Sei sulla pagina 1di 51

Espectro de Cores

O arco ris, alm de ser um lindo fenmeno da natureza, nos ajuda a entender a composio das cores. Ao incidir nas gotas de gua da chuva pelas quais passa, os raios da luz solar, atravessando as nuvens, se decompem em vrias cores. A luz solar composta de radiaes de ondas de diferentes comprimentos.

Espectro de Cores
Isaac Newton, fsico do sculo XVIII, utilizandose de um prisma transparente, reproduziu um arco-ris dentro de casa para provar que essas radiaes de ondas diferentes so coloridas e compem-se de sete cores bsicas: Vermelho, Laranja, Amarelo - ondas longas; Verde intermedirio; Azul ciano, Azul Anil e Violeta ondas curtas. A faixa colorida que Isaac Newton obteve ao separar as cores chamada de "espectro solar". Nem todas as cores podem ser vistas por nossos olhos. O infra-vermelho e o ultra-violeta por exemplo, no so cores visveis no arco-ris.

Teoria das Cores


Leonardo da Vinci formulou a Teoria das Cores, que so formulaes histricas contidas em seus escritos e reunidas no livro Tratado da Pintura e da Paisagem - Sombra e Luz. Sua primeira edio s foi publicada 132 anos aps sua morte. A publicao trata das anotaes recolhidas pelo artista ao longo de anos de observao e a teoria mais corrente, sendo um legado do Renascimento para as artes visuais.

Cor vida
As cores que percebemos so produzidas pela luz. A luz do sol, aparentemente branca, , na verdade, composta pelas sete cores do arco-ris. Quando a luz do sol ilumina um objeto, algumas dessas cores so absorvidas pelo objeto, enquanto as outras so refletidas na direo dos olhos que as percebem. esse fenmeno que nos permite dizer qual a cor dos objetos.

Cor vida

"Somente para uma pequena minoria a cor constitui apenas um elemento de satisfao esttica. Geralmente cores representam expresses expresses da mente humana e sentimentos da alma. assim que a grande massa popular as interpreta.
Simo Goldman

As Cores
As cores exercem diferentes efeitos fisiolgicos sobre o organismo humano. Aparentemente, damos um peso s cores. Na realidade, olhando para cada cor damos um valor-peso que somente psicolgico. A cor, elemento fundamental em qualquer processo de comunicao, merece ateno especial. um componente com grande influncia no dia a dia das pessoas, interferindo nos sentidos, emoes e intelecto. Atravs da combinao de diferentes cores descobrimos efeitos surpreendentes.

As Cores
A cor exerce ao trplice: impressionar, expressar e construir. A cor vista: impressiona (recebe informaes) a retina. A cor sentida: provoca emoo. A cor construtiva, pois tendo um significado prprio, possui valor de smbolo, podendo assim, construir uma linguagem que comunique uma idia, que pode ser de leveza, alegria, sobriedade, etc.

Disco de Cores

O crculo das cores


Ao lado a representao do crculo com as 12 famlias de matizes das cores pigmento. 1 - Amarelo 2 - Amarelo alaranjado 3 - Laranja 4 - Vermelho alaranjado 5 - Vermelho 6 - Vermelho violeta 7 - Violeta 8 - Azul violeta 9 - Azul 10 - Azul esverdeado 11 - Verde 12 -Amarelo esverdeado

Disco de Cores
Criado por Johannes Itten, permite descobrir combinaes harmoniosas de cores. Itten percebeu que havia um certo senso comum entre as cores utilizadas pelos diversos pintores famosos. Eles faziam instintivamente diversas combinaes harmnicas de cores, sem recorrer aparentemente a nenhuma teoria pr-concebida. Foi observando o modo como esses pintores combinavam as cores em seus trabalhos ao longo dos sculos que ele criou uma teoria para isso e a publicou em um livro, chamado The Art of Color, The Subjective Experience and Objective Rationale of Color.

Disco de Cores
Itten mostra que embora as pessoas possuam diferentes julgamentos em relao harmonia das cores, possvel estabelecer algumas regras que fazem sentido para a quase a totalidade das pessoas. Ou seja: algumas cores sempre vo combinar melhor com determinadas cores do que com outras. Para mostrar como isso acontecia, ele desenhou um disco em forma de pizza e o repartiu em vrios pedaos (fatias), dispostas de forma a que sempre havia uma cor diametralmente oposta a outra: o disco de cores.

Disco de Cores
A idia do disco de cores vai alm de descobrir qual cor combina muito bem com outra. Na montagem de um desenho, um grfico ou um cenrio, novos elementos vo pouco a pouco sendo adicionados. Se as cores desses elementos que esto sendo acrescentados formam pares complementares no disco de cores, todos os elementos do desenho, grfico ou cenrio, ao seu trmino, sero harmnicos: traduziro paz, calma. Ao contrrio, se as cores forem assimtricas em relao ao disco, os elementos no sero harmnicos: traduziro agitao, aflio. Em outras palavras, conhecendo-se a tcnica da combinao de cores possvel expressar emoes.

As cores primrias
Cores Primrias: So as cores que no podem ser formadas por nenhuma mistura. So elas azul, amarelo e vermelho.

Cores Secundrias
Cores Secundrias: So as cores que surgem da mistura de duas cores primrias.

Cores complementares
Cores complementares so as cores opostas no disco de cores. Ex: o vermelho complementar do verde. O azul complementar do laranja.
As cores complementares so usadas para dar fora e equilbrio a um trabalho criando contrastes. Assim, se queremos destacar um amarelo, devemos colocar junto dele um violeta.

Combina cores quentes e frias.


Em qualquer trabalho devemos escolher uma cor dominante e sua cor complementar ser usada em menores propores, apenas para dar equilbrio composio.

a composio mais usada.

Disco de Cores
Veja como Itten descobriu as cores complementares.

Observe fixamente a figura a seguir:

Depois de alguns segundos olhe para uma folha ou parede branca.

Cores Anlogas
Cores anlogas ou adjacentes so as que aparecem lado-alado no disco de cores. So anlogas porque h nelas uma mesma cor bsica. Pr exemplo o amarelo-ouro e o laranja avermelhado tem em comum a cor laranja. Elas so usadas para dar a sensao de uniformidade. Apesar de serem consideradas composies cansativas, tambm so reconhecidas como elegantes.

Cores Monocromticas
a harmonia que emprega uma s cor, porm em tonalidades diferentes.
Esta harmonia muito interessante para pequenos espaos. A variao de texturas evita a monotonia. depois da complementar, uma das composies mais usadas.

Tom
Refere-se ao maior ou menor quantidade de luz presente na cor. Quando se adiciona preto a determinado matiz, este se torna gradualmente mais escuro, e essas graduaes so chamadas escalas tonais ou degrade. Para se obter escalas tonais mais claras acrescenta-se branco.

A temperatura das cores


A temperatura das cores, designa a capacidade que as cores tm de parecer quentes ou frias.

Contrastes
Aqui um exemplo do uso da cor preto para destacar as demais.

Orle Baertling

Contrastes de limite
A cor central uma mistura das duas cores laterais. Observe que a faixa central clareada por cada uma das duas outras cores, mas do lado oposto. No limite com a faixa vermelha, o violeta clareado pelo azul e, no limite com a faixa azul, o violeta clareado pelo azul, o violeta clareado pelo vermelho.

Discos de Cores
RYB e RGB
O disco da figura, criado por Itten, do tipo RYB. Existem discos em outros sistemas de cores, como o RGB. O RYB o melhor na indicao das cores harmnicas. O RGB , o que forma as cores dos sistemas de comunicao visual, como a televiso e at mesmo o monitor do seu computador.

Disco de Cores
As cores primrias (indicadas por um 'P') so o vermelho, o amarelo e o azul. As secundrias (indicadas por um 'S') localizam-se entre cada duas primrias - na verdade so a soma das duas - e so o laranja, o verde e o magenta. Entre cada primria e secundria encontra-se a soma das mesmas: so as cores tercirias (indicadas por um 'T'), o vermelho-laranja, o laranjaamarelo, o amarelo-verde, o ciano, o violeta e o prpura. Em relao ao disco do modelo RGB, as cores situadas entre o vermelho e o verde aparecem aqui "esticadas" de modo que do lado direito predominam cores de vermelho a verde e do lado esquerdo de azul a vermelho.

RYB

Discos de Cores
RGB
As cores primrias (indicadas por um 'P') so o vermelho, o verde e o azul. As secundrias (indicadas por um 'S') localizam-se entre cada duas primrias - na verdade so a soma das duas - e so o amarelo, o ciano e o magenta. Entre cada primria e secundria encontra-se a soma das mesmas: so as cores tercirias (indicadas por um 'T'), o laranja, o verde-amarelo, o verde-ciano, o ciano-azul, o violeta e o prpura.

A combinao das cores-pigmento e seus efeitos visuais


Uma cor pigmento definida por trs caractersticas: Matiz a caracterstica que diferencia uma cor da outra. No crculo das cores so representadas as 12 famlias de matizes. Todas as cores no crculo so misturas das primarias. Qualquer cor existente pertence a uma destas famlias, que contm milhares de variaes de matiz. Luminosidade o grau de claridade ou obscuridade contido numa cor. Croma - a qualidade especfica de saturao de cada cor que indica seu grau de pureza. As cores perdem croma, ao serem misturadas com o branco.

A combinao das corespigmento e seus efeitos visuais

CORES MONOCROMATICAS:
So cores que pertencem a mesma famlia ( matiz ), mas tem luminosidade e saturao diferentes. Podem ocorrer contrastes acentuados, mas o resultado no to complexo como quando utilizado mais de um matiz.

A combinao das cores-pigmento e seus efeitos visuais

CORES ANLOGAS:
So cores adjacentes no crculo das cores. Use qualquer luminosidade ou saturao. Procure use no mximo trs cores. Veja o efeito ao lado.

Combinaes

Esquema de Cores Primrias As cores primrias so cores puras e que merecem ateno e cuidado quando usadas. Complemente com cores neutras.

A combinao das cores-pigmento e seus efeitos visuais


Cores QUENTES x FRIAS:
A cor mais quente no crculo o laranja. Esta no centro da metade quente do circulo, que vai do amarelo esverdeado at o vermelho violeta. A cor mais fria, azul, est na metade mais fria do crculo, que vai do vermelho violeta at o amarelo. Vermelho violeta e amarelo esverdeado podem ser quentes ou frias, dependendo de como so usadas.
No prximo slide: 1 mais frio do que quente 2 mais quente que frio 3 mesma quantidade Qual parece ser mais equilibrado ?

Cores Frias / Quentes

Combinaes
Esquema de Cores Quentes Voc combina as cores e tonalidades consideradas quentes: amarelo, laranja,
vermelho e marrom.

Esquema de Cores Frias - Voc combina as cores e tonalidades consideradas frias: azul, verde e violeta.

A combinao das cores-pigmento e seus efeitos visuais

CORES COMPLEMENTARES:

So pares de cores que se opem no crculo das cores, como o vermelho e o verde. Pequenas quantidades de cores complementares, colocadas lado a lado, do como resultado um efeito opaco. Imagem 2 no prximo slide. Grandes quantidades de cores complementares, lado a lado, intensificam uma outra. Ver Imagem 1 no prximo slide.

CORES COMPLEMENTARES

Combinaes
Esquema de Cores Diretamente Complementares Combinar duas cores diretamente opostas na roda. Uma intensifica a outra. uma forma de dar incio a um esquema. Por exemplo: Laranja diretamente complementar ao azul (RGB), ento, comece com azul e laranja e complemente com as tonalidades (claro, mdio e escuro), podendo balancear com cores neutras e os bons vizinhos.

A combinao das cores-pigmento e seus efeitos visuais

COMBINAES DIVIDIDAS E TRADES: DIVIDIDAS ou esquema complementar dividido consiste da combinao de trs cores: duas delas so adjacentes cor complementar da terceira cor.Ver prximo slide.

TRADES Tem-se uma trade quando usamos trs cores que so eqidistantes 120 no crculo das cores, uma da outra. Para encontrar a cor a combinar pule sempre trs cores. Imagem no prximo slide.

A combinao das cores-pigmento e seus efeitos visuais


RGB RYB

Combinaes
Trade
um esquema que usa trs cores secundrias eqidistantes. Por exemplo: verde, violeta, laranja ou ento violeta azulado, laranja avermelhado, verde amarelado (RYB). A trade considerada como um dos esquemas mais harmoniosos na roda de cores. Forma um tringulo issceles na Roda de Cores. Dica: Para encontrar a cor desejada nesta composio, pule trs cores.

Combinaes
Esquema Complementar Dividido
um esquema com 3 cores, sendo que duas so anlogas ou adjacentes e a terceira uma diretamente complementar. Por exemplo: amarelo (complementar) com azul violeta e vermelho violeta (adjacentes) (RYB).

Combinaes

Esquema Duplo Complementar Dividido


um esquema onde duas cores diretamente complementares se juntam a duas outras cores separadas mutuamente por uma adjacente. Neste esquema forma-se um retngulo na roda de cores. Por exemplo: verde, vermelho, amarelo e violeta (RYB).

Combinaes

Quadricolor
um esquema que usa duas cores complementares separadas por duas cores adjacentes a elas. um esquema considerado harmnico, porque contm duas cores diretamente complementares. Por exemplo: Azul, vermelho violeta, laranja, verde amarelado. Formam um retngulo na Roda de Cores. Dica: Para encontrar a cor desejada, pule duas cores.

Combinaes
Esquema policromtico
Usam-se muitas cores da roda de cores. uma combinao

charmosa e alegre.

Lembre-se de que ao formar um esquema, necessariamente voc no usar apenas as cores dispostas na extremidade da roda de cores, o balano e a harmonia vm com o uso das tonalidades (valores): claro-mdio-escuro. Cor responsabilidade emocional.

Cores acromticas ou neutras

Cores Acromticas: So as cores chamadas neutras: o branco, o preto, as cinzas e os marfins. O branco a soma de todas as cores primrias, o preto a ausncia delas. Ou seja, o preto a ausncia da luz.

A combinao das cores-pigmento e seus efeitos visuais

Mais importante que a escolha de diferentes matizes em um design, a escolha do brilho ou luminosidade. Efeitos muito diferentes podem ser conseguidos para diferentes escolhas de luminosidade.

A mesma famlia de matizes foi utilizada nas prximas imagens, mas com diferentes valores de luminosidade para cada uma.
Para obter um resultado mais sutil ou delicado, use uma variao limitada de luminosidade. Use , por exemplo, somente matizes muito brilhantes ou com mdia luminosidade. No prximo slide:

1 pequena variao de luminosidade


2 variao mdia 3 - grande variao de luminosidade. Efeito final escurecido

A combinao das cores-pigmento e seus efeitos visuais

Aspectos das cores


As cores podem parecer diferentes em funo da cor do fundo.

Efeitos com as cores

Qual dos crculos maior? Resposta: eles so exatamente do mesmo tamanho

Bibliografia
Para saber mais sobre as cores, consulte os seguintes sites: http://www.eletronica.com/arte/cor/cor_historia.htm
Pesquisa sobre as cores e seus efeitos na vida das pessoas: www.colorindo.hpg.com.br Sobre mistura de cores (ed. artstica): http://www.complex-x.net/teoria/aber_main.htm http://www.colormix.com Assuntos diversos para pesquisa escolar: http://www.netprof.pt/HomeNetProf.htm Cor luz/fsica: http://www.netprof.pt/fisica_quimica/4_quimica_temas_luzcorobjectos.htm http://users.sti.com.br/mvalim/imagem.htm Cor luz: http://www.fisica.ufc.br/coresluz.htm

Bibliografia
Cromoterapia e psicologia das cores: http://www.artecor.com.br/Informativo/contra.htm
Empresa de consultoria: http://www.cordesign.com.br http://www.rainbowqt.com.br Pigmentos naturais: http://www.netprof.pt/HomeNetProf.htm Teoria das cores/colorimetria/informtica: http://www.inf.puc-rio.br/~bacellar/index_port.htm Decorao/uso da cor na pintura residencial: http://www.alba.com.ar/uso_c.html

Bibliografia
Da cor cor inexistente Israel Pedrosa
Editora Universidade de Braslia 3 edio Psicodinmica da cores em comunicao Modesto Farina

Editora Edgar Blucher Ltda 4 edio


Arte & Percepo Visual Rudolf Arnheim Editora Livraria Pioneira 7 edio

Cores Cor - Uso e abuso, Ismael Guarnelli Desktop Publishing - Revista de Editorao Eletrnica, Computao Grfica, pr-impresso e multimdia, Expresso Editorial, It, SP.

Potrebbero piacerti anche