Sei sulla pagina 1di 33

QUMICA GERAL TABELA PERIDICA E PERIODICIDADE

PROF. JULIANO LACERDA julianoxlacerda@gmail.com

HISTRIA DA TABELA PERIDICA


Tabela atual: padres IUPAC (Unio Internacional de Qumica Pura e Aplicada); Dmitri Mendeleiev: conhecido como pai da tabela peridica. 1669 Henning Brand: Descoberta do fsforo.

Aps a descoberta do primeiro elemento qumico, diversos outros elementos foram descobertos e houve a necessidade de se buscar uma forma de classificao dos elementos que levasse em considerao alguma propriedade como critrio de classificao.

John Dalton: organizao por massas atmicas no incio do sc. XIX.

PROBLEMA: deixava em posies muito afastadas elementos que possuam propriedades semelhantes; os valores das massas atmicas eram duvidosos pois o prprio Dalton os calculou com base em dados muito imprecisos.

Trades de Dbereiner: analise dos elementos clcio, estrncio e brio. A massa do elemento do meio da trade aproximadamente a mdia da massa atmica dos outros 2. Outras trades:

Enxofre / selnio / telrio Cloro / bromo / iodo.

HISTRIA DA TABELA PERIDICA

HISTRIA DA TABELA PERIDICA

Parafuso telrico de Chancourtois: elementos qumicos organizados pelas massas atmicas em uma espiral desenhada na face externa de um cilindro. O cilindro era dividido por linhas verticais em 16 faixas, sendo que os elementos de propriedades semelhantes apareciam um sobre os outros dentro dessas faixas.

HISTRIA DA TABELA PERIDICA

Lei das oitavas de Newlands: inspirado na msica, onde a 8 nota d novamente (primeira noo de periodicidade na organizao dos elementos qumicos).

PROBLEMA: funcionava apenas at o elemento qumico Clcio.

HISTRIA DA TABELA PERIDICA

Tabela Peridica dos Elementos de Medeleiev: pai da tabela peridica. Iniciou os trabalhos em 1860, sistematizando a forma como os elementos seriam organizados. Agrupou os elementos de acordo com suas propriedades comuns. Esbarrou no mesmo problema do parafuso telrico, a partir de certo pontos os elementos no continuavam mais apresentando propriedades semelhantes.

JOGO DA PACINCIA! PACINCIA QUMICA


Vi num sonho uma tabela em que todos os elementos se encaixavam como requerido. Ao despertar, escrevi-a imediatamente numa folha de papel.

Conseguiu prever propriedades de elementos qumicos ainda no descobertos na poca.

HISTRIA DA TABELA PERIDICA

Tabela Peridica de Meyer: bem parecida com a de Mendeleiev, e descoberta antes, porm Meyer duvidou de sua descoberta e por esse motivo a tabela de Mendeleiev se tornou muito mais famosa, mesmo apresentando resultados apenas 5 anos depois da de Meyer.

Moseley + nmeros atmicos (Z): examinou espectros de Raio-X, verificando que todos os tomos do mesmo elemento possuam a mesma carga nuclear (numero de prtons). Organizando os elementos de acordo com o numero de prtons em seu ncleo, Moseley observou que as propriedades se repetiam periodicamente.

Definio de linhas perodos (nveis) Definio de colunas famlias (grupos)

Seaborg: adicionou posteriormente os elementos transurnicos.

PERODOS DA TABELA PERIDICA


Filas horizontais so conhecidas como perodos ou sries. Cada perodo representa um nvel, ou seja, a quantidade de camadas eletrnicas existente no tomo.

FAMLIAS DA TABELA PERIDICA


Distribudas de forma vertical em 18 colunas. Elementos da mesma famlia possuem propriedades fsicas e qumicas semelhantes. Possuem configurao eletrnica na ltima camada semelhante. A tabela dividida em metais, semi-metais e ametais. Assim temos:

FAMLIA 1A : Metais Alcalinos FAMLIA 2A: Metais alcalino-terrosos FAMLIA B: Metais de Transio

FAMLIA 3A: Famlia do Boro


FAMLIA 4A: Famlia do Carbono FAMLIA 5A: Famlia no Nitrognio FAMLIA 6A: Calcognios

FAMLIA 7A: Halognios


FAMLIA 0 OU 8A: Gases Nobres

METAIS ALCALINOS (1A)


Reagem facilmente com a gua formando hidrxidos. Reagem com oxignio formando xidos. Principais propriedades: baixa densidade, moles, muito reativos e eletropositivos.

METAIS ALCALINOS-TERROSOS (2A)


Recebe esse nome pois seus xidos eram chamados de terras. Possuem eletronegatividade menor ou igual a 1,3. Baixa densidade, so moles e coloridos. Todos so slidos. Formam hidrxidos fortemente bsicos. Formam sais inicos com halognios.

METAIS DE TRANSIO (B)

Elemento cujo tomo possui um subnvel d incompleto ou que possa vir a formar ctions com um subnvel d incompleto

Os Lantanides e Actinides so considerados elementos de transio interna, porm no possuem propriedades fsicas e qumicas que permitem separ-los em outros blocos.
ELEMENTOS DE TRANSIO EXTERNA

ELEMENTOS DE TRANSIO INTERNA


Propriedades: metais de transio so duros, possuem alto ponto de fuso e ebulio, conduzem bem calor e eletricidade. Formam ligas entre si. Possuem estados de oxidao variados. So muito empregados como catalisadores.

METAIS DE TRANSIO (B)

FAMLIA DO BORO (3A)

Tambm so conhecidos como aluminides.

FAMLIA DO CARBONO (4A)

Possuem em geral alta capacidade de formar grandes cadeias, ligando-se a vrios outros tomos do mesmo elemento qumico.

Possuem altos pontos de fuso.

FAMLIA DO NITROGNIO (5A)

Apenas o nitrognio existe na forma diatmica. Os demais tomos da famlia so muito grandes e seus tamanhos dificultam o estabelecimento dessas ligaes.

CALCOGNIOS (6A)

Seu nome significa: que vem do cobre. Todos so no-metais. O polnio o nico radioativo do grupo.

HALOGNIOS (7A)

Composta unicamente por no-metais. Significa: formador de sais. Eletronegatividade maior do que 2,5. So extremamente reativos, extremamente nocivos.

GASES NOBRES (8A)


Baixos pontos de fuso e ebulio. Foras de atrao interatomica muito fracas No formam facilmente ligaes qumicas.

PROPRIEDADES PERIDICAS

Uma propriedade peridica uma tendncia que alguns elementos qumicos seguem e que marcam sua posio na tabela peridica. Essas propriedades dependem do numero atmico e a tabela peridica organizada de forma a tornar essas tendncias observveis. As principais propriedades so:

Raio Atmico
Energia de Ionizao Afinidade Eletrnica Eletronegatividade

Eletropositividade
Potencial de Ionizao

RAIO ATMICO

Tamanho do tomo. Depende do nmero de nveis. Quanto maior o nmero atmico de um elemento em um perodo, menores so as foras exercidas entre o ncleo e a eletrosfera, resultando em um raio menor.

RAIO ATMICO

ENERGIA DE IONIZAO

Energia necessria para retirar um ou mais eltrons de um tomo isolado em estado gasoso.

AFINIDADE ELETRNICA

Energia liberada quando um tomo no estado gasoso captura um eltron. Nos gases nobres a afinidade eletrnica no significativa, porm como a adio de um eltron em qualquer elemento causa liberao de energia, ento a afinidade eletrnica dos gases nobres no igual a zero.

ELETRONEGATIVIDADE

A Eletronegatividade a fora de atrao exercida sobre os eltrons de uma ligao. No possvel calcular a eletronegatividade de um nico tomo (isolado), pois a eletronegatividade a tendncia que um tomo tem em receber eltrons em uma ligao covalente. Portanto, preciso das ligaes qumicas para medir essa propriedade.

ELETROPOSITIVIDADE

Eletropositividade a tendncia de perder eltrons. Quanto maior for seu valor, maior ser o carter metlico. Os tomos com menos de quatro eltrons de valncia, metais em geral, possuem maior tendncia em perder eltrons, por isso, possuem maior eletropositivade.

POTENCIAL DE IONIZAO

a energia necessria para remover um eltron de um tomo isolado no estado gasoso. O Potencial de Ionizao mede o contrrio da afinidade eletrnica: a energia necessria para retirar um eltron de um tomo neutro, em estado fundamental e no estado gasoso. A retirada de eltron na primeira vez utilizar uma quantidade de energia maior que na segunda retirada e assim sucessivamente.

DENSIDADE

Relao entre a massa e o volume de uma amostra. d = m/V

TEMPERATURAS DE FUSO E EBULIO

FIM!

Potrebbero piacerti anche