Sei sulla pagina 1di 18

Regras de integridade fundamentais no modelo relacional

O modelo relacional, ao definir conceitos como Tabela, Coluna, Nulo, Domnio, Chave Primria e Chave Estrangeira, deixa implcitas algumas regras fundamentais para a manuteno da consistncia da base de dados. Elas so chamadas de Regras de Integridade e tratam dos cuidados que analistas, projetistas e programadores devem observar ao implementar as rotinas de Incluso, Alterao e Excluso de dados nos objetos. Consideramos que existem dois principais tipos de integridade a serem mantidas numa base de dados relacional adequadamente projetada: a Integridade de Entidade e a Integridade Referencial.

Integridade de Entidade (ou de Identidade ou Existencial) : Refere-se s chaves primrias e procura garantir que toda e qualquer linha de uma tabela deve poder ser acessada com base apenas no contedo de sua chave primria.

Integridade Referencial: Diz respeito s chaves estrangeiras e visa manter a integridade dos relacionamentos previstos na base de dados. Na definio dos cuidados referentes a esse tipo de integridade.

Outras regras de integridade


Alm das regras de integridade de entidade e referencial, um banco de dados relacional pode suportar um conjunto adicional de regras (ou restries) cuja finalidade especificar aspectos prprios de cada coluna e respectivo domnio, complementando com isso a definio de suas caractersticas lgicas. As principais restries de integridade complementares tratam sobre a obrigatoriedade e unicidade de valores e sobre conjuntos de valores permitido.

Obrigatoriedade:

indica se deve ou no ser permitida a existncia de nulos numa coluna.Colunas que no aceitam nulos so ento de preenchimento obrigatrio. Unicidade: indica se deve ser permitido ou no que uma coluna possua valores idnticos em duas ou mais linhas.

Verificao de valores especficos: indica explicitamente qual o conjunto de valores permitidos para uma coluna.

Mapeamento E/R para bancos de dados relacionais


O

conjunto de objetos de banco de dados que implementam um modelo de dados especfico chamado de esquema do banco de dados. Em princpio ele composto pelas tabelas que devero armazenar as informaes necessrias, mas ao final do projeto, objetos de outros tipos acabam tambm sendo necessrios.

Atribuio de nomes As tabelas e colunas que constituiro o banco de dados devem receber nomes prprios, que precisam seguir as regras de formao de nomes especficas de cada produto.

Tipos de dados O detalhamento de uma tabela deve apresentar todas as colunas, juntamente com seu tipo de dados e, quando necessrio, o tamanho correspondente. Novamente, as diferenas entre cada SGBD so marcantes.

Regras bsicas de mapeamento Qualquer componente do modelo conceitual que possua dados deve ser representado no banco de dados atravs de uma tabela. Isso significa que, em princpio, a cada entidade ou relacionamento com atributos prprios deve corresponder uma tabela do banco de dados.

Anlise de Relacionamentos Um mesmo modelo conceitual (como o MER) pode dar origem a diversos modelos lgicos (relacionais e no-relacionais) distintos. Algumas entidades podem ser fundidas em uma nica tabela; outras podem ser desmembradas em duas ou mais tabelas distintas.

Relacionamentos 1 para 1
Sempre que detectado um relacionamento de 1 para 1, a questo saber se as duas entidades so realmente distintas ou se elas podem ser unidas em uma nica tabela.

Relacionamentos 1 para muitos


Este um tipo de relacionamento mais fcil para anlise. A chave estrangeira deve ser colocada na tabela do lado MUITOS do relacionamento e pode fazer parte da chave primria dessa tabela ou no.

Relacionamentos muitos para muitos


Em todo relacionamento muitos para muitos a pergunta que se faz : QUEM REFERENCIA QUEM? Este caso sempre pode ser resolvido com o desdobramento em 2 relacionamentos 1 para muitos e a criao de uma tabela intermediria que faa a associao entre as duas tabelas principais.

Normalizao de tabelas
A normalizao de tabelas tem por objetivo principal resolver problemas de atualizao de bases de dados, minimizando redundncias. As principais caractersticas de uma base de dados normalizada so : Gerao de aplicaes mais estveis (e por isso tambm mais alterveis) ; Aumento do nmero de tabelas utilizadas ; Diminuio dos tamanhos mdios das tabelas.

Primeira

Forma Normal Requer que a tabela no apresente dados repetitivos em sua estrutura. Segunda Forma Normal Exige que a tabela no tenha atributos no-chave se referindo a apenas uma parte da chave primria (dependncia funcional parcial).

Terceira

Forma Normal

Para estar na terceira forma normal a tabela no pode ter atributos no-chave se referindo a outros atributos no-chave.

Potrebbero piacerti anche