Sei sulla pagina 1di 20

Publicado na Revista Brasileira de Fruticultura em Maro de 2008.

Francisca Gabriela de Lima Pinheiro

objetivo do trabalho foi verificar o efeito de diferentes tipos de embalagens e dosagens de dixido de enxofre, na pscolheita de uvas Crimson Seedles e Itlia, visando a manuteno da qualidade comercial dessas durante o frigoarmazenamento.

Maiores

produtores de viticultura no mundo: Itlia e Frana; Viticultura no Brasil est em torno de 10% da dos principais pases produtores; Maior produtor no pas: Rio Grande do Sul; Mais novo e promissor plo viticultor: Roraima (Amaznia Legal); Uvas apirnicas: grande aceitao pelos mercados internacionais, alm da agregao do valor; Variedades apirnicas apresentam produo baixa no Brasil.

Podrides; Desidratao

e ressecamento do engao; Escurecimento das bagas; Desgrana; Desordens de natureza fisiolgica durante armazenamento refrigerado; Perdas e prejuzos da qualidade do produto.

Embalagem

primria: polietileno de baixa densidade (PEBD); Embalagem secundria: caixas de madeira e/ ou caixas de papelo; Fungicidas: anidrido sulfuroso (SO2) - maior eficincia e ao antioxidante; Gerador de fase rpida em frigoarmazenamento.

frutos foram colhidos em propriedade agrcola em Boa Vista-RR; Seleo: ausncia de defeitos visuais; Higienizao: hipoclorito de sdio (NaOCl) a 100 mg.L-1 previamente acidificada (pH = 3,0), por 10 minutos; Enxge e secagem: bandejas perfuradas expostas ao ar atmosfrico; Resfriamento: em B.O.D., por 10 horas, a 10 0,5C.
Os

Embalagens primrias em sacolas PEBD, com diferentes espessuras;  Embalagens secundrias de madeira e de papelo;  Gerao de SO : papis Kraft de liberao 2 rpida, com 3 e 8g de metabissulfito de sdio;  Armazenagem em cmara frigorfica a 4 1C e 95 3% de U.R., por 56 dias.


Perda de massa fresca dos frutos: pesadas em balana digital, com quatro casas decimais. Resultados expressos atravs de porcentagens mdias obtidas nas embalagens, considerando a relao entre massa fresca inicial de cada embalagem e a massa fresca obtida aps as anlises.

Taxa de desgrana e de bagas deterioradas: mdias obtidas pela contagem simples do nmero de bagas desprendidas naturalmente e deterioradas por podrides em cada cacho. Visando a padronizao dos tratamentos, estabeleceu-se um nmero mdio de 49 5 e 81 3 bagas por cacho, respectivamente, para as variedades Crimson Seedles e Itlia. As deterioradas foram submetidas a anlises microbiolgicas para denominao do agente causal.

Qualidade do engao: foi utilizado o seguinte critrio:

= verdes, trgidos (aspecto de recmcolhido); 2 = verdes e levemente secos (verde opaco); 3 = verdes com pontuaes marrons (levemente secos); 4 = marrons (secos); 5 = predominantemente marrons (muito secos, quebradios).

Teor de slidos solveis (SS): foi determinado atravs da leitura refratomtrica direta, com o refratmetro tipo Abbe, marca ATAGO N1, e os resultados expressos em Brix. ao final dos 56 dias de armazenamento refrigerado, teste de preferncia, contando com 15 julgadores treinados, atravs de escala hednica de cinco pontos.

Realizou-se,

Slidos solveis no apresentou diferenciao estatstica, os teores variaram de 16,5 e 14,7Brix aos sete dias de armazenamento, a 17,4 e 15,5Brix ao final do experimento; Aos 49 dias de experimentao, antes do trmino do trabalho, os frutos sem embalagem primria, apresentaram incidncia dos gneros: Botrytis, Penicillium, Plasmopara, Alternaria e Glomerella; A ao fungisttica do metabissulfito de sdio foi confirmada, principalmente na dose intermediria de 3g, e associada s embalagens de PEBD de 0,020mm de espessura;

Nesse

sentindo, as embalagens de PEBD, alm de criarem barreira efetiva desidratao das uvas, tambm permitiram, estabelecer meio adequado ao de SO2; Um dos fatores que mais foram afetados pela modificao atmosfrica primria, atravs do uso de filmes de PEBD, foi a perda de massa fresca, uvas acondicionadas sem as embalagens apresentavam 7,25% em mdia de perda e as que usavam embalagens independentemente da espessura no ultrapassaram 3%;

combinao de embalagens de PEBD de 0,020mm de espessura e contendo 3g de metabissulfito de sdio, foram ainda mais preponderantes, no ultrapassando 0,93% nas perdas de massa fresca; Em dosagens elevadas de metabissulfito de sdio (8g), observou-se surgimento de manchas descoloridas nas bagas das uvas, sintomatologia caracterstica de danos por excesso de SO2, esses frutos no apresentavam condies de comercializao;

engaos das uvas acondicionadas em PEBD de 0,020mm de espessura e contendo 3g de metabissulfito de sdio, apresentaram-se aos 56 dias, verde e com pouqussimas pontuaes de colorao escura; J os frutos expostos a doses elevadas de metabissulfito de sdio (8g), aos 49 dias, apresentavam engaos secos e marrons, alguns at muito secos e quebradios, devido a sensibilidade das uvas ao excesso de SO2;
Os

Neste trabalho, o elevado escurecimento e ressecamento do engao das uvas, decorrentes da desidratao, favoreceu a elevada porcentagem de desgrana e, conseqentemente, elevados ndices de perda de massa fresca; Outro fator interessante o fato de que as uvas no acondicionadas nas embalagens de PEBD tambm apresentaram elevada taxa de desgrana, o que comprova o efeito da modificao atmosfrica na manuteno da umidade dos cachos e manuteno dos processos fisiolgicos que desencadeiam a perda de qualidade dos frutos;

Os

tratamentos embalados em PEBD de 0,020mm de espessura, contendo 3g de metabissulfito de sdio, em ambas as variedades, foram os preferidos pelos julgadores, pois as que no estavam expostas ao metabissulfito apresentavam elevada contaminao e as expostas a elevado teor de metabissulfito de sdio (8g) apresentavam alta incidncia de fisiopatias desencadeadas pela sensibilidade das uvas ao excesso de SO2.

Acondicionamento por at 56 dias, a 4 0,5C e 95 3% de U.R.; Embalagens de PEBD de 0,020mm de espessura; 3g de metabissulfito de sdio; Perda de massa fresca foi inferior a 1%, obtendo o controle efetivo de contaminantes microbiolgicos; Taxa de desgrana menor que 2%; Engaos estavam firmes e de colorao verde; Entre as embalagens secundrias de madeira e papelo no foi observada diferena significativa, levando-se em considerao a relao custo-beneficio para cada situao.

Potrebbero piacerti anche