Sei sulla pagina 1di 26

Perda de Fora - Envelhecimento

Ana Cludia Dembiski Jorge Dias Luz Miguel Nilson Pereira

Perda de Fora - Envelhecimento

a perda de fora muscular relacionada idade ocorre sobretudo em funo da perda de massa muscular que acompanha o envelhecimento. Em geral, pessoas ativas apresentam uma maior porcentagem de fibras de contrao lenta, possivelmente, por uma reduo da quantidade das fibras de contrao rpida.

Perda de Fora - Envelhecimento

Tal reduo parece ocorrer em decorrncia de uma possvel diminuio dos motoneurnios das fibras de CR. Sendo que as fibras que no podem ser ativadas atrofiam-se e so absorvidas pelo organismo.
Ao longo da vida h perdas tanto no nmero quanto no tamanho das fibras musculares, entretanto o treinamento de fora reduz a atrofia muscular, podendo ainda aumentar a seo transversa das fibras nos indivduos idosos.
3

Perda de Fora - Envelhecimento


O

processo de envelhecimento parece diminuir a capacidade do SN de detectar um estmulo e de processar informaes para produzir uma resposta.
A

atividade fsica regular praticada ao longo da vida pode reduzir acentuadamente muitas perdas da capacidade de trabalho fsico.
(WILMORE E COSTIL, 2001; MACALUSO E DE VITO, 2004; MARIN, R. V.; MATSUDO, S.; MATSUDO,V; ANDRADE, E; GRAGGION, G, 2003)

Perda de Fora - Envelhecimento


Alteraes Musculares decorrentes do Envelhecimento EXTRNSECOS INTRNSECOS - M Nutrio - Metabolismo e sntese protica - Diminuio de Atividade Fsica - Atrofia por desuso e Imobilizao no Leito - Traumatismos - Doenas e drogas - Atividades enzimticas - Funo mitocondrial e estresse oxidativo - Alteraes no SNC e Estimulao neural - Alteraes na secreo hormonal, reposio sangnea

(CARMELI, E. et. al., 2002)

Perda de Fora - Envelhecimento


EFEITOS DE 24 SEMANAS DE TREINAMENTO RESISTIDO A 50 E 80% DE UMA REPETIO MXIMA SOBRE A FORA MUSCULAR EM IDOSAS
A amostra analisada foi constituda por 16 indivduos

do sexo feminino com idades entre 52 e 75 anos e mdia 64,6 3,66 anos, que foi dividida aleatoriamente em dois grupos: G50 (treinamento resistido a 50% de 1RM; n = 7); e G80 (treinamento resistido a 80% de 1RM; n = 9).
6

Perda de Fora - Envelhecimento


A fora muscular foi avaliada atravs do teste de uma

repetio mxima (1-RM), que tem como princpio mensurar a fora mxima dinmica concntrica e determinar com preciso a intensidade de treinamento.
O teste foi aplicado para cada exerccio (Supino Reto

e Leg-press) e foi repetido a cada 4 semanas para reavaliar e ajustar a carga de esforo.

Perda de Fora - Envelhecimento


Aps o perodo de adaptao e aplicao dos testes, Iniciou-se paralelamente dois programas de treinamento resistido para grupos diferentes (G50 e G80) ambos com durao de 24 semanas, 3 sesses semanais de 60 minutos cada, em dias alternados: o primeiro a 50% de 1-RM , 3 sries de 13 repeties e o segundo a 80% de 1-RM, 3 sries de 10 repeties para cada exerccio. O intervalo adotado entre as sries foi de 1 minuto e entre exerccios de 2 minutos; uma velocidade moderada foi utilizada para execuo do movimento.
8

Perda de Fora - Envelhecimento


Visando a realizao correta dos exerccios e

estabilizao postural, foram prescritos exerccios abdominais. Todos os indivduos foram avisados que durante o treinamento no poderia ser feito quaisquer tipos de exerccio fsicos, alm daqueles inclusos no programa de treinamento.

Perda de Fora - Envelhecimento

10

Perda de Fora - Envelhecimento

11

Perda de Fora - Envelhecimento

12

Perda de Fora - Envelhecimento


Esta investigao examinou os efeitos de dois

diferentes tipos de treinamento resistido na fora muscular em mulheres idosas. O estudo demonstrou ganhos significativos e iguais em ambos os grupos (G50 e G80). Portanto estes dados indicam que mulheres idosas podem ter benefcios similares ao realizarem treinamento com pesos de alta ou baixa intensidade. Porm cargas mais leves podem levar a obteno dos mesmos benefcios com um menor risco de leses.
13

Perda de Fora - Envelhecimento


Acrscimo de 1 Kg aos exerccios praticados por mulheres acima de 50 anos: impacto na aptido funcional.
Foram submetidos a 10 semanas de treino de fora dois grupos

de idosos, um grupo controle e um grupo experimental, composto por um total de 93 mulheres com idade entre 50 e 79 anos, buscando observar se o incremento de 1 kg de peso (grupo experimental) melhorava os nveis de flexibilidade e fora de membros superiores e inferiores. Os grupos realizaram nas duas primeiras semanas 2 sries de 8 repeties, aumentando gradativamente a cada duas semanas, passando para 10 repeties nas 3 e 4 semanas, 15 repeties nas 5 e 6 semanas e 20 repeties nas ltimas 4 semanas.
14

Perda de Fora - Envelhecimento


Verificou-se que o grupo controle manteve os nveis de flexibilidade e fora, enquanto no nvel experimental houve um aumento de 6,6% na flexibilidade, 9,8% na fora de membros superiores e 23,7% na fora de membros inferiores. Isto demonstra que o incremento de 1 kg de peso aos exerccios foi suficiente para promover um aumento de fora nas mulheres idosas.

15

Perda de Fora - Envelhecimento

16

Perda de Fora - Envelhecimento

17

Perda de Fora - Envelhecimento


Valores normativos da aptido funcional de mulheres de 60 a 70 anos.
No presente estudo buscou-se verificar a aptido funcional de idosos por meio da bateria de testes proposto por AAHPERD. A amostra caracterizou-se por 94 mulheres com idade entre 60 e 70 anos. Realizou-se como teste para verificar o ganho de fora nesta populao o numero de repeties mximas em um intervalo de 30 segundos, onde o avaliado posicionava-se sentado em uma cadeira e com o brao direito realizava as repeties. Como forma de avaliao desta qualidade fsica elaborou-se um percentis que qualifica esta aptido funcional de acordo com o numero de repeties, isto permite obter informaes de como o indivduo esta perante o grupo e ajuda a determinar a nfase a ser dada a esta capacidade.
18

Perda de Fora - Envelhecimento


% Aptido Funcional 0 - 19 20 - 39 40 - 59 60 - 79 80 - 100 Resistncia de fora (repeties) 10 17 18 - 21 22 - 24 25 - 28 29 - 43

19

Perda de Fora - Envelhecimento


A hidroginstica no ganho de fora em mulheres de 35-60 anos de idade Um grupo de mulheres idosas foi submetido a pratica de trabalhos de fora por 4 semanas, realizando 3 aulas por semana. No final destas sesses mensurouse o ganho de fora atravs do teste de preenso manual e leg press. Contatou-se, conforme tabela abaixo, que o treinamento promoveu um incremento da qualidade fora nestas mulheres.

20

Perda de Fora - Envelhecimento


Idade pre 50 - 54 55 - 60 37 40 Presso manual pos 42 41.7 pre 30 31.7 Leg press pos 39 40

21

Perda de Fora - Envelhecimento


Fora, potncia e adaptaes musculares ao treinamento de resistncia em idosos.
Perda de fora (Estimulao, Fatores Tendneos,

Hormonais e nvel de atividade fsica)


Potncia Muscular

22

Perda de Fora - Envelhecimento

23

Perda de Fora - Envelhecimento

24

Referncias
ARAGO, Jani Clerea Bezerra de; DANTAS, Estlio H. M. Perfil da autonomia e da resistncia muscular localizada de um grupo de idosas praticante de exerccio fsico. In FIEP, vol 73, 2003, p. 200-204. BOTTARO, Martim; OLIVEIRA, Ricardo Jac de; MELO, Gislane F.; LOPES, Keila M.; AMARANTE, Sarah; CHARTRAIN, Richard Paul. Efeito de 24 semanas de treinamento resistido a 50 e 80% de uma repetio mxima sobre a fora muscular em idosas. In: XIII Congresso Brasileiro de Ciencias do Esporte, 2003, Caxambu. Anais XIII Congresso Brasileiro de Ciencias do Esporte Caxambu: Conbrace, 2003. CARMELI, Eli; COLEMAN, Raymond; REZNICK, Abraham. Z. The biochemistry of aging muscle. Experimental Gerontology. v. 37, 2002, p.477-489. CARVALHO, J.; OLIVEIRA, J.; MAGALHES, J.; ASCENSO, A.; MOTA, J. SOARES, J.M.C. Fora muscular em idosos II Efeito de um programa complementar de treino na fora muscular de idosos de ambos os sexos. Revista Portuguesa de Cincias do Desporto, v.4 ,n.1, 2004, p.58-65.
25

Referncias
GALINDO, C. B. M.; LIGEIRO, J.; NOVAIS, G. The water aerobics in the gain of strength in woman aged 35-60. In FIEP, vol 74, 2004, p. 388-391. MACALUSO, Andrea; De VITO, Giuseppe. Muscle strength, power and adaptations to resistance training in older people. European Journal Applied Physiology, v.91, 2004, p.450472.

MARIN, R. V.; MATSUDO, S.; MATSUDO,V; ANDRADE, E; GRAGGION, G. Acrscimo de 1 Kg aos exerccios praticados por mulheres acima de 50 anos: impacto na aptido funcional. Revista Brasileira Cincia e Movimento : braslia, v. 11, n 1, 2003, p 53-58.
WILMORE, Jack H.; COSTILL, David L. Fisiologia do esporte e do exerccio. Ed. Manole, So Paulo, 2ed., 2001. ZAGO, A. S.; GOBBI, S. Valores normativos da aptido funcional de mulheres de 60 a 70 anos. Revista Brasileira Cincia e Movimento: Braslia, v. 11, n 2, 2003, p. 77-86.

26

Potrebbero piacerti anche