Sei sulla pagina 1di 16

FUNDAO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA UNIO DAS ESCOLAS SUPERIORES DE OLINDA CENTRO DE SADE CURSO DE ENFERMAGEM / 4 PERODO/ TARDE

Andria Gomes Cibelly Barbosa Hlita Thas Juliane Ramos Lilian Patrcia

Voc conversa sobre SEXO com seus pais,filhos,parentes, amigos...??

Introduo
A gravidez na adolescncia um problema extremamente importante devido a sua alta incidncia e pelo grande nmero de complicaes para a gestante e o concepto. Este trabalho buscou identificar os fatores causais de elevada incidncia da gravidez e suas conseqncias, e partir de ento propor solues que visem diminuir tal ocorrncia adequando Estratgia de Sade da Famlia (ESF). Foram identificadas as principais complicaes como maiores ndices de recm-nascidos de baixo peso, anemia materna, doena hipertensiva, desproporo cfalo-plvica, alm de infeces ps-parto.

Objetivos
Geral
trazer para realidade a compreenso da gravidez na adolescncia e o papel do enfermeiro, a fim de se propor aes de enfrentamento questo.

- Descrever a gravidez na

Especficos

adolescncia e seus fatores predisponentes; - Mostrar as conseqncias da gravidez na adolescncia; - Propor solues para a diminuio da gravidez da adolescncia.

Metodologia
Foi realizada pesquisa bibliogrfica utilizando os unitermos adolescncia, gravidez e cuidados de enfermagem. Ao final, foi elaborada uma proposta de atuao, a fim de levar diminuio do elevado ndice de gravidez na adolescncia.

Conceito de adolescncia
A adolescncia definida segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS) como sendo o perodo compreendido entre 10 a 19 anos. Caracteriza-se por mudanas fsicas aceleradas e caractersticas da puberdade, diferentes do crescimento e desenvolvimento que ocorrem em ritmo constante na infncia. Essas alteraes surgem influenciadas por fatores hereditrios, ambientais nutricionais e psicolgicos (OMS, 1965).

Gravidez na adolescncia e implicaes


Vamos conhecer um pouco mais sobre a situao da gravidez na adolescncia em nosso pas:

Segundo o Ministrio da Sade, 444.056 meninas e adolescentes brasileiras, entre 10 e 19 anos, tiveram filhos em 2009

No Brasil, uma entre cada cinco jovens entre 15 a 19 anos j tiveram filho, descontadas aquelas que praticaram aborto.

Em 1999, do total de 2,6 milhes de partos realizados pelo Sistema nico de Sade (SUS), 31 mil foram feitos em meninas com idade entre 10 e 14 anos e 673 mil entre 15 e 19 anos o que corresponde a 28% do total de partos realizados na rede pblica.

Chipkevitch (1994), classificou os fatores predisponentes para a gravidez na adolescncia em 4 classes assim distribudas:

Conseqncias da gravidez adolescente


Quanto evoluo da gestao, existem referncias a maior incidncia:
anemia materna; doena hipertensiva especificas na gravidez;

desproporo cfalo-plvica; infeco urinria;


prematuridade; placenta prvia; baixo peso ao nascerem; complicaes no parto; puerprio;

Propostas de Ao
Muitas estratgias visando a reduo da incidncia da gravidez na adolescncia tm sido bem sucedidas dentre ela as que visam aproximao entre escola, famlia e profissionais de sade. A promoo da contracepo e a instruo acerca da abstinncia sexual tm se mostrado eficazes. Outras medidas de preveno da gravidez na adolescncia de carter mais geral envolvem aes scias:

melhoria da educao, das condies econmicas, das condies de moradias e a diminuio da pobreza.

CONCLUSO
Historicamente, a gravidez no um fenmeno recente. Quanto aos principais fatores que contribuem para a gravidez, tem-se que: no h nas escolas programas especficos de orientao sexual eficazes; a maioria das adolescentes pesquisadas engravidou por desconsiderar a necessidade de preveno; e a famlia da adolescente grvida geralmente no da orientao sexual devido a tabus. A falta de polticas de sade para o enfrentamento dessa questo assunto de ampla discusso. Acredito que as equipes de Sade da Famlia podem como ningum atuar na reduo de ndice de gravidez na adolescncia uma vez que conhecem bem sua populao. Cabe a ns profissionais e agentes transformadores buscarmos alternativas para mudar essa realidade.

REFERNCIA
- BRASIL. Ministrio de Sade. Secretaria de Assistncia Sade. DATASUS. Sistema de informaes hospitalares. Braslia, 2004 -CARVACHO, I. E.; PINTO E SILVA, J. L.; MELLO, M. B. Conhecimento de adolescentes grvidas sobre anatomia e fisiologia da reproduo. Ver. Assoc. Med. Bras., So Paulo, V. 54, n.1,p.29-35, Feb. 2008 - SECRETARIA DE ESTADO DA SADE DE SO PAULO; Fundao SEADE. Gravidez na adolescncia passa de me para filha. Disponvel em WWW.saude.sp.gov.br. Acessado em 13/05/2012. - SOUZA, M. M. C. A maternidade nas mulheres de 15 a 19 anos: um retrato da realidade. O mundo da Sade, v. 23, n. 2, p. 93-105, 1998.

DESCUIDO

Sou fruto de um descuido Ato feito impensado Mas que a partir de agora Ter que ser Tratado com cuidado Gostaria de ter Sido planejado Mas por descuido Vim sem ser convidado No sei se vou ter nome Ou se vou ser abortado Mas no fundo eu gostaria De ser tratado com carinho Amor e cuidado Bruna e Paloma T C24

Potrebbero piacerti anche