao: - Quando as mos estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais. - Ao iniciar o turno de trabalho. - Aps ir ao banheiro. - Antes e depois das refeies.

Antes de preparo de alimentos.

- Antes de preparo e manipulao de medicamentos. - Nas situaes descritas a seguir para preparao alcolica.

USO DE PREPARAO ALCOLICA


-

Indicao: Higienizar alcolica as mos estas com no preparao estiverem quando

visivelmente sujas.

Antes

de contato com o paciente

Objetivo: proteo do paciente, evitando a transmisso de microrganismos oriundos das mos do profissional de sade. Exemplos: exames fsicos (determinao do pulso, da presso arterial, da temperatura corporal); contato fsico direto (aplicao de massagem, realizao de higiene corporal); e gestos de cortesia e conforto.

Aps

contato com o paciente

- Objetivo: proteo do profissional e das


superfcies prximos paciente. e ao objetos paciente, imediatamente evitando a

transmisso de microrganismos do prprio

Antes

de assistenciais invasivos

realizar procedimentos e manipular dispositivos

- Objetivo: proteo do paciente, evitando a transmisso de microrganismos oriundos das mos do profissional de sade. - Exemplos: contato com membranas mucosas (administrao de medicamentos pelas vias oftlmica e nasal); com pele no intacta e com dispositivos invasivos (cateteres intravasculares e urinrios, tubo endotraqueal).

Antes

de calar luvas para insero de dispositivos invasivos que no requeiram preparo cirrgico

- Objetivo: proteo do paciente, evitando a transmisso de microrganismos oriundos das mos do profissional de sade. - Exemplo: insero de cateteres vasculares perifricos.

Aps

risco de exposio a fluidos corporais

- Objetivo: proteo do profissional e das superfcies e objetos imediatamente prximos ao paciente, evitando a transmisso de microrganismos do paciente a outros profissionais ou pacientes.

Ao

mudar de um stio corporal contaminado para outro, limpo, durante o cuidado ao paciente

- Objetivo: proteo do paciente, evitando a transmisso de microrganismos de uma determinada rea para outras reas de seu corpo. - Exemplo: troca de fraldas e subseqente manipulao de cateter intravascular.

contato com objetos inanimados e superfcies imediatamente prximas ao paciente - Objetivo: proteo do profissional e das superfcies e objetos imediatamente prximos ao paciente, evitando a transmisso de microrganismos do paciente a outros profissionais ou pacientes. - Exemplos: manipulao de respiradores, monitores cardacos, troca de roupas de cama, ajuste da velocidade de infuso de soluo endovenosa.
Aps

Antes

e aps remoo de luvas

Objetivo: proteo do profissional e das superfcies e objetos imediatamente prximos ao paciente, evitando a transmisso de microrganismos do paciente a outros profissionais ou pacientes.

Outros

procedimentos - Exemplos: manipulao de invlucros de material estril.

USO DE ANTI-SPTICOS
Detergentes + anti-spticos destinam higienizao anti-sptica das mos e degermao da pele. Indicao: - Higienizao anti-sptica das mos - Nos casos de precauo de contato recomendados para pacientes portadores de microrganismos multirresistentes. - Nos casos de surtos.

Degermao

da pele

- No pr-operatrio, antes de qualquer procedimento cirrgico (indicado para toda equipe cirrgica). - Antes da realizao de procedimentos invasivos. Exemplos: insero de cateter intravascular central, punes, drenagens de cavidades, instalao de dilise, pequenas suturas, endoscopias e outros.

TIPOS DE ANTI SPTICOS


LCOOL(60% A 90%): etlico, n proplico, isoproplico GLUCONATO DE CLOROHEXIDINA (0,5% c/lcool; 2%; 4%)

IODO E IODFOROS (0,05%... 10%; 2%) TRICLOSAN(0,3%;1%;2%) PARA CLORO META XYLENOL

TCNICAS
Podem ser divididas em: - Higienizao simples das mos. - Higienizao anti-sptica das mos. - Frico de anti-sptico nas mos. - Anti-sepsia cirrgica ou preparo pr-operatrio das mos. A eficcia da higienizao das mos depende da durao e da tcnica empregada.

IMPORTANTE ANTES DE INICIAR QUALQUER UMA DESSAS TCNICAS,


NECESSRIO RETIRAR JIAS (ANIS, PULSEIRAS, RELGIO), POIS SOB TAIS OBJETOS.

HIGIENIZAO SIMPLES DAS MOS


Finalidade -

Remover os microrganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as clulas mortas, retirando a sujidade propcia permanncia e proliferao de microrganismos. Durao do segundos. procedimento: 40 a 60

HIGIENIZAO ANTI-SPTICA DAS MOS


Finalidade

Promover a remoo de sujidades e de microrganismos, reduzindo a carga microbiana das mos, com auxlio de um anti-sptico.
Durao

do procedimento: 40 a 60 segundos.

Tcnica

A tcnica de higienizao anti-sptica igual quela utilizada para higienizao simples das mos, substituindo-se o sabo por um antisptico. - Exemplo: anti-sptico degermante.

FRICO ANTI-SPTICA DAS MOS (COM PREPARAES ALCOLICAS)


Finalidade

Reduzir a carga microbiana das mos (no h remoo de sujidades). A utilizao de gel alcolico a 70% ou de soluo alcolica a 70% com 1-3% de glicerina pode substituir a higienizao com gua e sabo quando as mos no estiverem visivelmente sujas. Durao do Procedimento: 20 a 30 segundos.

OUTROS ASPECTOS DA HIGIENIZAO DAS MOS


Mantenha

curtas. No use unhas postias quando entrar em contato direto com os pacientes. Evite utilizar anis, pulseiras e outros adornos quando assistir ao paciente. Aplique creme hidratante nas mos, diariamente, para evitar ressecamento na pele.

as unhas naturais, limpas e

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
Brasil.

Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Higienizao das mos em servios de sade/ Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Braslia : Anvisa, 2007.

Potrebbero piacerti anche