Sei sulla pagina 1di 11

NBC TG 16 (R1)

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE TCNICAS GERAIS

OBJETIVO

O objetivo desta Norma estabelecer o tratamento contbil para os estoques. A questo fundamental na contabilizao dos estoques quanto ao valor do custo a ser reconhecido como ativo e mantido nos registros at que as respectivas receitas sejam reconhecidas. Esta Norma proporciona orientao sobre a determinao do valor de custo dos estoques e sobre o seu subsequente reconhecimento como despesa em resultado, incluindo qualquer reduo ao valor realizvel lquido. Tambm proporciona orientao sobre o mtodo e os critrios usados para atribuir custos aos estoques.

ALCANCE:

Excees:

DEFINIES:

1. 2. 3.

Estoques so ativos: Mantidos para venda no curso normal dos negcios; em processo de produo para venda; ou na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos ou transformados no processo de produo ou na prestao de servios. No caso de prestador de servios, os estoques devem incluir os custos do servio, para o qual a entidade ainda no tenha reconhecido a respectiva receita.

Mensurao de estoque:

Os estoques objeto desta Norma devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizvel lquido, dos dois o menor.

Custos do estoque
O valor de custo do estoque deve incluir todos os custos de aquisio e de transformao, bem como outros custos incorridos para trazer os estoques sua condio e localizao atuais. Custos de aquisio Custos de transformao Outros custos (desperdcio, entregas, armazenamento)

Valor realizvel Lquido

o preo de venda estimado no curso normal dos negcios deduzido dos custos estimados para sua concluso e dos gastos estimados necessrios para se concretizar a venda.
refere-se quantia lquida que uma entidade espera realizar com a venda do estoque no curso normal dos negcios.

VALORAO DOS ESTOQUES

Os estoques podem ser aumentados pelo mtodo especfico PEPS (Primeiro que entra, primeiro que sai) ou custo mdio ponderado. A reduo do valor de custo dos estoques para o valor realizvel lquido visa atender o princpio de que os ativos no devem ser escriturados por valores superiores aos que se espera realizar com a sua venda ou seu uso. As estimativas do valor realizvel lquido so baseadas nas evidncias mais confiveis disponveis no momento em que so feitas e levam em considerao a finalidade para a qual o estoque mantido. Por exemplo, o valor realizvel lquido da quantidade de estoque mantido para atender contratos de venda ou de prestao de servios baseado no preo do contrato.

EXEMPLO:

Uma sociedade empresria mantm no seu estoque de mercadorias para revenda trs tipos de mercadorias: I II e III. O valor total do custo de aquisio, preo de vendas e gastos com vendas, em 31.12.2010, esto detalhados a seguir:

TIPO

CUSTO

PREO DE VENDA

GASTO C/ VENDA

I II III

660 385 800

820 366 750

100 38 45

Reconhecimento como despesa no resultado

Quando os estoques so vendidos, o custo escriturado desses itens deve ser reconhecido como despesa do perodo em que a respectiva receita reconhecida. A quantia de qualquer reduo dos estoques para o valor realizvel lquido e todas as perdas de estoques devem ser reconhecidas como despesa do perodo em que a reduo ou a perda ocorrerem.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

http://www.contabeis.com.br/forum/topicos/66401/nbc-tg-16/ http://www.cvm.gov.br/asp/cvmwww/Atos/Atos/deli/deli575.doc www.cfc.org.br

Potrebbero piacerti anche