Sei sulla pagina 1di 18

Estado, nao, territrio e fronteiras

1. O Estado em Ratzel 2. O Estado em Marx e Engels 3. O Estado em Weber 4. Interpretaes recentes 5. Polmicas a respeito da origem do Estado 6. Naes e nacionalismo; o Estado nacional e a globalizao 7. O territrio e as fronteiras; o fim dos territrios e das fronteiras? 8. Existe um declnio ou um renascimento do nacionalismo hoje?
Prof. Dr. Jos William Vesentini DG FFLCH-USP

BIBLIOGRAFIA

BADIE, Bertrand. La fin des territoires. Paris, Fayard, 1995. BOBBIO, N. Estado, governo e sociedade. RJ, Paz e Terra, 2009. CARNOY, M. Estado e teoria poltica. Campinas,Papirus, 1986. CASTELLS, M. Um Estado destitudo de poder?, in: O poder da identidade. RJ, Paz e Terra, 1999, pp.287-364. CLASTRES, P. A sociedade contra o Estado. RJ, Francisco Alves, 1978. ENGELS, F. A origem da famlia, da propriedade privada e do Estado. Editora Estampa, Lisboa, 1974. GUIBERNAU, Montserrat. Nacionalismos. RJ, Zahar, 1997. HOBSBAWN, Eric J. Naes e nacionalismo desde 1870. RJ, Paz e Terra, 1991. HOBSBAWN, E. e RANGER, T. A inveno das tradies. RJ, Paz e Terra, 1984. JOUVENEL, B. de. As origens do Estado moderno. RJ, Zahar, 1978. NAISBITT, John. Paradoxo global. RJ, Campus, 1999. OHMAE, Kenechi. O fim do Estado-nao. RJ, Campus, 1996. RAFFESTIN, Claude. Gographie des frontires. Paris, PUF, 1974. RATZEL, F. Geographie Politique. Paris, Economica, 1988. WEBER, Max. Economia e Sociedade. Vol. I. Braslia, UNB, 1991.

O Estado em Ratzel
1. No h Estado sem territrio 2. uma sociedade politicamente organizada, que atingiu determinado grau de civilizao, e que tem na defesa do territrio o seu ponto de origem 3. O Estado-nao ou Pas (Povo ou nao + territrio + soberania) representa um estgio evolutivo da sociedade poltica; ele tem uma histria intimamente ligada ao territrio que guarda suas marcas (obras humanas) 4. O Povo ou nao se define pelo territrio em comum e no necessariamente pelo idioma, religio etc.

"Todo Estado uma parcela da humanidade e uma poro do espao terrestre. As leis particulares da propagao da vida humana sobre a superfcie da Terra determinam tambm a emergncia dos Estados. Nunca se viu a formao de Estados nas zonas polares ou nos desertos, e eles so escassos nas regies pouco povoadas dos trpicos, nas reas florestais e nas altas montanhas (...) O territrio faz parte da essncia do Estado, a soberania considerada como um direito territorial Dessa forma, eu chamo de 'povo 'a uma comunidade ou indivduos politicamente associados, que no so necessariamente aparentados pela origem ou pela lngua, mas unidos especialmente por um territrio comum (...) As caractersticas mais fundamentais so a extenso, a posio e as fronteiras (...) Quando falamos do 'nosso pais ', no nosso esprito associamos um fundamento natural com as obras que os homens ai introduziram (...) Trata-se de um lao mental e afetivo entre a terra e os habitantes, no qual existe toda uma histria." (Friedrich RATZEL - Geografia poltica, 1897).

O Estado no marxismo clssico Marx e especialmente Engels:


1. um instrumento de dominao de classe, logo um Estado escravista, ou feudal, burgus, proletrio etc. 2. Nasce com a diviso de uma sociedade em dominantes e dominados, exploradores e explorados 3. Aparece como neutro ou acima da diviso social, mas um garantidor da ordem que interessa classe mais poderosa 4. Seus mecanismos ou instituies bsicas seriam as foras de segurana ou da ordem (polcia, exrcito, justia) e a arrecadao de impostos

"O Estado no , de modo algum, um poder que se imps sociedade de fora para dentro; tampouco a 'realizao da idia moral 'nem a 'imagem e realidade da razo ', como afirma Hegel. antes um produto da sociedade quando esta chega a um determinado grau de desenvolvimento; a revelao de que essa sociedade se envolveu numa irremedivel contradio consigo mesma e est dividida em antagonismos irreconciliveis que no consegue eliminar. Mas para que esses antagonismos, essas classes com interesses econmicos antagnicos, no se devorem e no afundem a sociedade numa luta estril, torna-se necessrio um poder situado aparentemente acima da sociedade, chamado para amortecer o choque e mant-lo dentro dos limites da 'ordem '. Esse poder, nascido da sociedade mas que se distancia cada vez mais dela o Estado (...) [Ele] torna-se um Estado em que predomina a classe mais poderosa, a classe econmica dominante (...) O Estado antigo era acima de tudo o Estado dos proprietrias de escravos para manter subjugados a estes, enquanto o Estado feudal era o rgo da nobreza para dominar os camponeses e os servos, e o Estado moderno o instrumento de que se serve o capital para manter a explorao sobre o trabalho assalariado (...) [Um] trao caracterstico do Estado a instituio de uma fora pblica que j no mais se identifica com o povo em armas (...) Para sustentar essa fora pblica, so exigidas contribuies por parte dos sditos do Estado: os impostos. (F. ENGELS. A origem da famlia, da propriedade privada e do Estado, 1884).

O Estado em Weber
Antes de tudo o Estado territorial moderno, que se desenvolveu a partir do sculo XVI com a centralizao e burocratizao (= administrao racional = com base em regulamentos ou normas, concursos, respeito lei e hierarquia) 2. uma empresa (uma ao contnua que visa a um fim) e uma instituio (associao racional, com ordem estatuda) de natureza poltica, isto , com vistas a uma dominao, a uma situao de mando 3. Possui o monoplio da violncia legtima sobre uma rea geogrfica de vigncia, um territrio 4. No se define por seus fins (defesa territrio ou religio ou classe dominante...) e sim pelos meios ou pela sua natureza como instituio com o monoplio da violncia legtima. 1.

Denominamos de associao poltica a uma associao de dominao que tenha vigncia dentro de um determinado territrio geogrfico e cuja ordem seja mantida de modo contnuo mediante ameaa e aplicao de coao fsica por parte do quadro administrativo. Uma empresa com carter de instituio poltica denominada Estado quando e na medida em que seu quadro administrativo reivindica com xito o monoplio legtimo da coao fsica para realizar a ordem vigentes (...) E recomendvel definir o conceito de Estado em correspondncia com o seu tipo moderno. A caracterstica formal do Estado atual a existncia de uma ordem administrativa e jurdica que pode ser modificada por meio de estatutos, pela qual se orienta o funcionamento da ao associativa e que pretende vigncia no apenas para os membros da associao - os quais pertencem a esta essencialmente por nascimento - seno tambm para toda ao que se realize num dado territrio. caracterstica tambm que hoje s existe a coao fsica 'legitima na medida em que a ordem estatal a permita (por exemplo, deixando ao chefe da famlia o 'direito de castigo fsico , um resto do antigo poder legitimo do senhor da casa, que se estendia at vida e a morte dos filhos e dos escravos. Esse monoplio do poder coercivo uma caracterstica to essencial do Estado atual quanto o seu carter racional, de 'instituio', e o continuo, de 'empresa. (Max WEBER. Economia e Sociedade, 1918).

Discusses sobre a origem do Estado:


1. Defesa territorial? 2. Instrumento de classe? 3. Crescimento demogrfico e necessidade de burocracia? 4. Associao coletiva para empreendimentos (irrigao etc.)? 5. Origem religiosa? 6. Vrias origens dependendo do lugar/sociedade?

O Estado na histria
1. 2. 3. 4. A plis grega O imprio romano Os Estados (?) medievais O advento do Estado moderno a partir dos sculos XV e XVI 5. O Estado nacional a partir do final do sculo XVIII e principalmente no sculo XIX 6. Um Estado nacional em crise nos dias de hoje?

Tipos de Estado quando ao territrio: 1. O Estado centralizado 2. O Estado Federativo 3. A Confederao Os poderes estatais quanto escala: 1. O governo federal (a Unio) 2. Os Estados ou provncias ou Cantes 3. Os Municpios (o poder local)

O que territrio? E fronteiras?


1. Territrio e soberania 2. Tipos de territrios 3. A importncia do territrio para o poderio internacional 4. O que so fronteiras? 5. As funes das fronteiras 6. Tipos de fronteiras 7. Final dos territrios nacionais e das fronteiras com a globalizao? Final das soberanias?

O que nao? E nacionalismo?


1. A questo da identidade de uma comunidade humana; o ns versus os outros 2. O que define a nao? Idioma? Religio? Costumes? Territrio? Um nacionalismo imposto pelo poder poltico? 3. A nao como uma inveno europia a partir do final do sculo XVIII: uma comunidade imaginada , uma construo ou uma inveno de tradies

"No implausvel apresentara histria do mundo eurocntrico do sculo XIX como aquela da construo das naes. Mas estaria algum inclinado a escrever a histria do sculo XX e do incio do sculo XXI em tais termos? Parece improvvel. No impossvel que o nacionalismo ir declinar com o declnio do Estadonao, sem o que 'ser 'ingls, ou irlands ou judeu, ou uma combinao desses todos, somente um dos modos pelos quais as pessoas descrevem suas identidades, entre muitas outras que usam para tal objetivo. A coruja de Minerva, que traz sabedoria, disse Hegel, voa no crepsculo. um bom sinal que agora est circundando ao redor das naes e do nacionalismo." (Eric. J. HOBSBAWN. Naes e nacionalismo desde 1780. 1991, concluso)

O nacionalismo est se revelando, em muitas partes do mundo, um fenmeno inesperado e poderoso. Seu reaparecimento na Europa Oriental vem estimulando sentimentos nacionalistas em muitos outros pases (...) A fora do nacionalismo procede, acima de tudo, de sua habilidade em criar um senso de identidade. Num mundo repleto de dvida, fragmentao e falta de ideologias capazes de gerar um significado para a vida dos indivduos, o nacionalismo torna-se uma fora poderosa." (Montserrat GUIBERNAU - Nacionalismos - o Estado nacional e o nacionalismo no sculo XX, 1997).

A histria de todas as sociedades que existiram at nossos dias tem sido a histria das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrcio e plebeu, senhor e servo, mestre de corporao e oficial, numa palavra, opressores e oprimidos tm vivido em constante oposio, numa guerra ininterrupta, ora franca ora disfarada (...) Os operrios no tm ptria. Suprimida a explorao do homem pelo homem e teremos suprimido a dominao de uma nao por outra. Quando os antagonismos de classes, no interior das naes, tiverem desaparecido, desaparecer a hostilidade entre as naes. (MARX e ENGELS. Manifesto do partido comunista, 1847)

"Um homem pensa nele mesmo, em primeiro lugar, como um alemo ou um francs, ou qualquer outra nacionalidade, e apenas em segundo lugar como um membro da humanidade como um todo (...) A idia de um Estado mundial odiosa (...) Todos os povos, exatamente como todos os homens no plano individual, so desiguais, e a riqueza da raa humana consiste exatamente na plenitude dessa desigualdade." (Heinrich vou TREITSCHKE. Politics,1864)

Alguns debates
1. Nao versus classes (Marx) 2. Nao versus humanidade (anarquistas, democratas e socialistas, por um lado: direitos do Homem; e nacionalistas extremados pelo outro: direitos e principalmente deveres s do cidado, isto , da nacionalidade) 2. Final do nacionalismo? Ou sua redefinio? 3. O Estado atual no mais nacional?

Potrebbero piacerti anche