Sei sulla pagina 1di 20

Sobre o Sentido e Referncia

Gotlob Frege

Conceitos fregeanos importantes


Sentido Referncia (base no valor de verdade de Tarski GUIMARES, p. 24) Representao Pensamento

Partindo do pressuposto de que o referente, o mundo, o sujeito, a histria so excludos no recorte feito por Saussure, as SEMNTICAS FORMAIS procuram repor esses aspectos ao seu objeto de estudos. Nesse caso, o SENTIDO se d na relao do signo com o mundo e com os objetos, ou seja, considera-se que o sentido de um enunciado lingustico o que ele representa do mundo, dos objetos, de um estado de coisas (GUIMARES, p. 23)

Na construo de uma concepo de sentido baseada no contexto de verdade tal como o que tratamos acima, tem-se [Tarski] considerado o sentido de uma palavra como sua contribuio para as CONDIES DE VERDADE de uma sentena (GUIMARES, p. 26). Verdade sinttica = referncia no mundo Verdade analtica = uma sentena verdadeira pelo prprio significado

As diferenas na identidade e o ganho de conhecimento para Frege (p. 27)


a=a a=b

Se em geral achamos uma diferena no valor cognitivo de a = a e a = b, isso se explica pelo fato de que, a respeito do valor cognitivo, o sentido de uma frase, a saber, o pensamento que nela exprimido, no menos deva ser levado em conta que a sua referncia, que o seu valor de verdade. Se a = b, a referncia de b certamente a mesma que aquela de a, e assim tambm o valor de verdade de a = b o mesmo que o de a = a. Apesar disso, o sentido de b pode ser diferente do sentido de a, e com isso tambm o pensamento exprimido por a = b pode ser diferente daquele que exprimido em a = a; assim as duas frases no tm o mesmo valor cognitivo (FREGE, p.44). A Estrela da manh um corpo iluminado pelo sol A Estrela da tarde um corpo iluminado pelo sol

O que nome prprio para Frege?

O contexto deixa claro que por smbolo e nome compreendi qualquer designao que tenha a funo de nome prprio, que, portanto, tenha como referncia um determinado objeto (esta palavra tomada no seu alcance mais amplo), mas no um conceito ou relao, que devero ser tratados por mim em outro artigo. A designao de um objeto singular pode tambm consistir em muitas palavras ou em outros smbolos. Por brevidade, tal designao ser denominada nome prprio.

possvel que dois nomes prprios cujos sentidos sejam distintos se referirem ao mesmo objeto, mesma referncia?

Guarapuava um lugar frio. A cidade do lobo guar um lugar frio.

Os dois nomes possuem um sentido que entendido por todos que estejam suficientemente familiarizados com a linguagem ou com a totalidade de designaes a que ele pertence, mostrando que sentidos diferentes podem ter a mesma referncia. Da, podemos chegar concluso de que a igualdade de referncia no pressupe a igualdade de sentidos.

B) Ao sentido do signo sempre corresponde uma referncia? 1. Casco fugiu da gua que Cebolinha nele jogou. 2. Mnica uma menina capaz de bater em todos os meninos da rua de uma s vez.

Nem sempre ao sentido do sinal corresponde uma referncia, isso quer dizer que um sentido nunca garante sua referncia, visto que nem sempre o sentido se refere a um objeto. O que dizer agora da referncia? Podemos afinal perguntar sobre tal coisa? Talvez a frase como um todo s tenha sentido, mas no referncia? Em todo caso, pode-se esperar que frases assim existam, do mesmo modo que existem componentes de frases que at mesmo possuem um sentido, mas no tm referncia. E as frases que contm nomes prprios sem referncia sero frases desse tipo (FREGE, p. 27).

C) O sentido pode ser compartilhado por vrias pessoas, ou seja, ele tem natureza objetiva?

A representao associada a um smbolo deve ser diferenciada da sua referncia e do seu sentido. Se a referncia de um smbolo um objeto emprico passvel de ser percebido, a representao que tenho dele uma imagem interna3 decorrente da memria de impresses sensveis que tive e de aes, tanto internas quanto externas, executadas por mim. Essa imagem geralmente embebida em sentimentos; a clareza das suas partes separadas variada e oscilante. Nem sempre a mesma representao associada ao mesmo sentido, nem mesmo para a mesma pessoa. A representao subjetiva: a representao de uma pessoa no a mesma que a de outra. Apenas isso j deixa claro que h uma multiplicidade de representaes associadas ao mesmo sentido (FREGE, p. 24).

D) Para Frege, pensamento?

que

X a capital do Paran. [sentido incompleto] Curitiba a capital do Paran (sentido completo.

Entendo por pensamento no o ato subjetivo de pensar, mas o seu contedo objetivo, que passvel de ser uma propriedade comum de vrias pessoas (FREGE, nota p. 26).

Admitamos uma vez que a frase tenha uma referncia! Se nela substitumos uma palavra por outra que tenha a mesma referncia, mas um sentido diferente, isso no pode ter qualquer influncia sobre a referncia da frase. Mas notamos agora que o pensamento modifica-se em uma situao dessas; por exemplo, o pensamento da frase a estrela a manh um corpo iluminado pelo sol diferente daquele da frase a estrela da tarde um corpo iluminado pelo sol. Algum que no saiba que a estrela da manh a estrela da tarde poderia tomar um pensamento por verdadeiro e o outro por falso. O pensamento no pode ser ento a referncia da frase e deveremos antes conceb-lo como o seu sentido (FREGE, p.27).

Na linguagem formal que Frege tinha em mente, apenas sentenas que pudessem ser verdadeiras ou falsas seriam objeto de estudo e dedicao.

Potrebbero piacerti anche