Sei sulla pagina 1di 17

ATENO PRIMRIA SADE

Renovao da Ateno Primria Sade

Documento de posicionamento da OPAS/OMS agosto de 2005 Profa. : Sandra R. Jacopetti

O que este documento? Para que serve?


um documento que foi elaborado para cumprir um mandato estabelecido em 2003 por uma resoluo da OPAS que declara seu posicionamento quanto renovao proposta da APS. A meta deste documento gerar idias e recomendaes para permitir tal renovao, bem como ajudar a fortalecer e revigorar a APS em um conceito que pode nortear o desenvolvimento dos sistemas de sade pelos prximos 25 anos e mais.

Em que se baseia este documento?

Se baseia no legado de Alma Ata e do movimento de Ateno Primria em Sade, refina as lies aprendidas com a APS e as experincias da reforma sanitria, e prope um conjunto de valores, princpios e elementos essenciais para a construo de sistemas de sade com base na APS.

Quais os objetivos de renovar a APS




Revitalizar a capacidade dos pases de elaborar uma estratgia coordenada, eficaz e sustentvel para combater os problemas de sade existentes; Preparar para novos desafios de sade e melhorar a eqidade. Obter ganhos de sade sustentveis para todos.

Quais os motivos para adotar uma abordagem renovada na APS?


 

Surgimento de novos desafios epidemiolgicos que exigem a evoluo da APS para enfrent-los; A necessidade de corrigir os pontos fracos e as inconsistncias presentes em algumas das abordagens amplamente divergentes da APS; O desenvolvimento de novas ferramentas e o conhecimento de melhores prticas que a APS pode capitalizar de forma a serem mais eficazes; Crescente reconhecimento de que a APS uma ferramenta para fortalecer a capacidade da sociedade de reduzir as iniqidades na rea da sade. Alm disso, uma abordagem renovada da APS vista como uma condio essencial para cumprir os compromissos da Declarao do Milnio, abordando os determinantes sociais de sade e alcanando o nvel mais elevado de sade que se pode atingir, para todos.

Princpios da APS
Princpios da APS de receptividade,  Princpios da orientao de qualidade,  Princpios da responsabilizao governamental;  Princpios da justia social;  Princpios da sustentabilidade;  Princpios da participao e intersetorialidade


 

Espera-se que garanta a cobertura e o acesso universal a servios aceitveis populao e que aumentem a eqidade, alm de oferecer cuidados abrangentes, integrados e apropriados com o tempo, dando nfase as aes de preveno e promoo sade e que assegure a ateno no primeiro atendimento. Espera-se que as famlias e as comunidades sejam a base do planejamento e ao. Espera-se que o sistema tenha uma slida fundao legal, institucional e organizacional, bem como recursos humanos, financeiros e tecnolgicos adequados e sustentveis. Espera-se que Adote prticas de gerenciamento otimizado em todos os nveis para alcanar qualidade, eficincia e eficcia, e desenvolve mecanismos ativos para maximizar a participao individual e coletiva em sade. Espera-se que aes intersetoriais sejam desenvolvidas para abordar outros determinantes de sade e eqidade.

O que se espera de um sistema de sade com base na APS?

Abordagens da APS
DEFINIO OU CONCEITO: ABORDAGEM SELETIVA
ou APS seletiva
Enfocam um nmero limitado de servios de alto impacto para enfrentar alguns dos desafios de sade mais prevalecentes nos pases em desenvolvimento. Os servios principais tornaram-se conhecidos como GOBI (monitoramento de crescimento, tcnicas de re-hidratao oral,amamentao e imunizao) e algumas vezes incluram complementao alimentar, alfabetizao de mulheres e planejamento familiar (GOBI-FFF).

nfase: Conjunto especfico de atividades de servios de sade voltados populao pobre

Abordagens da APS
ABORDAGEM APS


DEFINIO OU CONCEITO:
Refere-se ao ponto de entrada no sistema de sade e ao local de cuidados contnuos de sade para a maioria das pessoas, na maior parte do tempo. 26 Trata-se da concepo mais comum dos cuidados primrios de sade em pases da Europa e em outros pases industrializados. Em sua definio mais estreita, a abordagem diretamente relacionada disponibilidade de mdicos atuantes com especializao em clnica geral ou medicina familiar

nfase: Nvel de ateno em um sistema de servios de sade

Abordagens da APS


ABORDAGEM : APS abrangente De Alma Ata

DEFINIO OU CONCEITO:
Refere-se ao ponto de entrada no sistema de sade e ao local de cuidados contnuos de sade para a maioria das pessoas, na maior parte do tempo. Trata-se da concepo mais comum dos cuidados primrios de sade em pases da Europa e em outros pases industrializados. Em sua definio mais estreita, a abordagem diretamente relacionada disponibilidade de mdicos atuantes com especializao em clnica geral ou medicina familiar

nfase: Uma estratgia para organizar os sistemas de ateno em sade e para a sociedade promover a sade.

Abordagens da APS


DEFINIO OU CONCEITO:

Abordagem de Sade e de direitos Humanos

nfase: Uma filosofia que permeia os setores social e de sade

Enfatiza a compreenso da sade como direito humano e a necessidade de abordar os determinantes sociais e polticos mais amplos da sade. Difere em sua nfase sobre as implicaes sociais e polticas da declarao de Alma Ata mais do que sobre os prprios princpios. Defende que o enfoque social e poltico da APS deixou para trs aspectos especficos de doenas e que as polticas de desenvolvimento devem ser mais inclusivas, dinmicas,transparentes e apoiadas por compromissos financeiros e de legislao , se pretendem alcanar melhoras de eqidade em sade.

Valores, Princpios e Elementos Centrais em um Sistema de Sade com Base na APS

AVANOS DA APS NAS AMRICAS


     

  

Reduo da mortalidade infantil cerca de 1/3; Mortalidade em geral diminuiu em termos absolutos aproximadamente 25% ; Expectativa de vida aumentou, em mdia, seis anos; Reduo em 25% das mortes em conseqncia de doenas transmissveis e doenas do sistema circulatrio caram 25 por cento; Reduo de 35% das mortes em conseqncia de condies perinatais.

DESAFIOS A SEREM SUPERADOS PELA APS


     

 

Tuberculose; Tuberculose; HIV; HIV; Doenas no transmissveis em crescimento. crescimento. envelhecimento das populaes; Mudanas nas dietas e nas atividades fsicas; A difuso de informaes, urbanizao e a deteriorao de estruturas e apoios sociais que contriburam (direta ou indiretamente) para uma variedade de problemas de sade como obesidade, hipertenso e doena cardiovascular; Leses e violncia; problemas relativos ao lcool, tabaco e drogas.

Piora geral das iniqidades em sade na APS


 60%

da mortalidade materna ocorrem nos 30% dos pases mais pobres;  Lacuna da expectativa de vida entre os mais ricos e os mais pobres chegou a quase 20 anos em alguns pases.

Mensagem do documento
Durante todo o processo extensivo de consulta que formou a base deste documento, descobriuse que a APS representa, mesmo hoje em dia, uma fonte de inspirao e esperana, no apenas para a maior parte dos profissionais de sade, mas para a comunidade em geral. Devido a novos desafios, conhecimento e contextos, h uma necessidade de renovar e revigorar a APS na regio, o que tambm refora a abordagem da APS, de modo que possa realizar seu potencial para enfrentar os desafios de sade atuais e os dos prximos vinte e cinco anos. A renovao da APS implica reconhecer e facilitar o papel da APS como uma abordagem para promover condies de sade e de desenvolvimento humano mais eqitativos. A renovao da APS precisar dar mais ateno a necessidades estruturais e operacionais como acesso, financiamento, adequao e sustentabilidade de recursos, comprometimento poltico e o desenvolvimento de sistemas que assegurem cuidados de alta qualidade. Experincias de sucesso de APS demonstraram que so necessrias abordagens em todo o sistema, de modo que uma abordagem renovada da APS deve fornecer argumentos mais fortes em favor de uma abordagem calculada e baseada em evidncias para alcanar um cuidado universal, integrado e abrangente. O mecanismo proposto de renovao da APS a transformao de sistemas de sade, de modo que estes adotem a APS como seu princpio.

REFERNCIAS
Organizao Pan-Americana da Sade /Organizao PanMundial de Sade. Renovao da Ateno Primria em Sade. Sade nas Amricas. Agosto/2005 Amricas. Agosto/2005

Potrebbero piacerti anche