Sei sulla pagina 1di 22

Capitulo 10 - pgina 109

Ao olharmos um animal, julgamos pela sua aparncia


Que coisa horrivel a barata Que bonito o beija flor Como so coloridas as borboletas A ona linda, mas muito feroz

Poema de Vinicius de Moraes


Pergunta:

Alm de decompositores, necrfagos e detritvoros, vivem no solo diversos organismos. Vertebrados:


Cobra cega Coruja buraqueira Tatus Cobra de duas cabeas

Invertebrados: caramujos, lesmas, aranhas, besouros, e os chamados vermes

Cobra cega: tneis que constri. Muito mido.


No so cobras. Anfbios. Alimentam- se principalmente de minhocas e insetos.

Cobra de duas cabeas: tneis que constri.


Solo mido ou seco. Alimentam- se principalmente de minhocas e insetos.

Coruja buraqueira
Toca no solo Caa mais no final da tarde at inicio da manh Filhotes imitam o chocalho de uma cascavel para afastar predadores (guaxinim, furo)

Tatus.
Constroem longas galerias subterrneas Dieta onvora
Podem comer carnia (cemitrios)

Os vertebrados auxiliam na aerao do solo, revolvendo- o continuamente.

Nematides:
Parasitas (parentes de lombrigas) Inmeras espcies, alguns carnvoros, herbvoros, saprfitas, parasitas (seiva) De corpo alongado, com extremidades afiadas, corpo liso formado por cutcula protetora, diferenciando- os das minhocas.

Aneldeos> minhocas
As minhocas tm o corpo feito de anis, visveis com a Lupa de mo. Pelinhos em forma de gancho cerdas.
Como pequenas ncoras que auxiliam na locomoo da minhoca.

Tarefa OPCIONAL fazendo experincia 3 (complementar com a pgina 116)

Para que um organismo possa viver e se dar bem num ambiente, necessrio estar adaptado a ele.
Diferentes formas de vida no solo:
Alguns:

Possuem caractersticas que lhe permitem conseguir seu alimento, se reproduzir, se defender.

Corpo vermiforme (nematides, minhocas) Corpo serpentiforme (cobra-cega e cobra de duas cabeas) Corpo mais compacto com apndices, como patas e antenas (besouros, tatuzinhos de jardim, piolho-decobra)

Os organismos do solo tm olhos reduzidos como os das cobras de duas cabeas, das cobras-cegas e dos tatus.
Quando presentes, so protegidos.
Cobra-cega: protegidos por pele.

Tatus: clios grandes ao redor do olho.


Todos os animais que vivem no solo tm o olfato muito desenvolvido, pois na escurido, a viso prejudicada. Nos organismos que vivem no solo e tm patas, elas so modificadas para a escavao. Outra caracterstica: carapaa espessa e rgida,que dificulta a perda de gua e os protege dos obstculos (razes, pedras) e ataque de predadores.

A minhoca usa o proprio corpo para compactar as partculas do solo nas paredes do tnel. Elas engolem parte do solo e de tempo em tempo, vo de marcha r ate a sada do tnel e esvaziam o contedo do seu intestino. MINHOCA NO SE ALIMENTA DE TERRA! Ela aproveita os seres vivos microscpicos e a matria orgnica dissolvida no solo, que ao ingerir o solo para fazer os tneis, se alimenta do material do solo. A minhoca um animal detritvoro!

As minhocas apresentam fototropismo negativo, e passam o perodo do dia dentro dos tneis. Em noites mais midas podem sair e procurar alimentos sobre o solo. Nestas ocasies costumam encontrar outros individuos e se acasalam. Saem dos tneis tambem quando chove muito. Por que?

Talvez no minhocrio voc encontre duas minhocas se acasalando. A minhoca um animal HERMAFRODITA, ou seja, um mesmo indivduo possui os dois sexos, macho e fmea.

Mantm o corpo coberto por um muco escorregadio


Auxilia na locomoo dentro dos tneis e tambm na troca de gases (oxignio e gs carbnico): a pele fina e eles respiram pela pele.

O muco faz com que a pele fique sempre mida, caso seque, a troca no acontece. Se ficarem fora do tunel, sua pele resseca e ele morer.

As minhocas eliminam pelas fezes as substncias que no aproveitaram na digesto por isso contribuem para a formao do hmus, aumentando a fertilidade do solo. A criao de minhocas uma tcnica chamada minhocultura e tem sido praticada em vrios pases, como Estados Unidos, Frana, Itlia e tambm no Brasil.

Alimento estava perdendo o sabor e caractersticas importantes. Descobriram que era devido ao fertilizante artificial. Comearam a utilizar o hmus produzido por minhocas.

Podemos dizer que a fertilidade do solo pode ser analisada sob trs aspectos: O fsico composio e a textura do solo. A fertilidade fsica do solo a base para a quimica e a biologica, pois sem espao para a circulao de ar e gua no h vida. O qumico nutrientes que se encontram na gua ou nos sais minerais do solo. As razes s absorvem nutrientes que estejam dissolvidos na gua. O biolgico todas as formas de vida que habitam o solo. Todas as espcies de microorganismos que so responsveis pela decomposio de matria orgnica.

Potrebbero piacerti anche