Sei sulla pagina 1di 45

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM SADE MENTAL PROF. DR.

TEREZA VIVEIROS

ANSIEDADE

PNICO
FOBIAS
PALOMA REIS

IVO MENDES
RAFAEL SILVA

T.O.C
ESTRESSE PS-TRAUMATICO

MAURIZIO LIMA

JESSICA SALAZAR

CHARLES MAURO DANNYLO FONTENELE

TRANSTORNOS DO SCULO XXI

FOBIAS

De forma breve, as fobias referem-se ao medo excessivo de

um objeto,
circunstncia ou a

uma situao
especfica, fazendo parte do quadro de perturbaes de ansiedade.

Fobias especficas

Fobia especfica o medo intenso e persistente de um objeto ou uma situao (medo ces; medo de andar de elevador, medo de avio, medo de conduzir, medo de cobras, medo de aranhas, etc.)

ACROFOBIA

ZOOFOBIA

HEMATOFOBIA

CLAUSTROFOBIA

SINTOMAS
Falta de ar; Palpitaes; Dor ou desconforto no peito; Sensao de bola na garganta; Sensao de sufocar; Tontura ou vertigem;

SINTOMAS
Sensao de falta de realidade; Formigueiro; Sensaes de calor ou de frio; Sudorese (mos suadas); Sensao de desmaio e/ou tremores; Medo de morrer ou de enlouquecer ou de perder o controlE.

TRATAMENTOS

TRATAMENTOS
Nas fobias especficas quer nas crianas quer nos adultos h quem trabalhe com tcnicas da terapia cognitiva comportamental. Uma dessas tcnicas mais utilizada a dessensibilizao sistemtica, que consiste na apresentao de uma lista hierrquica das situaes ou objetos temidos e requer a exposio ao estmulo fbico, de forma gradual e controlada para a extino do medo que lhe est associado. Existem outras tcnicas comportamentais associadas no tratamento: procedimentos de auto-controle, relaxamento, tcnica com demonstrao prtica pelo terapeuta e imitada pelo paciente durante a sesso () So de durao longa e resultados lentos.

SINDROME DO PNICO

A sndrome do pnico um tipo de transtorno de ansiedade no qual ocorrem ataques repetidos de medo irracional intenso de que algo ruim acontea de forma inesperada.

Uma pessoa com sndrome do pnico muitas vezes vive com medo de ter outro ataque e tambm pode ter medo de estar sozinho ou longe da ajuda mdica.

SINTOMAS
As pessoas com sndrome do pnico tm pelo menos quatro dos seguintes sintomas durante um ataque: Dor no peito ou desconforto Tontura ou desmaio Medo de morrer Medo de perder o controle ou de uma tragdia iminente

SINTOMAS
Sensao de engasgar Sentimentos de indiferena Sensao de estar fora da realidade Nuseas ou mal-estar estomacal Dormncia ou formigamento nas mos, nos ps ou no rosto Palpitaes, ritmo cardaco acelerado ou taquicardia Sensao de falta de ar ou sufocamento Suor, calafrios ou ondas de calor Tremores

TRATAMENTOS

O objetivo do tratamento ajudar voc a agir normalmente na vida cotidiana. Uma combinao entre medicamentos e terapia cognitivo-comportamental (TCC) funciona melhor. Os medicamentos antidepressivos chamados inibidores seletivos da recaptao da serotonina (ISRSs) so normalmente receitados para a sndrome do pnico. Eles incluem:

VIDEO

FOBIAS SOCIAIS

AGORAFOBIA

originalmente o medo de estar em espaos abertos ou no meio de uma multido. Em realidade, o agorafbico teme a multido pelo medo de que no possa sair do meio dela caso se sinta mal e no pelo medo da multido em si.

A agorafobia poderia ser traduzida mais precisamente como o medo de ter medo. No clmax do problema, tais pessoas s se sentem verdadeiramente bem em casa (de preferncia, acompanhadas) ou no seu carro.

Como tratar?

Enfrentar pouco a pouco esse medo infundado o caminho para vencer a agorafobia (atravs do auto-entendimento de como se processa essa fobia), alm de se lanar mo dos medicamentos disponveis, como ansiolticos e antidepressivos.

FOBIA SOCIAL

E um transtorno ansioso, caracterizado por manifestaes de alarme, tenso nervosa, medo e desconforto desencadeadas pela exposio avaliao social. As pessoas afetadas por essa patologia compreendem que seus medos so excessivos e irracionais, no entanto experimentam uma enorme ansiedade e apreenso ao confrontarem situaes socialmente temidas e no raramente fazem de tudo para evitlas.

As pessoas com ansiedade social so pessoas excessivamente preocupadas com o julgamento alheio, com a opinio dos outros a seu respeito, so perfeccionistas e determinadas. Com essas caractersticas, os portadores de fobia costumam ter alto senso de responsabilidade, bom desempenho profissional e avidez pelos desafios da vida social.

A doena comea a se manifestar na infncia e incio da adolescncia e segue um curso crnico com alta proporo de comorbidadeso que faz com que seja considerado um importante problema de sade pblica, embora sub reconhecido e sub diagnosticado. A fobia social frequentemente confundida com excesso de timidez e traos de personalidade.

Como tratar?
O tratamento de um fbico social de primeira escolha a Terapia cognitivo-comportamental. O uso de frmacos, como os ansiolticos buspirona, benzodiazepnicos e antidepressivos pode m ser bons coadjuvantes da terapia, porm no devem ser utilizados isoladamente, pois apenas mascaram as reaes desagradveis do transtorno, tendo a recidiva da fobia quando so tirados. O sucesso do tratamento depende de muitos fatores como o ambiente familiar e atividades de integrao social de forma graduada e assistida.

TRANSTORNO OBSSESSIVO-COMPULSIVO (TOC)

O que ?
E um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos e compulsivos no qual o indivduo tem comportamentos considerados estranhos para a sociedade ou para a prpria pessoa; normalmente trata-se de ideias exageradas e irracionais de sade, higiene,organizao, simetria, perfeio ou manias e "rituais" que so incontrolveis ou dificilmente controlveis.

Compulso um comportamento consciente e repetitivo, como contar, verificar ou evitar um pensamento que serve para anular uma obsesso

. Outros exemplos de compulso so o ato de lavar as mos ou tomar banho repetidamente, conferir reiteradamente se esqueceu algo como uma torneira aberta ou a porta de casa sem trancar. Acomete 2 a 3% da populao geral. A idade mdia de incio costuma ser por volta dos 20 anos e acomete tanto homens como mulheres

Como tratar?
O tratamento deve ser individualizado, dependendo das caractersticas e da gravidade dos sintomas que o paciente apresenta. Utiliza-se a psicoterapia de orientao dinmica ou cognitivo-comportamental associada com tratamento farmacolgico s vezes, em doses bem mais elevadas que as utilizadas no tratamento da depresso.

DISTRBIO DE ANSIEDADE GENERALIZA

Esse distrbio se caracteriza por ansiedade e preocupao crnicas , no realistas e excessivas . Os sintomas esto presentes h mais de 6 meses ou mais e no podem ser atribudos a fatores orgnicos

SINTOMAS
Ansiedade e preocupao incontrolveis Inquietao ou nevorsismo Fatigar se facilmente Tenso muscular Irritabilidade Distrbio do sono

Fatores predisponentes
Teoria psicodinmica Teoria cognitivo Aspectos biolgicos

Diagnostico

ESTRESSE PS-TRAUMTICO

descrito como o desenvolvimento de sintomas caractersticos aps a exposio a um fator de estresse traumtico, envolvendo uma ameaa real a prpria integridade fsica ou de outras pessoas como :combate militar , agresso violenta , tortura ,desastres naturais e acidentes automobilsticos .

Sintomas caractersticos :
Revivenciar o evento traumtico Amortecimento geral da sensibilidade Alto grau de ansiedade Depresso Sentimento de culpa Manifestao clinica de 1 ms

Fatores predisponentes
Teoria psicossocial:a experincia , o individuo e o ambiente de recuperao . Teoria do Aprendizado Teoria Cognitiva Aspectos biolgicos Diagnstico

TAVA ANCIOSO?? PRONTO, ACABOU!!! OBRIGADO!

Potrebbero piacerti anche