Sei sulla pagina 1di 64

SENAC

INTRODUO So poucas as pessoas que, ao receberem a incumbncia de escrever alguma coisa, ainda que simples bilhete, no sintam inibio paralisante. Acontece um branco em sua mente, um vazio nas suas potencialidades. Vivem minutos de angstia, roem unhas, mascam caneta e nada sai. O que acontece, j que isso acontece tambm com pessoas de razovel conhecimento, e com pessoas desinibidas?

SENAC
Primeiramente, como causa objetiva, existe a falta de hbito da escrita e da leitura. Depois, existe a causa subjetiva, o bloqueio psquico. Temos medo de expor-nos. Em geral no tememos ser gozados pelo que dizemos, mas no aceitamos a hiptese de gozao pelo que escrevemos. a fora do documento! importante dizer que falar bem no significa necessariamente escrever bem. preciso treinar bastante, escrevendo todos os dias. Lendo e escrevendo.

SENAC
CARTA COMERCIAL o meio de comunicao muito utilizado na indstria e no comrcio, com o objetivo de iniciar, manter ou encerrar transaes. a comunicao escrita acondicionada em envelope (ou semelhante) e endereada a uma ou vrias pessoas. Por isso a necessidade de linguagem clara, simples, objetiva, concreta (no pode ser inespecfica, vaga) e correta. A introduo deve ser criativa e sempre estimular o receptor a continuar a leitura da carta.

SENAC
Acrescente-se a isso toda uma sria de normas que a regulam, como, por exemplo, o uso de vocativo epistolar, de forma de tratamento, de fecho de cortesia. So elementos constitutivos de uma carta: timbre; logotipo da empresa ndice e nmero; localidade e data; destinatrio; referncia;

SENAC
vocativo; termo da orao por meio do qual chamamos ou interpelamos o nosso interlocutor, real ou imaginrio. texto; fecho; anexos; cpias (c/c)

SENAC
EDITORA ATLAS S.A

DPV/01 So Paulo, 27 de julho de 2004 Ref.: Notcia sobre o lanamento do livro Manual da secretria. Sr. Vieira: Meus dois livros Tcnicas de redao e Correspondncia receberam de sua parte ateno mpar e voc fez publicar em sua gazeta recenso dos mais agradveis. J, agora, estou enviando-lhe um exemplar do meu mais recente lanamento Manual da secretria -, no para exigir-lhe elogios, mas como gratido pelas sugestes que voc sempre me apresenta.

Envio-lhe abrao, na esperana de rev-lo brevemente. Atenciosamente, Joo Bosco Medeiros

SENAC

SENAC

SENAC
Proposta de atividades Elabore duas cartas comerciais, usando os seguintes dados: Ferreira & Cia. Ltda., solicita a Irmos Pires Ltda, o envio, com a mxima urgncia, de mercadorias, conforme relao anexa. Agradece atendimento. Silveira & Cia., comunica a Francisco Camargo a inaugurao de uma nova agncia. Convida-o para a inaugurao e coquetel. Agradece a presena.

SENAC
ATA um documento que registra resumidamente e com clareza as ocorrncias, deliberaes, resolues e decises de reunies ou assemblias. Deve ser redigida de tal maneira que no seja possvel qualquer modificao posterior. Para evitar isso deve ser escrita: sem pargrafos ou alneas (ocupando todo o espao da pgina); sem abreviaturas de palavras ou expresses; nmeros escritos por extenso;

SENAC
sem rasuras nem emendas; sem uso de corretivo; com verbo no tempo pretrito perfeito do indicativo (Exemplo: Chegou em sua casa, foi ao seu quarto nos fundos da casa, deitou-se e dormiu.) com verbo de locuo para registrar as diferentes opinies.(Exemplo: Estava indo; informou sobre a prova.)

SENAC
Se o relator cometer um erro, deve empregar a partcula retificativa digo, como neste exemplo: Aos vinte dias do ms de maro,digo, de abril, de mil novecentos e noventa e seis... Quando se constatar erro ou omisso depois de lavrada a ata, usa-se em tempo: Em tempo: Onde se l maro, leia-se abril .

SENAC
Modelo de ata Data, horrio, local e objetivos Aos quatorze dias do ms de outubro de dois mil e quatro, com incio s vinte horas, no salo de festas da Escola Estadual Duques de Caxias, sita na Avenida Tocantins, nmero duzentos e doze, Porto Alegre, realizou-se uma reunio de todos os alunos da oitava srie da escola, com o objetivo de preparar as festividades de concluso do ensino mdio.

O presidente, a secretria da reunio e as pessoas presentes A reunio foi presidida pelo lder da oitava sria A, Jos Lus Lousada, tendo como secretria a lder da oitava srie B, Andria Passos.Contou com a participao de oitenta e dois alunos, dos professores das trs turmas e da vice-diretora Fabola Barreto.

SENAC
Relato da reunio propriamente dita. Inicialmente, Jos Lus Lousado solicitou vice-diretora que comunicasse as providncias administrativas e o andamento legal referente ao trmino do ensino mdio. Foi esclarecido que os alunos da oitava srie encerrariam o ano e fariam as recuperaes juntamente com os demais alunos da escola, e que a direo pensava oferecer um coquetel no encerramento do ano letivo para alunos e professores da oitava srie, ocasio em que os alunos receberiam o histrico escolar. A data para isso deveria ser escolhida nesta reunio.

SENAC
Encerramento Nada mais havendo a tratar, foi lavrada a presente ata, que vai assinada por mim, Andria Passos, secretria, pelo presidente da reunio, pela vicediretora e pelos professores e alunos presentes. Proposta de atividade 1. Redija uma ata da aula de hoje.

SENAC

SENAC

Aula 02 Redao Empresarial

SENAC
CIRCULAR toda comunicao reproduzida em vias, cpias, ou exemplares de igual teor e expedidas, como documento, mensagens endereadas simultaneamente a diversos destinatrios, para transmitir avisos, ordens ou instrues. Quando a empresa ou a repartio pblica precisam passar uma informao a vrios destinatrios elas usam a circular. Seu texto informal e direto, dispensa-se as formalidades. reproduzida na quantidade necessria, por meio de Xerox, e-mail, telefax ou outro meio. O pblico da circular pode ser interno, misto e externo, este ltimo em pequena escala, principalmente quando a circular transformada em mala direta.

SENAC
Modelo Indstria Gimenes S.A. Campinas Jundia Curitiba Araatuba Circular n 36/2005 Prezados funcionrios Convidamos a todos e seus familiares para nossa Festa Junina , no dia 30 prximo, a partir das 17hs na Chcara So Jos. O transporte at o local ser feito pelos nibus que servem a empresa, cujo horrio de sada ser oportunamente divulgado. Para os que preferirem conduo particular, encontra-se disposio, nesta gerncia, roteiro de percurso. Compaream e participem das inmeras atraes. Araatuba, 15 de junho de 2005 Gerncia de Relaes Pblicas

SENAC
Proposta de atividade 1. Agora redija trs circulares. Festa aniversario. Reunio da direo Circular de paralisao dos trabalhadores.

SENAC
OFCIO texto proveniente de uma autoridade, que consiste em comunicao de qualquer assunto de ordem administrativa, ou estabelecimento de uma ordem: distingue-se da carta por apresentar carter pblico e s poder ser expedido por rgo da administrao pblica, como uma secretaria, um ministrio, uma prefeitura e outros. O destinatrio pode ser rgo pblico ou um cidado particular.

SENAC
uma participao escrita em forma de carta que as autoridades das secretarias endeream a seus subordinados. um meio de comunicao por escrito dos rgos do servio pblico. As entidades civis, religiosas ou comerciais no expedem ofcio. Para assuntos breves ou menos solenes d-se atualmente preferncia ao memorando, com economia de quase 50% de material. Deve apresentar, mais do que qualquer outro documento, sobriedade, naturalidade e unidade. Na redao oficial no se busca a originalidade, porm deve-se acompanhar a evoluo e usar linguagem clara, simples e precisa, atual e viva, sem excessos em relao ao passado ou ao futuro.

SENAC
Sos partes de um ofcio: Timbre ou cabealho: dizeres impressos na folha, smbolo ndice e nmero: iniciais do rgo que expede o ofcio, seguidas do nmero de ordem do documento. Separase o ndice do nmero por uma diagonal. O nmero do ofcio e o ano so separados por hfen: Of. n DRH/60199 = ofcio nmero 601 do ano de 1999, expedido pelo Departamento de Recursos Humanos. Local e data: na mesma altura do ndice e do nmero. Coloca-se ponto aps o ano.

SENAC
Modelo de Ofcio Indstria Gimenes S.A. Campinas Jundia Curitiba Videira Presidente Prudente Campinas, 17 de novembro de 2004 Of.n13/03 Senhor Prefeito Dentro da programao de comemorao do aniversrio de nossa empresa, estaremos inaugurando, no prximo dia 7 de dezembro, s 17hs. a Creche Criana Sadia, localizada na rua Emlio Rios, n245 Centro. Gostaramos de contar com a presena de V .Ex para descerrar a placa e falar aos participantes sobre a importncia da criao de creches nas empresas, pois sabemos que essa , tambm uma das prioridades de seu governo. Atenciosamente Diretoria Geral (assinatura) Excelentssimo Senhor Paulo Soares Martins Dias Prefeito Municipal de Campinas

SENAC
Atividade. 1. Redija ofcio dirigido ao Prefeito de sua cidade, convidando-o para inaugurao das novas dependncias da sua empresa.

SENAC

Aula 03 Redao Empresarial

SENAC
RELATRIOS O que deve ter no relatrio: 1 - Denominao: a palavra RELATRIO, seguida de sua especificao. Ex: Relatrio de pesquisa... 2 - Apresentao: contm: lugar e data, autor do relatrio ( nome e funo ), destinatrio ( nome e funo) e assunto ( resumo do contedo). 3 - Texto: apresentado em partes e possui exposio, apreciao e avaliao de fatos. Depois desses tpicos, so tiradas as concluses, de onde se podem sugerir procedimentos. 4 - Fecho: a assinatura do autor, abaixo do cumprimento de cortesia.

SENAC
5 - Anexos: documentos necessrios par a complementao do relatrio (tabelas, grficos...) Quanto menos palavras tiver uma carta, melhor. Quando a carta for longa demais, no se esquea de numerar as pginas. Recado e bilhete possuem texto curto e objetivo. Discipline seu pensamento para escrever bem. Quando voc tiver dvidas, consulte o dicionrio. Isso amplia seu vocabulrio. O hbito da leitura amplia o domnio do idioma.

SENAC
REQUERIMENTO um documento no qual o interessado, depois de se identificar e se qualificar, faz sua solicitao autoridade competente. S usado ao se dirigir ao servio pblico. Possui caractersticas prpria,como: aps o vocativo, deixam-se aproximadamente dez linhas ou espao e o corpo,espao destinado ao despacho da autoridade competente, finalizando com pedido de deferimento solicitao, data, aps exposio.

SENAC
O requerimento um instrumento do cidado, nele se faz a solicitao de um direito que a pessoa, grupo de pessoas ou empresa considera t-lo. No h necessidade de ser digitado, podendo ser manuscrito. O requerimento deve ser redigido em papel simples ou duplo, mas o formato ser o almao, com pauta (se manuscrito) ou sem pauta (se digitado). O papel utilizado o tamanho ofcio (215 a 315mm). Evite-se, porm, o uso de tinta vermelha. Foram abolidas as expresses abaixo assinado, muito respeitosamente e tantas outras.

SENAC
Observam-se ainda os seguintes dizeres: Estabelecido, residente, morador, sito na rua, na avenida, na praa. Evitem-se as formas: estabelecido residente sito . A preposio correta, no caso, em. A um estabelecimento de ensino particular encaminha-se tambm requerimento pelo motivo de haver ai representante do governo inspetor. So componentes de um requerimento: 1. Invocao: forma de tratamento, cargo e rgo a que se dirige: Ilustrssimo Senhor: Diretor Geral do Departamento de Pessoal do Ministrio da Educao e Cultura: No se menciona no vocativo o nome da autoridade. No se coloca aps o vocativo nenhuma frmula de saudao.

SENAC
2. Texto: nome do requerente, sua filiao, sua naturalidade, seu estado civil, sua profisso e residncia (cidade, Estado, rua e nmero). Acrescente-se, ainda, exposio do que se deseja, justificativa (fundamentada em citaes legais e outros documentos).

SENAC
3. Fecho: NESTES TERMOS PEDE DEFERIMENTO em letras maisculas, ou Nestes termos pede deferimento. Espera deferimento. Aguarda deferimento. Pede deferimento. Termos em que pede deferimento. 4. Local e data 5. Assinatura Obs.: Evite-se o pede e aguarda deferimento , pois ningum pede e se recusa a aguardar.

SENAC
Modelo Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Araatuba

Ns, abaixo-assinados, moradores do Conjunto Habitacional Hilda Mandarino, vimos requerer de V.Exa. o afastamento das ruas do conjunto habitacional com urgncia, pois em dias secos a poeira invade as casas, prejudicando a sade das pessoas, e em dias chuvosos, suas vias pblicas ficam intransitveis, at para os nibus da TUA. Termos que pede deferimento Araatuba, 7 de maro de 2005

SENAC
Proposta de atividade 1. Faa um requerimento dirigido ao prefeito de sua cidade solicitando reviso em seu carn de IPTU, pois voc no concorda com os critrios estabelecidos.

SENAC

SENAC

SENAC

SENAC

SENAC

SENAC

SENAC

SENAC

SENAC

SENAC

SENAC

SENAC

SENAC

SENAC

SENAC

SENAC

SENAC

SENAC

SENAC

SENAC

SENAC

SENAC

SENAC

SENAC

SENAC

SENAC

SENAC

SENAC

SENAC

Potrebbero piacerti anche