Sei sulla pagina 1di 22

Cushing sub-clnico: do que se trata?

Paulo Augusto Carvalho Miranda


Setor Neuroendocrinologia Clinica de Endocrinologia e Metabologia Santa Casa BH Professor de Endocrinologia / Medicina UNIBH

Cushing sub-clnico: do que no se trata? subtrata? Cushing sub-clnico: do que se trata? subtrata? trata? Cushing sub-clnico: por que se trata? subtrata? Cushing sub-clnico: como se trata? sub-

Sndrome de Cushing
 Estigmas clssicos presentes;  Diagnstico a partir da suspeita clnica;  Incidncia de 2-3 casos / milho em um ano;  84% ACTH-dependente;  16% ACTH-indepnedente.

Pseudo-cushing
 Condies que apresentam fentipo similar ao da Sndrome de Cushing;  Podem apresentar cortisol livre urinrio pouco elevado;  Difcil diagnstico diferencial ;  Alcoolismo, distrbios psiquitricos.

Definio

Hipercortisolismo Sub-clnico definido como um estado de alterao da secreo do eixo Hipotlamo-HipfiseAdrenal na ausncia de sinais e sintomas clssicos de hipercortisolismo.

Histrico
 Descrito em 1981 por Charbonel como Preclinical Cushings Sndrome ;  Pr-clnico X Sub-clnico;  Seguimento de 130 pacientes com Incidentaloma adrenal demonstrou que o risco de evoluo de SH para SCC de 12% em 01 ano;  Desenvolvimento de hipercortisolismo sub-clnico em portadores de IA de 6,6% em 5 anos.

Epidemiologia

 Presente em cerca de 9% dos pacientes com IA;  IA encontrada em cerca de 1% da populao geral e em 4% dos indivduos adultos;  Prevalncia estimada de 0,2 a 2,0% da populao;  No contabilizados incidentalomas hipofisrios e possvel prevalncia entre populaes especficas.

Diagnstico Recomendaes da Endocrine Society


Quem deve ser pesquisado para SC?
 Pacientes com doenas no usuais para a idade (osteoporose, hipertenso...);  Pacientes com caractersticas clnicas de cushing, principalmente as com maior valor preditivo (contuses fceis, pletora facial, miopatia proximal, estrias tpicas);  Crianas com reduo na velocidade de crescimento e aumento do ganho de peso;  Pacientes com IA compatvel com adenoma.

Diagnstico Armadilhas no diagnstico de SH:


 Grande variao dos valores de UFC, principalmente em pacientes com IA;  Confiabilidade dos testes de avaliao do eixo HHA baixa, principalmente UFC e ACTH;  Interferncias de doenas e medicaes nos testes;  Falta de parmetros clnicos que indiquem a presena do hipercortisolismo.

Diagnstico

    

Overnigth 1mg dexa (1,8 g/dl; 3,0 g/dl; 5,0 g/dl); Cortisol livre urinrio (UFC); Cortisol salivar 00h; ACTH basal (<10 pg/ml / > 20 pg/ml) e ps-CRH (< 30 pg/ml); Sulfato de DHEA;

231 pacientes com IA avaliados quanto a acurcia de 15 testes ou associaes de testes para diagnstico de SH.

(1,8 g/dl) (3,0 g/dl) (5,0 g/dl)

Complicaes associadas ao Hipercortisolismo Sub-clnico Sub-

 Hipertenso arterial;  Diabetes tipo 2;  Obesidade;  Aterosclerose;  Osteoporose.

Osteoporose
 Ao deletria do hipercortisolismo sobre absoro de clcio e metabolismo sseo;  Pacientes com IA e cushing sub-clnico apresentam elevao dos marcadores de reabsoro ssea;  Quando comparados com incidentalimas no-funcionantes, pacientes com cushing sub-clnico apresentam menor densidade mineral ssea.

Resposta ao tratamento

Grupo operado
 62% de melhora dos pacientes diabticos;  Normalizao ou melhor controle da PA em 67%;  37,5% de melhora de dislipidemias;  2/6 reduziram IMC para abaixo de 30;  Sem alterao sobre massa ssea.

Grupo seguimento clnico


 2/6 iniciaram uso de insulina;  Aumento de dose ou associao de medicaes em 12 pacientes;  3 iniciaram estatina ao longo do acompanhamento por piora dos parmetros;  Sem alterao sobre peso;

Resposta ao tratamento

 As evidncias ainda so insuficientes para indicar tratamento cirrgico para todos os pacientes;  Os parmetros de acompanhamento no so uniformes;  Ausncia de estudos com tratamento medicamentoso deste grupo de pacientes.

Seguimento dos pacientes no operados

   

Risco de desenvolvimento de hipersecreo; Risco de evoluo para Cushing clnico; Avaliao do metabolismo glicmico e lipdico anual; Densitometria ssea anual;

Obrigado
pauloacmiranda@terra.com.br

Potrebbero piacerti anche