Sei sulla pagina 1di 17

Quimioterapia

O que quimioterapia?


o mtodo que utiliza compostos qumicos, chamados quimioterpicos, no tratamento do cncer, a quimioterapia chamada de quimioterapia antineoplsica. Os agentes atineoplsicos so utilizados na tentativa de destruir as neoplasias malignas por interferir com as funes celulares e a reproduo.

O primeiro quimioterpico antineoplsico foi desenvolvido a partir do gs mostarda, usado nas duas Guerras Mundiais como arma qumica. Aps a exposio de soldados a este agente, observou-se que eles desenvolveram hipoplasia medular e linfide, o que levou ao seu uso no tratamento dos linfomas malignos. A partir da publicao, em 1946, dos estudos clnicos feitos com o gs mostarda e das observaes sobre os efeitos do cido flico em crianas com leucemias, verificou-se avano crescente da quimioterapia antineoplsica. Atualmente, quimioterpicos mais ativos e menos txicos encontram-se disponveis para uso na prtica clnica. Os avanos verificados nas ltimas dcadas, na rea da quimioterapia antineoplsica, tm facilitado consideravelmente a aplicao de outros tipos de tratamento de cncer e permitido maior nmero de curas.

Quando utilizar a quimioterapia?




Pode ser usada para tratar a doena sistmica, em vez de leses que sejam localizadas e passveis de cirurgia ou radiao. Pode ser combinada cirurgia e/ou radioterapia para diminuir o tamanho do tumor no pr-operatrio, destruir quaisquer clulas tumorais remanescentes no perodo ps-operatrio ou tratar algumas formas de leucemia.

Como utilizar a quimioterapia?




Cada vez que o tumor exposto a um agente quimioterpico, um percentual das clulas tumorais (20 a 99%, dependendo da dosagem) destrudo. As doses repetidas de quimioterapia so necessrias durante um perodo prolongado para conseguir a regresso do tumor. A erradicao de 100% do tumor quase impossvel, mas a meta erradicar uma quantidade suficiente do tumor, de modo que as clulas tumorais restantes possam ser destrudas pelo sistema imunolgico do corpo.

Quimioterapia X ciclo celular




As clulas em proliferao ativa dentro de um tumor so as mais sensveis aos agentes quimioterpicos. As clulas em no-diviso, capazes de futura proliferao, so as menos sensveis aos medicamentos aintineoplsicos e, por conseguinte, potencialmente perigosas. Os ciclos repetidos da quimioterapia so usados para matar mais clulas tumorais por destruir essas clulas em no diviso, medida que elas entram em diviso celular ativa.

Demonstra uma inibio da replicao do DNA. Quando combinado com a quimioterapia (as esferas verdes)

Classificao dos agentes quimioterpicos




A maioria das drogas utilizadas na quimioterapia antineoplsica interfere no ciclo celular, e a melhor compreenso do ciclo celular normal levou definio clara dos mecanismos de ao da maioria das drogas, com isto classificaram os quimioterpicos conforme a sua atuao sobre o ciclo celular em:


Ciclo-inespecficos - Atuam nas clulas que esto ou no no ciclo proliferativo, possuem um efeito prolongado sobre as clulas. Ciclo-especficos - Os quimioterpicos que atuam somente nas clulas que se encontram em proliferao. Fase-especficos - Aqueles que atuam em determinadas fases do ciclo celular.

Muitos planos de tratamento combinam substncias ciclo-especficas e ciclo-inespecficas para aumentar o nmero de clulas tumorais vulnerveis mortas durante um perodo de tratamento. Os agentes quimioterpicos de cada categoria podem ser utilizados para estimular a morte celular tumoral, durante a terapia, por criarem mltiplas leses celulares. Usar a terapia de combinao de substncias tambm evita o desenvolvimento de mecanismos de resistncia substncias.

Administrao de agentes quimioterpicos




Os agentes quimioterpicos podem ser administrados no ambiente:


  

Vias de administrao dos agentes quimioterpicos:


     

Hospitalar; Ambulatorial; Domiciliar.

Oral; Intravenosa; Intramuscular; Subcutnea; Arterial; Intracavitria.

Em geral, a via de administrao depende do tipo de agente, da dose necessria e do tipo , localizao e extenso do tumor a ser tratado. A dosagem dos agentes antineoplsicos baseia-se principalmente na rea total de superfcie corporal do paciente, na resposta prvia quimioterapia ou radioterapia, nas funes dos principais rgos e nas condies fsicas.

Toxicidade dos agentes quimioterpicos




Os efeitos teraputicos e txicos dos quimioterpicos dependem do tempo de exposio e da concentrao plasmtica da droga. A toxicidade varivel para os diversos tecidos e depende da droga utilizada. Nem todos os quimioterpicos ocasionam efeitos indesejveis tais como alopecia e alteraes gastrintestinais (nuseas, vmitos e diarria). As doses para pessoas idosas e debilitadas devem ser menores, inicialmente, at que se determine o grau de toxicidade e de reversibilidade dos sintomas indesejveis.

Precoces (de 0 a 3 dias)


Nuseas Vmitos Mal estar Artralgias Agitao Exantemas Flebites

Imediatos (de 7 a 21 dias)


Plaquetopenia anemia Mucosites Cistite hemorrgica Imunossupres so Potencializao dos efeitos das radiaes Mielossupress o

Tardios (meses)
Miocardiopatia Hiperpigmenta o e esclerodermia Alopecia Pneumonite Imunossupres so Neurotoxidade Nefrotoxidade

UltraTardios (meses ou anos)


Infertilidade Carcinognese Mutagnese Distrbio do crescimento em crianas Seqelas no sistema nervoso central Fibrose/cirrose heptica

Requisitos para a aplicao da quimioterapia




Condies gerais do paciente:  menos de 10% de perda do peso corporal desde o incio da doena;  ausncia de contra-indicaes clnicas para as drogas selecionadas;  ausncia de infeco ou infeco presente, mas sob controle;  capacidade funcional correspondente aos trs primeiros nveis, segundo os ndices propostos por Zubrod e Karnofsky. Contagem das clulas do sangue e dosagem de hemoglobina. (Os valores exigidos para aplicao da quimioterapia em crianas so menores.):  Leuccitos > 4.000/mm  Neutrfilos > 2.000/mm  Plaquetas > 150.000/mm  Hemoglobina > 10 g/dl Dosagens sricas:  Uria < 50 mg/dl  Creatinina < 1,5 mg/dl  Bilirrubina total < 3,0 mg/dl  cido rico < 5,0 mg/dl  Transferasses (transaminases) < 50 Ul/ml

Potrebbero piacerti anche