Sei sulla pagina 1di 14

Relao Rapaz / Rapariga

Trabalho realizado por: -Ftima Santos 10H n 3 -Ivan Teixeira 10H n 5 -Pedro Sousa 10H n14

Ver apresentao Guio Introduo Desenvolvimento Concluso

Guio
 Como explicar a relao tica e Sexualidade)
 O que a tica?  O que significa Sexualidade Humana?

 Quais as vrias vertentes da sexualidade?


 Biolgica;  Psicolgica;  Social.

 A dimenso humana da Sexualidade a dimenso dos valores norteados na relao com o outro!

 A Sexualidade na adolescncia
 Afectos/ carinho/ ternura  Comunicao  Dilogo  Respeito por si e pelo outro  Intimidade  Opo e deciso  Liberdade e responsabilidade  Prazer  Compromisso  Honestidade e lealdade  Relao  Sade  Bem estar

O tema geral do nosso trabalho de projecto a sexualidade. O nosso grupo vai dar especial ateno relao entre Rapaz e Rapariga. A nossa pesquisa trata sobretudo da relao amorosa/ sexual nos adolescentes. Referir-nos-emos tambm aos valores que consideramos que devem ser respeitados numa relao a dois. Temos ainda vrias linhas de apoio para que possam esclarecer eventuais dvidas. pois, preciso que tenham ateno ao que iro ler, porque pensamos que se respeitarem e reflectirem acerca do que escrevemos e iremos transmitir sero uns grandes homens e mulheres no futuro.

Algumas diferenas
Os Adolescentes relevam algumas diferenas no que se refere s necessidades e experincias sexuais. A forma como cada adolescente encara o seu desenvolvimento sexual, as experincias amorosas e as preocupaes consigo prprios varia imenso. Os rapazes e as raparigas encaram o corpo envolvendo sentimentos diferentes. Os rapazes so encorajados, ao longo da vida, a apreciar o seu corpo e a sua sexualidade. Ao passo que as raparigas tendem a reprimir as emoes corporais e a sua sexualidade. Se atenderes ao teu grupo de amigos vers que cada um nico e tem as suas prprias e expectativas no campo da sexualidade. O que tm ento rapazes/ raparigas em comum? No entanto, tm em comum o desenvolvimento gradual e ordenado da sua sexualidade, isto , ao longo dos vrios estdios de desenvolvimento na adolescncia d-se uma maturao gradual quer a nvel fsico e a nvel psicolgico. Por outro lado, no decorrer de tudo este processo de desenvolvimento, partilham as mesmas perspectivas quanto ao seu desenvolvimento sexual. Mas tambm existem preocupaes comuns. Para os mais inexperientes -lhes difcil estabelecer aproximao e no sabem como dizer que gosto dele/a. Outros no sabem dizer ao outro que tm inteno de fazer amor. E para outros a sua preocupao que ser sou capaz e ser que o outro vai gostar?

Primeiro namoro
Os pais nada tm a ver se deves namorar ou no, isso uma deciso tua, intima e que deve ser escolhida se realmente achas que deves namorar. Numa situao em que os pais se interfiram na tua escolha tenta falar com eles abertamente, talvez eles estejam preocupados com um futuro desgosto que possas vir a ter. Os pais costumam meter-se na escolha de namorares ou no se eles souberam que a diferena de idades for grande, eles iram-te aconselhar em relao a tua escolha, porque o teu parceiro (a) pode usar-te. Caso eles no se metam completamente na tua vida ntima, procura explicar-lhes que gostarias de ter o apoio deles, que precisas que confiem em ti e nas tuas decises.

Adolescncia
Na Adolescncia comeamos a tomar as nossas prprias decises, e que queremos ser ouvidos e ser respeitados pela nossa perspectiva. sempre bom na nossa idade que questionar e perguntar sinal de crescimento mental. As vezes na Adolescncia no queremos ouvir os avisos dos nossos pais, que nos querem indicar o caminho certo quando estamos perdidos, e proteger do mundo terrvel, dos desgostos de amor, das doenas sexualmente transmissveis, da gravidez no desejada, da violncia, do consumo de drogas e muito mais. sempre bom de saber que h algum que est sempre pronto/a para nos ajudar nos tempos mais difceis. Importante tambm pensar que certas decises e responsabilidades so somente tuas, mas deviam ser discutidas e pensadas. S tu que podes decidir o que queres fazer da tua vida e que sentido lhe queres dar. No vs pelas ideias os outros, mas pelas tuas devidamente analisadas.

Como se fala de Amor


O Amor no obrigatoriamente o acto sexual, existem precisamente vrias formas para se obter prazer com afecto/ carinho entre 2 pessoas que se amam. Hoje em dia a nossa sociedade tem uma ideia errada sobre o amor que acima de tudo se deve ser vivido de uma forma feliz, saudvel, com respeito mtuo, intimidade, honestidade, lealdade, liberdade, responsabilidade, compromisso e muitos mais valores que fazem uma relao perfeita entre 2 pessoas que se gostam realmente e no apenas para ter relaes sexuais. Para se obter um amor verdadeiro, o acto sexual no o mais importante na relao. pena que muitas pessoas pensam assim. No se pode usar uma pessoa apenas com um objecto, isto , brincar ou enganar os sentimentos e desejar essa pessoa s para ter relaes sexuais.

O que devo fazer em relao ao acto sexual?


A experincia sem dvida a melhor resposta. S atravs desta sabero como actuar e o que esperar de determinadas situaes. Os sucessos perante estas, sero exemplos positivos para as vezes seguintes, e os fracassos um sinal para tentar uma abordagem diferente da prxima vez. A relao sexual uma historia de encontro, de desejos, de corpos e de almas. O dialogo sobre o assunto e muito importante porque numa relao nem s o acto sexual importante, mas sim o carinho, o afecto, a ternura, e outros valores contribuem para uma boa relao. A primeira relao sexual deve ser uma deciso mutua, e se no houver acordo no deve ser forada porque e uma deciso importante na vida de uma pessoa. Normalmente as pessoas pensam que a relao sexual deve acontecer passado algum tempo de a relao comear, no sendo uma ideia correcta porque no importa o tempo, a idade, ou seja, apenas como o desejo, o amor, e o momento que tem de ser vivido de uma maneira a ser recordado.

Algumas linhas de apoio:


Linha SOS Grvida 808201139 Dias teis, das 10 s 18:00 horas; Maternidade Dr. Alfredo da Costa 213184000 Linha SOS Adolescentes Apoio a mes adolescentes Maternidade Bissaia Barreto 800202484 Sexualidade em Linha 808222003 Dias teis, das 12 s 19 horas; Sbados, das 10 s 17 horas; sexualidade@ipj.pt Apartado 1191 1054 Lisboa CODEX

Sexualidade em Atendimento do Porto 222001798, s teras e quintas, das 19 s 23 horas; SOS Dificuldades Sexuais 808206206 Dias teis, das 18 s 22 horas; Sexualidade Segura (Apoio Mecnico) 800202120 Instituto Portuguesa da Juventude Telf. 213179200 URL: www.ipj.pt

Criei palavras para te dizer Imaginei cenas que podiam acontecer Mas, de repente, tudo mudou Pois percebi que o seu amor acabou As minhas lgrimas, ento, caram O sofrimento veio tona Mas de que adiantaria Ficar com algum que no me ama No iria ser feliz No iria estar em paz Voc s me faria Sofrer mais e mais No te desejo mal No sou assim Apenas lamento por no estar junto de mim Voc no sabe o que o amor Parece que no tem corao Mas no me entregarei a dor Mesmo sabendo que tudo foi em vo E se um dia voc quiser voltar No vou te dizer sim Pois apesar de gostar de voc GOSTO MUITO MAIS DE MIM!

 Em concluso do nosso trabalho queramos dizer para pensarem bem sobre o que leram, porque muitos adolescentes no respeitam o seu parceiro / parceira. Neste trabalho esto presentes valores que se devem respeitar para que vocs possam crescer mentalmente e viver melhor em sociedade e na vossa vida amorosa. Damos por concludo o nosso trabalho, esperamos que algumas das vossas dvidas tenham sido esclarecidas!

Bibliografia:
http://juventude.gov.pt/PortalJuventude/EstilosVida/SexualidadeJuvenil; www.sexualidades.com; www.sexualidadejuvenil.pt; www.netprof.pt/servlet.

Potrebbero piacerti anche