Sei sulla pagina 1di 24

Projeto

Prof. Cristiano Vitorino da Silva cristiano@uricer.edu.br


Projeto 1

A Essncia da Engenharia
O Eng um resolvedor de problemas.
Informaes esparsas Engenharia Sada til e organizada

A soluo de problemas visa:


Um novo produto, sistema ou processo; Melhoria de um produto, sistema ou processo.
Sistema: Combinao completa de equipamentos, materiais, energia, informaes e pessoal necessrios para alcanar alguma meta. Ex.: Central Termeltrica; Processo de soldagem, falha num processo produtivo, etc..
Projeto 2

A Essncia da Engenharia
Como o Engenheiro soluciona problemas?
Projetando! (Aplicao de seus conhecimentos) OBS.: Ao projetar NO se aplicam apenas os conhecimentos formais, usam-se: -Experincia; -Bom senso; -Principalmente a imaginao criativa.
Por tudo isso, Projetar a essncia da Engenharia.
Projeto 3

A Essncia da Engenharia
Um bom projetista deve saber usar, dentre outras qualidades, a Anlise e a Sntese.
Anlise - Simplificao de um problema real, que resulta na APLICAO DE UM MODELO. - SEPARAO do problema nos seus FENMENOS FUNDAMENTAIS. - COMPOSIO DOS RESULTADOS obtidos numa RESPOSTA CONCLUSIVA.

Sntese

OBS.: Vivenciar com dedicao as tarefas propostas nos cursos formais, e desenvolver os trabalhos sugeridos uma boa orientao para quem quer ser um bom projetista.
Projeto 4

O projeto
O que Projeto? Difcil definir! Pois envolve CINCIA e ARTE, alm da EXPERINCIA de quem o desenvolve. Conceito:

Conjunto de atividades que precede a execuo de um produto, sistema ou um processo. a aplicao especfica de uma metodologia de trabalho na resoluo de problemas.
Projeto 5

O projeto
OBS.: Projetar no descobrir nem to pouco inventar; Porm estes PODEM ESTAR presentes num projeto! Projeto o produto de um PLANO DE TRABALHO deliberadamente REALIZADO para SATISFAZER uma NECESSIDADE. Sendo assim, seu resultado algo que nem sempre existiu e, na verdade, constituir uma Projeto 6 criao.

Existem dois tipos de projeto:


*Evoluo Ex. VW Gol, fabricado desde 1980.
Surge da ADAPTAO OU VARIAO de um produto j existente. Ex. s Formas e dimenses. Apresenta MENORES RISCOS E FALHAS (j existe conhecimento), porm MENORES POSSIBILIDADES DE COMPETIO (poucas novidades ao consumidor).

*Inovao Ex. Inveno da lmpada incandescente, aparelho de CD.


Surge da APLICAO DE CONHECIMENTOS ANTERIORES AINDA NO EXPERIMENTADOS. Resposta a uma descoberta cientfica. Maiores os riscos de falhas.
Projeto 7

Processo de projeto
Geralmente o seguinte esquema pode ser aplicado (no existe um padro nico): Identificao de uma necessidade
Definio do problema Coleta de informaes Concepo Avaliao Especificao da soluo Comunicao ( preciso saber escrever!)
Projeto 8

Ao cientfica e ao tecnolgica
A soluo de problemas de engenharia diferente da soluo de problemas cientficos.
Ao cientfica -Conhecimentos -Curiosidade -Hiptese -Anlise -Prova Ao Tecnolgica -Estado da arte -Necessidade -Concepo -Viabilidade -PRODUO
Projeto 9

Fases do Projeto
Vrias informaes so necessrias para o sucesso de um projeto. Estas so agrupadas em duas categorias: Gerais e Especficas.
-Gerais: So de conhecimento tanto de engenheiros quanto de leigos. -Especficas: Correspondem a assuntos tcnicos pertinentes ao projeto, tais como, propriedades dos materiais, processos de fabricao, desempenho, etc., que podem ser encontradas e bibliografia especializada e catlogos de fabricantes.
Projeto 10

Fases do Projeto
De posse das informaes, o projetista inicia a operao usando tcnicas e ferramentas apropriadas,
Experimentao - Prottipos. Simulao Modelos matemticos

OBS. Viabilidade tcnica e econmica tambm so importantes.


Projeto 11

Fases do Projeto
Identificao de uma necessidade
o passo inicial, e pode surgir de muitas maneiras, tais como a insatisfao com a situao presente, ou com a soluo atual. No um trabalho fcil, exige muita criatividade e percepo. O Engenheiro deve estar muito atento ao que acontece a sua volta para poder captar aquilo que clama por soluo. POR SI S ESTA ETAPA J JUSTIFICA A IMPORTNCIA DO ENGENHEIRO NA SOCIEDADE.
Projeto 12

Fases do Projeto
Definio do problema
O problema mais especfico enquanto que a necessidade mais geral e abrangente. Ex. Se a necessidade for melhorar o escoamento de trafego num entroncamento, o problema PODE SER a construo de um viaduto. o passo mais crtico do processo solucionador (O problema nem sempre percebido a uma primeira vista!)
Projeto 13

Fases do Projeto
Definio do problema - OBSERVAES
No se deve cometer o erro de confundir a soluo do problema com o prprio problema (surge a tendncia de apenas encontrar aperfeioamentos para a situao atual). vantajoso definir o problema da maneira mais ampla possvel (solues no convencionais). importante o conceito de CAIXA PRETA (desconsidera preliminarmente o processo de transformao).
Estado inicial Rolo de arames Caixa preta Estado final Pregos
14

Processo de transformao
Projeto

Fases do Projeto
Definio do problema
So amplas as possibilidades de sucesso para os Engenheiros que conseguem ter uma viso mais ampliada para os conhecimentos disponveis.
ESTADO INICIAL 1- Energia eltrica gerada na usina termeltrica 2- Energia cintica produzida pela turbina 3- Energia potencial da gua represada 4- Fluxo livre da gua de um rio 5- Recursos da natureza ESTADO FINAL 1- Lmpada acesa na residncia do consumidor 2- Energia eltrica disponvel na residncia 3- Energia eltrica disponvel para consumo 4- Energia eltrica disponvel 5- Energia para consumo
Projeto 15

Fases do Projeto
Coleta de informaes
Falta de dados (Bibliografia, formulaes, modelos,etc.) Geralmente os dados no esto diretamente em livros acadmicos (problemas reais so especficos). Porm so deles as informaes bsicas Tambm so importantes os artigos cientficos, catlogos, patentes, manuais, etc. (literatura tcnica) Nesta etapa deve se coletar dados referentes a:
Dados de entrada e sada Parmetros antes e aps a trans. Condicionantes de entrada e sada Valores: volume, peso, forma Critrios Principais caractersticas: Segurana, esttica, resist. Utilizao Descartvel, Durvel (associado ao custo de confeco) Volume de produo Escolha do sistema de fabricao (CUSTOS)
Projeto 16

Fases do Projeto
Concepo da soluo (CORAO)
No h regras rgidas para o sucesso de um projeto. Entretanto recomenda-se:
A partir dos dados iniciais elaborar um anteprojeto (projeto menos detalhado) primeira idia Fazer de forma preliminar uma boa reviso bibliogrfica

OBS. Nesta fase so especificados os elementos, os mecanismos, os processos ou as configuraes que resultam do produto final, e que satisfazem as necessidades identificadas. onde se pe em prtica todo o conhecimento tcnico e cientfico, alm da imaginao. - Envolve a elaborao de modelos tericos e/ou experimentais. - So vitais os processos de anlise e sntese. 17 - Deve-se ressaltar a importncia das idias simples.

Fases do Projeto
Avaliao do projeto (julgamento)
Envolve a anlise completa do projeto, envolvendo clculos detalhados do desempenho do sistema (simulao numrica, modelos ou prottipos). O projeto um processo iterativo, de modo que um acerto pode depender de outros, assim como erros (sempre registrar erros tambm importante para outros projetos). - Revisar todas as etapas e no considerar um erro ter de voltar a uma etapa anterior. Exige determinao e tolerncia a erros. A natureza iterativa do processo permite que se chegue a sistemas mais eficientes. A avaliao muito importante para cada fase, principalmente quando se est chegando ao seu final (verificao matemtica modelos analticos; e do chamado bom senso em engenharia Projeto experincia adquirida).

18

Fases do Projeto
Especificao da soluo final
Projeto detalhado, que objetiva estabelecer as especificaes de engenharia da soluo escolhida. Prepara-se um memorial descritivo contendo os seguintes itens:
Objetivos, funes e localizao de cada uma das partes componentes do projeto; Caractersticas bsicas da soluo final, informando as propriedades requeridas para os materiais especificados; Indicao dos valores previstos para os parmetros e variveis envolvidas, fazendo referncia as particularidades que devero ser observadas quando da recepo de materiais e componentes; Detalhes construtivos e operacionais; Desenhos detalhados de componentes, subsistemas e sistemas
Projeto

19

Comunicao do projeto

Fases do Projeto

O propsito de um projeto satisfazer a necessidade de um cliente ou consumidor, de modo que se no for bem comunicado pode perder muito do seu valor. Pode ser oral ou escrita (relatrios tcnicos, esquemas detalhados, listagens de programas e modelos tambm fazem parte do trabalho final de comunicao). Ateno deve se dada ao RELATRIO FINAL, pois este que fica registrado.
Projeto 20

Fases do Projeto
Comunicao do projeto
Como sugesto para o relatrio final: Memorial descritivo (slide anterior); Memorial de clculo (recomenda-se referenciar as normas usadas); Lista de materiais (quantidades e especificaes comerciais); Cronogramas (prazos de concluses preliminares, finais e de desembolsos); Oramento do projeto (custos com pesquisa, servios terceirizados, consultorias, materiais, equipamentos, etc.); Informaes gerais (Detalhes construtivos, justificativas, tcnicas, critrios, simbologia, unidades, etc.).
Projeto 21

Informaes complementares
Alm do que j foi falado anteriormente, o projeto envolve uma srie de outras tarefas a serem cumpridas:
Planejamento do processo de produo (ferramentas, equipamentos, engenharia de produo, etc.); Planejamento da distribuio do produto no mercado consumidor (embalagem, estocagem, divulgao e distribuio); Planejamento do consumo (manuteno, segurana, esttica, vida til, economia, etc.); Planejamento da retirada do produto do mercado (relacionado a obsolescncia e termino da vida til);
Projeto 22

Abordagem de problemas de Engenharia


Listar as informaes do enunciado do problema; Listar o que deve ser determinado pela soluo; Elaborar esquemas que ajudem a visualizao fsica da situao; os limites do sistema a ser abordado so fundamentais na procura da soluo; Relacionar as leis bsicas que regem o fenmeno e procurar associar o formulrio matemtico que auxilie na soluo do problema; Aplicar as hiptese simplificadoras a fim de eliminar parmetros irrelevantes para a soluo; Antes de trabalhar com valores numricos, resolver algebricamente para evitar erros de clculo; Ao substituir os valores numricos, estar atento coerncia dimensional do problema; Conferir as respostas e revisar as hipteses simplificadoras verificando sua validade; Relacionar as respostas de acordo com as exigncias do problema.
Projeto 23

Problema: Esboo de um projeto


Defina um problema; Defina uma soluo croquis; Analise aspectos relacionados; Analise mercado consumidor; Analise mtodos produtivos; Faa anlise econmica; Faa comentrios gerais.
Entrega no dia 19-05-2010
Projeto 24

Potrebbero piacerti anche