Sei sulla pagina 1di 57

Fio Cirrgico

Jos R. S. da Silva

Fio Cirrgico

Histria Origem

Caracterstica

Fio Cirrgico

Histrico

Escassos relatos em homens primitivos Sutura mais antiga que tenha notcia foi realizada por embalsamador no abdome de uma mmia de uma sacerdotisa de Amen da 21 dinastia egpcia em torno de 1100 a. C. Na ndia antiga mencionavam uso de tendes de animais, crinas de cavalos, tiras de couro e fibras de vegetais.

Fio Cirrgico

Histrico

Hipcrates utiliza a palavra suturar (costurarou juntar) cerca de 400 a. C. Incio da Era Crist, Celsus descreveu a sutura de tecidos delicados utilizando o cabelo humano Galeno mdico dos gladiadores mencionava em seus escritos o uso de intestino de ovelha Idade Mdia sutura de tendes e nervos seccionados.

Fio Cirrgico

Histrico

No final do sc. XVIII, a importncia da hemostasia por meio de ligadura era o melhor mtodo para combater a hemorragia. Joseph Lister(1827-1912) descobriu que as bactrias presentes nos fios de sutura e no a sutura em si causavam as infeces e obteve bons resultados com a desinfeco dos materiais com cido carblico(fenol).

Fio Cirrgico

Histrico

Meados sculo XIX iniciou-se a era moderna da cirurgia introduo da anestesia e conhecimento das infeces. No incio do sculo XX uso do categute disponvel em vidros esterilizados Em 1923 comeou-se a utilizar seda e o algodo, seguidos pouco depois pelos fios de ao.

Fio Cirrgico Histrico

Final de 1940 comeou haver uniformizao quanto a preparao e esterilizao dos materiais de sutura. Novos materiais de sutura esto sendo desenvolvidos at hoje, visando atingir um fio com propriedades ideais para a sntese cirrgica e que seja totalmente inerte ao hospedeiro, alm de baixo preo.

Fio Cirrgico

Definio

Os fios de sutura so materiais utilizados durante um ato cirrgico para a hemostasia definitiva - atravs de ligadura dos vasos sanguneos e na sutura em diversos rgos e na sutura em diversos rgos e planos anatmicos do corpo.

Fio Cirrgico

Caractersticas do Fio Ideal

Grande resistncia trao e toro Calibre fino e regular Mole, flexvel e pouco elstico Proporcionar facilidade para o n cirrgico Desencadear pouca reao tecidual Esterilizao fcil Resistente a esterilizao repetidas Custo baixo

Fio Cirrgico

Grupos

Absorvveis: So aqueles que aps colocados nos tecidos, sofrem a ao dos lquidos orgnicos, sendo absorvidos aps algum tempo. No absorvveis: So aqueles que, mesmo sofrendo a ao dos lquidos orgnicos, no so absorvidos por tecidos (encapsulados) quando utilizados em estruturas internas, ou necessitam ser removidos, se utilizados nas suturas da pele.

Fio Cirrgico

Classificao Quanto a Origem


Absorvveis: 1) Origem animal: categute (fabricado do colgeno, extrado do intestino delgado dos bovinos, a qual passa por processo de limpeza e purificao qumica). 2) Origem sinttica: cido poligliclico (so polmeros dos cidos pirvico, lctico e gliclico, metablitos normalmente existente no organismo.

Fio Cirrgico

Classificao Quanto a Origem

1.

2.

3.

4.

No Absorvveis: Origem animal: seda cirrgica, extrada do bicho da seda-larva de uma espcie de mariposa (Bombyx mori). Origem vegetal: algodo (extrada da fibra do fruto do algodoeiro) e linho (fibras do caule do linho) cirrgicos. Origem sinttico: nilon, perlon, polister, polipropileno Origem mineral: ao inoxidvel e tntalo.

Fio Cirrgico

Fios Absorvveis

1. 2. 3.

Absorvidos em curtssimo espao de tempo categute 7 a 10 dias. Categute simples Categut simples Tech-gut simples

Fio Cirrgico

1. 2. 3.

Fios Absorvveis em mdio espao de tempo 50 a 70 dias. Dexon- cido poligliclico(PGA) Safil-cido poligliclico Vicryl-poliglactina 910 Absorvveis em 90 -120 dias: Monocryl-poliglecaprona 25

Fio Cirrgico

Fios No Absorvveis
1.

2.
3.

4.

5.

Fios de algodo: algodo, tech-cott. Linho: linho, tech-lin Nilon: monylon, superlon, tech-lon, nylpoint, dafilon Polipropileno: prolene, propilene, techlene, premilene. Seda: seda, tech-sil

Fio Cirrgico

Estrutura e Configurao dos Fios

Monofilamentares: produzido com um nico filamento, sendo menos maleveis que os Multifilamentares. Multifilamentares: vrios filamentos torcidos e enrolados entre si, levando a uma maior flexibilidade e mais fcil manuseio, so mais traumatizantes e speros ao passar por tecidos.

Fio Cirrgico

Estrutura e Configurao dos Fios

Monofilamentares: Ex: categute simples e cromado, seda, nilon, polister, ao inoxidvel, etc. Multifilamentares: proporcionam condies propcias para desenvolvimento de infeces, uma vez que colnias de bactrias so formadas nos espaos entre filamentos. Ex: algodo, linho, seda, polister revestido de teflon (politetrafluoretileno), etc.

Fio Cirrgico

Caractersticas Fsicas dos Fios


1.

2.

3.

4.

Configurao Bsica: Mono ou multifilamentar Capilaridade: capacidade de absoro de lquidos. Dimetro: varia entre padres predeterminados e seguidos pela industria 0=3,5 dcimos de milmetro de dimetro

Fio Cirrgico

Caractersticas Fsicas dos Fios

Fios: 1, 2, 3, 4, 5 e 6 fios de maior dimetro. 00 = 2-0, 000 = 3-0, 4-0, 5-0 e assim por diante at 12-0, so fios de menor dimetro, utilizados em microcirurgias.

Fio Cirrgico

Caractersticas Fsicas do Fio

Fora Tnsil: determinada dividindo-se a fora necessria para romper o fio pelo seu dimetro.A fora tnsil depende do calibre do fio e do material como qual ele fabricado. importante para que uma estrutura anatmica suturada possa resistir aos estmulos mecnicos habituais, a fora tnsil precisa ser mantida at completar o processo de cicatrizao.

Fio cirrgico Caractersticas Fsicas do Fio

Fora e Segurana dos Ns: a fora necessria para fazer com que um certo tipo de n no sofra um processo de deslizamento, parcial ou completo. Os fios inabsorvveis monofilamentares apresentam menor coeficiente de frico, exigindo muitas alas de ns, maior implante de corpo estranho no organismo.

Fio Cirrgico

Caractersticas Fsicas dos Fios

Memria: definida como sendo a capacidade que um material de sutura apresenta para retornar a sua forma original aps ser deformado. Quanto maior a memria menor a segurana do n.

Fio Cirrgico

Caracterstica de Manuseio
1. Flexibilidade: relacionados com a rigidez do material de sutura. 2. Coeficiente de Frico: est relacionado com a facilidade com que a sutura desliza atravs do tecido e dos ns.

Fio Cirrgico

Caracterstica de Manuseio
3. Arrasto Tecidual: quanto mais rgido um fio ou quanto maior o seu coeficiente de frico, maior o arrasto. 4. Visibilidade do Fio no Campo Operatrio: os fios com cores verde, lils, azul e preta podem ser facilmente visveis que incolores.

Fio Cirrgico

Caracterstica Quanto a Reao Tecidual

Intensidade de Reao Inflamatria. Regra geral, os fios monofilamentares levam a maior reao tecidual. Inicia-se infiltrao de leuccitos na rea do trauma cirrgico, com aparecimento de macrfagos e fibroblastos. Ao redor do 7 dia surge um tecido fibroso com processo inflamatrio crnico. A reao persiste at que o material seja encapsulado fios no absorvveis ou absorvido pelo organismo fios absorvveis.

Fio Cirrgico

Caracterstica Quanto a Reao Tecidual


1.

2.

3.

4.

Absoro ou no Potencial de infeco: os multifilamentares por permitirem o assentamento de bactrias entre os filamentos so os que mais propiciam a multiplicao de microorganismos. Reao alrgica: os mais alergnicos so os categutes Facilidade de esterilizao: proibida a reutilizao de fios cirurgicos sob risco de transmisso de doenas.

Fio Cirrgico

Escolha do Fio
1.No existe um fio que possa ser considerado ideal para todos os tipos de rgos ou tecidos. 2. Os fios devem ser selecionados de acordo com cada situao e com as caractersticas e propriedades que apresentam.

Fio Cirrgico

Escolha do Fio
3. Propriedades de cicatrizao dos tecidos suturados. 4. Devemos ter em mente o grau de fora necessria para aquele tecido e por quanto tempo a sutura ter de fornecer fora mecnica. 5. Estado geral do paciente.

Fio Cirrgico

Forma de Apresentao dos Fios


1) Acondicionamento duplo. 2) Garantia de esterilizao enquanto mantida a integridade da embalagem. 3) Agulhados e no agulhados em carretel contendo fio contnuo comprimento variando de 130 a 150cm ou com diverso fios pr-cortados numa medida padronizada de 43, 45 ou 60 cm.

Fio Cirrgico

Forma de Apresentao dos Fios


4) Informaes do fabricante ( tipo dimetro, tamanho da agulha, data de fabricao, validade, etc.). 5) Indicao para fechamento: uso gastrointestinal, cardiovascular, etc.

Fios Cirrgicos

Cdigos de Cor

A maioria dos fabricantes utiliza uma codificao universal de cores para os diversos fios, tanto para os invlucros internos como para a caixa que os contm, de modo a tornar mais fcil e rpida a sua notificao.

FIM

Fio Cirrgico
Classificao do fio cirrgico quanto a sua

constituio: Monofilamentares so apontados como mais vantajosos Multifilamentares proporcionanam condies propcias para o desenvolvimento de infeco, uma vez que colnias bacterianas so formadas nos espaos entre filamentos.

Fio Cirrgico

Classificao do fio quanto a constituio


Fio cirrgico multifilamentar: Torcido Tranado simples Tranado revestido (revestido por uma pelcula)

Fio Cirrgico

Classificao do fio quanto a origem

Fios absorvveis: Biolgicos categute, tendo de canguru Sintticos cido poligliclico e poliglactina 910 Fios no absorvveis: Biolgicos algodo, seda, linho e crina Sintticos derivados das poliamidas(nylon); derivados dos polisteres (dcron, dcron revestido de teflon e dcron siliconizado); derivado do polipropileno (prolene) Metlicos ao inoxidvel e tntalo

Fio Cirrgico

Classificao do fio quanto a origem


Fios absorvveis: Biolgicos Categute obtido da submucosa do intestino delgado de ovinos ou serosa de bovinos. - categute simples: absoro mais rpida (8 dias). - categute cromado: absoro mais lenta (20 dias), tratamento com bicromato de potssio. Tendo de canguru- de pouca utilizao.

Fio Cirrgico

Classificao do fio quanto a origem

Fios absorvveis naturais (categute) so responsveis pela reao inflamatria mais intensa entre todos os fios de sutura, alm de apresentarem um tempo de absoro muito curto e imprevisvel. Categute cromado deve ser evitado em suturas de tendes e fscias, estruturas de cicatrizao lenta, submetidas a esforos e tenses constantes.

Fio Cirrgico

Classificao do fio quanto a origem


Fios absorvveis sintticos, caracterizam-se por alguns aspectos: Desencadeiam reaes inflamatrias significativamente menores do que os absorvveis naturais; Mantm muito de sua resistncia at que o processo de absoro tenha incio e se complete;

Fio Cirrgico

Classificao do fio quanto a origem

So disponveis com tempos de absoro curto, mdio e longo, dando oportunidade para o cirurgio escolher o fio adequado para cada caso; A qualidade mecnica dos ns a mesma para todos os fios absorvveis sintticos testados.

Fio Cirrgico

Classificao do fio quanto a origem


Fios absorvveis Sintticos

cido poligliclico fio monofilamentar, empregado como substituto dos fios de absoro lenta e dos inabsorvveis. Utilizado em anastomoses gastrintestinais, cirurgia ginecolgica ou geral e operaes urolgicas. Ex. Dexon S ( Davis-Geck), Vicryl ( Ethicon).

Fio Cirrgico

Classificao do fio quanto a origem


Fios absorvveis Sintticos Poliglactina 910: fio de sutura multifilamentar, formado por 90% de cido gliclico e 10% de cido ltico. Cerca de 50% absorvido por hidrlise, aps 28 dia P.O e 100% aps70 dia. Utilizado em suturas gastrintestinais. Ex.: Polyvicryl ( Ethicon).

Fio Cirrgico

Classificaco do fio quanto a origem

Fios no absorvveis
Biolgicos Algodo : derivado da celulose, de fcil esterilizao e pouca reao tecidual. Ex.: Algodo (Ethicon); Algofil (Cirumdica). Seda: origem animal, diversas espcies de bicho da seda, principalmente do Bombix mori. Fibras so retorcidas ou tranadas.Ex.: Seda cirrgica (Cirumdica); Seda isencap (Ethicon).

Fio Cirrgico

Classificao do fio quanto a origem


Fios no absorvveis Biolgicos Linho: origem vegetal, da planta que lhe d o nome, preparado pela extrao de resinas e gomas encontradas quando de sua obteno. Fcil esterilizao e pouca reao tecidual. Ex.: Linho cirrgico (Cirumdica); Linho cirrgico (Ethicon)

Fio Cirrgico

Classificao do fio quanto a origem


Fios no absorvveis Biolgicos Crina obtido da cauda do cavalo. Flexvel, leve, porm pouco resistente e, atualmente, de uso limitado.

Fio Cirrgico

Classificao do fio quanto a origem

Fios no absorvveis Sintticos: Nylon caracteriza-se pela elasticidade e resistncia gua. Fio de difcil manipulao, duro e corredio, no produz n firme. usada em estruturas como pele, msculos, fscias, trato gastrintestinal, etc. Ex.: Monofilamentar ( Superlon Cirumdica; Mononylon Ethicon; Dermalon Davis-Geck ); multifilamentar tranado ( Nurolon-Ethicon ).

Fio Cirrgico

Classificao do fio quanto a origem


Fios no absorvveis Sintticos Prolene recomendado o tipo monofilamentado para a sntese de feridas contaminadas, devido reao decidual mnima. Por ser malevel utilizado em cirurgias cardiovasculares. Ex.: Supralene (Cirumdica), Prolene (Ethicon), Proxolene ( Davis-Geck ).

Fio Cirrgico

Classificao do fio quanto a origem


Fio no absorvveis

Sintticos Dcron polister multifilamentar tranado ou impregnado com teflon, silicone ou polibutilato. Deve ser evitado em feridas contaminadas. Ex.: Polister multifilamentar tranado ( Mersilene Ethicon; Dacron Davis-Geck). Impregnados com teflon ( EthiflexEthicon ), polibutilato (Ethibond Ethicon); silicone (Ti-cron - Davis-Geck; Surgilene Cirumdica ).

Fio Cirrgico

Classificao do fio quanto a origem


Fios no absorvveis Metlicos Ao inoxidvel e tntalo Podem ser: Mono ou Multifilamentar Utilizados em tenorrafias, neurorrafias e
fechamento de parede abdominal, sntese ssea, pacientes caquticos. No provocam qualquer reao tecidual e fcil esterilizao.

Fio Cirrgico

Classificao do fio quanto a origem


Fios no absorvveis Metlicos Ao inoxidvel: - Monofilamentar Ex.: ( Aciflex- Ethicon; Surgaloy-Davis-Geck; Monicron-Cirumdica). - Multifilamentar com teflon Ex.: ( Flexon Davis-Geck ).

Fio Cirrgico

Apresentao do fio
Comprimento: varia de 8 a 90 cm.
Agulhas podem ser: - retas: sutura intestinal - curvas: quase todas as funes - semi-retas: para a pele. Podem ser fornecidos sem agulhas (ligaduras ou sutura montados em agulhas de fundo falso).

Fio Cirrgico

Calibre dos Fios

Calibre dos fios designado por codificaes. Maior calibre designado n. 3 cujo dimetro oscila entre 0,6 e 0,8 mm. Numerao progressivamente decrescente at n1, a partir do qual designado por 0, 2.0, 3.0, at 12.0, que o mais fino, cujo dimetro oscila entre 0,001 e 0,01mm.

Fio cirrgico

Escolha do fio
Regras para a escolha do fio cirrgico
Depender do hbito, da experincia e do bom senso do cirurgio; Metodologia no uso do fio; O fio deve possuir e conservar adequada resistncia tensiva at cumprir seus objetivos

Bibliografia

Bellon JM, Rodriguez M, Serrano N, GarciaHonduvilla N, Gomes V, Bujan J. Polypropilene and polydioxanone show similar biomecchanical effcacy in midline closure. Cir Esp. 2005 Dec; 78(6):377-81. Burch JM, Franciose RJ, Moore EE, Biffi WL, Offner PJ, Single layer continuous versus twolayer interrupted intestinal anastomosis: a prospective randomized trial. Ann Surg. 2000 jun:231(6):832-7

Bibliografia

Goffi FS. Tcnica Cirrgica Bases Anatmicas, Fisiopatologicas e Tcnicas da Cirurgia, 6 edio-Rio de Janeiro So Paulo, Livraria Atheneu, 1998. Burch JM, Franciose RJ, Moore EE, Biffi WL, Offner PJ, Single layer continuous versus twolayer interrupted intestinal anastomosis: a prospective randomized trial. Ann Surg. 2000 jun:231(6):832-7. Ireton-Jones C. The role of nutriton in the

Potrebbero piacerti anche