Sei sulla pagina 1di 14

Escrever Xadrez

Vrios formas de registar partidas de xadrez

Antes dos Sistemas de Anotao


No havia registo de partidas Os livros de xadrez versavam regras e problemas

Jacinto Vaz

O PROBLEMA DE DILARAM
Este problema aparece j em As-Suli, e em al-Lajlaj chamado de problema de Dilaram. Dilaram era a esposa favorita de um certo nobre, que a amava ternamente e seu corao no encontrava a paz sem ela. Certa vez, enfrentando um xadrezista muito forte, cometeu a imprudncia de apostar, no jogo, sua querida Dilaram. A posio foi-lhe ficando mais e mais desfavorvel, at o ponto em que o oponente poderia dar-lhe mate em seu prximo lance. Nesse momento , Dilaram, que assistia ao jogo, interveio, audazmente, bradando: "Sacrifique suas duas torres, mas no a mim!". O marido pensou, entendeu o recado e venceu a partida. E viveram felizes para sempre.

Jacinto Vaz

Verso Antiga
1. 2. 3. h8+ f5+ h8+ xh8 g8 xh8 g8

4. g7+

5. h6++ Os movimentos das peas no eram iguais aos actuais, os bispos ( Alfiles) saltavam duas casas na diagonal (para frente ou para trs), mesmo havendo peas pelo meio.

Jacinto Vaz

Verso Actual
1. a8+ xa8 2. c4+ b8 4. b7+ b8 3. a8+ xa8 5. a6++

Jacinto Vaz

Primeiros Registos de partida


Quando Ruy Lpez (1561) escreveu seu livro sobre xadrez, no havia um sistema de anotao de posies ou de jogadas, e uma jogada era descrita como "Mova o cavalo que est na ala do Rei para a frente do peo que est frente do bispo da ala do Rei".

Jacinto Vaz

Sistemas de Notao
Registo de partidas
Algbrica ou de Stamma (1737) Descritiva ou Demonstrativa

Registo de posies
Forsyth FEN (Forsyth-Edwards )

Arquivar Partidas
PGN (Portable Game Notation Specification and Implementation Guide )
Jacinto Vaz

Notao Algbrica
A Notao Algbrica muito simples, Cada casa do tabuleiro recebe um endereo que formado pela letra de sua coluna e o nmero de sua linha. As peas so identificadas pela letra inicial de seus nomes

Jacinto Vaz

Notao Algbrica
Pea Casa 1 e2-24;e7-e5 2 Cg1-Cf3;Cb8-Cc6

Jacinto Vaz

Notao Descritiva
As peas so identificadas pela letra inicial de seus nomes As casas so designadas pela ala (Rei, Dama) e pela inicial da pea que ocupa a coluna. A contagem da linha comea em 1 a partir da linha que contm as peas de valor maior, indo at 8 na outra extremidade. S que a linha 1 das brancas a linha 8 das pretas, e vice-versa.

Jacinto Vaz

Notao Descritiva
Pea Linha Coluna 1 - P4R;P4R 2 C3BR;C3BD

Jacinto Vaz

Notao Forsyth
Nesta notao as peas so identificadas pela letra inicial de seus nomes. Comeando pela oitava linha do tabuleiro Casas vazias so indicadas por nmeros Maisculas indicam peas brancas e minsculas indicam peas negras.

Jacinto Vaz

Notao Forsyth
t c b d r b c t p p p p p p p p Tcbdrbct pppppppp 8-8-8-8 (casas vazias)- PPPPPPPP TCBDRBCT

P P P P P P P P T C B D R B C T
Jacinto Vaz

Para falar claramente e sem metforas (!?) Somos as peas do xadrez jogado pelo Cu Que brinca connosco no tabuleiro do ser E depois... voltamos, um por um, bolsa do Nada.
Les quatrains d'Omar Khayyam, Sc XIV

Jacinto Vaz

Potrebbero piacerti anche