Sei sulla pagina 1di 18

INTERNATIONAL STANDARDS FOR BUSINESS, GOVERNMENT AND SOCIETY

METODOLOGIA CIENTFICA

IMPLANTAO/CERTIFICAO DA NORMA NBR ISO 9001

ANDREY VERSSIMO ANDR L. MECHELETTO BRUNO VERUS FERNANDO POLITA OSNI KAISER

O QUE A ISO ?
A ISO, cuja sigla significa International Organization for Standardization, uma entidade no governamental criada em 1947 com sede em Genebra - Suia. O seu objetivo promover, no mundo, o desenvolvimento da normalizao e atividades relacionadas com a inteno de facilitar o intercmbio internacional de bens e de servios e para desenvolver a cooperao nas esferas intelectual, cientfica, tecnolgica e de atividade econmica.

O QUE A ISO ?
A ISO cria normas nos mais diferentes segmentos, variando de normas e especificaes de produtos, matrias-primas, em todas as reas ( existem normas, por exemplo , para classificao de hotis, caf, usinas nucleares, etc). A ISO ficou popularizada pela srie 9000, ou seja, as normas que tratam de Sistemas para Gesto e Garantia da Qualidade nas empresas. A ISO est presente hoje em cerca de 120 pases.

HISTRICO DA ISO
Durante a Segunda Guerra Mundial (sculo XX), as empresas Britnicas de alta tecnologia, como de munio, estavam tendo diversos problemas com a qualidade de seus produtos , na poca muitas bombas acabavam explodindo dentro das empresas no momento da fabricao ou no transporte. A soluo adotada foi de comear a solicitar aos fabricantes procedimentos de fabricao e ainda deveriam apresentar esse documento por escrito garantindo que os procedimentos estavam sendo seguidos. O nome desta norma era BS 5750, ela era conhecida como uma norma de gesto, por que ele no somente especificava como se produzir, mas tambm como gerenciar o processo de produo. Em 1987, o governo britnico persuadiu a Organizao Internacional de Padronizao (ISO) para adotar a BS 5750 como uma norma padro internacional. A BS 5750 tornou-se a ISO 9000.

HISTRICO DA ISO
Em 1987 a ISO editou a srie 9000 com o objetivo de estabelecer critrios para implantao de Sistemas de Garantia da Qualidade. A primeira verso criou uma estrutura de 3 normas sujeitas certificao, a ISO 9001, 9002 e 9003, alm da ISO 9000 que era uma espcie de guia para seleo da norma mais adequada ao tipo de organizao. Com 3 anos de atraso, a ABNT emitiu a primeira verso ( traduo) da srie no Brasil. A mesma foi "batizada" com o nome de srie NBR 19000. Em 1994, a srie foi revisada, porm sem grandes modificaes, apenas com uma pequena ampliao e alguns esclarecimentos em seus requisitos, mantendo a mesma estrutura , ou seja trs normas sujeitas certificao; em paralelo, agora no mais com os trs anos de atraso, a ABNT revisou as normas brasileiras, adotando o nome "srie NBR ISO 9000", alinhando-se com o resto do mundo que j adotava nomenclatura similar para suas verses nacionais ( exemplo: na Alemanha: DIN ISO 9000). Em Dezembro de 2000 a srie foi totalmente revisada; alm das alteraes em sua estrutura, agora temos apenas uma norma sujeita certificao, a ISO 9001, a norma trouxe o enfoque de gerenciamento de processos

PARA QUE SERVE A ISO ?


Em sua essncia, a ISO 9000 uma norma que visa estabelecer critrios para um adequado gerenciamento do negcio tendo como foco principal a satisfao do cliente e consumidor, atravs de uma srie de aes, dentre as quais podemos destacar: a) a empresa precisa estar totalmente comprometida com a qualidade (considerando qualidade = satisfao do cliente), desde os nveis mais elevados, at os operadores; b) adequado gerenciamento dos recursos humanos e materiais necessrios para as operaes do negcio c) existncia de procedimentos, instrues e registros de trabalho formalizando todas as atividades que afetam a qualidade; d) monitoramento dos processos atravs de indicadores e tomada de aes quando os objetivos pr-estabelecidos no so alcanados Como comentamos acima, alm dos aspectos exigncia do cliente, diferencial de marketing, a ISO 9000 uma excelente ferramenta gerencial.

QUEM DECIDE SE A EMPRESA PODE TER O CERTIFICADO ISO


Depois que uma empresa, seja l porque motivo foi, decidiu implantar a ISO, ao final deste processo precisa contratar uma companhia certificadora que realizar uma auditoria a fim de verificar se a empresa atende aos requisitos da norma . Esta companhia certificadora uma entidade independente e autorizada para realizar as auditorias ( Essas autorizaes, normalmente so dadas por organismos ligados ao governo, no nosso caso, o INMETRO < Institudo Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial>. Cada pas tem o seu orgo semelhante ao nosso"INMETRO" que autoriza as companhias certificadoras a realizar as auditorias. Olhando o certificado de uma empresa, pode-se observar que nele vem estampado um selo do orgo que autorizou. Estes so chamados orgos de acreditao.

QUANTO CUSTA IMPLANTAR A ISO ?


Depende muito do nvel de organizao da empresa. Empresas bem estruturadas j com o "pensamento" voltado para a qualidade, normalmente precisam de pouco investimento, bastando formalizar (escrever os procedimentos e instrues) as atividades. Outras, com pouca estrutura, acabam necessitando um maior investimento, muitas vezes, necessitando investir muito em treinamento e at em aquisio de equipamentos. O que importante considerar no clculo do investimento necessrio o quanto a empresa precisa mudar, inclusive sobre aspectos culturais, para ter um bom sistema de gesto da qualidade. Sendo assim, o investimento pode ser mnimo ( apenas horas de profissionais para redigir os procedimentos), como gigantesco. S possvel avaliar, conhecendo a empresa.

QUANTO TEMPO LEVA? Tambm em funo das caractersticas anteriores. Mas na mdia, com o apoio de consultores, de 8 meses a 1 ano para adequar toda a sistemtica de trabalho aos requisitos da norma.

QUEM PODE IMPLANTAR AS NORMAS ISO 9001 NA EMPRESA? Qualquer pessoa que conhea a norma,saiba interligar os processos e saiba como atender aos requisitos da ISO 9001 poder coordenar os trabalhos de implantao da norma.

O CERTIFICADO TEM VALIDADE?


Os certificados emitidos pelos Organismos de Certificadores de Sistemas (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000), valem por um perodo de 3 anos a contar da data da auditoria de certificao. Ao longo destes trs anos as empresas sero reavaliadas pelos respectivos organismos de certificao semestral ou anualmente, de acordo com seu contrato. Vale ressaltar que a manuteno da certificao fica condicionada aos resultados das avaliaes peridicas

UMA EMPRESA PODE "PERDER" O CERTIFICADO?

Sim, s no manter o Sistema de Gesto conforme estabelecido nas diretrizes da Norma utilizada como referncia, ou sua documentao, durante o prazo de validade do certificado, ou a cada auditoria peridica.

CERTIFICAES PELO MUNDO


Continente AMRICA CENTRAL FRICA AMRICA DO SUL AMRICA DO NORTE SIA EUROPA OCENIA Total
Fonte INMETRO

Total de Certificados 1007 7879 28341 61436 363768 405235 19590 887256

CERTIFICAES AMRICA DO SUL


Pases Argentina Bolivia Brasil Chile Colmbia Equador Guiana Paraguai Peru Suriname Uruguai Venezuela Total
Fonte INMETRO

Total de Certificados 7934 198 9014 2565 6271 486 10 103 576 1 648 535 28341

CURIOSIDADES
SANTA CATARINA - 281 EMPRESAS JOINVILLE - 81 EMPRESAS OU SEJA, 28.8% GRAMADO RS A NICA CIDADE DO MUNDO COM CERTIFICADO ISO SPORT CLUB INTERNACIONAL O NICO TIME BRASILEIRO COM CERTIFICADO ISO

Fonte INMETRO

MITOS A ISO 9000 burocratiza a empresa. A ISO 9000 s para empresa de grande porte. A certificao fcil. Todas certificadoras so iguais. A ISO 9000 melhora a qualidade dos produtos e servios da empresa. Conseguida a certificao... misso cumprida!!! A ISO 9000 um sistema normativo e no h necessidade de envolvimento dos funcionrios. Preparar a empresa para a certificao relativamente rpido. ISO 9000 moda e deve passar logo. O maior benefcio da ISO 9000 o marketing. Qualquer rgo certificador serve para auditoria. Com a ISO 9000 implantada, no precisamos de outro programa. ISO 9000 s para indstria. Para estar pronto para a certificao, basta ter a documentao em ordem. Aps o processo de certificao, o certificado tem validade permanente. A empresa que consegue a certificao, est com a manuteno do certificado garantida. As empresas so obrigadas a implantar as normas ISO para exportar. A certificao para toda empresa.

REALIDADE A ISO 9000 consiste num sistema com a burocracia necessria para se garantir a qualidade. H casos na Europa de empresa certificada com apenas trs funcionrios. Na Austrlia existe uma empresa certificada e que possui uma nica pessoa, o dono. Depende do estgio que a empresa estiver. Normalmente, h dificuldades. Deveriam ser, porm h distines quanto aos critrios e nveis de severidade. No. A qualidade continua a mesma, porm rastrevel quanto as noconformidades. Puro engano, a manuteno da certificao um grande desafio. Sem a atuao direta dos funcionrios em todos os nveis (estratgico, ttico e operacional), a certificao fica altamente comprometida. A rapidez do processo funo do nvel de atendimento do sistema Norma, como tambm do empenho da empresa no processo de certificao. Pelas expectativas mundiais, a certificao ISO 9000 um processo interminvel. O maior benefcio da ISO 9000 o sistema de Garantia da Qualidade, repetibilidade de processos. No necessariamente. Caso a empresa seja exportadora, importante ser certificada por rgo acreditado internacionalmente. A ISO 9000 apenas parte do desafio da Qualidade Total. necessrio mais que a ISO para a Excelncia em Qualidade. Cerca de 8% das empresas certificadas no Brasil, so do segmento de servios e este nmero est crescendo. A preparao da documentao apenas parte do processo. Sua complementao se d com a implementao dos sistemas e com o envolvimento e comprometimento da alta administrao. No. O certificado tem validade por 3 anos e ser reavaliado, aps as auditorias de manuteno (semestrais ou anuais). No. Caso a empresa no apresente conformidade com o Sistema da Qualidade nas auditorias de manuteno poder perder o certificado. No existe lei que obrigue as empresas a obter a certificao, a no ser a lei do mercado em que, em alguns casos chega a ser compulsrio. No necessariamente. A certificao pode ser por segmento, processo ou produto.

Potrebbero piacerti anche