Sei sulla pagina 1di 21

ELETROMAGNETISMO:

FORNO MICRO-ONDAS

Vanessa Mucida Gustavo Augusto Hebert Damasceno

ELETROMAGNETISMO
A existncia de foras naturais de origem eltrica e magntica fora observada em contextos histricos independentes, mas s na primeira metade do sculo XIX um grupo de pesquisadores conseguiu unificar os dois campos de estudo e assentar os alicerces de uma nova concepo da estrutura fsica dos corpos. Os fenmenos eletromagnticos so produzidos por cargas eltricas em movimento. A carga eltrica, assim como a massa, uma qualidade intrnseca da matria e apresenta a particularidade de existir em duas variedades, convencionalmente denominadas positiva e negativa. A unidade elementar da carga o eltron, partcula atmica de sinal negativo, embora sua magnitude no resulte em entidade suficiente para clculos macroscpicos normais.

ELETROMAGNETISMO
Uma carga eltrica mvel produz perturbaes eletromagnticas a seu redor, de modo que qualquer outra carga prxima detecta sua presena por meio das linhas do campo.

rsted e Ampre demonstraram a influncia que as correntes eltricas exercem sobre os materiais imantados, enquanto Faraday e Joseph Henry determinaram a natureza das correntes eltricas induzidas por campos magnticos variveis no espao.

ONDAS ELETROMAGNTICAS
Quando uma carga eltrica se desloca no espao, a ela se associam um campo eltrico e outro magntico, interdependentes e com linhas de fora perpendiculares entre si.

O resultado desse conjunto uma onda eletromagntica que emerge da partcula e, em condies ideais - isto , sem a interveno de qualquer fator de perturbao - se move a uma velocidade de 299.793km/s, em forma de radiao luminosa.

A energia transportada pela onda proporcional intensidade dos campos eltrico e magntico da partcula emissora e fixa as diferentes freqncias do espectro eletromagntico.

FORNO MICRO-ONDAS

ORIGEM
O forno micro-ondas foi criado durante a Segunda Guerra Mundial, com o intuito no de aquecer alimentos, mas de detectar aeronaves inimigas.

Essas micro-ondas eletromagnticas geradas, que tambm so denominadas magntron, eram emitidas de volta pelas aeronaves inimigas.

Porm, a histria desse aparelho sofreu uma reviravolta quando o engenheiro Percy L. Spencer (1894-1970) conseguiu levar o micro-ondas para casa, alterando-o e aperfeioando-o.

ORIGEM
Certo momento, ele notou que uma barra de um doce em seu bolso comeou a derreter quando ele estava em frente a um tubo de magntron ligado. Dessa forma, ele percebeu o potencial do micro-ondas para ser usado como forno, preparando alimentos. O primeiro micro-ondas tinha 1,5 m de altura e 340 kg.

FUNCIONAMENTO
Ondas eletromagnticas podem transportar som e imagens para nossas casas, atravs do envio de sinais de antenas transmissoras s antenas receptoras de nossos aparelhos de rdio e TV.

Contudo ondas eletromagnticas tambm transportam energia. Um exemplo interessante dessa transferncia de energia o forno de micro-ondas. Ele usa ondas eletromagnticas de alta frequncia.

H tranferncia energia diretamente s molculas de gua dos alimentos, possibilitanto o seu cozimento.

FUNCIONAMENTO
As ondas eletromagnticas (ou radiao eletromagntica) so uma oscilao, em fase, dos campos eltricos e magnticos. As oscilaes dos campos magnticos e eltricos so perpendiculares entre si e podem ser entendidos como a propagao de uma onda transversal

As ondas eletromagnticas so geradas por cargas eltricas aceleradas.

FUNCIONAMENTO
O espectro eletromagntico o intervalo completo da radiao eletromagntica, que contm desde as ondas de rdio, as micro-ondas, o infravermelho, a luz visvel, os raios ultravioleta, os raios X, at aos raios gama.

FUNCIONAMENTO

Micro-ondas so ondas eletromagnticas com comprimentos de onda maiores que os dos raios infravermelhos, mas menores que o comprimento de onda das ondas de rdio, variando de 10 cm (2 GHz de freqncia) at 1 mm (30 GHz de frequncia).

FUNCIONAMENTO
Estrutura de um forno microondas:

FUNCIONAMENTO
O forno de micro-ondas usa o magnetron para criar microondas.

Magnetron um tubo de vcuo que produz micro-ondas em uma frequncia particular, estabelecida pela frequncia natural de suas cavidades ressonantes.

O magnetron recebe, de um transformador, uma tenso fixa de cerca de 400 volts e gera dentro do aparelho ondas eletromagnticas de 2 450 GHz

Alm das paredes metlicas espessas, a porta tem janela de vidro recoberta com um grade metlica tambm refletora de micro-ondas, construda com base na Lei de Faraday.

AQUECENDO ALIMENTOS
A reflexo to boa que, se no houver nada dentro do microondas que absorva as ondas, elas retornaro ao magnetron e, eventualmente, podero superaquecer o aparelho.

As micro-ondas tm alta capacidade de penetrao na comida, o que possibilita o cozimento por dentro e no a partir da superfcie, como ocorre nos fornos convencionais. Oscilao de micro-ondas eletromagnticas geradas agitam as molculas de gua (que so polares) presentes no alimento e outras molculas que tm dipolos permanentes ou induzidos

AQUECENDO ALIMENTOS
Cada molcula de gua um dipolo eltrico que tende a se alinhar com o campo eltrico, da mesma forma que a agulha de uma bssola tende a se alinhar com um campo magntico.

Quando o campo eltrico comea a oscilar, as molculas de gua tambm fazem o mesmo.

E quando a frequncia de oscilao do campo se iguala a sua prpria frequncia natural, as molculas de gua passam a se movimentar muito energicamente - em ressonncia.

A comida cozida por uma espcie de "atrito cintico", quando o movimento semi giratrio das molculas de gua

AQUECENDO ALIMENTOS
Papel seco, pedaos de placas de isopor ou outros materiais recomendados para uso em fornos de microondas no contm gua ou outras molculas polares, de modo que as microondas os atravessam sem efeito algum.

O mesmo acontece com o gelo, onde as molculas de gua esto em posies fixas e no podem oscilar de um lado para o outro

O gelo no descongela no forno micro-ondas, ou melhor, no mais rpido do que fora dele ou com o forno desligado.

AQUECENDO ALIMENTOS
Os alimentos geralmente contm uma certa porcentagem de gua. As microondas na frequncia de 2,45 GHz carregam energia que cumulativamente absorvida pelas molculas da gua, utilizando o fenmeno da ressonncia

Quando a frequncia de oscilao forada da fonte (2,45 GHz no forno de microondas, por exemplo) coincide com a frequncia natural do sistema oscilante (gua dos alimentos, por exemplo, que possui frequncia natural de vibrao tambm no valor 2,45 GHz) ocorre o fenmeno da ressonncia.

AQUECENDO ALIMENTOS
Na ressonncia, a amplitude das oscilaes tende a aumentar indefinidamente, podendo causar at o colapso do sistema oscilante (no alimento, causar o rpido aquecimento).

A ressonncia possibilita a mxima transferncia de energia entre a fonte excitadora, que produz as oscilaes foradas, e o sistema oscilante.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
Fundamentos de fsica(HALLIDAY E RESNICK), 9edio,volume 3. http://www.mundoeducacao.com/quimica/origemfuncionamento-forno-microondas.htm http://www.ced.ufsc.br/men5185/trabalhos/62_microondas/ge randoMicroondas.html

- OBRIGADO -

Potrebbero piacerti anche