Sei sulla pagina 1di 30

SIGILO PROFISSIONAL

SERGIO IBIAPINA F. COSTA 2011

JURAMENTO HIPOCRTICO

(...)quilo que no exerccio ou fora do exerccio da profisso e no convvio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que no seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.

INTEGRANTES DO SIGILO

Natureza da enfermidade As circunstncias O prognstico

SIGILO MDICO
o silncio a que o profissional da Medicina est obrigado a manter sobre fatos que tomou conhecimento no exerccio ou em face do exerccio de suas atividades.
Genival V. Frana

CONFIDENCIALIDADE
O teor das informaes que o paciente autnomo compartilha com os profissionais que os prestam assistncia, em carter multidisciplinar.

CONFIDENCIALIDADE
As informaes contidas no espectro da confidencialidade so aquelas que possuem uma previso razovel de que, se reveladas, possam causar danos ao indivduo.

PRIVACIDADE
Princpio derivado da autonomia e engloba

a preservao da intimidade, da vida pessoal, da honra e da imagem das pessoas.

PRIVACIDADE
A privacidade um direito moral do indivduo. Sem privacidade o profissional no tem garantia da sinceridade das informaes. A privacidade encoraja a procura de servios pelos pacientes. Facilita a identificao dos pacientes com autonomia reduzida.

ESCOLAS DOUTRINRIAS
ABSOLUTISTA a doutrina que impe sigilo total. (Paul Brouardel) ABOLICIONISTA ...uma farsa entre o doente e o mdico em prejuzo ao interesse da sociedade. (Valentino & Jacomet) INTERMEDIRIA ou RELATIVISTA adota critrio que se fundamenta, sem exageros, em razes de ordem social. (Cdigo de tica Mdica)

PRESSUPOSTOS DO SIGILO
Existncia de um segredo: interesse pessoal e coletivo
na sua inviolabilidade.

Conhec-lo em razo de funo, ministrio ou profisso: No h Medicina sem confidncias, no h


confidncias sem confiana e no h confiana sem segredo. (Porthes)

Motivos relevantes e irrenunciveis Probabilidade de dano por dolo

NO CARACTERIZA VIOLAO DO SIGILO


JUSTA CAUSA interesse de ordem moral ou social
que autoriza o no cumprimento de uma norma. Fundamenta-se na existncia de estado de necessidade.

DEVER TICO-LEGAL aquilo que est claramente


definido em lei ou nos cdigos deontolgicos.

A PEDIDO DO PACIENTE mesmo assim, tem-se


o dever de explicar as conseqncias dessa revelao.

SITUAES ESPECIAIS
tomar conhecimento dos fatos vinculados enfermidade do paciente. REVELAO AO PACIENTE prudncia no relato que possa prejudic-lo ou a terceiros. SEGREDO ps-mortem obrigao tica e legal legtimo interesse de terceiros.

EM CAUSA PRPRIA em defesa do profissional ESTUDANTE DE MEDICINA tem o direito de

HIV/AIDS utilizao do princpio da justa causa no

SITUAES ESPECIAIS
e no ao interesse dos empregadores. PERCIA MDICA dever de revelar as enfermidades. REVELAO DE CRIME abuso de menores obrigao de notificao compulsria dever legal.

MDICO DO TRABALHO a servio de empregados

INFORMAO AUTORIDADE SANITRIA PRIVACIDADE E SIGILO EM INFORMTICA Idade Mdia

SITUAES ESPECIAIS
REQUISIO DE PRONTURIO O SIGILO MDICO E A IMPRENSA O ATESTADO MDICO BOLETIM MDICO Ex. ...agravou-se

o estado de sade do Presidente. Mas o doente dormiu, tranqilamente, toda a noite. SIGILO COMPARTILHADO fertilizao, transplante, utilizao de clulas-tronco etc.

CONSTITUIO FEDERAL
Art. 5, X.

(...)so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito indenizao pelo dano material ou moral decorrentes de sua violao.

CDIGO PENAL
Art. 154

Revelar algum, sem justa causa, segredo, de que tem cincia em razo de funo, ofcio ou profisso, e cuja revelao possa produzir dano a outrem.

CDIGO DO PROCESSO PENAL


Art. 207

So proibidas de depor as pessoas que, em razo de funo, ministrio, ofcio ou profisso, devam guardar segredo, salvo se, desobrigadas pela parte interessada, quiserem dar o seu testemunho.

LEI DAS CONTRAVENES PENAIS


Art. 66, II

A comunicao deve deixar de ser feita quando expuser o paciente a procedimento criminal.

CDIGO DE TICA MDICA


Captulo IX

vedado ao mdico:
Art. 73. Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exerccio de sua profisso, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento, por escrito, do paciente. Pargrafo nico. Permanece essa proibio: a) mesmo que o fato seja de conhecimento pblico ou o paciente tenha falecido; b) quando de seu depoimento como testemunha. Nessa hiptese, o mdico comparecer perante a autoridade e declarar seu impedimento; c) na investigao de suspeita de crime, o mdico estar impedido de revelar segredo que possa expor o paciente a processo penal.

CDIGO DE TICA MDICA


Captulo IX

Art. 74. Revelar sigilo profissional relacionado a paciente menor de idade, inclusive a seus pais ou representantes legais, desde que o menor tenha capacidade de discernimento, salvo quando a no revelao possa acarretar dano ao paciente. Art. 75. Fazer referncia a casos clnicos identificveis, exibir pacientes ou seus retratos em anncios profissionais ou na divulgao de assuntos mdicos, em meios de comunicao em geral, mesmo com autorizao do paciente.

CDIGO DE TICA MDICA


Captulo IX

Art. 76. Revelar informaes confidenciais obtidas quando do exame mdico de trabalhadores, inclusive por exigncia dos dirigentes de empresas ou de instituies, salvo se o silncio puser em risco a sade dos empregados ou da comunidade. Art. 77. Prestar informaes a empresas seguradoras sobre as circunstncias da morte do paciente sob seus cuidados, alm das contidas na declarao de bito, salvo por expresso consentimento do seu representante legal.

CDIGO DE TICA MDICA


Captulo IX

Art. 78. Deixar de orientar seus auxiliares e alunos a respeitar o sigilo profissional e zelar para que seja por eles mantido. Art. 79. Deixar de guardar o sigilo profissional na cobrana de honorrios por meio judicial ou extrajudicial.

RELATO DE CASO - HEMOFILIA


Consulente procura servio de aconselhamento gentico para diagnstico pr-natal. Conclui-se que o pai hemoflico, o que significa que ela portadora deste gene e, portanto, um feto do sexo masculino ter a probabilidade de 50% de ser afetado. O resultado dos exames revela uma situao de falsa paternidade, ou seja, o suposto pai hemoflico no o seu pai biolgico.

RELATO DE CASO - HEMOFILIA


eticamente adequado revelar esta informao? Quem deve receber o resultado? Em no revelando, adequado submeter a paciente a procedimentos diagnsticos que envolvem riscos desnecessrios ao feto? Qual o sentido de realizar o diagnstico pr-natal de hemofilia?

ADOLESCENTE NA EMERGNCIA
16 anos, solteira, comparece com a me ao PS queixando-se de nuseas, vmitos de difcil controle e atraso menstrual. O diagnstico gravidez. A paciente verbaliza o desejo de levar a gestao a termo. O mdico ao suspeitar que a paciente pertence a situao de risco uso de drogas ilcitas IV solicita pesquisa anti-HIV, sem o consentimento da paciente. O resultado positivo.

ADOLESCENTE NA EMERGNCIA
O resultado do teste HIV deve ser revelado? Revelado a quem? a paciente ou a me? Qual a conduta a ser tomada em relao ao pai da criana? Qual a conduta frente ao grupo de pessoas que compartilham o uso de drogas com a paciente? A conduta do mdico que a atendeu no PS foi eticamente correta?

CASO TARASOFF - I
Em 27 de outubro de 1969, Poddar, indiano, estudante universitrio, matou Tatiana Tarasoff. Poddar procurou em diversas ocasies aproximar-se de Tatiana, com o intuito de manter relacionamento amoroso. Deprimido, buscou servio de apoio psicolgico da Universidade da California e confessou ao terapeuta a deciso de matar Tatiana por ter rejeitado aproximao, to logo ela retornasse de um programa de intercmbio no Brasil...

CASO TARASOFF - II
...A polcia do campus teria sido comunicada sobre a inteno do assassino, tomou o depoimento e no o deteve, recomendando-o expressamente que se mantivesse afastado de Tatiana. Os pais no foram avisados do fato, mas tomaram conhecimento, posteriormente, que o ru teria confessado equipe de psiquiatras e psiclogos, a deciso de matar a filha dois meses antes do ocorrido.

CASO TARASOFF (do julgamento)


Poddar foi julgado por homicdio em segundo grau e condenado. Houve apelao, foi libertado e expulso do pas.

Tarasoff vs. Regents of the University of California.


California Supreme Court (17 California Reports, 3rd series, 425. Decided July, 1, 1976)

Dois juzes decidiram pela revelao aos pais antes do ocorrido, baseando-se no critrio de que a defesa da vida um dever prima faciae. O terceiro juz defendia a preservao da confidencialidade como direito inalienvel do paciente.

Paradigma do caso: a violao da confidencialidade


eticamente justificada quando oferece riscos a terceiros.

SIGILO

O PACIENTE AGRADECE!

Potrebbero piacerti anche