Sei sulla pagina 1di 37

Turismo em Espao Rural

Tra b a lh o re a liza d o p o r: An d r Go n a lve s n 3 Ch ris t o p h e r Ha rve y n 8 De lt h a Lo we n 1 0 Ra fa e l Ca va c o n 2 3

ndice
Turismo Em Espao Rural
Caractersticas Diferentes modalidades Interesse pelo turismo no espao rural Contribuies do TER para o desenvolvimento das reas rurais

Ob je c t ivo : Eq u a c io n a r o im p a c t o d o t u ris m o n a s re a s ru ra is
Ale n t e jo

O Turismo no Espao Rural o conjunto de actividades, servios de alojamento e animao a turistas, em empreendimentos de natureza familiar, realizados e prestados mediante remunerao, em zonas rurais. O Turismo em Espao Rural (TER) uma das formas de turismo mais recentemente desenvolvidas em Portugal, aproveitando a disponibilidade de residncias rurais tradicionais, por vezes monumentais e sempre de grande interesse patrimonial. Esta forma de turismo caracterizada fundamentalmente pelo acolhimento familiar, permite um contacto mais directo com a natureza, com as populaes, seus usos e costumes. Os turistas dispem de servios especialmente personalizados e podem usufruir de um vasto patrimnio natural e cultural.

Turismo no Espao Rural

Caractersticas do Turismo em Espao Rural (TER)


Situado sempre em zonas rurais compreendidas como as reas com ligao tradicional e significativa agricultura ou ambiente e paisagem de carcter vincadamente rural; Considerado como um conjunto de actividades e servios realizados e prestados mediante remunerao em zonas rurais, segundo diversas modalidades de hospedagem, de actividades e servios complementares de animao e diverso turstica, com vista a proporcionar aos turistas uma oferta completa e variada; escala rural do ponto de vista da dimenso e das caractersticas arquitectnicas e dos materiais construtivos tpicos da regio; Ligado s estruturas sociais ditas tradicionais, isto , as que conservam as caractersticas gregrias, os valores, modos de vida e de pensamento das comunidades rurais baseadas em modelos de agricultura familiar; Sustentvel, na medida em que o seu desenvolvimento deve ajudar a manter as caractersticas rurais da regio, utilizando os recursos locais e os conhecimentos vindos do saber das populaes e no ser um instrumento de urbanizao; Diferenciado de acordo com a diversidade do ambiente, da economia e com a singularidade da histria, das tradies e da cultura populares;

Diferentes modalidades do TER

Tu ris m o Cu lt u ra l En o t u ris m o Tu ris m o Cin e g t ic o Tu ris m o d e Na t u re za Tu ris m o d e Ave n t u ra

possvel isolar os principais factores que suscitam o desenvolvimento de uma procura crescente:

Nveis de instruo da populao; Interesse crescente pelo patrimnio; Aumento dos tempos de lazer; Melhoria das infra-estruturas de acesso e das comunicaes; Maior sensibilidade para as questes ligadas sade e ao seu realcionamento com a natureza; Abertura e receptividade s questes ecolgicas; Maior interesse pelas especialidades gastronmicas de cariz tradicional; Valorizao da autentacidade; Busca da paz e tranquilidade; Procura da diferena e das solues individuais por oposio s proposies de massa; Aumento do papel das entidades ligadas ao desenvolvimento rural.

Alc o u t im

Turismo Rural
O servio de hospedagem prestado a turistas em casas rsticas particulares, utilizadas simultaneamente como habitao do proprietrio e que, pela sua traa, materiais construtivos e demais caractersticas, se integram na arquitectura tpica regional.

Qu in t a d a Me s q u it a -

Ca s t ro Ma rim Qu in t a d a Fo rn a lh a

Ca s a Vin c e n t in a Od e c e ixe

Turismo de Habitao

Turismo de habitao caracterizado por ter, principalmente, casas apalaadas ou residncias de reconhecido valor arquitectnico, artstico ou histrico. Normalmente estas casas so grandes, luxuosas, mobiladas e decoradas com classe, de modo a representar uma determinada poca, normalmente solares e casas apalaadas. Normalmente , o servio de hospedagem de natureza familiar, prestado a turistas em casas antigas particulares.

Co n ve n t o d e Sa n t o An t n io - Ta vira Ca s a d a Tim p e ira Tr s -o s Mo n t e s Ca s a d o Te rre iro d o Po o -

Casa de Estoi

Agroturismo

Agroturismo o servio de hospedagem prestado a turistas em casa particulares integradas em exploraes agrcolas, que permitam aos hspedes o acompanhamento e conhecimento da actividade agrcola ou a participao nos trabalhos a desenvolvidos, de acordo com as regras estabelecidas pelo responsvel das casas e empreendimentos.

Ca s a d a Ca c e la Alg a rve

Mo n t e d a s Co rt e lh a s

Olh o s d e g u a

Ca s a DAlva d a

Este tipo de turismo tem preocupaes ambientais e pretende gerar benefcios de forma a promover a conservao ambiental, a proteco de espcies vegetais e animais gerando, assim, um destino sustentvel, ou seja, a satisfao das necessidades do Homem sem comprometer a satisfao das necessidades futuras. necessrio ter como apoio os recursos endgenos promovendo desta forma a interaco entre turistas e residentes.

Factores de desenvolvimento do agro-turismo:

O agro-turismo est em permanente desenvolvimento e so vrios os factores que esto na sua origem: O aparecimento da circulao do automvel A evoluo dos salrios reais anuais A tendncia para um certo nivelamento econmico, pela atenuao das grandes disparidades entre categorias profissionais A reduo da durao dos horrios de trabalho A extenso da escolaridade obrigatria, os seguros sociais, os abonos de famlia A monotonia das profisses actuais etc.

NacionsEtrge 150234 Total 051267

08

Turismo de Aldeia

Este tipo de turismo est ligado s aldeias histricas. Estas aldeias tm de ter mais de 5 casas tradicionais da regio, e as aldeias tm de ter interesse histrico e cultural. Neste tipo de turismo, os turistas tm a oportunidade de pernoitar numa dessas casas, possibilitando um conhecimento mais profundo acerca das tradies, da gastronomia, da cultura e de marcos e smbolos dessa aldeia. Este projecto pretende proporcionar aos turistas a descoberta de uma forma diferente de fazer turismo, convidando uma estadia em total independncia na natureza. Isto proporciona alojamento tpico, paisagens naturais e ambiente sereno.

Silve s

Hotel Rural

Este estabelecimento no tem que ser obrigatoriamente, uma casa ou palcio que j esteja construdo, desde que tenha a arquitectura tpica da regio, pode ser um edifcio novo, moderno, tem que a grandeza de um hotel.

Ho t e l Ru ra l Qu in t a d o s Po e t a s - Olh o

Hotel rural um tipo de turismo rural, que consiste num estabelecimento hoteleiro situado num espao rural.

Ho t e l Ru ra l d a La m e ira - Ale n t e jo

Quinta dos Poetas

Casas de Campo

Casa de campo so casas particulares, localizadas em zonas rurais (cidade histrica, numa aldeia, no campo). Estas casas prestam um servio de hospedagem, embora normalmente os prprios proprietrios habitam essa mesma casa. As casas de campo, so feitas de materiais tpicos dessa zona e tambm apresentam uma arquitectura tpica. Quando essa casa se situa numa aldeia e seja explorada de uma forma integrada, por uma nica entidade, considerado como turismo de aldeia. Normalmente estas casa, so casa que prestavam servios (ex: casas de vigilncia das fronteiras na Guadiana), que foram transformadas em casa de campos, estas casa as vezes apresentam paisagens espectaculares da zona. As casas de campo, so encantadas pela simplicidade do turismo rural e do agroturismo, estas casas so refgios de famlias, que querem escapar das grandes cidades e viver um bocadinho dentro da beleza e tranquilidade do campo.

Ca s a Gra n d e d e Alc a ria Co va -

Ca s a d o La vra d o r Od e le it e

Turismo de Natureza

O turismo de natureza consiste no contacto dos turistas com a natureza. Estes, procuram paisagens maravilhosas, sossego, espcies nicas no seu habitat natural (como os lobos ibricos e o cavalo garrano), e esperam sensaes nicas ao contactar com a natureza. As actividades organizadas pelos impulsionadores do turismo de natureza so, principalmente, passeios pedestres, a cavalo, de bicicleta. No entanto, tambm so organizadas escaladas, encontros de parapente, entre outros.

Por exemplo, no Parque Natural da Serra da Estrela tm actividades que consistem em plantar um milho de carvalhos, passeios pelo parque (com o objectivo de observar aves de rapina e outros animais na vida selvagem) em que muitas vezes se utilizam raquetas de neve, provas de orientao Outros parques seguiram este exemplo, como o Parque Natural do Vale do Guadiana, Parque Natural da Peneda-Gers, entre outros, e comearam tambm a organizar passeios, como os passeios a cavalo no territrio dos Lobos Ibricos, que tem obtido excelentes crticas. Este tipo de turismo , principalmente organizado por Parques Naturais, Reservas, e est aliado, de certa forma ao eco-turismo, pois nas excurses organizadas so passados ensinamentos acerca da preservao da natureza.

Plano Nacional de Turismo de Natureza


Tendo em conta que a actividade turstica necessita sempre de um espao fsico (natural e cultural) para o seu desenvolvimento, uma vez que este que providencia as atraces para os turistas, a sua implementao deve ser baseada em critrios de sustentabilidade, pelo que face as estas duas ordens de razes foi criado o Programa Nacional de Turismo de Natureza, PNTN.

O PNTN, que resultou de uma parceria pioneira em Portugal entre as Secretarias de Estado do Ambiente e do Turismo, foi definido atravs da Resoluo de Conselho de Ministros n 112/98, de 25 de Agosto, e exclusivo da Rede Nacional de reas Protegidas, RNAP. O PNTN faz parte de um conjunto de orientaes polticas internacionais direccionadas para o desenvolvimento sustentvel destas reas, que no caso particular do turismo visa permitir a recuperao e conservao do patrimnio natural e cultural apoiado em quatro vectores principais: conservao da natureza, desenvolvimento local, qualificao da oferta turstica e Fo n t e : h t t p ://p o rt a l.ic n b .p t /ICNPo rt a l/vPT2 0 0 7 /O+ ICNB/Tu ris m o + d e + Na t u re za /?re s = 1 0 2 4 x7 6 8 diversificao da actividade turstica.

Turismo Cultural

O Turismo cultural um turismo centrado na apreciao do patrimnio arqueolgico (achados prhistricos, grutas, gravuras, antas ou dlmenes, etc.), histrico (runas, castelos, muralhas, templos, etc.) e etnogrfico (feiras temticas, feiras medievais, romarias, etc.) das localidades. Com um vasto patrimnio edificado, esto a surgir por todo o pas circuitos tursticos que exploram vrias reas deste patrimnio. A promoo de eventos culturais, como festivais de msica, gastronomia, entre outros, deram visibilidade a muitas terras colocando-as no mapa nas rotas
tursticas.

NOTCIA Loul: um Concelho Cultural Segundo Andr Jordan, presidente do Conselho de Administrao da Lusotur, a Feira do Livro de Vilamoura um dos eventos em que a Lusotur mais se tem empenhado, numa aposta na vertente cultural do turismo. Para este responsvel de um dos principais empreendimentos do Concelho de Loul, o apoio da autarquia louletana II Feira do Livro de Vilamoura a prova de que Loul hoje um dos municpios portugueses mais empenhados na rea cultural, histrica, artstica e no ensino. Para o vereador Jos Graa, este evento surge na altura certa j que este o perodo do ano em que o Algarve visitado por milhares de turistas, da que este seja um evento destinado no s aos residentes mas a todos os visitantes. A II Feira do Livro de Vilamoura mais um evento que vem reforar a actividade cultural no concelho de Loul durante os meses de Vero, altura em que muitas associaes culturais e recreativas desenvolvem grande parte dos seus eventos. Jos Graa salientou ainda o papel que a Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen tem desempenhado em termos culturais, nomeadamente no que respeita ao lanamento de livros e presena de muitos autores. Fonte: CM de Loul, 24-Jul-2003~

http://www.algarvedigital.pt/algarve/modules.php?op=modload&name=News

Turismo de Aventura
uma forma de turismo, que tem como objectivo a prtica de uma ou varias actividades de aventura de carcter recreativo. Estas actividades podem ocorrer em qualquer espao, seja ele rural, construdo, urbano, uma rea protegida ou no. As actividades exercidas so normalmente desportos radicais (ex: rafting, BTT, rapel, mergulho, caminhadas, etc.). Em Portugal o turismo de aventura normalmente e praticado em quintas ou herdades.

Turismo Cinegtico
O turismo cinegtico o turismo realizado no espao rural e que visa a pratica da caa desportiva estando muitas vezes ligado a pesca desportiva visto que a maioria dos caadores tambm so pescadores aproveitando desta maneira uma deslocao para caar e para pescar. O turismo cinegtico um tipo de turismo que dirigido principalmente para os caadores mas tambm para as suas respectivas famlias visto que muitas quintas, herdades de turismo cinegtico oferecem inmeras actividades para alm das caadas.

Enoturismo

O enoturismo uma actividade turstica que tem como principal objectivo a apreciao do sabor e do aroma dos vinhos bem como nas tradies e culturas das localidades onde so produzidos os vinhos. O enoturismo dos tipos de turismo que mais contacto com a natureza e a cultura das regies onde praticada visto que atravs deste tipo de turismo, o turista tem a possibilidade de ficar a conhecer a historia, cultura, tradies das regies bem como todo o processo de produo das viniculturas podendo inclusive participar nas etapas de produo sendo o mais comum os turistas participarem nas vindimas e na vinificao sendo a regio dos Vinhos Verdes, Douro e Alentejo. O enoturismo surgiu como uma tentativa de dinamizar as regies produtoras de vinho visto que estas na sua maioria so regies com fracas densidades populacionais e bastante envelhecida no havendo portanto um investimento para a criao de empregos, assim o enoturismo surge como um complemento a vinicultura registando um papel bastante importante nas regies sendo em muitas regies a nica fonte de rendimentos para a populao juntamente com a vinicultura. Portugal sendo a quinto maior produtor de vinhos da unio europeia e com fortes tradies nas culturas de vinhas o que se traduz em vinhos de grande qualidade faz com que Portugal seja dos pases mais procurados para este tipo de turismo.

As Rotas do Vinho
Em Portugal. O projecto das rotas do vinho nasceu em 1993, com a participao do nosso pas no programa Dyonisios promovido pela Unio Europeia. AS Rotas do Vinho so instrumentos privilegiados de organizao e divulgao do Enoturismo, existindo actualmente 11 rotas do vinho em Portugal, sendo elas a Rota do Vinho do Porto, dos Vinhos Verdes, do Vinho do Do, da Vinha e do Vinho do Ribatejo, do Vinho do Alentejo, do Vinho da Bairrada, do Vinho do Oeste, do Vinho da Costa Azul, das Vinhas de Cister, dos Vinhos de Bucelas e Colares e do Vinho da Beiro Interior. As Rotas do Vinho permitem que os visitantes contactem mais facilmente com o mundo rural e os produtores e engarrafadores. Contribuem para a preservao da autenticidade de cada regio atravs da divulgao do patrimnio paisagstico, arquitectnico e museolgico e da gastronomia, contribuindo para o combate desertificao e aos constrangimentos de algumas zonas rurais. So tambm uma soluo para a dinamizao das regies demarcadas e a promoo das variadssimas castas.

O Projecto Valorizar o Algarve Rural, pleno de belezas naturais


Objectivos globais do Projecto

Dando continuidade ao que no primeiro Projecto estava proposto e no foi executado e tendo igualmente em conta a experincia adquirida trata-se agora de estabelecer um programa de intervenes muito centradas na promoo turstica, articulando iniciativas dos principais agentes regionais e instituies, mas que contribuam tambm para o reforo das principais actividades de suporte e servios ao turismo em espao rural, contribuindo-se assim para uma melhoria do nvel de vida das populaes do interior do Algarve, assentes na valorizao contnua e integrada dos seus recursos endgenos, a saber: Manter uma linha de valorizao e promoo do Mundo Rural do Algarve, nomeadamente atravs da associao ao Algarve Digital atravs da criao de um site; Promover a valorizao e revitalizao do tecido econmico, tornando mais competitivas as artes e ofcios tradicionais, assim como os seus produtos, atravs de uma poltica assente na revitalizao, qualificao, certificao, divulgao e promoo dos mesmos, contribuindo dessa forma para a dinamizao e consolidao da actividade econmica, aumentando o seu rendimento e a fixao de populao; Promover e valorizar o patrimnio histrico, cultural e natural; Estudo da Dieta Mediterrnica Algarvia; Organizao de um evento de grande impacto e visibilidade - Feira da Dieta Mediterrnica; Aumentar a apetncia turstica destes territrios, sustentando o seu desenvolvimento nos recursos endgenos, na restaurao recomendada e na promoo e recomendao do alojamento em Espao Rural; Aumentar o nmero de visitantes e dormidas nestes territrios; Melhorar a qualidade e o nvel de vida das populaes locais, atravs da promoo do turismo e actividades relacionadas.

Bibliografia:
http://www.montesevales.com/ http://www.natureinaction.com/actividades.html http://portal.icnb.pt http://www.agroportal.pt/Turismo/index.htm http://www.algarverural.globalgarve.pt http://www.feriasemportugal.pt http://www.wonderfulland.com http://www.casasnocampo.net http://www.cm-loule.pt http://wwwturihab.pt http://www.center.pt http://www.olhares.com HORIZONTES Geografia A 11 ano Porto Editora LOPES, ANTNIO ;CARVALHO, MARCO

Potrebbero piacerti anche