Sei sulla pagina 1di 20

FESTAS

DE

ISRAEL

FESTAS
Yom Tov ou Festival

DE

ISRAEL
LACH

um dia, ou vrios dias observados pelos judeus como uma comemorao sagrada ou secular de um importante evento da histria judaica. Em hebraico, os feriados judaicos, dependendo da sua natureza, so chamados de: yom tov ("dia bom"), chag ("festival") taanit ("jejum"). As origens das vrias festas judaicas geralmente encontra-se nas mitzvot (mandamentos bblicos), decreto rabnico, ou na moderna histria de Israel.

CALENDRIO JUDAICO

Rosh Hashan

Incio: 1 de Tishrei/5771

Incio em 2010: 9/setembro

O ano novo judaico um perodo de reflexo, em que D'us inicia o julgamento de cada ser humano conforme suas aes. A data celebra o aniversrio da criao do homem, no 6 dia da Criao do Mundo. Festa das Trombetas Toque do shofar Segue-se 10 dias conhecidos como Aseret Yemei Teshuva dias de arrependimento, culminando no dia de Yom Kipur.

Festa das Trombetas Toque do shofar Segue-se 10 dias conhecidos como Aseret Yemei Teshuva dias de arrependimento, culminando no dia de Yom Kipur.

Yom Kipur

Incio: 10 de Tishrei/5771

Incio em 2010: 18/setembro

considerado pelos judeus como o mais santo e solene dia do ano. Nele, dado especial nfase ao perdo e reconciliao.

um dia em que as pessoas jejuam desde o pr-do-sol e termina ao anoitecer do dia seguinte. Usa-se o Talit para as rezas noite.

Quando existia o Templo, o Sumo Sacerdote apresentava o sangue de um cordeiro para a expiao dos pecados do povo.

Festa dos Tabernculos

Sucot

Incio: 15/Tishrei/5771

Incio em 2010: 23/setembro Os judeus se alegram diante do Muro das Lamentaes com feixes de Lulav em agradecimento pela colheita.

A festa caracterizada principalmente pela obrigao do povo judeu de habitar em cabanas. A suc lembra as tendas que serviram como moradias durante os 40 anos que os hebreus viveram no deserto do Sinai, aps o xodo do Egito.

Suc

AS QUATRO ESPCIES DE PLANTAS

Etrog Cidra

Arav Folha de salgueiro

Hadassim Mirto

Lulav Folha de palmeira

Chanuc

Incio: 25 de Kislev/5771

Incio em 2010: 2/Dezembro Marca a derrota dessas foras que tentaram evitar que o povo de Israel praticasse o judasmo. Judas Macabeu e os seus irmos destruram essas foras e fizeram a rededicao do Templo de Jerusalm. Na ocasio aconteceu o milagre das luzes em que a Menor ficou acesa por 8 dias com uma poro de azeite que era suficiente apenas para um dia.

Desde a histrica vitria dos macabeus sobre os assrios, ocorrida em 165 a.E.C., os judeus celebram Chanuc durante oito dias.

Purim

Incio: 14 de Adar 1 /5771

Incio em 2011: 18/fevereiro

Origina-se da palavra Pur, sorteio. Referente a data em que Haman sorteou e marcou para o aniquilamento do povo judeu. Transformou-se num data de sorte do povo judeu, quando ento foi salvo pela revelao da rainha Ester ao rei Assuero o plano de Haman. Comemora-se com grande alegria e muitas fantasias.

PSCOA

Incio: 15 de Nissan/5771

Incio em 2011: 19 de abril

Pessach (), que significa passagem ou passar por cima, tambm conhecida como Pscoa judaica, o nome do sacrficio executado em 14 de Nissan segundo o calendrio judaico e que precede a Festa dos Pes zimos, pes sem fermento (Chag haMatzot). Tambm celebra e recorda a libertao do povo hebreu que era escravo no Egito, conforme narrao no livro de xodo.

Pscoa

Mandamento divino: Aplicar sangue de um cordeiro nos umbrais das portas como sinal da proteo de Dus quando o anjo da morte passasse para matar os primognitos dos egpcios.

Pscoa

Seder da Pscoa Cada componente da mesa judaica tem um significado especfico.

Shavuot

Incio: 6 de Sivan

Incio em 2011: 8 /Junho

Shavuot, significa semanas. Este feriado conhecido por Festa das Primcias (Chag HaBikurim) que era o trmino da colheita de cereais.
Tambm como Pentecostes e Festa do Recebimento da Tor (Matan Tor). Nessa data, Moiss recebe de Dus Os Dez Mandamentos, no Monte Sinai.

Shabat

Shabbat O Sbado Os Judeus celebram o Shabbat, um dia de descanso, no stimo dia de cada semana. A Lei Judaica define que o trmino do dia ocorre ao anoitecer, que quando o dia seguinte comea. Assim, o Shabbat comea ao pr-do-sol de sexta-feira, e termina ao incio da noite de Sbado. Em muitos aspectos, a Halach (Lei Judaica) atribui ao Shabbat o nvel do dia sagrado mais importante do calendrio judaico. o primeiro dia santo mencionado no Tanach (Bblia Hebraica), e Deus foi o primeiro a observ-lo, atravs da finalizao da Obra da Criao do Mundo.

Yom HaSho
Yon HaSho

Incio em 2010: 11/Abril

Incio: 27 de Nissan

Dia da Memria do Holocausto


O Yom HaSho tambm conhecido como o Dia da Memria do Holocausto, e tem lugar no dia 27 de Nissan. Em Israel, por todo o pas, tocam as sirenes durante dois minutos, em memria dos seis milhes de judeus mortos pelos nazistas durante a II Guerra Mundial.

Yom HaAtzmaut ( )
Dia da Independncia de Israel Foi declarado no dia 5 do ms de Iyar, ano de 5708 ( 14/05/1948) por David Ben Gurion, o primeiro chefe de estado, em Tel Aviv e marca tambm o fim do Mandato Britnico da Palestina

Dia de Jerusalm

Incio: 28 de Iyar/5771 Incio em 2011: 1/Junho Em 2010: 19/abril

Yom Yerushalaim ( )

Dia de Jerusalm O Dia de Jerusalm marca a reunificao de Jerusalm e o Monte do Templo sob o domnio judaico, durante a Guerra dos Seis Dias em 1967.

Esperana (Hatikva)
Enquanto dentro do corao De cada alma judia palpitar E na direo do oriente Os olhos se dirigirem Ainda no passou nossa Esperana Esperana que tem dois mil anos De ser um povo livre em nossa terra A Terra de Sio e Jerusalm.

(Sarit Haddad)

FONTES
http://pt.wikipedia.org/wiki/Holocausto http://www.chabad.org.br/

http://www.cafetorah.com/historia-de-israel
http://www.webjudaica.com.br/sites/brasilCategorias.jsp

Elaborao: Iara Maia

Potrebbero piacerti anche