Sei sulla pagina 1di 51

Sistemas Mecnicos III

Sistemas de ventilao e exausto


Aluno: Fbio Aparecido Garcia Professor: Luis Fernando

Introduo
Funes:
   

Circulao de ar condicionado; Remover ar contaminado; Remover particulado slido; Promover filtragem de ar.

Tipos de ventilao
  

Insuflamento; Exausto; Mista.

Tipos de ventilao
Por insuflamento. Nesse sistema um ventilador lana o ar no recinto que fica com presso maior que o exterior. Desse modo o ar viciado retirado do ambiente por meio de uma abertura.

Tipos de ventilao
(1) Duto de Insuflamento

(2) Entrada de Ar Filtro (3) Serpentina de Resfriamento e Desumidificao

Insuflamento

Tipos de ventilao
Por exausto. Na ventilao por exausto, um ventilador retira o ar que penetra no recinto por meio de aberturas. H uma presso negativa no recinto em relao ao ar exterior, por isso o ar viciado retirado.

Tipos de ventilao

Exausto

Tipos de ventilao
Mista. H ao mesmo tempo um ventilador que insufla o ar no recinto e outro que retira o ar viciado, devendo ficar em extremidades opostas para evitar o curto circuito de ar e melhorar a diluio.

Tipos de ventilao

Definies
Vazo Q . um volume de ar que se deslocou num ambiente ou numa tubulao na unidade de tempo, sendo v o volume medido em: Q=V T

Definies
Velocidade v : a distancia percorrida por um ponto material na unidade de tempo. V=d t

Definies
Taxa de renovao de ar T: Entende-se por taxa de renovao ou numero de trocas de ar num ambiente o numero de vezes que o volume de ar desse ambiente trocado na unidade de tempo. T=Q V

Outras classificaes
    

Natural; Geral; Geral para conforto trmico; Geral diluidora; Local exaustora.

Classificaes
Ventilao natural. A ventilao natural o ventilao natural o movimento de ar num ambiente de trabalho, provocado por ventos externos e que pode ser controlado por meio de aberturas, como portas, janelas, etc.

Classificaes
Ventilao geral. A ventilao geral um dos mtodos disponveis para controle de um ambiente ocupacional. Consiste em movimentar o ar num ambiente atravs de ventiladores; tambm chamada ventilao mecnica.

Classificaes
Ventilao geral para conforto trmico. O calor um dos fatores que influenciam na produtividade. Muitas empresas esto investindo recursos para adequar o ambiente, para oferecer melhores condies e aumentar a produtividade.

Classificaes
Conforto trmico e sobrecarga trmica

Classificaes
Conforto trmico: Conforto possui um conceito subjetivo, que depende da sensibilidade das pessoas, grupos tnicos, situao geogrfica, aspectos climticos, etc.

Classificaes
Sobrecarga trmica: O conceito de sobrecarga trmica parte de aspectos tcnicos bem definidos, uma vez que a natureza humana a mesma em qualquer parte do mundo.

Classificaes
Ventilao geral diluidora: A ventilao geral diluidora o mtodo de insuflar ar em um ambiente ocupacional, de exaurir ar desse ambiente, ou ambos, a fim de promover uma reduo na concentrao de poluentes nocivos.

Ventilao geral diluidora


Vamos imaginar que um auditrio messa 15 metros de largura e 10 metros de comprimento e tenha 5 metros de altura. Nos foi solicitado um levantamento do que seria necessrio para que o ar desse ambiente fosse renovado.

Ventilao geral diluidora


Por valores tabelados um auditrio dever ter de 10 20 trocas de ar por hora. O volume de ar existente nesse auditrio de 15x10x5=750m.

Ventilao geral diluidora


Clculos: 750 x 20 = 15000m / hora sendo 750 o volume de ar do auditrio e 20 quantidade de trocas de ar necessrias 15.000 m/h 60 = 250m/min.

Ventilao geral diluidora


Podemos indicar a instalao 4 Exaustores de 40 cm de dimetro, trifsico 4 plos, pois no catlogo de exaustores axiais, podemos verificar que esse aparelho possui a vazo de 75m/min, e multiplicado por 4 teremos uma vazo total de 300m/min.

Ventilao geral diluidora


Se no local existir problema de rudo dever ser indicado outro exaustor com polaridade maior, pois ter menor rotao e consequentemente menor rudo. Devemos alterar para 5 aparelhos, cuja vazo de cada um de 55m/min x 5 aparelhos = 275m/min.

Ventilao geral diluidora


CONSIDERAES:  Exaustores e ventiladores em paredes opostas  Nunca instalar ao lado de janelas  Presso interna positiva  Instalao no alto

Classificaes
Ventilao local exaustora: A ventilao local exaustora tem como objetivo principal captar os poluentes de uma fonte (gases, vapores ou poeiras txicas) antes que os mesmos se dispersem no ar do ambiente de trabalho.

Ventilao local exaustora


Aplicaes de ventilao exaustora:  Indstrias qumicas;  Estaes de solda;  Cabines de pintura;  Foges industriais;  Mquinas politrizes.

Ventilao local exaustora


Um sistema de exausto compe-se das seguintes partes:  captores  dutos de ar  ventilador  chamin

Ventilao local exaustora


Captores:

Componentes auxiliares
- DAMPERS de controle, as vlvulas dos sistemas de ventilao, podem ser manuais ou automticos, e so usados para controlar e ajustar a vazo do gs de trabalho e mesmo isolar elementos do sistema de ventilao, como o caso dos dampers corta-fogo.

Componentes auxiliares
- DAMPERS:

Componentes auxiliares
- FILTROS, aplicados para remover p, particulado slido, contaminantes e odor do escoamento de gs .

Componentes auxiliares
- FILTROS:

Componentes auxiliares
- SERPENTINAS de aquecimento e resfriamento, utilizadas em sistemas de condicionamento de ar e refrigerao para manter o ar na temperatura de conforto ou na temperatura especificada para o processo que ocorre no ambiente condicionado.

Componentes auxiliares
- SERPENTINAS :

Componentes auxiliares
- ABAFADORES DE RUDO, aplicados para reduzir o nvel de rudo produzido pelo ventilador.

Componentes auxiliares
- ABAFADORES DE RUDO:

Componentes auxiliares
- CAIXAS DE MISTURA, utilizadas para misturar correntes gasosas diversas e garantir a especificao do gs insuflado no ambiente.

Componentes auxiliares
UMIDIFICADORES E DESUMIDIFICADORES, utilizados para controlar a umidade do ar insuflado em ambientes. Serpentinas de resfriamento so desumidificadores quando operam em temperaturas inferiores ao ponto de orvalho, causando a condensao da umidade do gs ventilado sobre sua superfcie.

Componentes auxiliares
- CAIXAS DE VOLUME VARIVEL, utilizadas em sistemas de condicionamento de ar, suprem uma vazo varivel de ar condicionado ao ambiente em resposta a um sinal proveniente de um sensor de temperatura.

Componentes auxiliares
- DIFUSORES, instalados na extremidade dos dutos, so os elementos responsveis por distribuir/remover adequadamente o ar dos ambientes condicionados;

Componentes auxiliares
- DIFUSORES:

Tipos de exaustores
- AXIAIS: geralmente instalado em fbricas, armazns, escolas, cozinhas industriais.

Tipos de exaustores
- EXAUSTORES DE TELHADO: ideal para locais comerciais e industriais, galpes, lojas, cabines de energia

Tipos de exaustores
- CENTRFUGO: possui baixo rudo, uma caracteristica necessaria em locais como estudios de gravao e outros.

Tipos de exaustores
- ELICO: O vento incide sobres as palhetas do rotor, promovendo o giro do aparelho. Em seu interior ocorrer uma ligeira queda de presso.

Lavadores de gs

Fim!

Aplausos!!!

Obrigado!!!

Potrebbero piacerti anche