Sei sulla pagina 1di 21

A IMPORTNCIA DO AUTOCUIDADO

AUTOCUIDADO E SUA ORIGEM


O autocuidado foi mencionado pela primeira vez, no campo da enfermagem, em 1958, quando a enfermeira Dorothea Orem passou a refletir acerca do por qu os indivduos necessitam de auxlio da enfermagem e desenvolveu a teoria do autocuidado que consiste, basicamente, na ideia de que os indivduos, quando capazes, devem cuidar de si mesmos.

O autocuidado, definido por Dorothea Orem se refere prtica de atividades, iniciadas e executadas pelos indivduos, em seu prprio benefcio para a manuteno da vida, da sade e do bem estar. O paciente como ator principal no cuidado com seu bem estar passando uma pequena parte do tempo em contato com o mdico e tambm com a equipe de sade.

Tempo de contato do paciente com a equipe de sade durante o ano.

A longevidade est deixando de ser um fenmeno para se tornar um acontecimento trivial na populao, o que significa que as pessoas esto tendo mais chances de envelhecer. As doenas crnico-degenerativas so as que mais acometem os idosos, como hipertenso, diabetes, artrite, insuficincia renal, osteoporose.

Por outro lado, importante dizer que, embora a maioria dos idosos apresente algum tipo de doena crnica, possvel continuar vivendo com qualidade desde que estas doenas sejam controladas. O envelhecimento pode vir a ser uma experincia positiva, porm necessrio investir nas aes de cuidado, PREVENO, e controle das doenas que na maioria das vezes se iniciam na faze adulta (segunda idade).

O autocuidado fator fundamental para o controle das doenas crnicas. A proatividade fator condicionante para um envelhecimento saudvel e manuteno do bem estar.

O paciente no deve esperar que seu tratamento e PREVENO ocorra somente quando em contato com a equipe de sade. de fundamental importncia que o paciente conhea o seu corpo e identifique qualquer alterao o quanto antes, para que no procure a equipe de sade no momento agudo o que acaba sobrecarregando o atendimento.

As doenas crnico-degenerativa se relacionam s condies de vida, trabalho e consumo da populao, gerando atenes psicossociais e consequentemente, o desgaste e deteriorao orgnico- funcional , com especial sobrecarga do sistema nervoso, endcrino e cardiovascular. Dentre as doenas crnicas, merece destaque a hipertenso arterial que segundo estimativa atinge entre 11 a 20 % da populao adulta, sendo este o mais importante fator de risco cardiovascular.

O controle da hipertenso arterial est intimamente ligado a mudanas de hbitos de vida e consequentemente ligada ao AUTOCUIDADO:

Alimentao adequada Prtica regular de exerccios fsicos Abandono do tabagismo Consumo moderado de bebida alcolica

Obs: Todas estas aes devem ser desenvolvidas com orientao de profissionais das equipes de sade. (PSF e NASF)

A mudana de hbito fator de grande dificuldade, pois fazem parte de uma construo social e so influenciado pelo meio em que os paciente se inserem, necessitando, assim, investimentos incansveis dos servios de sade para a reverso deste quadro.

Ningum duvida que o sedentarismo traz prejuzos para a sade, e isso a curto, mdio e longo prazos. Pesquisas surgem a todo o momento comprovando o fato. A mais recente, publicada na revista mdica britnica Lancet, estima que a falta de exerccios vem causando tantas mortes quanto o tabagismo.

A inatividade responsvel por uma em cada dez mortes por enfermidades como problemas cardacos, diabetes e cncer de mama ou colorretal. E mais: estima-se que um tero dos adultos no se mexam o suficiente, o que resulta na morte de 5,3 milhes de indivduos por ano em todo o mundo.

Entretanto,a prtica profissional e dos servios de sade para a busca pela adeso ao tratamento, muitas das vezes so encaradas como uma atitude autoritria, cuja viso a do cumprimento de ordens mdicas e/ou de outros profissionais da sade. O tratamento da hipertenso, assim como de outras doenas crnicas, mais do que tomar remdios, supe mudanas no estilo de vida.

A Ateno Primria sade se pauta no modelo de ateno cujo foco deve ser a PROMOO, PREVENO E A RECUPERAO da sade da populao.

Diferente da viso que existia na dcada de 60 e 70 onde o assistncia a sade era meramente assistencialista, com paciente somente procurando pelos servios de sade quando estavam doentes.

Outro fator que merece relevante destaque quando se trata de autocuidado, refere-se a farmacoterapia ou seja a terapia com medicamentos. muito importante que os pacientes sigam corretamente as orientaes prestadas pelo mdico e pelo farmacutico (posologias, aquisio de medicamentos e tempo necessrio para o efeito necessrio).

Contudo como podemos observar a sade do paciente resultante de um conjunto de fatores e hbitos cultivados durante toda uma vida. O autocuidado parte integrante de um conjunto de aes desenvolvidas com intuito de promover, prevenir e recuperar a sade e o bem estar.

Ver a vida, as pessoas, as formas, um detalhe. Mas, Viver de bem com a vida, amando as pessoas, de todas as formas, um detalhe que faz toda diferena!

Potrebbero piacerti anche