Sei sulla pagina 1di 25

GRUPO OPERATIVO

Pichon Rivire

ARETURA MARA

RAQUEL RODRIGO

ESTELA MARTA

MAUREN

UM POUCO DA HISTRIA DE PICHON-RIVIRE PICHON-

De origem Sua, mas filho de pais franceses Alfonso Pichon e Josefina de La Rivire, Enrique Pichon-Rivire definia a sua Pichonfamlia como forte, unida e muito lutadora. Eram seis irmos muito unidos e Pichon era o caula.

Seu pai foi expulso da academia por suas idias polticas. Pichon era amante dos esportes praticava natao, futebol, boxe (a exemplo do pai) e tnis. Gostava muito de observar a me quando esta se reunia com umas senhoras do povoado para conversar. Aos dezoito anos vai para Rosrio para estudar medicina onde teve problemas com professores, pois dizia que os alunos ao estudar cadveres eram preparados para os mortos e no para os vivos.

Antes de entrar na academia estudou psiquiatria como autodidata para entender o mistrio da tristeza.

Inicia sua prtica no Asilo de Torres onde utiliza o futebol como terapia grupal dinmica.

Atividades desenvolvidas por ele:


Funda a Associao Psicanaltica Argentina Funda o primeiro servio especializado de Matienzo Fundador do Partido Socialista Candidato a Deputado pelo Partido Socialista Crtico de arte da revista Nervio Secretrio do Comit de Ajuda a Espanha Republicana atendimento para crianas e adolescentes Funda o Clube de Futebol Funda a IADES Instituto Argentino de Estudos Sociais Membro titular da Associao Psicanaltica do Brasil

PichonPichon-Rivire faleceu em 16 de Julho de 1977. Poucos dias antes do seu falecimento toda intelectualidade argentina se reuniu em um teatro para festejar seu aniversrio em um ato que se chamou "Ao Mestre com Carinho .

O NASCIMENTO DOS GRUPOS OPERATIVOS


Teoria elaborada por Pichon Riviree (1907(1907-1977) em meados de 1940 Centralizado na tarefa. Para haver aprendizagem tem que haver mudana. Visam um aprendizado, conectado a uma mudana. Centrados na mobilizao de estruturas esteriotipadas, superao da resistncia mudana.

O ser humano gregrio, s existe ou subsub-existe em funo de seus interinterrelacionamentos grupais. Desde que nasce , interage e convive com diferentes grupos...

Existem dois tipos de grupos:


Famlia o grupo primrio. Trabalho, estudos, instituies e outros so grupos secundrios.

Dentro do grupo familiar todos desempenham um papel. Esses papis se mantm ao longo da vida e quando no so elaborados conscientemente e educados cristalizam-se, se tornam cristalizamestereotipados acontecendo repetio mecnica desse papel (FREIRE, 2000).

PichonPichon-rivire criou a teoria dos grupos operativos a partir dos aportes tericos psicanalticos de Melanie Klein e de dinmica de grupos de Kurt Lewin. Foi um dos mais talentosos psicanalistas do hemisfrio sul. A formulao de grupos operativos foi considerada a maior contribuio latina americana para uma teoria unificada do funcionamento grupal.

Quanto a denominao
Segundo Pichon, os grupos operativos ele disse t-la concebido em uma situao de grupo em tum ambiente de tarefa concreta. Em 1945, quando Pichon dirigia o setor de pacientes adolescentes no hospital psiquitrico de Rosrio, cidade da Argentina, viu-se obrigado viua improvisar pacientes na funo de enfermeiros pela falta de funcionrios.

Assim nascia os grupos operativos, habilitando pacientes para operarem a funo de enfermeiros.

DescobriuDescobriu-se o benefcio teraputico proveniente dessa prpria aprendizagem dos pacientes, entendendo que no h distino clara entre grupo teraputico e grupo de aprendizagem (OSRIO, 2003).

Caractersticas do Grupos Operativos


Os grupos operativos se caracterizam pela relao que seus integrantes mantm com a tarefa, que pode ser de cura ou aquisio de conhecimentos por exemplo. As finalidades e propsitos dos grupos operativos so as atividades centradas na soluo de situaes estereotipadas, dificuldades de aprendizagem e comunicao, devido acumulao de ansiedade que desperta toda mudana. A ansiedade diante da mudana pode ser depressiva (abandono do vnculo anterior) ou paranide (criada pelo novo vnculo e as inseguranas) (OSRIO, 2003).

Como se forma a estrutura de um grupo Segundo Pichon a estrutura de um grupo se compe pela dinmica dos 3D: Depositado Depositrio Depositante

Depositado algo que o grupo ou um indivduo, no pode assumir em seu conjunto e o coloca em algum, que aceita. Depositrio aquele em que projetado, descarregada a debilidade familiar, ele assume o doente, o frgil, e assim os demais se sentem fortes e sadios, pois o problema est nele. Depositantes so todos aqueles que colocam para fora que depositam no depositrio (FREIRE, 2000).

Os componentes do grupo Segundo Pichon so cinco os papis que constituem um grupo: Lder de mudana Lder de resistncia Bode expiatrio Representantes do silncio Porta voz

O lder de mudana aquele que leva a tarefa adiante, enfrenta conflitos e busca solues, arriscaarrisca-se diante do novo. O lder de resistncia puxa o grupo para trs, freia avanos, ele sabota as tarefas, levantando as melhores intenes de desenvolv-las, mas desenvolvpoucas vezes cumpre. O lder de mudana na direo dos ideais do grupo s vezes se descuida do princpio de realidade, de forma que para cada acelerada sua importante uma brecada do lder de resistncia de forma que os dois so necessrios para o equilbrio do grupo.

O bode expiatrio assume as culpas do grupo, o livrando dos contedos que provocam medo, ansiedade, etc. O representante do silncio assume as dificuldades dos demais para estabelecer a comunicao, obrigando o resto do grupo a falar. O porta voz aquele que denuncia a enfermidade grupal, ele quem denuncia as ansiedades do grupo, verbaliza os conflitos que esto latentes no grupo. Para identificar se algum est desenvolvendo o papel de porta voz deve-se observar como o contedo deveexpressado causa ressonncias no grupo.

Os grupos operativos tm ainda como marco conceitual, as idias sobre teoria de campo, a tarefa, o esclarecimento, a aprendizagem, a investigao operativa, a ambigidade, a deciso, a vocao, as tcnicas interdisciplinares e acumulativas, a comunicao e os desenvolvimentos dialticos em espiral (Pichon(PichonRivire, 1998).

PichonPichon-Rivire tambm criou a teoria do vnculo que vai mais alm da viso intrapsquica da psicanlise situando o homem no contexto de suas relaes.

Elaborou o Esquema Conceitual Referencial Operativo (ECRO), um dos eixos de sua teoria, onde o referencial o conjunto de experincias, conhecimentos e afetos prvios que os indivduos pensam e agem em grupos, mas que para se tornar operativo gerar as mudanas pretendidas, precisa da aplicao de uma estratgia (a criao de uma situao de laboratrio social), de uma ttica (a abordagem grupal) e de uma tcnica (focando na tarefa proposta), onde o papel do copensor (nome que Pichon gostava de dar para o coordenador) de criar, manter e fomentar a comunicao entre os membros do grupo (OSRIO, 2003).

a confrontao que implica a experincia corretiva, quando o sujeito pode se integrar, em uma situao de sofrimento tolervel pela discriminao dos medos bsicos, o que determina um manejo mais adequado das tcnicas do ego, na tarefa de preservao do bom e controle do mau (1998, pg., 204).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ZIMERMMAN, David E.;OSORIO, L.C., Como trabalhamos com Grupos. Porto Alegre: Artes Mdicas,1997 OSORIO, L.C., Psicologia Grupal. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2000 Grupal. OSORIO, L.C., Grupos, Teorias e Prticas, acessando a era da grupalidade. grupalidade. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2000 MELLO FILHO, Julio e col.. Grupo e Corpo, psicoterapia de grupo com pacientes somticos. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2000 somticos. OSORIO, L.C. et all. Grupoterapia Hoje. 2 edio. Porto Alegre: Artes Hoje. Mdicas, 2000 YALOM, Irvin D. LESZCZ,Molyn. Psicoterapia de Grupo,Teoria e Prtica. Porto Alegre, Artes Mdicas, 2006. OSRIO< L. C., Grupoterapias abordagens atuais. ARTMED, 2007

ABDUCH, Chafi Grupos Operativos com Adolescentes. Abs Adolec, BIREME, http://www.adolec.br/bvs/adolec/P/cadernos/capitulo/cap28/cap28. htm acesso em 24/06/2011. FREIRE, Madalena. O que um grupo? In: Paixo de Aprender, ano I. n.1, dez 2000 GROSSMANN, E; KOHLRAUSCH, E. Grupo e funcionamento grupal na atividade dos enfermeiros: Um conhecimento necessrio. Revista Gaucha de Enfermagem, v.27, 2006. OSRIO, Luiz Carlos. Psicologia Grupal: Uma nova disciplina para o advento de uma era. Porto Alegre: Artmed, 2003. PICHON-REVIRE, E. O processo grupal. 6ed. Rev. So PICHONPaulo: Martins Fontes, 1998

Apresentao vdeo
Grupo Operativo, Pichon-Riviere http://www.youtube.com/watch?v=itYS22Po lzk

OBRIGADO

Potrebbero piacerti anche