Sei sulla pagina 1di 21

Vicente de Paulo Faleiros Revista Servio Social e Sociedade n 108 2011

A CONSTRUO DA DEFINI DO SERVIO SOCIAL, PASSA POR DISPUTAS NO S LINGUISTICAS, MAS IDEOLGICAS E POLTICAS
(Possenti e Souza e Silva)

O SERVIO SOCIAL numa viso de AJUDA

Para Silva, Mary Richmond, enfatiza a interao entre

personalidade e meio social como pressuposto de ajustamento do indivduo a indivduo e entre o homem e o meio social DISCURSO FUNDADOR , onde o OBJETO da Profisso o AJUSTAMENTO SOCIAL At a 2 Guerra Mundial a definio do Servio Social estava ligada ao conjuntos de tcnicas com o objetivo de ajustar o indivduo ao meio social, proporcionando o bemestar a comunidade

o conjunto de tcnicas que tem por objeto reajustar a personalidade humana, no sentido do seu pleno desenvolvimento fsico, intelectual, moral e social com fim de tornar o homem mais feliz e proporcionar o maior bem-estar comunidade. Servio Social a atividade destinada a estabelecer por processos cientficos e tcnicos o bem-estar da pessoa humana, individualmente ou em grupo, e constitui recurso indispensvel soluo crist e verdadeira dos problemas sociais.
(Fontoura, 1959, p.113 e 123)


Problemas Sociais DEFICINCIAS SOCIAIS
SO ENFRENTADAS POR MEIOS CIENTFICOS SERVIO SOCIAL, TODA AO DOS PODERES PBLICOS, DOS INDIVDUOS OU DAS OBRAS PARTICULARES TENDO POR OBJETIVO PREVENIR, CURAR OU MINORAR POR MEIO CIENTFICOS AS DEFICINCIAS DOS INDIVDUOS E DAS COLETIVIDADES (Fontoura, p.122)

O DISCURSO CONSTITUINTE DA POCA REFERIA-SE:


AJUSTE S CONDIES SOCIAIS EXISTENTES CORREO DE FALHAS OU MALES DA SOCIEDADE PROMOO DO BEM ESTAR

Para alguns autores da poca, houve uma evoluo, verificando uma ruptura com a filantropia e a piedade

Passa-se para uma viso tcnica e cientfica da interveno social


CARIDADE AO SOCIAL SERVIO SOCIAL

Nessa viso da profisso, predominam:


Questes de adaptao do sujeito ao seu meio:
as suas condies de trabalho (capitalismo); aos valores dominantes a satisfao consigo mesmo

ESTA VISO DA PRTICA DO SERVIO SOCIAL SE COLOCA DURANTE O SCULO XX, QUE TINHA POR PROPOSTA: Fortalecer o funcionamento psicossocial e maximizar as potencialidades das pessoas CONSTITUI-SE NUM DISCURSO FUNCIONALISTA, QUE TEM COMO PRESSUPOSTO, O SISTEMA CAPITALISTA VIGENTE E DOMINANTE, A BASE DA SOCIEDADE, E SEUS VALORES SO NORMAIS A TODOS.

SERVIO SOCIAL numa viso e PROTEO SOCIAL

Reynolds (1942) quem primeiramente rompe com a definio do


Servio Social como profisso de ajuda Para Reynolds h necessidade de uma aprendizagem contnua do assistente social em relao com a populao em dificuldade e com a populao sem transtorno, tambm devendo articular a relao profissional com a de supervisor, de professor, bem como com a de executivo. Considera o Servio Social uma arte complexa de articulao entre teoria e prtica, em ruptura com a viso moralista. Salienta a necessidade de um profissionalismo, de um corpo de conhecimentos e competncias para o enfrentamento de situaes novas de forma qualificada. ( Faleiros,2011, p.752)AS

NOS ANOS 70:


Verifica-se alm das influncias do marxismo, tambm as Teorias de Foucault que acabam por conduzir a viso do SERVIO SOCIAL como uma forma de CONTROLE SOCIAL

Implicado no SERVIO SOCIAL colocado como conteno das classes perigosa; no processo de industrializao colocado como forma de obteno da pacificao de classes, atravs dos equipamentos ideolgicos

Para Karz:
TRABALHO SOCIAL o lugar de pertencimento, de identidade, de execuo de tarefas uma questo de disputa de espaos, poder e representaes. Ao SERVIO SOCIAL cabe o processo de reproduo ideolgica na sociedade capitalista, como uma forma de controle social, de manuteno do status quo. Por meio do Processo de Trabalho no TRABALHO SOCIAL que se desenvolve a funo ideolgica do SS: tendo como matria prima as situaes sociais significadas ideologicamente

A partir destas compreenses foi sendo aprofundado a questo da articulao do Servio Social com a estrutura produtiva do capitalismo por Assistentes Sociais tericos, como: Faleiros, Iamamoto, Netto, Raichellis... Os trabalhos sociais radicais trouxe crticas no s ao capitalismo, mais tambm ao liberalismo. Passou-se a assinalar que a relao existente no Servio Social implica uma desigualdade de PODER e se articula PROVISO de servios sociais prprios das polticas dominantes.

A Radicalidade implicou no sentido de um COMPROMISSO com a Classe Trabalhadora.

RECONCEITUAO:
Verificou-se que foi oposto ao Servio Social tradicional;

Tratou-se de construir um projeto poltico da profisso,

buscando uma ARTICULAO , um COMPROMISSO do Servio Social com as reais necessidades da classe trabalhadora e suas relaes histricas no contexto da sociedade capitalista.

Criticou-se: ao POSITIVISMO, ao INDIVDUO-PROBLEMA, e MOBILIZAO DE RECURSOS

ROMPE-SE COM A IDIA pessoa/meio ambiente do funcionalismo, e da ideologia de adaptao e seu tecnicismo.

Uma nova DEFINIO para o SERVIO SOCIAL


A viso e estrutura do planejamento que supe: diagnstico, definio de objetivos, execuo e avaliao subsidiou a DEFINIO DO SERVIO SOCIAL no processo desenvolvimentista, mesmo com aes voltadas: para a integrao no sistema dominante, Ou para aes comprometidas com a mudana, onde o Assistente Social se colocava como Agente de Mudana.


Ao sistema capitalista no interessa ter uma definio clara do Servio Social. Tambm no identificava-se uma ao crtica diante das polticas sociais no contexto institucional.

Nos anos 80
Aprofunda-se a Insero do Servio Social nas Relaes de Trabalho (pg.Institucionalizadas objetivos profissionais e objetivos institucionais se articulam, pois o profissional um agente subordinado na hierarquia, e seu objeto estabelecido na relao de poder institucional ..... e dominante a integrao da populao aos canais institucionais. (pg.754)


Para vrios tericos os estudos demonstraram que no s as relaes de poder, como os processos de trabalho, a condio de contratos na lgica capitalista, mas diversificando-se sua anlise dependendo dos tipos de organizao onde se inscreve. Para a Associao de Assistentes Sociais Norte americanos a promoo de direito e da autodeterminao , com uma atitude de empatia pra com o sujeito, levando em conta a cultura, a linguagem, as classes, as diversidades tnicas, habilidades, orientaes religiosas e sexuais, e as diferentes expresses dos indivduos.
A pessoa precisa ser considerada em seu meio-ambiente, ou seja, no seu contexto, com relao a todas influncias macros e micros.


O exerccio da profisso precisa considerar a complexidade da ao, e no se deter simplesmente na diversidade da interveno, articulando-se a mudana com a resoluo de problemas e a participao na busca de direitos humanos e justia social. necessrio que o exerccio profissional promova mudana social; mobilizando pessoas para a busca de uma melhoria necessrio que haja uma interveno no relacionamento das pessoas com o meio que as cerca,

Servio Social na interveno de princpios de direitos humanos

A busca da justia social e da garantia de direitos humanos o centro da profisso. Os valores de justia do identidade profisso. O compromisso com a justia, advm de uma prtica transformadora. E esta s possvel por meio de propostas societrias de mudana. Logo no pode e no est restrita apenas ao profissional.


O CFESS/CRESS/ ABEPSS construram uma proposta tico-poltica com compromisso democrtico, da cidadania, da participao poltica e da crtica ao capitalismo e ao neoliberalismo para a construo de uma sociedade fundamentada na liberdade e justia social. Esta proposta apresenta-se no Cdigo de tica Profissional

DEFINIO DO SERVIO SOCIAL


2010 Congresso de bem-estar social de Hong Kong

O Assistente Social atua no mbito das relaes sociais


Com indivduos, grupos, famlias, comunidade, movimentos sociais Desenvolve aes de fortalecimento da autonomia, participao e exerccio da cidadania para a mudana nas condies de vida Tem como princpios: os direitos humanos e a justia social Com objetivo de superar as desigualdades sociais e as situaes de violncia, opresso, pobreza, fome e desemprego. (CFESS 2011)

EVOLUO DA DEFINIO DO SERVIO SOCIAL

VISO FILANTRPICA

VISO ADAPTATIVA

VISO CRTICA RECONCEITUAO

VISO PROMOO DE DIREITOS HUMANOS

PERFIL DA AJUDA

PERFIL DO AJUSTAMENTO SOCIAL

PERFIL DA PROTEO SOCIAL

COMPROMIS SO COM DIREITOS E JUSTIA SOCIAL

Potrebbero piacerti anche