Sei sulla pagina 1di 22

O Sexto Selo e o Juzo dos Vivos

1 E, havendo aberto o sexto selo, olhei e eis que houve um grane tremor de terra; e o sol tornou-se negro como tornousaco de cilcio, e a lua tornou-se como sangue. E as tornouestrelas do Cu caram sobre a Terra, como quando a figueira lana de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte. E o Cu retirou-se como um livro que se retirouenrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares. E os reis da Terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo servo e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; e diziam aos montes e aos rochedos: Ca sobre ns, e escondei-nos do rosto dAquele que est escondeiassentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; porque vindo o grande dia da Sua ira; e quem poder subsistir.
(Ap 6:12-17). 6:12-

O Sexto Selo e o Juzo dos Vivos 2 O sexto selo estende-se do captulo 6:12 do Apocalipse e vai at o final do captulo sete, abrangendo o Julgamento dos Vivos. O ponto central do sexto selo um outro grupo de pessoas que est tambm passando pelo juzo. O sexto selo comea falando de alguns eventos que devem acontecer no mundo fsico: Um grande terremoto; Escurecimento do sol e da lua; Queda das estrelas. Esses mesmos sinais so mencionados em
Mt 24:29 e Lc 21:11, 25.

Existem dois perodos de aflio mencionados na profecia, o primeiro, de 1260 anos, refere-se primeira supremacia papal (538 a 1798). Tudo indica que Jesus esteja falando desse perodo de aflio em Mt 24:29 quando diz: Logo depois da aflio daqueles dias, o sol escurecer, e a lua no dar a sua luz, e as estrelas cairo do cu.

O Sexto Selo e o Juzo dos Vivos

3 Esses sinais no mundo fsico ocorreram pela primeira vez, exatamente na seqncia predita: O terremoto de Lisboa em 01/11/1755; o escurecimento do sol e da lua em 19/05/1780; e a queda das estrelas em 13/11/1833. Os sinais no somente chamaram a ateno para a proximidade da volta de Jesus, pregada com voz de trombeta por Guilherrme Miller, Manuel Lacunza, Jos Wolff e outros, mas tambm levaram estudiosos a pregarem o incio do Juzo Celestial; quando Jesus saiu do lugar Santo para o Santssimo. Esse evento mencionado nas Escrituras em
Dn 7:13-14; Ml 3:1-3 e Ap 5:7.

Do mesmo modo como foi anunciado ao mundo o incio do Juzo Celestial (1844), que comeou pelos mortos, Deus tambm anunciar ao mundo a proximidade do Juzo dos Vivos.

O Sexto Selo e o Juzo dos Vivos 4 Os ltimos trs selos revelam claramente a parte final do ministrio de Jesus no Santssimo: O quinto selo: o juzo dos mrtires; O sexto selo: o juzo dos vivos; O stimo selo: o fim do juzo e o fechamento da porta da graa. No contexto do Juzo dos Vivos os sinais no mundo fsico devero ocorrer novamente, bem como um novo Pentecostes: E acontecer Pentecostes depois que derramarei do meu Esprito sobre toda a carne...; mostrarei prodgios no cu e na Terra...; o sol se converter em trevas e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrvel dia do Senhor (Jl 2:28-31). A profecia de Joel e At 2:16-20 recebeu cumprimento parcial no derramamento do Esprito, no dia de Pentecostes, mas atingir seu pleno cumprimento na manifestao da graa divina que acompanhar a obra final do Evangelho (GC, 11). Aqui, Ellen White est se referindo Chuva Serdia, no contexto do sexto selo. Certamente Deus no iniciaria o Juzo dos Vivos, sem anunciar ao Seu povo e ao mundo que chegada a hora do juzo.

O Sexto Selo e o Juzo dos Vivos 5 Quando a terceira mensagem anglica se cumprir, atravs do Decreto Dominical, que o sinal indicando a chegada do Juzo dos vivos, as Trs Mensagens Anglicas sero pregadas de forma poderosa e compacta, como sendo uma s: chegada a hora do Juzo (Ap 14:7). Caiu, caiu Babilnia (Ap 14:7). Se algum adorar a besta e a sua imagem e receber o sinal na sua testa ou na sua mo, tambm o tal beber do vinho da ira e Deus (Ap 14:9-10). Essas trs mensagens sero anunciadas com muito poder na voz do quarto anjo, que o remanescente de Deus: E clamou fortemente com grande voz, dizendo: caiu, caiu a grande Babilnia, e se tornou morada de demnios... E ouvi outra voz do cu, que dizia: sai dela povo Meu, para que no sejas participante dos seus pecados, e para que no incorras nas suas pragas (Ap 18:2, 4). Este o Alto Clamor.

O Sexto Selo e o Juzo dos Vivos

6 O sbado ser a pedra de toque da lealdade; pois o ponto da verdade especialmente controvertido... Ao passo que uma classe, aceitando o sinal de submisso aos poderes terrestres, recebe o sinal da besta (o domingo), a outra, preferindo o sinal de obedincia autoridade divina, recebe o selo de Deus (o sbado).
(GC, 605).

Todos os selados pelo selo do Deus Vivo, so selados com o carter de Jesus e no mais se perdero, e todos os selados pelo selo da besta, selados com o carter de Satans, no mais se salvaro. Mas ningum dever sofrer a ira de Deus antes que a verdade se lhe tenha apresentado ao esprito e conscincia, e haja sido rejeitada... Cada qual receber esclarecimento bastante para fazer inteligentemente a sua deciso (GC, 605).

O Sexto Selo e o Juzo dos Vivos

7 E diziam aos montes e aos rochedos: ca sobre ns, e escondei-nos do rosto dAquele que est assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; porque vindo o grande dia da Sua ira; e quem poder subsistir? (Ap 6:16-17). A pergunta: e quem poder subsistir?, deve ser entendida dentro do contexto do Juzo dos Vivos. Deus usa todo o captulo sete do Apocalipse para responder, e a resposta dada por dois grupos de pessoas que ho de subsistir: As Primcias dos Salvos Vivos, os 144.000 (Ap 7:3-4); E a Grande Seara de Salvos Vivos que inclui todos os conversos da hora undcima, uma multido que ningum podia contar (Ap 7:9). O tema dos 144.000 amplamente estudado no captulo catorze do Apocalipse.

O Sexto Selo e o Juzo dos Vivos

8 E, depois destas coisas, vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da Terra retendo os quatro ventos da Terra, para que nenhum vento soprasse sobre a Terra, nem sobre o mar, nem contra rvore alguma. E vi outro anjo subir da banda do sol nascente, e que tinha o Selo do Deus Vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar, dizendo: no danifiqueis a terra, nem o mar, nem as rvores, at que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus. E ouvi o nmero dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil..., de todas as tribos dos filhos de Israel
(Ap 7:1-8).

O Sexto Selo e o Juzo dos Vivos

9 O principal assunto discutido em Ap 7 o Selamento, isto , o to esperado Julgamento dos Vivos. Que ocasio haveria mais apropriada que esta para o Julgamento dos Vivos? Aqui Deus fala especificamente do tempo quando o Seu povo ser selado pelo Selo do Deus Vivo. A Sua igreja passar pela Sacudidura, e ento a Chuva Serdia do Esprito Santo ser derramada. Ap 6:17 faz uma pergunta importante: Quem poder subsistir?` A resposta a essa pergunta que aqueles que forem selados antes do Segundo Advento podero subsistir ou ficar de p quando Jesus vier. Ap 7:1-8 responde pergunta de Ap 6:17.
(Lio da Escola Sabatina, 2 trim 1989, pg. 97).

O Sexto Selo e o Juzo dos Vivos

10 Ellen White coloca o Selamento do povo de Deus como sendo o Selamento do carter, sendo seguido pela Chuva Serdia: Nenhum de ns jamais receber o Selo de Deus, enquanto o carter tiver uma ndoa ou mcula sequer. Cumpre-nos remediar os defeitos de carter... Ento a Chuva Serdia cair sobre ns... (TS, vol 2, 69). O Selo do Deus Vivo s ser colocado sobre os que so semelhantes a Cristo no carter (EGW, SDABC, vol 2, 70, 71). O Selamento do povo de Deus e o Selamento do povo de Satans so eventos que ocorrem paralelamente. Os selados pelo Selo do Deus Vivo, os guardadores do sbado, no mais se perdero, e os selados pelo sinal da besta, os guardadores do domingo, no mais se salvaro.

O Sexto Selo e o Juzo dos Vivos

11 Os que se esto unindo com o mundo, esto-se amoldando ao modelo mundano, e preparando-se para o sinal da Besta. Os que... purificam a alma pela obedincia verdade, esto recebendo o molde divino, e preparando-se para receber na fronte o Selo de Deus. Quando sair o decreto, e o selo for aplicado, seu carter permanecer puro e sem mcula para toda a eternidade (TS, vol 2, 70, 71). evidente neste texto, que Ellen White considerava o Selamento como sinnimo de Julgamento. O Selamento fixa o carter para a eternidade. Os que recebem o selo, so candidatos para o cu. A Bblia d a entender que o Julgamento dos Vivos ocorrer no auge do conflito final a respeito da Lei de Deus, o conflito do Selo de Deus contra o sinal da besta... Tero de ser tomadas decises de vida ou morte.
(Lio da Escola Sabatina, 3 trim. 89, 105).

O Sexto Selo e o Juzo dos Vivos 12 Todos os que guardam o Stimo Dia, do a entender por esse ato que so adoradores de Jeov. Assim, o sbado o sinal de submisso a Deus... O quarto mandamento o nico de todos os dez em que se encontra tanto o nome como o ttulo do Legislador. o nico que mostra pela autoridade de Quem dada a lei... Contm o Selo de Deus, afixado Sua lei, como prova da autenticidade e vigncia da mesma (PP, 313). O sinal, ou Selo de Deus revelado na observncia do sbado, o stimo dia, o memorial divino da criao... A marca da besta o oposto disso, a observncia do primeiro dia da semana.
(TS, vol. 3, 285).

A questo do sbado ser o ato final no grande conflito em que todo o mundo tomar parte... Nossa misso levar o povo a compreender isto. Devemos mostrar-lhes que de conseqncia vital trazerem eles o sinal do reino de Deus ou a marca do reino da rebelio, porque cada qual se reconhece sdito do reino cujo distintivo aceita (TS, vol. 3, 19).

O Sexto Selo e o Juzo dos Vivos

13 No livro Primeiros Escritos, Ellen White apresenta o processo do Selamento em duas fases. No princpio do sbado 05/01/1849, ela fala dos 144.000 sendo selados e uma multido de guardadores do sbado em agonia... Os cento e quarenta e quatro mil triunfaram, e sua face se iluminou com a glria de Deus. Foi-me ento mostrada uma multido que ululava em agonia. Em suas vestes estava escrito em grandes letras: Pesado foste na balana, e foste achado em falta`. Perguntei quem era aquela multido. O anjo disse: Estes so os que j guardaram o sbado e o abandonaram`. Ouvi-os clamar com grande voz: Acreditamos em Tua vinda e a ensinamos com ardor`. E enquanto falavam, seus olhares caam sobre suas vestes, viam a escrita e ento choravam em alta voz (PE, 36, 37). Esta foi a primeira viso.

O Sexto Selo e o Juzo dos Vivos 14 Na segunda viso, ocorrida no mesmo sbado tarde, Ellen White descreve um outro grupo que foi selado pelo Selo do Deus Vivo na ltima hora, depois dos 144.000: Vi quatro anjos que tinham uma obra a fazer na Terra, e estavam em vias de cumpri-la. Jesus estava vestido com trajes sacerdotais. Ele olhou compassivamente para os remanescentes, levantou ento as mos, e com voz de profunda compaixo, exclamou: Meu sangue, Pai, Meu sangue! Meu sangue!`... Vi a seguir um anjo com uma misso da parte de Jesus, voando celeremente aos quatro anjos que tinham a obra a fazer na Terra, agitando alguma coisa que tinha na mo, e clamando com grande voz: Segurai! Segurai! Segurai! At que os servos de Deus sejam selados na fronte!`... Os olhos misericordiosos de Jesus contemplaram os remanescentes que no estavam selados e, erguendo as mos ao Pai, alegou que havia derramado Seu sangue por eles. Ento outro anjo recebeu ordem para voar velozmente aos outros quatro e mandar-lhes reter os ventos at que os servos de Deus fossem selados na fronte com o Selo do Deus Vivo (PE, 37, 38).

O Sexto Selo e o Juzo dos Vivos

15 Por essas duas vises Deus revelou a Ellen White cenas que esto relacionadas diretamente ao Selamento mencionado em Ap 7. Primeiramente o Selamento dos 144.000 (Ap 7:3, 4)., os primeiros a serem selados e revestidos do poder do Esprito Santo para proclamarem o Alto Clamor Como resultado da proclamao do Alto Clamor de Ap 18:4, uma multido vinda de Babilnia, une-se ao remanescente de Deus, e ento so tambm selados pelo Selo do Deus Vivo. Essa multido que ningum podia contar apresentada em Ap 7:9.

O Sexto Selo e o Juzo dos Vivos

16 Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multido, a qual ningum podia contar, de todas as naes, e tribos, e povos, e lnguas... trajando vestidos brancos e com palmas nas suas mos... Estes que esto vestidos de vestidos brancos, quem so, e donde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, Tu sabes. E Ele disse-me: Estes so os que vieram de grande tribulao, e lavaram os seus vestidos e os branquearam no sangue do Cordeiro... Nunca mais tero fome, nunca mais tero sede; nem calma alguma cair sobre eles... e Deus limpar de seus olhos toda a lgrima (Ap 7:9-17). Alguns podem sugerir que essa grande multido no representa os convertidos pelo Alto Clamor, mas sim, os salvos de todos os tempos. Porm, o contexto de Ap 7 o Juzo Pr-Advento e tem a ver com o Julgamento dos Vivos e o Selamento, que a fase final da obra de Jesus no Santssimo.

O Sexto Selo e o Juzo dos Vivos

17 Previamente s bodas, vem o rei para ver os convidados (Mt 22:11), a fim de verificar se todos tm trajes nupciais, vestes imaculadas do carter lavado e embranquecido no sangue do Cordeiro (Ap 7:14). O que encontrado em falta, lanado fora... Esta obra de exame do carter, para determinar quem est preparado para o reino de Deus, a do juzo de investigao, obra final do Santurio do Cu. (GC, 428). O captulo sete versos 13-15, explica quem essa multido do verso nove: Estes so os que vieram de grande tribulao, e lavaram os seus vestidos e os branquearam no sangue do Cordeiro.

O Sexto Selo e o Juzo dos Vivos

18 Eles so os que vieram da grande tribulao`. coerente entendermos as expresses grande tribulao (Ap 7:14), e grande aflio qual nunca houve (Mt 24:21), e ainda tempo de angstia qual nunca houve (Dn 12:1), como expresses sinnimas. S existe uma angstia qual nunca houve e nem h de haver, essa a grande tribulao da qual Ellen White falou em 1849, que ainda no havia ocorrido, estava ainda no futuro: Vi que a ira das naes, a ira de Deus, e o tempo de julgar os mortos eram acontecimentos separados e distintos, seguindo-se um ao outro; outrossim, que Miguel no Se levantara e que o tempo de angstia, tal como nunca houve, ainda no comeara. As naes esto-se irando agora, mas, quando nosso Sumo sacerdote concluir Sua obra no Santurio, Ele Se levantar, envergar as vestes de vingana, e ento as sete ltimas pragas sero derramadas
(PE, 36).

O Sexto Selo e o Juzo dos Vivos

19 Os quatro anjos que seguram os quatro ventos (Ap 7:1), s vo soltar os ventos aps o selamento dos 144.000 e da grande multido; os conversos da hora undcima. Ambos os grupos passaro pela grande tribulao, e o perodo das sete pragas. A mensagem final se encerrar com poder e fora muito maiores do que o clamor da meia-noite... Almas que estavam espalhadas por todas as corporaes religiosas responderam chamada, e os que preciosos eram, retiraram-se apressadamente das igrejas condenadas... (PE, 278,279).

O Sexto Selo e o Juzo dos Vivos

20 A grande multido e o grupo dos 144.000 so descritos como saindo vitoriosos sobre a besta e o Decreto Dominical. Ap 7, quando estudado no contexto do juzo pr-advento, torna evidente o Selamento de dois diferentes grupos de pessoas, isto , as Primcias dos Salvos Vivos (os 144.000), e a Seara dos Salvos Vivos (a Grande Multido). O selamento dos 144.000 termina no verso 8, e a partir do verso 9 a ateno do profeta se dirige multido a qual ningum podia contar.

O Sexto Selo e o Juzo dos Vivos

21 Ellen White explica que os 144.000 tero que ensinar e instruir a grande multido de conversos da hora undcima: Alguns de ns tem tido tempo de possuir a verdade e progredir passo a passo, e cada passo dado tem-nos propiciado fora para o seguinte. Mas agora o tempo est quase findo, e o que durante anos temos estado aprendendo, eles (a grande multido convertida na ltima hora) tero de aprender em poucos meses (PE, 67).

O Sexto Selo e o Juzo dos Vivos 22 Primcias e Searas: Jesus e os que ressuscitaram com Ele so as primcias dos mortos. Cristo ressuscitou... sendo Ele as primcias dos que dormem (I Co 15:20, 23). Abriram-se os sepulcros e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram,... Depois da ressurreio de Jesus, entraram na cidade e apareceram a muitos (Mt 27:51-53). Quando Ele subiu... levou cativo o cativeiro (Ef 4:8). Os 144.000 so as primcias dos vivos. So os que foram redimidos dentre os homens, primcias para Deus e para o Cordeiro (Ap 14 4). A grande seara dos salvos mortos ressuscita na volta de Jesus. O Senhor mesmo... descer dos cus e os mortos em Cristo ressuscitaro primeiro (I Ts 4:16). A grande seara dos salvos vivos, cujas primcias so os 144.000, passa pela angstia de Jac. E eis grande multido que ningum podia enumerar... so estes os que vm da grande tribulao .
(Ap 7:9,14).

Potrebbero piacerti anche