Sei sulla pagina 1di 67

AS PRTICAS DE SADE AO LONGO DA HISTRIA E O DESENVOLVIMENTO DAS PRTICAS DE ENFERMAGEM

Prof. Fernando Ramos Gonalves-Msc

PERODO PR-CRISTO

No perodo Pr-Cristo as doenas eram tidas como um castigo de Deus ou resultavam do poder do demnio. Por isso os sacerdotes ou feiticeiras acumulavam funes de mdicos e enfermeiros. O tratamento consistia em aplacar as divindades, afastando os maus espritos por meio de sacrifcios. Usavam-se: massagens, banho de gua fria ou quente, purgativos, substncias provocadoras de nuseas. Mais tarde os sacerdotes adquiriram conhecimentos sobre plantas medicinais e passaram a ensinar pessoas. Surgem as funes de enfermeiros e farmacuticos.

MEDICINA NO EGITO

EGITO
Os egpcios deixaram alguns documentos sobre a medicina conhecida em sua poca. As receitas mdicas deviam ser tomadas acompanhadas da recitao de frmulas religiosas. Praticava-se o hipnotismo, a interpretao de sonhos; acreditava-se na influncia de algumas pessoas sobre a sade de outras. Havia ambulatrios gratuitos, onde era recomendada a hospitalidade e o auxlio aos desamparados.

A DEUSA SIS: A ME DE TUDO O QUE FOI E SER.

NDIA
Documentos do sculo VI a.C. nos dizem que os hindus conheciam: ligamentos, msculos, nervos, plexos, vasos linfticos, antdotos para alguns tipos de envenenamento e o processo digestivo. Realizavam alguns tipos de procedimentos, tais como: suturas, amputaes, trepanaes e corrigiam fraturas. Neste aspecto o budismo contribuiu para o desenvolvimento da enfermagem e da medicina. Os hindus tornaram-se conhecidos pela construo de hospitais.

Foram os nicos, na poca, que citaram enfermeiros e exigiam deles qualidades morais e conhecimentos cientficos. Nos hospitais eram usados msicos e narradores de histrias para distrair os pacientes. O bramanismo fez decair a medicina e a enfermagem, pelo exagerado respeito ao corpo humano - proibia a dissecao de cadveres e o derramamento de sangue. As doenas eram consideradas castigo.

MEDICINA INDIANA

MEDICINA INDIANA

MEDICINA INDIANA

MEDICINA INDIANA

PALESTINA

Moiss, o grande legislador do povo hebreu, prescreveu preceitos de higiene e exame do doente: diagnstico, desinfeco , afastamento de objetos contaminados e;

leis sobre o sepultamento de cadveres para que no contaminassem a terra. Os enfermos, quando viajantes, eram favorecidos com hospedagem gratuita.

MOISS

OS 10 MANDAMENTOS

OS 10 MANDAMENTOS
I. Eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos tirei do Egito, da casa da servido. No tereis, diante de mim, outros deuses estrangeiros. No fareis imagem esculpida, nem figura alguma do que est em cima do cu, nem embaixo na Terra, nem do que quer que esteja nas guas sob a terra. No os adorareis e no lhes prestareis culto soberano. II. No tomeis em vo o nome do Senhor vosso Deus. III. Lembrai-vos de santificar o dia do sbado. IV. Honrai a vosso pai e a vossa me, a fim de viverdes longo tempo na terra que o Senhor vosso Deus vos dar. V. No mateis.

VI. No cometais adultrio. VII. No roubeis. VIII. No presteis testemunho falso contra o vosso prximo. IX. No desejeis a mulher do vosso prximo. X. No cobiceis a casa do vosso prximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu asno, nem qualquer das coisas que lhe pertenam.

ASSRIA E BABILNIA
Entre os assrios e babilnios existiam penalidades para mdicos incompetentes, tais como: amputao das mos, indenizao, etc. A medicina era baseada na magia - acreditava-se que sete demnios eram os causadores das doenas. Os sacerdotes mdicos vendiam talisms com oraes usadas contra os ataques dos demnios. Nos documentos assrios e babilnicos no h meno de hospitais, nem de enfermeiros. Conheciam a lepra e sua cura dependia de milagres de Deus, como no episdio bblico do banho no rio Jordo. "Vai, lava-te sete vezes no Rio Jordo e tua carne ficar limpa".(II Reis: 5, 10-11).

JARDINS SUSPENSOS COM PLANTAS


MEDICINAIS

CHINA

Os doentes chineses eram cuidados por sacerdotes. As doenas eram classificadas da seguinte maneira: benignas, mdias e graves. Os sacerdotes eram divididos em trs categorias que correspondiam ao grau da doena da qual se ocupava. Os templos eram rodeados de plantas medicinais. Os chineses conheciam algumas doenas: varola e sfilis. Procedimentos: operaes de lbio. Tratamentos: anemias, indicavam ferro e fgado; verminoses, tratavam com determinadas razes; sfilis, prescreviam mercrio; doenas da pele, aplicavam o arsnico. Anestesia: pio. Construram alguns hospitais de isolamento e casas de repouso. A cirurgia no evoluiu devido a proibio da dissecao de cadveres.

MEDICINA CHINESA

JAPO

Os japoneses aprovaram e estimularam a eutansia. A medicina era fetichista e a nica teraputica era o uso de guas termais.

GRCIA

As primeiras teorias gregas se prendiam mitologia. Apolo, o deus sol, era o deus da sade e da medicina. Usavam sedativos, fortificantes e hemostticos, faziam ataduras e retiravam corpos estranhos, tambm tinham casas para tratamento dos doentes. A medicina era exercida pelos sacerdotes-mdicos, que interpretavam os sonhos das pessoas. Tratamento: banhos, massagens, sangrias, dietas, sol, ar puro, gua pura mineral. Dava-se valor beleza fsica, cultural e a hospitalidade, contribuindo para o progresso da Medicina e da Enfermagem. O excesso de respeito pelo corpo atrasou os estudos anatmicos. O nascimento e a morte eram considerados impuros, causando desprezo pela obstetrcia e abandono de doentes graves..

APOLO

ESCULPIO- DEUS DA MEDICINA- FILHO DE


APOLO

DEUS THANATUS- PERSONIFICAO DA MORTE

A medicina tornou-se cientfica, graas a Hipcrates, que deixou de lado a crena de que as doenas eram causadas por maus espritos. Hipcrates considerado o Pai da Medicina. Observava o doente, fazia diagnstico, prognstico e a teraputica. Reconheceu doenas, tais como: tuberculose, malria, histeria, neurose, luxaes e fraturas. Seu princpio fundamental na teraputica consistia em "no contrariar a natureza, porm auxilia-la a reagir". Tratamentos usados: massagens, banhos, ginsticas, dietas, sangrias, ventosas, vomitrios, purgativos e calmantes, ervas medicinais e medicamentos minerais

HIPCRATES

ROMA

A medicina no teve prestgio em Roma. Durante muito tempo era exercida por escravos ou estrangeiros. Os romanos eram um povo, essencialmente guerreiro. O indivduo recebia cuidados do Estado como cidado destinado a tornar-se bom guerreiro, audaz e vigoroso. Roma distinguiu-se pela limpeza das ruas, ventilao das casas, gua pura e abundante e redes de esgoto. Os mortos eram sepultados fora da cidade, na via pia. O desenvolvimento da medicina dos romanos sofreu influncia do povo grego.

MEDICINA ROMANA

CRISTIANISMO
O cristianismo foi a maior revoluo social de todos os tempos. Influiu positivamente atravs da reforma dos indivduos e da famlia. Os cristos praticavam uma tal caridade, que movia os pagos: "Vede como eles se amam". Desde o incio do cristianismo os pobres e enfermos foram objeto de cuidados especiais por parte da Igreja. Pedro, o apstolo, ordenou diconos para socorrerem os necessitados.

As diaconisas prestavam igual assistncia s mulheres. Os cristos at ento perseguidos, receberam no ano 335 pelo Edito de Milo, do imperador Constantino, a liberao para que a Igreja exercesse suas obras assistenciais e atividades religiosas. Houve uma profunda modificao na assistncia aos doentes - os enfermos eram recolhidos s diaconias, que eram casas particulares, ou aos hospitais organizados para assistncia a todo tipo de necessitados.

DIACONISAS

JESUS CRISTO

SMBOLOS ENFERMAGEM

DESENVOLVIMENTO DAS PRTICAS DE SADE


DURANTE OS PERODOS HISTRICOS

As prticas de sade instintivas - caracteriza a prtica do cuidar nos grupos nmades primitivos, tendo como pano-de-fundo as concepes evolucionista e teolgica. Prticas de sade, propriamente ditas, num primeiro estgio da civilizao, consistiam em aes que garantiam ao homem a manuteno da sua sobrevivncia, Associadas ao trabalho feminino. Com o evoluir dos tempos, constatando que o conhecimento dos meios de cura resultavam em poder, o homem, aliando este conhecimento ao misticismo, fortaleceu tal poder e apoderou-se dele. Observa-se que a Enfermagem est em sua natureza intimamente relacionada ao cuidar das sociedades primitivas.

As prticas de sade mgico-sacerdotais - aborda a relao mstica entre as prticas religiosas e as prticas de sade primitivas desenvolvidas pelos sacerdotes nos templos. Este perodo corresponde fase de empirismo, verificada antes do surgimento da especulao filosfica que ocorre por volta do sculo V a.C. Essa prtica permanece por muitos sculos desenvolvida nos templos que, a princpio, foram simultaneamente santurios e escolas, onde os conceitos primitivos de sade eram ensinados. Posteriormente, desenvolveram-se escolas especficas para o ensino da arte de curar no sul da Itlia e na Siclia. Naquelas escolas pr-hipocrticas, eram variadas as concepes acerca do funcionamento do corpo humano, seus distrbios e doenas, concepes. Marcaram a fase emprica da evoluo dos conhecimentos em sade.

O ensino era vinculado orientao da filosofia e das artes e os estudantes viviam em estreita ligao com seus mestres, formando as famlias, as quais serviam de referncia para mais tarde se organizarem em castas. Quanto Enfermagem, as nicas referncias concernentes poca em questo esto relacionadas com a prtica domiciliar de partos e a atuao pouco clara de mulheres de classe social elevada que dividiam as atividades dos templos com os sacerdotes.

As prticas de sade no alvorecer da cincia relaciona a evoluo das prticas de sade ao surgimento da filosofia e ao progresso da cincia, quando estas ento se baseavam nas relaes de causa e efeito. Inicia-se no sculo V a.C., estendendo-se at os primeiros sculos da Era Crist. A prtica de sade, antes mstica e sacerdotal, passa agora a ser um produto desta nova fase, baseando-se essencialmente na experincia, no conhecimento da natureza, no raciocnio lgico Desencadeia uma relao de causa e efeito para as doenas - e na especulao filosfica, baseada na investigao livre e na observao dos fenmenos, limitada, entretanto, pela ausncia quase total de conhecimentos anatomofisiolgicos.

Essa prtica individualista volta-se para o homem e suas relaes com a natureza e suas leis imutveis. Este perodo considerado pela Medicina grega como perodo hipocrtico, destacando a figura de Hipcrates que como j foi demonstrado no relato histrico, props uma nova concepo em sade, dissociando a arte de curar dos preceitos msticos e sacerdotais, atravs da utilizao do mtodo indutivo, da inspeo e da observao. No h caracterizao ntida da prtica de Enfermagem nesta poca.

As prticas de sade monstico-medievais Focaliza a influncia dos fatores scioeconmicos e polticos do medievo e da sociedade feudal nas prticas de sade e as relaes destas com o cristianismo. Esta poca corresponde ao aparecimento da Enfermagem como prtica leiga, desenvolvida por religiosos e abrange o perodo medieval compreendido entre os sculos V e XIII.

Foi um perodo que deixou como legado uma srie de valores que, com o passar dos tempos, foram aos poucos legitimados e aceitos pela sociedade como caractersticas inerentes Enfermagem.

A abnegao, o esprito de servio, a obedincia e outros atributos que do Enfermagem, no uma conotao de prtica profissional, mas de sacerdcio.

As prticas de sade ps monsticas - evidencia a evoluo das prticas de sade e, em especial, da prtica de Enfermagem no contexto dos movimentos Renascentistas e da Reforma Protestante. Corresponde ao perodo que vai do final do sculo XIII ao incio do sculo XVI A retomada da cincia, o progresso social e intelectual da Renascena e a evoluo das universidades no constituram fator de crescimento para a Enfermagem.

Enclausurada nos hospitais religiosos, permaneceu emprica e desarticulada durante muito tempo, vindo desagregar-se ainda mais a partir dos movimentos de Reforma Religiosa e das conturbaes da Santa Inquisio. O hospital, j negligenciado, passa a ser um insalubre depsito de doentes, onde homens, mulheres e crianas coabitam as mesmas dependncias, amontoados em leitos coletivos. Sob explorao deliberada, o servio domstico - pela queda dos padres morais que o sustentava- tornou-se indigno e sem atrativos para as mulheres de casta social elevada. Esta fase tempestuosa, que significou uma grave crise para a Enfermagem, permanece por muito tempo e apenas no limiar da revoluo capitalista que alguns movimentos reformadores, que partiram principalmente de iniciativas religiosas e sociais, tentam melhorar as condies do pessoal a servio dos hospitais.

As prticas de sade no mundo moderno - analisa as prticas de sade e, em especial, a de Enfermagem, sob a tica do sistema polticoeconmico da sociedade capitalista. Ressalta o surgimento da Enfermagem como prtica profissional institucionalizada. Esta anlise inicia-se com a Revoluo Industrial no sculo XVI e culmina com o surgimento da Enfermagem moderna na Inglaterra, no sculo XIX.

ENFERMAGEM MODERNA

O avano da Medicina reorganizao dos hospitais.

vem

favorecer

na reorganizao da Instituio Hospitalar e no posicionamento do mdico como principal responsvel por esta reordenao, que vamos encontrar as razes do processo de disciplinarizao e seus reflexos na Enfermagem, ao ressurgir da fase sombria em que esteve submersa at ento.

A evoluo crescente dos hospitais no melhorou, entretanto, suas condies de salubridade. Diz-se mesmo que foi a poca em que estiveram sob piores condies, devido principalmente predominncia de doenas infecto-contagiosas e falta de pessoas preparadas para cuidar dos doentes. Os ricos continuavam a ser tratados em suas prprias casas, enquanto os pobres, alm de no terem esta alternativa, tornavamse objeto de instruo e experincias que resultariam num maior conhecimento sobre as doenas em benefcio da classe abastada.

neste cenrio que a Enfermagem passa a atuar, quando Florence Nightingale convidada pelo Ministro da Guerra da Inglaterra para trabalhar junto aos soldados feridos em combate na Guerra da Crimia.

PERODO FLORENCE NIGHTINGALE

Nascida a 12 de maio de 1820, em Florena, Itlia, era filha de ingleses. Possua inteligncia incomum, tenacidade de propsitos, determinao e perseverana - o que lhe permitia dialogar com polticos e oficiais do Exrcito, fazendo prevalecer suas idias. Dominava com facilidade o ingls, o francs, o alemo, o italiano alm do grego e latim. No desejo de realizar-se como enfermeira, passa o inverno de 1844 em Roma, estudando as atividades das Irmandades Catlicas. Em 1849 faz uma viagem ao Egito e decide-se a servir a Deus, trabalhando em Kaiserswert, Alemanha, entre as diaconisas. Decidida a seguir sua vocao, procura completar seus conhecimentos que julga ainda insuficientes. Visita o Hospital de Dublin dirigido pelas Irms de Misericrdia, Ordem Catlica de Enfermeiras, fundada 20 anos antes. Conhece as Irms de Caridade de So Vicente de Paulo, na Maison de la Providence em Paris.

Aos poucos vai se preparando para a sua grande misso. Em 1854, a Inglaterra, a Frana e a Turquia declaram guerra Russia: a Guerra da Crimia. Os soldados ingleses acham-se no maior abandono. A mortalidade entre os hospitalizados de 40%. Florence partiu para Scutari com 38 voluntrias entre religiosas e leigas vindas de diferentes hospitais. Algumas das enfermeiras foram despedidas por incapacidade de adaptao e principalmente por indisciplina.

Florence incomparvel: estende sua atuao desde a organizao do trabalho, at os mais simples servios como a limpeza do cho. Aos poucos, os soldados e oficiais um a um comeam a curvar-se e a enaltecer esta incomum Miss Nightingale. A mortalidade decresce de 40% para 2%. Os soldados fazem dela o seu anjo da guarda e ela ser imortalizada como a "Dama da Lmpada porque, de lanterna na mo, percorre as enfermarias, atendendo os doentes. Durante a guerra contrai tifo e ao retornar da Crimia, em 1856, leva uma vida de invlida.

A Dama da Lmpada

DEDICA-SE PORM, COM ARDOR, A TRABALHOS INTELECTUAIS.

Pelos trabalhos na Crimia, recebe um prmio do Governo Ingls e, Graas a este prmio, consegue iniciar o que para ela a nica maneira de mudar os destinos da Enfermagem - uma Escola de Enfermagem em 1859.

Aps a guerra, Florence fundou uma escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas;

Que passou a servir de modelo para as demais escolas que foram fundadas posteiormente. A disciplina rigorosa, do tipo militar, era uma das caractersticas da escola nightingaleana, bem como a exigncia de qualidades morais das candidatas.
Ocurso, de um ano de durao, consistia em aulas dirias ministradas por mdicos.

Nas primeiras escolas de Enfermagem o mdico foi, de fato, a nica pessoa qualificada para ensinar. A ele cabia ento decidir quais das suas funes poderia colocar nas mos das enfermeiras. Florence morre a 13 de agosto de 1910, deixando florescente o ensino de Enfermagem. Assim a Enfermagem surge no mais como uma atividade emprica, desvinculada do saber especializado, mas como uma ocupao assalariada que vem atender a necessidade de mo-de-obra nos hospitais. constituindo-se como uma prtica social institucionalizada e especfica.

JURAMENTO DE FLORENCE

Potrebbero piacerti anche