Sei sulla pagina 1di 31

Introduo.

Este trabalho tem como objetivo a anlise do aproveitamento da energia elica, que como todas as demais possuem certas vantagens e desvantagens. Alm desta ser fonte de uma energia renovvel possuem uma certa diferena em relao as demais , pode ser utilizada para o fornecimento de energia para pequenas populaes, onde no h um acesso de energia direto e tambm no necessita de grandes investimentos.

Energia Elica
O que ? a energia obtida pelo movimento do ar (vento). uma abundante fonte de energia ,renovvel , limpa e disponvel em todos os lugares.

A energia elica renovvel , limpa amplamente distribuda globalmente, e, se utilizada para substituir fontes de combustveis fsseis, auxilia na reduo do efeito estufa.

Origem
Os moinhos de vento fora m inventados na Prsia no sc. V .eles foram usados para bombear gua para irrigao. Os mecanismos bsicos de um moinho de vento no mudaram desde ento :o vento atinge uma hlice que ao movimentar -se gira um eixo que impulsiona uma bomba (gerador de eletricidade )

Os ventos so gerados pela diferena de temperatura da terra e das guas, das plancies e das montanhas, das regies equatoriais e dos plos do planeta Terra. A quantidade de energia disponvel do vento varia de acordo com as estaes do ano e as horas do dia.

Apesar das grandiosidade dos modernos moinhos de ventos, a tecnologia utilizada continua a mesma de h 1000 anos, tudo indicando que brevemente ser suplantada por outras tecnologias de maior eficincia ,como o caso da turbo vela, uma voluta vertical apropriada para capturar vento a baixa presso ao passar aos rotores axiais protegidas internamente .Esse tipo no oferece riscos de colises das ps com objetos voadores(animais silvestres), e no interfere na udio viso.

Regras gerais de energia elica. Existe uma regra que d a potncia gerada pelos cata-ventos e turbinas de vento. importante ressaltar que esta regra terica e na prtica, no conseguimos converter toda essa potncia(terica) em potncia til. A taxa de converso aproximadamente de 59%, quando o sistema funciona de maneira otimizada.

Os usos da energia elica. Hoje, a energia elica pode ser direcionada para prover algumas ou muitas tarefas teis , tais como: bombeamento de gua, gerao de eletricidade, aquecimento, e tambm tem sido direcionado para prover energia mecnica para moagem de gros operaes de serrarias e outras. Gostaramos de mostrar agora um esquema envolvendo os passos de planejamento e desenvolvimento de um sistema de energia elica com sucesso:

Este organograma pode ser muito til para aqueles que realmente queiram montar seu prprio sistema de aproveitamento da energia dos ventos.

Circulao global do vento. Energia elica uma forma de energia solar.Os ventos aliviam a temperatura atmosfrica e as diferenas de presso causadas pelo aquecimento irregular da superfcie da Terra. Enquanto a sol aquece o ar, gua e terra de um lado da Terra, outro lado resfriado por radiao trmica para o espao. Dessa diferente taxa de aquecimento e resfriamento so criadas enormes massas de ar com temperaturas diferentes. A coliso dessas massas de ar, quente e fria, geram os ventos na Terra.

Apresentamos abaixo uma figura que ilustra as diferentes reas( urbana, subrbios ou ao nvel do mar) com relao entre suas alturas e velocidade de ventos.

Geradores. At agora falamos das leis que regem a energia elica, suas origens, influencia da urbanizao na velocidade dos ventos , etc. ; mas no falamos ainda em como fazer a converso entre a energia mecnica fornecida as ps e ao eixo do rotor para a eletricidade. Esta converso feita pelos geradores eltricos que nada mais so do que motores eltricos que ao girarem em torno de seus eixos induzem uma corrente eltrica em seus plos.

Existe uma gama muito grande de tipos e tamanhos de geradores usados hoje em dia. Para dar um exemplo bem conhecido,gostaramos de citar o alternador dos automveis que um pequeno gerador que converte a energia mecnica rotativas do motor de combusto interna para a eletricidade para carreg-la na bateria do automvel para ser utilizada em momentos posteriores.

EXEMPLO SIMPLES DE GERADOR E SISTEMA DE ESTOCAGEM.

Converso em energia eltrica.


A energia elica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas ps. Nos moinhos de vento a energia elica era transformada em energia mecnica, utilizada na moagem de gros ou para bombear gua. Os moinhos foram usados para fabricao de farinhas e ainda para drenagem de canais, sobretudo nos Pases Baixos.

Converso em energia eltrica.


Na atualidade utiliza-se a energia elica para mover aero geradores - grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas tm a forma de um cata-vento ou um moinho. Esse movimento, atravs de um gerador, produz energia eltrica. Precisam agrupar-se em parques elicos, concentraes de aero geradores, necessrios para que a produo de energia se torne rentvel, mas podem ser usados isoladamente, para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmisso. possvel ainda a utilizao de aero geradores de baixa tenso quando se trate de requisitos limitados de energia eltrica.

Energia elica no mundo. Alguns pases que se destacam e aderem a energia elica. Capacidade instalada de produo de energia elica em 2007
Pas Alemanha EUA Espanha ndia China Dinamarca Itlia Frana Reino Unido Portugal Resto Do mundo 13019 13,8

MW

22.247 23,6

16 818 17,9

15.145

8000

6.050

3.125

2726

2454

2389

2150

16,1

8,5

6,4

3,3

2,9

2,6

2,5

2,3

Obs.:MW( mega Watts)

Ventos e Meio ambiente. A energia elica considerada a energia mais limpa do planeta, disponvel em diversos lugares e em diferentes intensidades, uma boa alternativa para s energias no-renovveis.

Impactos e problemas ambientais. Apesar de no queimar combustveis fsseis e no emitirem poluentes, fazendas elica no so totalmente desprovidas de impactos ambientais, elas alteram paisagens com suas torres e hlice e podem ameaar pssaros se forem instaladas em rotas de imigrao.Emitem um certo nvel de rudos( de baixa freqncia), que podem causar algum incomodo. Alem disso, podem causar interferncia na transmisso de televiso.

Outro problema que pode ser citado que em regies onde o vento no constante, ou a intensidade muito fraca, obtm pouca energia e quando ocorrem chuvas muito fortes, h desperdcio de energia.

Benefcios da energia elica: A energia elica hoje considerada uma das mais promissoras fontes naturais da energia, principalmente porque renovvel, ou seja no se esgota.Alm disso, as turbinas elicas podem ser utilizadas tanto em conexo com redes eltrica como em locais isolados.

Perspectivas futuras.
Na crise energtica atual, as perspectivas da utilizao da energia elica so cada vez maiores no panorama energtico geral, pois apresentam um custo reduzido em relao a outras opes de energia. Embora o mercado de usinas elicas esteja em crescimento no Brasil, ele j movimenta 2 milhes de dlares no mundo. Existem 30 mil turbinas elicas de grande porte em operao no mundo, com capacidade instalada da ordem de 13. 500 MW. A energia elica pode garantir 10% da necessidades mundiais de eletricidade at 2020, pode criar 1,7 milho de novos empregos e reduzir a emisso global de dixido de carbono na atmosfera em mais de 10 bilhes de toneladas.

Os campees de uso dos ventos so a Alemanha , a Dinamarca e os Estados Unidos , seguidos pela ndia e a Espanha. Na mbito nacional, o estado do Ceara destaca-se por ter sido um dos primeiros locais a realizar um programa de levantamento do potencial elico, que j consumido por cerca de 160 mil pessoas. Outras medies foram feitas tambm no Paran, Santa Catarina, Minas gerais, litoral do Rio de Janeiro e de Pernambuco e na ilha de Maraj. A capacidade instalada no Brasil de 20,3 MW, com turbinas elicas de mdio e grande Portes conectadas rede eltrica.

Vrios estados brasileiro seguiram os passos do Ceara, iniciando programas de levantamento de dados de vento. Hoje existem mais de cem anemgrafos computadorizados espalhados pelo territrio nacional.Um mapa preliminar de ventos do Brasil, gerado a partir de simulaes computacionais com modelos atmosfricos. Considerando o grande potencial elico do Brasil, confirmado atravs de estudos recentes, possvel produzir eletricidade a custos competitivos com centrais termoeltricos, nucleares e hidroeltricas, com custo reduzido.

Resumo Energtico do Brasil.


O Brasil possui no total 1429 usinas, onde 1076 esto em operao ,gerando 76.136.364KW de potencia, 110 usinas em construo e outras 243 com sua construo prevista.

Gerao de energia
Antes Depois

Concluso. O aproveitamento de energia elica ser de vital importncia em um futuro prximo pois suprir as necessidades de populaes de pequeno porte,deixando a demanda maior de energia recair sobre as fontes convencionais de energia, pois como se sabe uma industria necessita de uma demanda muito maior de energia que uma populao, entre tanto se que com o avano da tecnologia a implantao de fontes de energia alternativas ser suficiente para todas as demandas de energia do planeta.

Obrigado a Todos.

Alunos: Anderson Cleide Mrcia Renato Sueli Professor: Caio

Potrebbero piacerti anche