Sei sulla pagina 1di 1

Educao Ambiental: trilhas para cidadania

Neriane Nascimento da Hora Ednalva Ambrsio da Silva Maria de Nazar dos Remdios Sodr Coordenao Geral Universidade do Estado do Par

Introduo
A Educao Ambiental foi proposta na Declarao sobre o Ambiente Humano durante a Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente Humano em Estocolmo (Sucia) em 1972, evento que reuniu 113 pases do globo, como elemento para enfrentamento da crise ambiental (DIAS, 2003). Lima (2005, p. 116) afirma que em todo histrico da recente crise ambiental, a educao tem sido lembrada como um instrumento capaz de responder positivamente a essa problemtica ao lado de outros meio polticos, econmicos, legais, ticos, cientficos e tcnicos. Nesse contexto fez-se notria a participao dos movimentos sociais e posterior insero de prticas e aes voltadas para as questes ambientais nos contextos escolares. Apesar disso, ainda existe uma dificuldade em entender como seria uma educao voltada para o meio ambiente. Essa dificuldade se d, em grande parte, devido s diversas concepes de educao ambiental existentes. Dessa forma, o desafio atual pensar/fazer uma EA que se comprometa com a manuteno e qualidade de vida para todos os seres mantendo o respeito pela vida em mbito local, regional, nacional e global. Partindo deste pressuposto, foi elaborado o projeto Educao Ambiental: trilhas para cidadania que visa sensibilizar jovens com relao as questes socioambientais locais, regionais e mundiais, buscando diversas modalidades de atividades que possibilitem o desenvolvimento de atitudes como cooperao, integrao, exerccio de potencialidades e do senso crtico e da autonomia, como prtica a educao ambiental, para atuar como cidados na comunidade onde vivem.

As atividades desenvolvidas favorecero o dilogo entre os alunos, que demonstraram pr-disposio para um comportamento que indica atitudes desafiadoras mediante as dificuldades de relacionamento que apresentaram no incio das oficinas, e ainda boas formas de convivncia, apresentando comportamento como ser sujeito emancipao e ao protagonismo juvenil. Por fim, sero realizadas palestras nas escolas sobre as temticas levantadas e socializao das atividades desenvolvidas nas escolas dos alunos participantes das oficinas pedaggicas.

Resultados
Como resultado, espera-se a identificao dos problemas ambientais de maior interesse nas comunidades (escolar e no escolar), no sentido de definir aes provenientes dessa e para essa clientela. E a partir da, promover a articulao e integrao dos saberes necessrios para a formao da cidadania, envolvendo cada participante num processo de comprometimento sociocultural com o ambiente. Alm disso, possibilitar a formao de agentes mediadores dos problemas ambientais mais prximos a sua realidade com possibilidades de intervenes que promovam um viver melhor.

Concluses
Vivncias em educao ambiental com vistas a formao para cidadania so relevantes no processo de construo de uma sociedade mais justa, ecologicamente sustentvel e socialmente responsvel. A clientela a ser atendida constitui um grupo ambientalmente e socialmente vulnervel, e aps o desenvolvimento das atividades poder, com base nos conhecimentos construdos, ser protagonista de suas mudanas, tanto no mbito do relacionamento entre os pares, quanto de mudanas em relao ao seu ambiente.

Metodologia
Primeiramente ser realizado um levantamento das problemticas ambientais locais, regionais e mundiais indicadas pelos alunos do ensino fundamental e mdio das escolas pblicas e particulares do entorno do Centro de Cincias Sociais e Educao/UEPA como importantes de serem trabalhadas no contexto escolar. Para tal, ser aplicado um questionrio com perguntas aberta e fechadas a 40 alunos do ensino fundamental e 40 alunos do ensino mdio das respectivas escolas. Posteriormente, ser realizado um mapeamento das principais problemticas ambientais indicadas pelos alunos. O mapeamento das problemticas ambientais servir de base para elaborao de oficinas pedaggicas a serem realizadas com 40 alunos do ensino fundamental de 12 a 14 anos e 40 do Ensino Mdio de 15 a 17 anos, atendidos em momentos distintos, das escolas participantes da diagnose. Cada oficina contar com uma carga horria de 2h30, no total sero realizadas 08 oficinas com cada pblico contabilizando uma carga horria de 20h.

Referncias
DIAS, Genebaldo Freire. Educao ambiental: princpios e prticas. 8. ed. So Paulo: Gaia, 2003. LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Crise ambiental, educao e cidadania: os desafios da sustentabilidade emancipatria. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier; LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; CASTRO, Ronaldo. (Orgs.). Educao Ambiental: repensando o espao de cidadania. 3. ed. So Paulo: Cortez, 2005.

Potrebbero piacerti anche