Sei sulla pagina 1di 51

REALIZADO POR: ANA PAULA ANDRETTA

Do Egito que nos chegaram os testemunhos mais antigos e talvez mais ricos sobre todos os aspectos da civilizao e, em particular, sobre a educao. Em todo o mundo antigo a educao era feita em casa: em algumas famlias, pelos pais; e em outras, pelos escribas. Na Grcia, a educao era menos rgida, mas nos templos sempre existiam os famosos ptios e jardins para leitura e estudo. J em Roma os conventos comeam a desempenhar um papel importante no ensino. A educao moral, cvica e religiosa passa a ser fortemente presente, embora se deva ressaltar que tudo isso vinha de uma cultura grega. J na alta Idade Mdia, quando surge a escola cenobial, ocorreram mudanas importantes na rea pedaggica: o aprimoramento de contedos como canto, msica, clculo e gramtica. Na baixa Idade Mdia a escola passa a ter seu espao dentro dos mosteiros, entrando ento a viso mais rgida de segurana, vigia e regras. Eis as primeiras regras surgindo, e, com elas, o aparecimento da represso aos alunos. Sendo assim, no descabido comparar os espaos escolares com as prises analisadas por Foucault, pois se trata de discutir o uso pblico do espao, das regras, dos castigos e das formas arquitetnicas. Em Vigiar e punir, Foucault faz comparaes entre escolas, hospitais e prises.

A escola no somente um lugar de isolamento em que se vai experimentar, sobre uma grande parte da populao infantil, mtodos e tcnicas avalizados pelo professor, enquanto especialista competente, ou melhor, declarado como tal por autoridades legitimadoras de seus saberes e poderes; mas tambm uma instituio social emerge enfrentando outras formas de socializao e de transmisso de saberes, as quais se vero relegadas e desqualificadas por sua instaurao. (VARELA E RIA, 1992:83) A interferncia do poder nas instituies educacionais aparece de modo mais ntido, segundo os autores, quando surgem as escolas jesutas. Estas operam grandes mudanas no processo de educao, principalmente ao separar os colgios de formao para mdicos, engenheiros, arquitetos e artes e os dos nobres, que se dedicavam desde de cedo ao mundo das armas h registros de capites com 12 anos de idade nos sculos XV e XVI. Varela e ria comentam a transformao da sociedade soberana para a disciplinar, quando novas instituies foram montadas. Foucault faz uma interessante abordagem ao mostrar o novo olhar do arquiteto durante as mudanas havidas no sculo XVIII por presso no s do poder, mas da sociedade como um todo, que seria o panptico:

O Panptico de Bentham a figura arquitetural dessa composio. O princpio conhecido: na periferia uma construo em anel; no centro, uma torre; esta vazada de largas janelas que se abrem sobre a face interna do anel; a construo perifrica dividida em celas, cada uma atravessando toda a espessura da construo; elas tm duas janelas, uma para o interior, correspondendo s janelas da torre; outra, que d para o exterior, permite que a luz atravesse a cela de lado. Basta ento colocar um vigia na torre central, e em cada sela trancar um louco, um doente, um condenado, um operrio ou um escolar. Pelo efeito da contraluz, pode-se perceber da torre, recortando-se exatamente sobre a claridade, as pequenas silhuetas cativas nas celas da periferia. Tantas jaulas, tantos pequenos teatros, em que cada ator est sozinho, perfeitamente individualizado e constantemente visvel. O dispositivo panptico organiza unidades espaciais que permitem ver sem parar e reconhecer imediatamente. Em suma, o princpio da masmorra invertido; ou antes, de suas trs funes trancar, privar de luz e esconder s se conserva a primeira e suprimem-se as outras duas. A plena luz e o olhar de um vigia captam melhor que a sombra, que finalmente protegia. A visibilidade uma armadilha. (FOUCAULT, 2000:165)

Da o efeito mais importante do Panptico: induzir no detento um estado consciente e permanente de visibilidade que assegura o funcionamento automtico do poder. Fazer com que a vigilncia seja permanente em seus efeitos, mesmo se descontnua sua ao; [...]que esse aparelho arquitetural seja uma mquina de criar e sustentar uma relao de poder independente daquele que o exerce; enfim, que os detentos se encontrem presos numa situao de poder que eles mesmos so portadores. Para isso, ao mesmo tempo excessivo e muito pouco que o prisioneiro seja observado sem cessar por um vigia: muito pouco, pois o essencial que ele se saiba vigiado; excessivo, porque ele tem a necessidade de s-lo efetivamente. (FOUCAULT, 2000:166) H muita semelhana nas indagaes dos alunos educadores e administradores das instituies que adotam sistemas baseados no panptico. Depois das reflexes de Foucault, todos se perguntam se realmente esto construindo bons modelos de escola e de educao. Afinal, como conclui o prprio Foucault, O panptico, ao contrrio, tem um papel de amplificao; se organiza o poder, no pelo prprio poder, nem pela salvao imediata de uma sociedade avanada: o que importa tornar mais fortes as foras sociais aumentar a produo, desenvolver a economia, espalhar a instruo, elevar o nvel da moral pblica; fazer crescer e multiplicar. (FOUCAULT, 2000:171) Conscientemente ou no, muitas instituies escolares aderiram ao panoptismo arquitetnico, seja no projeto de um campus, seja na construo de pequenos prdios de salas de aula.

No incio da Repblica prevaleceu uma atitude otimista com relao escola, sendo esta vista como redentora do pecado da ignorncia e fator do progresso social. Os arquitetos dialogavam com os responsveis pelos caminhos da educao. Neste perodo predominou a arquitetura neoclssica, caracterizada por (...) edifcio imponente, hall de entrada primoroso, escadarias, eixo simtrico, duas alas, ptio interno (como o dos claustros), corredores internos, janelas verticais grandes e pesadas, acabamento com materiais nobres. (Buffa, 2005, p. 108)

O segundo momento de transformao na arquitetura escolar estaria ligado ao movimento escolanovista, mais centrado nas questes dos alunos e no quantitativo escolar e refletiu ento na construo de espaos mais modernos. (...) Formas geomtricas simples, uso de novos materiais como o concreto armado, novas tcnicas construtivas, no mais simetria perfeita, ausncia de colunas e ornamentos, ptios internos sob pilotis e grandes aberturas envidraadas. (Buffa, 2005, p. 108)

Os momentos seguintes de transformaes (anos 1950 e anos 60) estiveram intimamente ligados s polticas pblicas e s necessidades de aumento do nmero de escolas no Estado. Devido necessidade de ampliao do nmero de vagas escolares, foram projetados edifcios mais utilitrios, baratos , de construo rpida e que no eram diferentes de qualquer outro edifcio pblico. A partir da dcada de 1960 houve uma mudana do qualitativo para o quantitativo. Pode-se levar em considerao que este discurso arquitetnico esteve presente tambm em todo o Brasil, onde a arquitetura escolar foi tambm um reflexo das polticas governamentais, do discurso pedaggico e das necessidades da comunidade local.

Todo espao que possibilite e estimule positivamente o desenvolvimento e as experincias do viver, do conviver, do pensar, e do agir consequente, um espao educativo. Portanto qualquer espao pode se TORNAR educativo, desde que um grupo de pessoas dele se aproprie dando- lhe este carter positivo, tirando o carter negativo da passividade e transformando-o num instrumento ativo e dinmico da ao dos seus participantes, mesmo que seja para us-lo como exemplo crtico de uma realidade que deveria ser outra.

O prdio escolar se confunde com o prprio servio escolar e com o direito a educao. Embora colocado um rol dos itens secundrios dos programas educativos, o prdio da escola que estabelece concretamente os limites e as caractersticas do atendimento. E ainda esse objeto concreto que a populao identifica e d significado. Nem o espao, nem o tempo escolares so dimenses neutras do ensino, simples esquemas formais ou estruturas vazias da educao. Ao contrrio, afirma que operam como uma espcie de discurso que institui, em sua materialidade, um sistema de valores, um conjunto de aprendizagens sensoriais e motoras e uma semiologia que recobre smbolos estticos, culturais e ideolgicos. Agustn Escolano (apud Viao, 1995, p. 72)

A repartio das salas e dos corredores, a localizao e o formato de janelas e portas, a distribuio de alunos e alunas na sala de aula e nos demais espaos da escola dos nossos atuais prdios apontam para a construo de lugares concebidos como cientificamente equacionados, em funo do nmero de pessoas, tipo de iluminao e cubagem de ar. Frias, as paredes e as salas conformam a imagem de ensino como racional, neutro e assptico. Implicitamente se afastam do ambiente escolar caractersticas afetivas. Mentes, mais do que corpos, esto em trabalho. E, nesse esforo, a escola abandona a criana para constituir o aluno. A distribuio do tempo escolar em aulas, perodos, anos e cursos indica tambm uma concepo sucessiva e parcelada do ensino. Segmentados, os conhecimentos se acumulam, sem necessariamente se relacionar. O tempo escolar se associa s horas em que se permanece na escola, contabilizadas em sinetas, recreios, cadernos, da mesma maneira que nos ponteiros do relgio. O que se faz durante esse tempo o objeto em disputa. Como se gasta ou usa o tempo de estada no espao escolar o que cada vez mais se pe em xeque medida que se alteram as demandas sociais. Pode-se afirmar que hoje todos queremos escolas. Mas, neste momento em que discutimos nos mais diversos fruns educacionais das reunies em sala de aula aos debates do Conselho Nacional de Educao a respeito dos novos espaos virtuais da educao escolar, quais so as mltiplas representaes de escola, de espao e tempo escolar que esto em jogo nesses desejos? Nossa histria tem sido sempre muito prdiga em discusses, mas a construo de uma escola de qualidade , ainda hoje, sem dvida um dos nossos maiores desafios.

Distribuio de escolas no territrio : em geral resultado de interesses polticos e no baseada na demanda de cada local. Neste quadro de explorao/ espoliao, o Estado teria um papel mltiplo e fundamental para a manunteno do status quo. De um lado, ele produz diretamente parte dessas condies de espoliao, atravs das polticas de investimento pblico e seu direcionamento; de outro, na reproduo e divulgao da ideologia dominante, atravs de seus aparelhos que penetram na vida cotidiana dos indivduos. Mas, o Estado constituiria tambm a instncia privilegiada de presso e de negociao das camadas populares. nele, ou melhor, em pessoas que representam conjunturalmente o poder do Estado, que as camadas populares identificam a possibilidade de ver atendidas suas reivindicaes ou, em outro momento, seu principal opositor. Esta relao ambgua de confronto e colaborao fica bastante clara na luta pelo direito a educao, concretizada nas reivindicaes por construo de escolas.

Burocracia Restrio de prazos e oramentos: A simplicidade das solues no foi buscada para identificar-se simplicidade dos usurios. A simplicidade transformou-se na padronizao e primariao (simplificao), dos espaos, interpretadas as necessidades educativas das camadas populares, segundo a viso reducionista e hierrquica das camadas dominantes. No se mudaram conceitos de espaos educativos e sua apropriao ou adequao segundo as necessidades e caractersticas concretas de uma populao. Homogeneizava-se como: clientela carente. E, como tal as escolas sofreram cortes nos ambientes, nas instalaes , nos materiais . Avaliao de custos do projeto nao leva em conta a qualidade ou durabilidade do equipamento construdo, em geral a escolha o mais barato.

Repetio padronizada de modelos cristalizados de esquipamentos: Um padro corresponde sempre a um modelo terico que serve como termo de comparao entre uma dada realidade e uma outraque, por exemplo, se pretende implantar. Trata-se de um dado sempre relativo aos elementos de confortoe em funo das hipteses e dos objetivos adotados a priori. Apesar do seu carter transitrio, um padro corre o risco de se tornar permanente e , muitas vezes, obstculos para mudana porque, ao se transformar em instrumento normativo e institucionalizado, permanece fiel s hipteses iniciais e no realidade que se modifica.

Presena excessiva de grades e muros. Necessidade do adulto de controlar o espao, a criana. Restringindo a criatividade, a fantasia, diminuindo o espao e o tempo da brincadeira. reas administrativas isoladas. Depredao/ falta de manuteno de equipamentos. Alguns espaos externos abandonados Cadeiras e carteiras desconfortveis, no ergonmicas, e que impedem movimentao. Superlotao de salas de aula.

Filas voltadas para um nico centro de poder- o professor Janelas muito altas, impedindo visibilidade. Falta de identificao com o espao. Bibliotecas precrias. Ms condies de acessibilidade, muitas escadas, falta de rampas, pisos tteis, etc Muitos corredores fechados. Falta de equipamentos, laboratrios, etc Salas com visores (panptico) Acstica ruim. Ptios sem vegetao

Disciplina/ ordem ao lidar com crianas aparce como referncia no uso do espao. Por sua vez, os adultos, sobretudo os pais, embora indiquem a necessidade da natureza estar mais evidente na escola, a condicionam a um controle relativamente severo. Ela deve ser uma natureza "controlada/domesticada": animais presos em gaiolas ou cercados, que no arranhem, biquem ou tenham odores fortes; areia que no suje nem contenha micrbios; rvores que sombreiem mas no soltem folhas ou atraiam insetos, e nas quais as crianas no devem subir por uma questo de segurana. Em outras palavras, o discurso adulto aponta para uma compreenso do ambiente natural como um cenrio para a ao infantil e no como um elemento com participao ativa na vida da criana. Essa dicotomia reflete-se diretamente na organizao do ambiente escolar que, embora devesse estar totalmente voltado para o atendimento das necessidades infantis, diretamente controlado e socialmente construdo pelos adultos. Assim, em termos institucionais e familiares, o discurso das administraes das escolas visitadas e de praticamente todos os pais entrevistados corrobora um ideal ecolgico, a partir do qual precisa ser incentivada uma maior aproximao entre criana e ambiente, inclusive como modo de promover uma atitude de respeito e cuidado com esse ltimo, o que poderia ser considerado um "primeiro passo" na incorporao da idia de sustentabilidade. Tal entendimento, no entanto, no tem reflexo direto na realidade ambiental das escolas, uma vez que a definio e o uso do espao fsico disponvel nas mesmas nega tal princpio, dificultando o contato criana-natureza e mesmo promovendo um considervel afastamento entre ambos.

Conceito de limpeza, oprimem a livre expresso das crianas. Professores se sentem inseguros em experimentar organizaes mais flexveis de espao da sala de aula. Professores, alunos, funcionrios ttem seus hbitos de uso do espao bem enraizados.

A mudana de postura em relao aos espaos educativos exige muito mais que um projeto bem intensionado. necessario uma continuidade nas aes, um comprometimento tanto de alunos, como de professores e funcionrios. preciso um acompanhamento, at que a novidade seja incorporada na rotina escolar. Projetos adequados variedade de situaes existentes, com suas diferenas geogrficas, culturais, sociais e econmicas. preciso conhecer quem so as crianas que vo usufruir da escola, quais suas necessidades, seus desejos. E deixar toda a populao participar nos processos de deciso. Projetos participativos Equipes multidisciplinares trabalhando no projeto. Espaos para painis, cartazes, desenhos, paredes preenchidas com as atividades realizadas pelos alunos, a marca de cada um. Urna no ptio para sugestes e crticas, onde todoas podem opinar sobre os espaos da escola, e propor melhorias. Espaos de brincar, adequados as diferentes faixas etrias.

Metodologias adaptadas a realidade local. Aumento de permanncia nas escolas, com espaos para os alunos, com jogos, espao para atividades artsticas, brincadeiras, etc.. reas administrativas acessveis, para evitar o distanciamento dos estudantes. Bibliotecas com espao confortvel para estudo. Livros que chamam ateno podem ser expostos em uma caixa de vidro. Espao de transio na sada/entrada da escola, para alunos aguardarem os pais, caronas, nibus Evitar exagero no uso de muros e grades. Um bom incentivo para a recuperao/aproximao da cultura local um espao onde os idosos possam interagir com as crianas.

Usar cores diferentes nos pisos dos degraus, rampas, corrimos Teto preferencialmente branco, deixa os ambientes mais claros Piso antiderrapante e que no seja muito reflexivo Janelas grandes Boa iluminao Carteiras e cadeiras ergonmicas Quadros em mais de uma parede, assim a disposio das carteiras pode ser alterada como convem. Quadros cncavos so melhores.

Uma boa arborizao ajuda com os rudos, aproxima as crianas da naturza e cria ambientes muito agradveis. Incentivo a sustentabilidade contato com a natureza, aulas ao ar livre, espaos abertos.

Mayumi Watanabe Souza Lima. A construo do espao para educao. Cassia Schroder Buitoni Dissertao de Mestrado apresentada a FAUUSP-2009 Arquitetura Escolar e a Prtica Pedaggica Sheila Prsia do Prado Cardoso Melatti Mestrado em Educao e Cultura- UDESC-2004 Os tempos e os espaos escolares no processo de institucionalizao da escola primria no Brasil Luciano Mendes de Faria Filho Faculdade de Educao, Universidade Federal de Minas Gerais O ambiente da escola - o ambiente na escola www.portaleducacao.com.br

Potrebbero piacerti anche