Sei sulla pagina 1di 33

MOTOR

CORRENTE
CONTINUA

1. INTRODUO
                   

As mquinas de corrente contnua podem ser utilizadas tanto como motor quanto como gerador. Porm, uma vez que as fontes retificadoras de potncia podem gerar tenso contnua de maneira controlada a partir da rede alternada, pode-se considerar que, atualmente, a operao como gerador fica limitada aos instantes de frenagem e reverso de um motor. Atualmente, o desenvolvimento das tcnicas de acionamentos de corrente alternada (CA) e a viabilidade econmica tm favorecido a substituio dos motores de corrente contnua (CC) pelos motores de induo acionados por inversores de freqncia. Apesar disso, devido s suas caractersticas e vantagens, que sero analisadas adiante, o motor CC ainda se mostra a melhor opo em inmeras aplicaes, tais como: Mquinas de Papel Bobinadeiras e desbobinadeiras Laminadores Mquinas de Impresso Extrusoras Prensas Elevadores Movimentao e Elevao de Cargas Moinhos de rolos Indstria de Borracha Mesa de testes de motores O objetivo deste texto fornecer base tcnica sobre o motor de corrente contnua aspectos construtivos, princpio de funcionamento, controle de velocidade, vantagens e desvantagens. O captulo 2 apresenta o motor CC e seus aspectos principais: aspectos construtivos, princpio de funcionamento, controle de velocidade, vantagens e desvantagens. O captulo 3 contm uma srie de fatores que influenciam a instalao do motor, tais como grau de proteo, tipos de refrigerao, classes de temperatura, etc, com a finalidade de definir as caractersticas do motor que melhor se adequa ao ambiente de trabalho.

2. O MOTOR CC 2.1. ASPECTOS CONSTRUTIVOS


 O motor de corrente contnua composto de

duas estruturas magnticas:  Estator (enrolamento de campo ou m permanente);  Rotor (enrolamento de armadura).  O estator composto de uma estrutura ferro magntica com plos salientes aos quais so enroladas as bobinas que formam o campo, ou de um m permanente. A figura 1 mostra odesenho de um motor CC de 2 plos com enrolamento de campo.

 (a)

(b)  Desenho (a) e foto (b) de um motor CC de 2 plos

 O rotor um eletrom constitudo de um ncleo de ferro

com enrolamentos em sua superfcie que so alimentados por um sistema mecnico de comutao. Esse sistema formado por um comutador, solidrio ao eixo do rotor, que possui uma superfcie cilndrica com diversas lminas s quais so conectados os enrolamentos do rotor; e por escovas fixas, que exercem presso sobre o comutador e que so ligadas aos terminais de alimentao. O propsito do comutador o de inverter a corrente na fase de rotao apropriada de forma a que o conjugado desenvolvido seja sempre na mesma direo.  Os enrolamentos do rotor compreendem bobinas de n espiras. Os dois lados de cada enrolamento so inseridos em sulcos com espaamento igual ao da distncia entre dois plos do estator, de modo que quando os condutores de um lado esto sob o plo norte, os condutores do outro devem estar sob o plo sul. As bobinas so conectadas em srie atravs das lminas do comutador, com o fim da ltima conectado ao incio da primeira, de modo que o enrolamento no tenha um ponto especfico.

Sistema de Comutao

 Todos os motores de corrente contnua

da Siemens possuem uma estrutura magntica completamente laminada, sendo portanto adequados para utilizao com conversor CA/CC, e nocaso de processos com alta dinmica, conseguese uma taxa de aumento da corrente de at 250xIN por segundo.

2.2. Princpio de Funcionamento


 A figura 3 mostra, de maneira simplificada, o

funcionamento do motor CC de dois plos.

 Em sua forma mais simples, o comutador

apresenta duas placas de cobre encurvadas e fixadas (isoladamente) no eixo do rotor; os terminais do enrolamento da bobina so soldados nessas placas. A corrente eltrica chega por uma das escovas (+), entra pela placa do comutador, passa pela bobina do rotor, sai pela outra placa do comutador e retorna fonte pela outra escova (-). Nessa etapa o rotor realiza sua primeira meia-volta. Nessa meia-volta, as placas do comutador trocam seus contatos com as escovas e a corrente inverte seu sentido de percurso na bobina do rotor. E o motor CC continua girando, sempre com o mesmo sentido de otao.

A figura 4 mostra um desenho esquemtico bastante simplificado de um motor CC com apenas uma bobina, o comutador e as escovas.

 Em sua forma mais simples, o comutador apresenta

duas placas de cobre encurvadas e fixadas (isoladamente) no eixo do rotor; os terminais do enrolamento da bobina so soldados nessas placas. A corrente eltrica chega por uma das escovas (+), entra pela placa do comutador, passa pela bobina do rotor, sai pela outra placa do comutador e retorna fonte pela outra escova (-). Nessa etapa o rotor realiza sua primeira meia-volta. Nessa meiavolta, as placas do comutador trocam seus contatos com as escovas e a corrente inverte seu sentido de percurso na bobina do rotor. E o motor CC continua girando, sempre com o mesmo sentido de rotao.

2.3. CONTROLE DE VELOCIDADE NOS MOTORES CC

Modelo do circuito eltrico do motor CC

 A Lei de Kirchhoff aplicada ao circuito de

armadura resulta em:


(1)

Onde: Ua = Tenso de armadura Ra = Resistncia da armadura Ia = Corrente de armadura E = Fora Eletromotriz induzida ou Fora Contra-Eletromotriz da armadura

Pela Lei da Induo de Faraday, a fora eletromotriz induzida proporcional ao fluxo e rotao, ou seja:
(2) Combinando as eq. (1) e (2), a expresso para a velocidade do motor CC dada por: (3)

Onde: n = velocidade de rotao k1 = constante que depende do tamanho do rotor, do nmero de plos do rotor, e como essas plos so interconectados. f = fluxo no entreferro

Admitindo-se que a queda de tenso na armadura pequena, ou seja, a expresso (1) se reduz a:
(4)

Portanto, a velocidade diretamente proporcional tenso de armadura, e inversamente proporcional ao fluxo no entreferro. O controle da velocidade, at a velocidade nominal1, feito atravs da variao da tenso de armadura do motor, mantendo-se o fluxo constante. Velocidades superiores nominal podem ser conseguidas pela diminuio do fluxo, mantendo-se a tenso de armadura constante. Sabendo que o fluxo proporcional corrente de campo, ou seja: (5) Onde: k2 = constante If = corrente de campo

Tais velocidades so atingidas atravs da diminuio da corrente de campo, mantendo-se a tenso de armadura constante. O conjugado do motor dado por:
(6) Como dito anteriormente, o controle de velocidade, at rotao nominal feito atravs da variao da tenso da armadura, mantendose o fluxo constante. Dessa forma, observando-se a eq. (6) a corrente de armadura se eleva transitoriamente, de forma aprecivel, de modo a produzir o conjugado total requerido pela carga, mais o conjugado necessrio para a acelerao. O conjugado acelerador incrementa a velocidade da mquina e, de acordo com a eq. (2), a fora eletromotriz induzida no motor tambm aumenta. Assim, segundo a eq. (1), a corrente transitria cai at um ponto de equilbrio, que corresponde manuteno do torque exigido pela carga. Esse ponto de equilbrio definido pelo valor da tenso de armadura aplicado e pela queda de tenso na resistncia de armadura, como mostra a eq. (1).

 Se o conjugado requerido pela carga for constante, o motor

tender a supri-lo, sempre absorvendo uma corrente de armadura tambm praticamente constante. Somente durante as aceleraes provocadas pelo aumento da tenso, que transitoriamente a corrente se eleva para provocar a acelerao da mquina, retornando aps isso, ao seu valor original. Portanto, em regime, o motor CC opera a corrente de armadura essencialmente constante tambm. O nvel dessa corrente determinado pela carga no eixo. Assim, no modo de variao pela tenso de armadura, at a rotao nominal, o motor tem a disponibilidade de acionar a carga exercendo um torque constante em qualquer rotao de regime estabelecida, como mostra a figura 6, que representa as curvas caractersticas dos motores CC. Esse torque pode ser qualquer, at o limite do valor nominal, que corresponde a uma corrente de armadura nominal, definida por aspectos trmicos de dimensionamento do motor.

 Curvas caractersticas de um motor CC

 O controle da velocidade aps a rotao

nominal feito variando-se o fluxo e mantendo a tenso de armadura constante e, por isso, chama-se zona de enfraquecimento de campo. Pela eq. (4), para se aumentar a velocidade, deve-se reduzir o fluxo, existindo entre ambos, uma relao hiperblica. Ainda, combinando as equaes (4) e (6), tem-se:
(7)

 Portanto, acima da rotao nominal, como tenso

e corrente de armadura so constantes, oconjugado inversamente proporcional rotao, como tambm pode ser visto na figura 6.

2.4. VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS ACIONAMENTOS EM CORRENTE CONTNUA


 Dependendo da aplicao, os acionamentos em

corrente contnua so geralmente os que apresentam os maiores benefcios, tambm em termos de confiabilidade, operao amigvel e dinmica de controle. Por outro lado, esse tipo de acionamento apresenta algumas desvantagens.

2.4.1 Vantagens
 Operao em 4 quadrantes com custos        

relativamente mais baixos Ciclo contnuo mesmo em baixas rotaes Alto torque na partida e em baixas rotaes Ampla variao de velocidade Facilidade em controlar a velocidade Os conversores CA/CC requerem menos espao Confiabilidade Flexibilidade (vrios tipos de excitao) Relativa simplicidade dos modernos conversores CA/CC

2.4.2 Desvantagens
 Os motores de corrente contnua so maiores e mais

 

caros que os motores de induo, para uma mesma potncia Maior necessidade de manuteno (devido aos comutadores) Arcos e fascas devido comutao de corrente por elemento mecnico (no pode ser aplicado em ambientes perigosos) Tenso entre lminas no pode exceder 20V, ou seja, no podem ser alimentados com tenso superior a 900V, enquanto que motores de corrente alternada podem ter milhares de volts aplicados aos seus terminais. Necessidade de medidas especiais de partida, mesmo em mquinas pequenas.

3. FATORES QUE INFLUENCIAM A SELEO DO MOTOR CC 3.1. Grau de proteo


 As normas internacionais, tais como a DIN 40050,

IEC 34-5 e VDE 0530/5, classificam os diferentes graus de proteo mecnica para os equipamentos eltricos. No Brasil, a norma vigente a ABNT NBR 6146 (baseada na IEC 345), que alm de classificar os graus de proteo, fornece os mtodos de ensaio correspondentes.  O grau de proteo mecnica identificado pelas letras IP seguidas de 2 algarismos caractersticos (tabela 2), podendo ainda, ou no, ser complementado por letras adicionais:

ALGARISMOS CARACTERSTICOS

 SUPLEMENTARES  Intermedirias  W: utilizada para condies atmosfricas especficas, segundo  

   

um acordo entre fabricante e usurio. Comumente utilizada para designar mquinas a prova de tempo, IPW 23, IPW 24 ou IPW 55. R: Utilizada especificamente para designar mquinas com ventilao atravs de dutos (IPR 23 ou IPR 44). Esta letra no est padronizada pela ABNT NBR 6146. Finais S: indica que a mquina deve resistir ao ensaio de penetrao de gua em condies estticas. M: Idem, em funcionamento.

3.2. Tipos de refrigerao


 O tipo de refrigerao do motor, em conjunto

com o grau de proteo, determinado pelas exigncias do ambiente de instalao. A seleo adequada do motor garante uma operao confivel e segura.  A figura 7 ilustra os tipos de motores de corrente contnua, de acordo com o tipo de refrigerao e grau de proteo, que a Siemens disponibiliza ao mercado.

Tipos de motores de corrente contnua Siemens

3.3. Classe de Temperatura


 

  

     

As perdas eltricas e mecnicas em motores eltricos ocorrem com a subseqente transformao de tais perdas em energia trmica ocasionando o aquecimento das diversas partes da mquina. Para assegurar adequada operao da mquina, o aquecimento de cada uma de suas partes necessita ser mantido dentro de valores compatveis. A maior limitao garantir adequado desempenho do sistema isolante dos enrolamentos, pois todos os materiais isolantes conhecidos comeam a deteriorar a uma temperatura relativamente baixa. Dessa forma, a mxima potncia disponvel em dado motor limitada pela mxima temperatura permissvel para os materiais isolantes empregados. Os materiais isolantes que so presentemente utilizados em mquinas eltricas podem ser classificados termicamente, segundo a IEC Publ. 85, nas seguintes classes: Classe A abrange materiais fibrosos, base de celulose ou seda (tipicamente), impregnados com lquidos isolantes e outros materiais similares. A temperatura caracterstica de 105 C. Classe E abrange algumas fibras orgnicas e sintticas e outros materiais; sua temperatura caracterstica de 120 C. Classe B abrange materiais base de polister e poli-imdicos aglutinados com

              

materiais orgnicos ou impregnados com estes. A temperatura caracterstica dessa classe de 130 C. Classe F abrange materiais base de mica, amianto e fibra de vidro, aglutinados com materiais sintticos, usualmente silicones, polisteres e epxis. Temperatura caracterstica de 155 C. Classe H abrange materiais base de mica, asbestos ou fibra de vidro, aglutinados tipicamente com silicones de alta estabilidade trmica, apresentando temperatura caracterstica de 180 C. Os materiais de classes B e F so usuais hoje, nos mercados nacional e internacional de motores eltricos; por razes econmicas, a utilizao de materiais classe H restrita principalmente a mquinas de corrente contnua, onde a reduo na massa dos motores obtida com a utilizao de materiais dessa classe apresenta vantagens de custo. Sempre que se aborda a questo temperatura do motor, necessrio distinguir trs parmetros: A temperatura ambiente, associada temperatura do meio refrigerante; A temperatura do enrolamento, ou seja, a temperatura mdia nas diferentes regies do mesmo; A temperatura do ponto mais quente.

3.4. Temperatura ambiente e altitude da instalao


 Dois fatores extremamente importantes na

caracterizao do ambiente so a temperatura e a altitude de instalao do motor. A primeira define a temperatura do meio refrigerante no caso de motores que trocam calor com o ar ambiente; a segunda, como est relacionada com a densidade do ar, impe condies eficincia da dissipao.

3.4. A temperatura
 Os sistemas isolantes, como j vistos, so

idealizados para uma temperatura ambiente mxima de 40 C. Para temperaturas acima de 40 C, devem-se utilizar motores isolados com materiais de classe de temperatura superior a sobrelevao. Observe a tabela 3 para calcular o decrscimo nos valores limites da sobrelevao nesses casos.

Potrebbero piacerti anche