Sei sulla pagina 1di 60

Curso de Consolidao

SUMRIO

1. Voc Nasceu de Novo. 2. Abandone as prticas do passado. 3. Trate com o pecado. 4. Consagre-se a Deus. 5. Aprenda a perdoar. 6. Aprenda a orar. 7. Um tempo a ss com Deus. 8. Tomando a palavra como alimento. 9. Como estudar a palavra. 10. Aprenda a crer. 11. Aprenda a ofertar. 12. A comunho da famlia de Deus.
2

AES
1. Inscrio. 2. Definir local e horrio. 3. Nmero mnimo de faltas com direito a duas reposies.

1. VOC NASCEU DE NOVO


a) O que o novo nascimento. b) Como ocorreu o novo nascimento. c) Quais os sinais de uma nova vida com Deus.

1. VOC NASCEU DE NOVO


a) O que significa o novo nascimento? - Significa ganhar a vida de Deus em acrscimo sua vida natural. - Significa ganhar a vida espiritual que s Deus pode nos dar. Deus quer nos salvar e nos dar a sua prpria vida. I Timteo 2:4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. O novo nascimento o ponto de partida da vida crist.
5

1. VOC NASCEU DE NOVO


O que podemos afirmar quando temos essa nova vida? - Joo 1:12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crem no seu nome; - Glatas 3:26 Pois todos vs sois filhos de Deus mediante a f em Cristo Jesus; - Romanos 8:16 O prprio Esprito testifica com o nosso esprito que somos filhos de Deus. OBS.: Todo filho traz dentro de si a natureza de seus Pai.
6

1. VOC NASCEU DE NOVO


b) Como ocorreu o novo nascimento? 1. Como voc era antes de nascer de novo? * 4 elementos da experincia do novo nascimento: 1) Natureza: Jeremias 17:9 Enganoso o corao, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecer? 2) Corao: Ezequiel 36: 26 Dar-vos-ei corao novo e porei dentro de vs esprito novo; tirarei de vs o corao de pedra e vos darei corao de carne.
7

1. VOC NASCEU DE NOVO


3) Esprito: Efsios 2:1 Ele vos deu vida, estando vs mortos nos vossos delitos e pecados, 4) Vida de Deus: Efsios 4:18 obscurecidos de entendimento, alheios vida de Deus por causa da ignorncia em que vivem, pela dureza do seu corao, ESSA ERA A NOSSA CONDIO ANTES DE NASCER DE NOVO
8

1. VOC NASCEU DE NOVO

2. Como ocorreu o novo nascimento? - Percebemos quem somos atravs da luz de Deus em ns. - Quebrantamos nosso corao diante de Deus. - Ficamos arrependidos diante de Deus. - Recebemos a vida de Deus dentro de ns. I Joo 5:11 E o testemunho este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida est no seu Filho.
9

1. VOC NASCEU DE NOVO


c) Quem voc se torno aps nascer de novo? * Os sinais da nova vida: 1) livre do pecado: Mateus 1:21 Ela dar luz um filho e lhe pors o nome de Jesus, porque ele salvar o seu povo dos pecados deles. Somos livres para dizer no a pratica do pecado. 2) Tem comunho ntima com Deus: Lucas 1:74 de conceder-nos que, livres das mos de inimigos, o adorssemos sem temor, 75 em santidade e justia perante ele, todos os nossos dias.
10

1. VOC NASCEU DE NOVO

3) Satisfaz-se com o Senhor: Joo 4:14 aquele, porm, que beber da gua que eu lhe der nunca mais ter sede; pelo contrrio, a gua que eu lhe der ser nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. 4) cheia de influncia divina: Joo 7:37 No ltimo dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se algum tem sede, venha a mim e beba; 38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluiro rios de gua viva.
11

1. VOC NASCEU DE NOVO


5) Vence as circunstncias do diabo: Romanos 37:35 Quem nos separar do amor de Cristo? Ser tribulao, ou angstia, ou perseguio, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Como est escrito: Por amor de ti, somos entregues morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37 Em todas estas coisas, porm, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poder separar-nos do amor de Deus, que est em Cristo Jesus, nosso Senhor.
12

1. VOC NASCEU DE NOVO


6) Pratica o bem: Efsio 2:10 10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemo preparou para que andssemos nelas.

Concluso: O novo nascimento produz atitudes prticas.

13

2. ABANDONE AS PR[ATICAS DO PASSADO


a) A importncia de se abandonar as prticas do passado. b) Que reas devem ser abandonadas. c) Como lidar com coisas impuras ligadas a dolos e imprprias aos cristos.

14

2. ABANDONE AS PRTICAS DO PASSADO


Para avanarmos na vida crist, a partir do novo nascimento, precisamos abandoar a velha vida. I Corntios 6: 9 Ou no sabeis que os injustos no herdaro o reino de Deus? No vos enganeis: nem impuros, nem idlatras, nem adlteros, nem efeminados, nem sodomitas, 10 nem ladres, nem avarentos, nem bbados, nem maldizentes, nem roubadores herdaro o reino de Deus. 11 Tais fostes alguns de vs; mas vs vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Esprito do nosso Deus.12 Todas as coisas me so lcitas, mas nem todas convm. Todas as coisas me so lcitas, mas eu no me deixarei dominar por nenhuma delas.
15

2. ABANDONE AS PRTICAS DO PASSADO


1. Zaqueu: Lucas 19:8 Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado algum, restituo quatro vezes mais. 9 Ento, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvao nesta casa, pois que tambm este filho de Abrao. 2. Efsios: Atos 19:19 Tambm muitos dos que haviam praticado artes mgicas, reunindo os seus livros, os queimaram diante de todos. Calculados os seus preos, achou-se que montavam a cinqenta mil denrios. Na nova vida no h lugar para as velhas prticas.
16

2. ABANDONE AS PRTICAS DO PASSADO


1. O que necessita ser deixado? 1.1 Toda ligao com dolos deve abandonada: I Tessalonicense 1: 9 pois eles mesmos, no tocante a ns, proclamam que repercusso teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os dolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro. OBS.: A converso est relacionada a deixar os dolos, at porque agora somos templos do Esprito Santo. I Joo 5:21 Filhinhos, guardai-vos (manter distncia) dos dolos.

17

2. ABANDONE AS PRTICAS DO PASSADO


Como a bblia trata a idolatria? Deuteronmio 5:8 No fars para ti imagem de escultura, nem semelhana alguma do que h em cima no cu, nem embaixo na terra, nem nas guas debaixo da terra; Deus probe fazer e buscar dolos, pois estes se tornam representaes de entidades diablicas. Demnios recebem adorao do homem atravs de cada imagem. No devemos vender os instrumentos de idolatria, mas sim quebr-los. (I Cr 13:14)
18

2. ABANDONE AS PRTICAS DO PASSADO


Como a bblia trata a idolatria? Deuteronmio 5:8 No fars para ti imagem de escultura, nem semelhana alguma do que h em cima no cu, nem embaixo na terra, nem nas guas debaixo da terra; Deus probe fazer e buscar dolos, pois estes se tornam representaes de entidades diablicas. Demnios recebem adorao do homem atravs de cada imagem. No devemos vender os instrumentos de idolatria, mas sim quebr-los. (I Cr 13:14)
19

2. ABANDONE AS PRTICAS DO PASSADO

Por que no temos imagens na igreja? Joo 4:23 Mas vem a hora e j chegou, em que os verdadeiros adoradores adoraro o Pai em esprito e em verdade; porque so estes que o Pai procura para seus adoradores. - Porque Ele esprito e no uma imagem. - Porque queremos nos assemelhar ao criador e no a algo criado por homens.
20

2. ABANDONE AS PRTICAS DO PASSADO


1.2 Objetos malignos e impuros precisam ser destrudos: - Todo dolo deve ser destrudo e o seu ensino rejeitado. Todo objeto que tenha uma conexo clara com o pecado deve tambm ser destrudo. O que era feito com a roupa que no havia sido contaminada pelo pecado? Levtico 13:6 O que era feito com a roupa que havia sido contaminada pelo pecado? Levtico 13:51 e 52.

21

2. ABANDONE AS PRTICAS DO PASSADO


1.3 A injustia deve ser abandonada: Lucas 19:8 Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado algum, restituo quatro vezes mais. - Mesmo que no tenhamos condies de restituir, precisamos tratar com o passado. Isso produz um bom testemunho. - Zaqueu foi constrangido pelo amor de Deus (II Co 5:14) - A ao de Zaqueu foi uma conseqncia da salvao. - Arrependimento = confisso + abandono das prticas.
22

2. ABANDONE AS PRTICAS DO PASSADO


1.4 Esquea o passado: - Padro de Deus para a nova vida. Filipenses 3:13 Irmos, quanto a mim, no julgo hav-lo alcanado; mas uma coisa fao: esquecendo-me das coisas que para trs ficam e avanando para as que diante de mim esto, - O padro do mundo lembrar, mas o de Deus esquecer o que passou (Lm 3:21). Isaias 43:25 Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgresses por amor de mim e dos teus pecados no me lembro.

23

3. TRATE COM O PECADO


Por que precisamos tratar com os pecados conhecidos Como tratar com os pecados cometidos Como vencer a prtica do pecado Como vencer a tentao

24

3. TRATE COM O PECADO


SE VOC DESEJA CRESCER ESPIRITUALMENTE,PRECISA APRENDER A LIDAR COM O PECADO. A palavra de Deus falar sobre como lidar com o pecado em Mateus 5:23-26 Se,pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmo tem alguma coisa contra ti, deixe perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmo; e, ento,voltando,faze a tua oferta. Entra em acordo sem demora com o teu adversrio, enquanto ests com ele a caminho,para que o adversrio no te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justia, e sejas recolhido priso.

25

3. TRATE COM O PECADO


1 Jo 1.9, Se confessamos os nossos pecados ,ele fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustia. Provrbios 28:13: O encobre as suas transgresses jamais prosperar; mas o que as confessa e deixa, alcanar misericrdia. Nesses textos tratamos com o pecado de trs formas:A)reconciliando-nos com a pessoa contra quem pecamos; B)confessando-o diante de Deus; C)abadonandoo.

26

3. TRATE COM O PECADO


3.1 O alvo ao lidar com o pecado. PECADO no singular = Natureza pecaminosa dentro de voc. PECADOS no plural = Atos pecaminosos que cometemos. Em relao aos pecados, ns temos responsabilidade diante de Deus e das pessoas. 3.2 A base para lidar com o pecado. Devemos tratar dos pecados de que temos conscincia quando estamos em comunho com Deus. Quanto mais comunho com Deus, mais sensvel ser para o pecado.

27

3. TRATE COM O PECADO


3.3 Como lidar com o pecado. a)Lidando com o registro do pecado. A remisso do pecado por Deus est baseada na obra redentora de nosso Senhor na Cruz, contudo para esse fato tornar-se realidade em nossa vida, necessrio sua apropriao ou aplicao. Essa apropriao acontece em dois momentos, pelos pecados que cometemos antes da converso e os pecados cometidos aps a converso.

28

3. TRATE COM O PECADO

Por meio de seu nome, todo aquele que nele cr recebe remisso de pecados Atos 10.43 Se confessarmos os nossos pecados, ele fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustia 1Jo1.9

b) Lidando com o ato pecaminoso. Se voc ofendeu a Deus, fale com Ele e pea o Seu perdo. Se alm de pecar contra Deus, voc pecou contra algum homem, deve consertar-se com esse homem, pedindo-lhe perdo.

29

3. TRATE COM O PECADO


Quatro regras a seguir para lidar com o pecado. Voc deve ir at a pessoa ofendida e resolver a questo. Voc deve lidar com o pecado de acordo com a circunstncia em que pecou. Quando lidar com o pecado, trate apenas da parte pela qual responsvel. Nunca envolva outras pessoas. Se o pecado que voc comete envolver coisas materiais ou prejuzo de outras pessoas, voc deve reembols-las. O propsito de lidar com o pecado que voc tenha a conscincia limpa e livre de culpa.

30

3. TRATE COM O PECADO


3.4 Como vencer o pecado. O pecado no acontece por acaso, fruto de um processo. Esse processo envolve cinco estgios: primeiro o inimigo chama a sua ateno, depois desperta em voc um instinto natural, esse instinto se transforma num desejo que, finalmente, se concretizar, numa inteno ou ao pecaminosa. a) Ateno No primeiro estgio o diabo vai procurar chamar a sua ateno.

31

3. TRATE COM O PECADO


Jesus disse: Se o teu olho direito te faz tropear, arranca-o e lana-o de ti; pois te convm que se perca um dos teus membros, e no seja todo o teu corpo lanado no inferno Mt 5.29

b) Instinto Aps atrair a ateno, o inimigo vai despertar os seus instintos naturais. Instintos so tendncias naturais que Deus mesmo criou em ns. Ex: instinto de defesa, sexual...

32

3. TRATE COM O PECADO


c) Desejo O instinto uma vez despertado torna-se um desejo. O desejo a tentao no seu grau mximo. 1 Co 10.13

d) Inteno ou Ao Neste estgio, o pecado cometido. quando o desejo vira inteno. Mt 5.28

33

3. TRATE COM O PECADO


d)Fuga e Isolamento Nossa primeira reao depois de pecar nos esconder, ou seja, deixamos de ir aos cultos e, quando vamos nos sentamos num lugar afastado e isolado.

Essa a ttica do diabo para nos manter no pecado.

3.5 Dicas prticas No existe formula para vencer o pecado. medida que crescer e conhecer melhor a Deus, voc se permitir ser guiado pelo Esprito Santo.

34

4. CONSAGRE-SE A DEUS

Nesta Lio voc vai aprender: A Base e a Motivao da Consagrao O Significado da Consagrao O Alvo da Consagrao Como se Consagrar de Maneira Prtica

35

4. CONSAGRE-SE A DEUS

4.1 A Base da Consagrao a Compra


Deus um Deus de Legalidade e justia. Ele jamais faz ou reivindica coisa alguma sem justa causa. Portanto, quando Deus requer que voc se consagre a Ele, no pode ser sem fundamento. Ele possui uma base slida para isso: a compra da sua vida. Assim, pode requerer a sua consagrao. Leia: 1 Co 6:20/ 1Pe 1:19
36

4. CONSAGRE-SE A DEUS

4.1 A Base da Consagrao a Compra


Se vamos a uma livraria e queremos um livro, no podemos simplesmente peg-lo, no temos base para isso porque ele no nos pertence. Mas se pagamos o preo podemos exigir que o livro seja entregue, porque agora nos pertence. A base da consagrao a mesma. Como Deus pode requerer que voc se consagre a Ele? A razo : Ele O COMPROU!
37

4. CONSAGRE-SE A DEUS

4.2 A Motivao da Consagrao


A motivao o AMOR. Para ser salvo voc precisou crer, mas, para crescer em Deus, precisa ser conquistado por Ele, precisa am-lo. Deus no quer que voc se consagre a Ele por obrigao, mas por amor, vejamos no casamento, o marido no se sente feliz quando sua esposa se entrega a ele apenas por obrigao, mas fica inebriado quando ela o faz por amor. Jesus o nosso noivo e, como tal possui direito sobre ns.
38

4. CONSAGRE-SE A DEUS

4.3 O Significado da Consagrao


Paulo nos ensina que a consagrao significa o oferecer se como sacrifcio a Deus.(Leia: Rm 12:1)

Sacrifcio era tudo o que se colocava sobre o altar para uso exclusivo de Deus. Todo sacrifcio eram ofertas apresentadas a Deus. Quando se consagra, voc se entrega como um presente para Deus. Por fim, o sacrifcio nos fala de entrega. Deus nunca toma nada fora, pois tudo deve ser-lhe oferecido voluntariamente.

39

4. CONSAGRE-SE A DEUS

4.3 O Alvo da Consagrao


O Alvo da Consagrao colocar-se a disposio para servi-lo. Somente os que deixam ser moldados por Ele podem servi-lo. Pela consagrao, voc permite que Deus trabalhe em voc para que, por fim, possa trabalhar para Ele. Uma vez que o presente foi entregue a Deus, Ele ir us-lo como bem quiser. Ningum pode ser til para Deus sem primeiro se consagrar a Ele.
40

4. CONSAGRE-SE A DEUS

4.3 Como se Consagrar de Maneira Prtica


Faa uma consagrao especfica de cada parte do seu corpo para uso exclusivo de Deus. Declare que seus membros so dEle. Faa uma lista de seus projetos, sonhos, ambies e posses e entregue tudo para Deus, mencionando um por um. Deixe que o Esprito Santo confirme sua entrega com paz no seu corao. Procure o seu lder de clula e coloque-se disposio para servir a Igreja naquilo que for necessrio

41

4. CONSAGRE-SE A DEUS

4.3 Como se Consagrar de Maneira Prtica

Se voc tem filhos pequenos, traga-os para a Igreja no dia da ceia para serem consagrados e apresentados ao Senhor. Lembre-se de consagrar sua famlia.

42

7 UM TEMPO A SS COM DEUS


1. A importncia de separar tempo dirio para estar com Deus. 2. Como iniciar e manter um tempo a ss com Deus. 3. Como superar os obstculos para essa disciplina diria. 4. O que fazer no seu tempo a ss com Deus.

43

UM TEMPO A SS COM DEUS


A intimidade somente se desenvolve atravs do relacionamento. O nosso relacionamento com Deus , assim como com qualquer outra pessoa, necessita de quatro coisas para se desenvolver: tempo,comunicao,circunstncia e atitude.
44

UM TEMPO A SS COM DEUS


1. tempo Se voc deseja conhecer a Deus, precisa investir tempo com ele. O tempo gasto com Deus ir regar suas razes, fortalecer seu tronco e nutrir suas folhas. 2. comunicao Sem comunicao no podemos conhecer uns aos outros, muito menos ter intimidade.
45

UM TEMPO A SS COM DEUS

3. Circunstncias

Conhecemos uns aos outros observado como agimos em certas circunstncias. Atravs delas surgiro situaes para voc se relacionar com Deus e para que Ele trate com voc 4 . Atitudes Nossa atitude concernente a um relacionamento vai determinar se ele ou no prioridade para ns.

46

UM TEMPO A SS COM DEUS


A importncia de separar um tempo para estar com Deus. O seu tempo a ss com o senhor deve ter prioridade mxima em sua vida. H vrios motivos para que isso acontea: 1 que voc foi criado para ter comunho com o Senhor. ( Gn 1.27,28) 2 Motivo que Deus deseja ter essa comunho. (1 Co 1.9)
47

UM TEMPO A SS COM DEUS


3 Razo porque o tempo a ss com Deus o segredo do poder espiritual em sua vida.(Mc 1.35) 4 Motivo que voc precisa comer o po espiritual todos os dias para continuar vivo e saudvel espiritualmente.muitos no possuem vida porque no separam tempo para estarem a ss com Deus. (Mt 4.4)

48

UM TEMPO A SS COM DEUS


Como iniciar um tempo a ss com Deus? b)Escolha uma hora apropriada.
Voc pode separar um tempo para estar com Deus a qualquer hora do dia, mas a orientao bblica e a experincia mostram que a parte da manh o melhor momento. (Sl 143.8) O incio da manh quando voc est mais tranqilo, tem a mente menos sobrecarregada e o seu corpo est descansado.

49

UM TEMPO A SS COM DEUS


Como iniciar um tempo a ss com Deus?
B) O tempo apropriado Esse um caso em que a qualidade mais importante que a quantidade. Todavia tenha o propsito de aumentar gradualmente o seu tempo com Deus. = Comece com 15 minutos e v aumentando progressivamente. = No fique olhando o relgio = lembre-se: estar com o Senhor no mera obrigao,mas um privilgio.

50

UM TEMPO A SS COM DEUS


Como iniciar um tempo a ss com Deus?
C) Escolha um lugar adequado Encontre um lugar onde voc possa ter privacidade e as pessoas no o interrompam. + Jesus tinha o costume de orar no Monte das Oliveiras (Lucas 22:39)

51

UM TEMPO A SS COM DEUS

3. Como superar os obstculos

Dois inimigos se levantaro para impedir o seu tempo com Deus: o seu corpo e o diabo. O primeiro inimigo o seu prprio corpo. Para venclo,tome as seguintes atitudes: 1. V para cama mais cedo. 2. no tenha o seu tempo com Deus deitado na cama 3. fique alerta contra as distraes 4. vena a rotina compartilhando com outros o que voc tem recebido de Deus no seu tempo a ss com Ele.
52

UM TEMPO A SS COM DEUS

3. Como superar os obstculos

O segundo inimigo a ser vencido o diabo. Ele vai tentar usar todo o tipo de coisas para distrair sua mente durante o seu tempo a ss com Deus. Por isso, esteja alerta contra ele. - Rejeite pensamento negativos de que seu tempo com Deus no est sendo proveitoso. - No permita a permanncia de pecado consciente no confessando em sua vidas. - No passe esse tempo de forma apressada. A pressa sinal de que o inimigo conseguiu laar as preocupaes do dia- a- dia. 53 -

UM TEMPO A SS COM DEUS


4 O que fazer no seu tempo a ss com Deus
Lembre- se de que o objetivo desse tempo no estudar sobre Jesus, mas desfrut-lo. todo homem de Deus concorda que um tempo a ss com Deus deveria ter os seguintes momentos:confisso,gratido,adorao,intercerso, petio e leitura da palavra.

54

UM TEMPO A SS COM DEUS


O que fazer no seu tempo a ss com Deus
A- Confesse seus pecados(1Jo 1:9); B- Agradea a Deus (1Ts 5:18); C- Louve e adore ao Senhor (Sl 146: 1,2); D Intercesso (1Sm 12:23); E Petio/ Splicas (Jo 16:24); F Leitura da Palavra (2Tm 3: 16,17);

55

UM TEMPO A SS COM DEUS


Educao ou doutrina ela nos diz em que acreditar; Repreenso ela nos mostra em que estamos errados; Correo ajuda-nos a voltar ao padro correto; Ensino ela nos d direo e orientao para nossa vida, a fim de que no tropecemos.

No seu tempo a ss com Deus, a prioridade e ouvi-Lo e sentir Sua palavra queimando em seu corao. Permita que a palavra fale pessoalmente com voc.

56

COMO ESTUDAR A PALVRA


A IMPORTNCIA DE OUVIR A PALAVRA DE DEUS. COMO ESTUDAR E MEMORIZAR A PALAVRA . COMO MEDITAR NA PALAVRA PARA RECEBER AS SUAS RIQUEZAS.

57

COMO ESTUDAR A PALVRA


OS NO- CRISTOS SEMPRE ASSOCIAM OS CRENTES BBLIA, O QUE, NA VERDADE, MUITO BOM. OUTROS, PREM, DIZEM QUE ELA APENAS DESODORANTE DE CRENTE. SE VOC DESEJA CRESCER EM DEUS ,PRECISA PRATICAR A PALAVRA DE DEUS ,PORQUE...

58

COMO ESTUDAR A PALVRA


16 Toda a Escritura divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargir, para corrigir, para instruir em justia; 17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instrudo para toda a boa obra. (2Tm 3.16,17)

59

COMO ESTUDAR A PALVRA


Mas para que possa pratic-la,voc precisa conhee-la, o que acontece de cinco formas: Ouvindo Lendo Estudando Memorizando Meditando
60

Potrebbero piacerti anche