Sei sulla pagina 1di 35

ANATOMIA INTERNA E EXTERNA DA SEMENTE

Elaborado por: Prof. Ms. Gean Carla

Depois de ocorrer a polinizao o estigma fica cheio de gros de plen. Cada um desenvolve um tubo polnico, onde se formam dois gametas masculinos. O tubo polnico atravessa o estilete at atingir o vulo, o qual contm o gameta feminino. Um dos gametas masculinos junta-se ao gameta feminino e origina o ovo ou zigoto. O outro gameta masculino junta-se a outra clula do vulo, formando uma clula que, posteriormente, produz substncias de reserva - clula-me das substncias de reserva (endosperma 3n)

Aps esta dupla fecundao, o ovo ou zigoto origina o embrio e a clula-me das substncias de reserva forma as substncias de reserva. Ao embrio mais as substncias de reserva envolvidos por um tegumento chama-se semente.

CAMADAS QUE FORMAM UM FRUTO

PARTES CONSTITUINTES DA SEMENTE

A semente
Estrutura de propagao das plantas superiores; Origina-se do vulo fecundado; Presente em Gimnospermas e Angiospermas; A semente a unidade reprodutiva que d incio a uma nova gerao; Contm o novo esporfito sob forma de embrio; A semente protege o embrio contra a dessecao, danos mecnicos e ataques de organismos diversos (microorganismos, insetos etc.). Assim, seu surgimento de importncia vital para o sucesso evolutivo das plantas terrestres. Dependem das caractersticas morfolgicas, fisiolgicas e bioqumicas da semente, o tempo e o local de estabelecimento do novo indivduo, alm do vigor da plntula jovem.

A SEMENTE O VULO MADURO FECUNDADO E CONSTA DE 3 PARTES: 1 - O embrio 2 - O endosperma (s vezes ausente) 3 - A casca (testa + tegmen)

Semente de Seringueira

Funes da semente
A. proteo ao embrio - Contra insetos, microorganismos, dissecao, etc. B. Disperso: Suas caractersticas morfolgicas, biolgicas e bioqumicas desempenham importante papel no sucesso da plntula. Podem apresentar grande diversidade estrutural; as orqudeas apresentam sementes de 2 x 10-6g, enquanto Mora oleifera (Moraceae) possui sementes de at 1 Kg!

Formao da semente
Aps a fecundao, dentro do vulo, o zigoto sofre divises sucessivas, dando origem ao embrio e cotildone, ou cotildones (1 18 ) Em alguns casos, como houve uma dupla fecundao, forma-se no interior do vulo uma clula triplide, denominada "clula-me-do endosperma" que, ao se multiplicar, origina um tecido de reserva denominado albmen ou endosperma (3n), que pode aparecer em algumas dicotiledneas e frequente nas monocotiledneas. As duas camadas de clulas externas do vulo, a primina e a secundina, originam a casca ou tegumento da semente.

A semente se forma na fecundao do vulo no ovrio da flor


TUBO POLNICO

Tegumento (casca)
O tegumento ou casca, reveste a amndoa e geralmente se divide em testa e tgmen, que procedem, respectivamente, da primina e da secundina do vulo. Constituem os envoltrios da semente, sendo a testa o externo e o tgmen o interno. Nos frutos de pericarpo indeiscente, geralmente os tegumentos da semente so delgados e menos lignificados do que os das sementes dos frutos carnosos ou de pericarpo deiscente.

Tegumento (manga)

Primina e secundina so camadas de clulas presentes no ovrio da flor

Estrutura do tegumento
As sementes esto ligadas a parede do fruto pelo funculo, e ao se destacarem, fica uma cicatriz na testa, denominada hilo, que corresponde ao hilo do vulo.

Tegumento (casca)
As sementes esto ligadas a parede do fruto pelo funculo, e ao se destacarem, fica uma cicatriz na testa, denominada hilo, que corresponde ao hilo do vulo. A TESTA PODE APRESENTAR OS SEGUINTES ASPECTOS: - Liso no feijo; - Rugoso no mamo; - Piloso no algodo; - Gelificado na rom; - Estriado no tabaco; - Pregueado na esporinha; - Reticulado no agrio (Nasturtium officinale); - Alveolado na papoula; - Colorido no olho-de-pombo (Abrus precatorius) e no feijo; - manchado na mamona. - Aliformes (sementes aladas ou samarides) como as dos ips, da flor-deso-joo (Pyrostegia venusta) do jequitib e da merindiba-rosa (Lafoensia glyptocarpa).

Apndices e estruturas nas sementes:


ARILO, EXCRESCNCIA OU REVESTIMENTO - formado geralmente pela parte superior do funculo, e envolve, total ou parcialmente, a semente. Na semente madura, atrai dispersores. - Carnoso e vermelho no melo-de-so-caetano - Carnoso e alaranjado no maracuj; - Membranoso de cor azul, na rvore-do-viajante (Revenala madagascariensis); - Piloso, de cor alaranjada, noutra espcie de rvores-doviajante (Strelitzia nicolai). - Na noz-moscada (Myristica fragans) o arilo desenvolvido, ramificado, de cor roxa e possui substncia odorferas. - Na Ginosperma Taxus bascata o arilo uma expanso que parte da base da semente e a envolve quase completamente.

Arilo branco do guaran

LICHIA

ARILDIO OU FALSO ARILO - semelhante ao arilo, porm, proveniente dos tecidos prximos da micrpila e, como envoltrio, reveste a semente. - Semente da pimenta-do-serto (Xylopia grandiflora) - Evonymus europoeus. CARNCULA - excrescncia mamilar, carnosa, em torno da micrpila e dela originria. Ocorre nas sementes de mamona e do pinho-de-purga (Jatropha curcas). atua na disperso (por ser adocicada, atrai formigas) e atua na germinao, por ser higoscpica A Segunda membrana do integumento, o tgmen, envolve a amndoa como uma pelcula delgada, e, em muitos casos, de difcil remoo. (Pode faltar)

Carncula na semente de seringueira


CARNCULA

Amndoa albmem (endosperma)


A amndoa a parte mais importante da semente, constituda de ALBMEM OU ENDOSPERMA, formando, por diviso, da clula resultante da fuso do ncleo espermtico com dois ncleos polares, e do embrio, oriundo do zigoto. O albmem um tecido de reserva e, quando falta, a semente denomina-se exalbuminada, como no feijo, ervilha, orqudea e cacau. Nesse caso, o embrio ocupa todo o interior da semente e as reservas nutritivas localizam-se no cotildone ou cotildones. Quando a amndoa tem albmem, a semente denominada de, semente albuminada. Ex. pinho, algodo, mamo, caf, milho, trigo, centeio, cevada e demais Gramneas. O embrio ocupa posio varivel no albmem central na mamona e lateral no milho.

Albmem (presente no milho) ausente no feijo

O endosperma funo e tipos quanto ao albmen


O endosperma geralmente passa, em sua formao, da fase nuclear para a celular, mas pode permanecer nuclear (coco). O endosperma absorvido durante o desenvolvimento. As sementes podem ser:

ALBUMINOSAS (endospermadas), quando o endosperma persiste durante todo o desenvolvimento do embrio (Ricinus)
EXALBUMINOSAS (exospermadas), quando o endosperma consumido no incio do desenvolvimento do embrio; nesse caso, as reservas vo para os cotildones.

SEGUNDO A NATUREZA QUMICAS DAS RESERVAS E A CONSISTNCIA, O ALBMEM PODE CLASSIFICAR-SE NAS SEGUINTES CATEGORIAS:
OLEAGINOSO - Quando contm substncia oleaginosas e protdeos. Exemplos: Mamona, coco-da-bahia, noz-europia, algodo e girassol. CRNEO - Paredes das clulas muito espessas e endurecidas, devido ao acmulo de reservas representadas pela celulose. Exemplos: Caf, tmara, marfim-vegetal ou jarina (Phytelephas macrocarpa e P. microcarpa). GELATINOSO: As reservas so constitudas pela celulose que impregna as paredes celulares, porm, com a absoro da gua, elas amolecem e se gelificam, como em certas gramneas. AMILCEO - O amido a principal reserva, havendo contudo, pequena porcentagem de albuminides.

No milho, no arroz, no trigo e no fruto de outras Gramneas, a camada perifrica do albmem no tem amido, mas substncia albuminides, a conhecida camada aleurnica. Em algumas sementes, permanece uma delgada camada do nucelo ao redor do albmem, constituindo o perisperma, encontrado na pimenta-do-reino (Piper nigrum), nas ninfias e nas Singiberceas.

EMBRIO
Plmula - caule embrionrio; Cotildones - folhas seminais, s vezes uma apenas. Hipoctilo - parte do embrio entre a insero dos cotildones e a extremidade superior da radcula, muito curta em algumas sementes. Radcula - raiz embrionria

A REUNIO DA PLMULA, HIPOCTILO E RADCULA, FORMA O EIXO DO EMBRIO.


A plmula desenvolve-se originando o caule A radcula d origem raiz primria. Os cotildones so folhas inseridas lateralmente no eixo do embrio e so de durao limitada (CURTA). Diferem das folhas normais ou tpicas da planta, em virtude de sua adaptao s funes de reserva dos alimentos ou da funo de absoro dos alimentos do endosperma.

HIPOCTILO - A poro do eixo principal do embrio, abaixo dos cotildones e acima da radcula. Dificilmente se pode determinar, sem o estudo anatmico do embrio, onde a radcula e o hipoctilo se unem, uma vez que no hipoctilo que se d a transio na posio do floema e do xilema, os quais, na radcula se alternam radialmente e no hipoctilo esto unidos num feixe, com o floema externo ao xilema.
Na extremidade da radcula h um meristema apical, geralmente seguido pela coifa como acontece nas razes tpicas. s vezes a plmula muito pequena e pouco desenvolvida, consistindo unicamente o pice vegetativo do caule embrionrio. Em muitos embries, todavia, a plmula rodeada por primrdios foliares e, com o meristema apical, forma a gema terminal.

Estrutura da semente de milho

Disseminao de Frutos e sementes: um


fenmeno extremamente desejvel e necessrio para a preservao da espcie que, quanto mais variado e vasto seja o seu habitat, melhores condies de sobrevivncia a ter.
A DISSEMINAO OU DISPERSO feita atravs de diversos agentes, que so: Vento - Vegetais anemocricos gua - Vegetais hidrocricos Animais - Vegetais zoocricos Homem - Vegetais antropocricos

Potrebbero piacerti anche