Sei sulla pagina 1di 6

INTELIGNCIAS MLTIPLAS

Howard Gardner, psiclogo da Universidade de Harvard, questionou a tradicional viso da inteligncia, uma viso que enfatiza as habilidades lingstica e lgico matemtica. Segundo Gardner, todos os indivduos normais so capazes de uma atuao em pelo menos sete diferentes e, at certo ponto, independentes reas intelectuais. Define inteligncia como a habilidade para resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais. Gardner identificou as inteligncias lingstica, lgico-matemtica, espacial, musical, cinestsica, interpessoal e intrapessoal. Segundo ele, os seres humanos dispem de graus variados de cada uma das inteligncias e maneiras diferentes com que elas se combinam e organizam e se utilizam dessas capacidades intelectuais para resolver problemas e criar produtos. Embora algumas ocupaes exemplifiquem uma inteligncia, na maioria dos casos as ocupaes ilustram bem a necessidade de uma combinao de inteligncias. Por exemplo, um cirurgio necessita da acuidade da inteligncia espacial combinada com a destreza da cinestsica.

INTELIGNCIAS EMOCIONAIS
Daniel Goleman procura provar que no s a razo (QI) influencia nossos atos, mas a emoo tambm responsvel pela nossas respostas e tem imenso poder sobre as pessoas. Ele afirma que o quociente de inteligncia e a inteligncia emocional no so capacidades opostas, mas distintas. Todas as pessoas misturam acuidade intelectual e emocional. Goleman se baseou na Teoria das Mltiplas Inteligncias para realizar os seus estudos sobre a Inteligncia Emocional. O controle das emoes to importante quanto o conhecimento que adquirimos. Segundo Goleman, "quando o crebro tem uma pergunta de emergncia, ele precisa dar uma resposta imediata, emocional. Algumas habilidades emocionais so consideradas importantes para que uma pessoa alcance seus objetivos seja feliz e alcance sucesso na vida. Dentre elas so citadas o controle do temperamento, adaptabilidade, persistncia, amizade, respeito, amabilidade e empatia.

. Alto grau de conscientizao . Capacidade de auto conhecimento . Habilidade de auto controle e auto gesto

. Alto grau de sensibilidade e discernimento . Capacidade de empatia e sinergia . Habilidade em interagir em grupo

INTELIGNCIAS EMOCIONAIS

INTELIGNCIAS EMOCIONAIS
Goleman apresenta os seguintes nveis de Inteligncia Emocional:
Conhecer as prprias emoes - Autoconscincia: conhecimento que o ser humano tem de si prprio, de seus sentimentos ou intuio. Esta competncia fundamental para que o homem tenha confiana em si (autoconfiana) e conhea seus pontos fortes e fracos. Lidar com os sentimentos - Capacidade de gerenciar os sentimentos: importante saber lidar com os sentimentos. A pessoa que sabe controlar seus prprios sentimentos se d bem em qualquer lugar que esteja ou em qualquer ato que realize. Motivar-se - Ter vontade de realizar, otimismo: Pr as emoes a servio de uma meta. A pessoa otimista consegue realizar tudo que planeja, pois tem conscincia que todos os problemas so contornveis e resolveis. Reconhecer emoes nos outros - Empatia: saber se colocar no lugar do outro. Perceber o outro. Captar o sentimento do outro. A calma fundamental para que isso acontea. Os problemas devem ser resolvidos atravs de conversas claras. As exploses devem ser evitadas para que no prejudique o relacionamento com os outros. Lidar com relacionamentos - Aptido social: a capacidade que a pessoa deve ter para lidar com emoes do grupo. A arte dos relacionamentos deve-se, em grande parte em saber lidar com as emoes do outro. Saber trabalhar em equipe fundamental no mundo atual.

Potrebbero piacerti anche