Sei sulla pagina 1di 32

Disciplina: INOVAO e CRIATIVIDADE

Professor: Ingo L Hermann

UNISUL Universidade do Sul de Santa Catarina

Incentivo ao pensamento criativo e inovador


Incentivo: Alencar e Martinez (1998) apud Colossi (2004), defendem que a criatividade no ocorre ao acaso, mas influenciada por fatores ambientais. Logo, necessrio descobrir quais elementos desse clima-ambiente incentivam ou bloqueiam o aparecimento e o desenvolvimento da criatividade. Pensamento criativo: Alencar (1996) ... o indivduo deve buscar manter o modelo mental em constante processo de transformao; Pensamento inovador: ... Aplicao do conhecimento para o desenvolvimento de novos produtos, processos e servios, ou melhoria destes, de forma que gere valor social, econmico ou diferencial competitivo. (ANPEI - Associao Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras)

Inovao no Brasil ...


Etanol Um caso de sucesso Inserir link do youtube

Temas para debate e distribuio por grupos G1 - Inovao em gesto


o negcio) mercado para o produto) ou servio) melhoria)

(melhoria na maneira de gerenciar


(novo negcio inexplorado, novo (novo processo para a produo

G2 - Inovao em negcio

G3 - Inovao de processo
G4 - Inovao de produto

(novo produto/servio ou

G5 - Dificuldades encontradas no desenvolvimento /implantao da inovao G6 - Benefcios decorrentes da implementao G7 P & D Fontes de apoio, onde ocorre G8 Atributos importantes

O molho de tomate ....

Yanni .... Live at the Acropolis

O que possvel identificar na apresentao de Yanni?

Algumas sugestes ...


HABILIDADE

LIBERDADE DE EXPRESSO
INTEGRAO

O INDIVIDUAL E O COLETIVO

ATITUDE COMPROMETIMENTO

RECONHECIMENTO HETEROGENIA

LIDERANA PROFISSIONALISMO

RESPEITO AS INDIVIDUALIDADES

COMPETIO

DOMNIO DA TCNICA

CONHECIMENTO

Consideraes para o desenvolvimento da atividade


Imagine que voc e seus colegas de grupo so scios em uma empresa de consultoria especializada em planejamento estratgico e foram contratados para apresentar uma proposta de melhoria para a empresa que fabrica balas de banana. O grupo deve criar novas idias, propondo o maior nmero possvel de melhorias no produto, visando o seu melhor desempenho no mercado. A melhoria pode se referir a qualquer aspecto que o grupo julgue interessante para melhorar o posicionamento do produto no mercado. Lembre-se, as inovaes de maior impacto quase sempre ocorrem fora dos grupos que esto mais familiarizados com o produto, servio, processo e tecnologia.

Consideraes para o desenvolvimento da atividade

Crticas so proibidas
Tenha como foco a quantidade de idias Idias incomuns devem ser aceitas e encorajadas Aproveite a idia do outro e melhore-a

D asas imaginao, o cu o limite

Algumas dicas para gui-lo ...


Quais so os pontos fracos do produto, do ponto de vista do usurio? Como eles poderiam ser superados? Por que o produto oferecido desta maneira? Existe outra alternativa para oferec-lo? Poderia fazer a embalagem ou o produto mais atraente? H algo que poderia ser acrescentado ao produto, a fim de torn-lo melhor ou mais atraente? Existe alguma maneira de tornar o produto mais barato e mais atraente?

Indicadores de Inovao
Existem trs indicadores principais que so usualmente empregados para a avaliao do grau de desenvolvimento cientfico e tecnolgico de um pas: o nmero de patentes depositadas no pas; a quantidade de pesquisadores empregados pelo pas; e a quantidade de publicaes feitas pelos pesquisadores do pas.

Patentes depositadas ...

Nmero de pesquisadores em relao populao economicamente ativa (1000) ...

Participao dos 20 principais pases na produo cientfica mundial ...

Sistema Nacional de Inovao ... O Sistema Nacional de Inovao (SNI) de um pas formado pelo conjunto de atores interessados na promoo do avano nacional em diferentes reas (principalmente econmica, tecnolgica e social), tendo a inovao como sua principal fora motora. Um SNI fortemente dependente da interao entre os atores que o formam, contando com quatro classes diferentes de atores:

Sistema Nacional de Inovao ...


as empresas, que so, em ltima instncia, as principais beneficirias das inovaes tecnolgicas como fonte de melhor posicionamento estratgico no mercado, obtendo resultados mais significativos em seus negcios; o governo, que incentiva a inovao como estratgia sustentvel para a melhoria econmica do pas e regulamenta mecanismos para a promoo da inovao e a interao entre os atores; as instituies cientficas e tecnolgicas (ICTs), responsveis pela gerao de novos conhecimentos e pela disseminao dos mesmos por meio da capacitao das pessoas pelas universidades; outras entidades e organizaes nogovernamentais, que atuam de forma a catalisar os esforos de inovao do pas, servindo de aglutinadoras e disseminadoras de informao sobre o assunto.

Sistema Nacional de Inovao ...

Sistema Nacional de Inovao ...


Legislao de apoio

Dentro das leis de promoo da inovao, encontra-se a legislao pertinente propriedade intelectual direitos autorais e propriedade industrial. Essa legislao importante de maneira a fornecer garantias ao responsvel pelo invento de que esse ter exclusividade de explorao da sua criao por um prazo determinado, a fim de compens-lo pelos investimentos realizados durante o processo de pesquisa e desenvolvimento.

Sistema Nacional de Inovao ...


Legislao de apoio

Lei n 9.991, de 24/7/2000, que etabelece que empresas do setor de energia eltrica so obrigadas a aplicar um percentual da sua Receita Operacional Lquida (ROL) em pesquisa e desenvolvimento 1% para empresas da rea de gerao e transmisso e 0,75% para empresas da rea de distribuio, sendo que essas ainda devem aplicar 0,25% da ROL em programas de eficincia energtica.

Sistema Nacional de Inovao ...


Legislao de apoio

Lei de Informtica, que fornece incentivos progressivos de IPI para empresas que aplicarem um percentual estabelecido (cerca de 4%) do faturamento dos produtos isentos no desenvolvimento de atividades de inovao, principalmente em parceria com ICTs.

Sistema Nacional de Inovao ...


Agentes do SNI

Fontes de informao e conhecimento

O processo de inovao ...

O Processo de inovao ...

Dificuldades no processo de inovao ...

Inovao de valor
A ferramenta da inovao de valor procura uma nova abordagem nesse modelo em que apenas a liderana de custos ou a diferenciao so aceitas. A principal contribuio dessa ferramenta mostrar que possvel ser tanto lder de custos quanto oferecer um produto exclusivo, inovando o negcio da empresa de forma a posicion-la em um mercado livre de concorrentes diretos, que a empresa praticamente monopolize e garanta, assim, a sua sustentabilidade. O principal aspecto a preocupao com novos nichos de mercado ainda no explorados, da o fato de ser uma ferramenta de inovao em negcios.

Inovao de valor

Curva de avaliao de valor

Curva de avaliao de valor

Curva de avaliao de valor

Curva de avaliao de valor

Potrebbero piacerti anche