Sei sulla pagina 1di 20

12 ANO PSICOLOGIA B I ANTES DE MIM

1. A GENTICA

I ANTES DE MIM
Quando os psiclogos procuram compreender, explicar e prever os fenmenos ligados ao comportamento, verificam que o seu objeto de estudo muito complexo. Cada ser humano, na sua irredutvel individualidade, o resultado de um processo dinmico e da confluncia de mltiplos fatores. Um desses fatores a hereditariedade, um dos fenmenos estudados pela gentica.

1 A GENTICA
Gentica: o ramo da biologia que estuda os mecanismos ou processos atravs dos quais os caracteres dos progenitores so transmitidos aos seus descendentes.
Gentica do comportamento: a rea da psicologia que investiga as influncias da hereditariedade no comportamento. A hereditariedade o conjunto de processos biolgicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informaes genticas atravs da reproduo.

Gentica Comportamental
A Gentica comportamental muito recente, procura explicar e compreender os mecanismos genticos e neurobiolgicos envolvidos em diversos comportamentos animais e humanos. Trata-se de uma rea de interdisciplinaridade entre a gentica e as cincias comportamentais. Por causa da diversidade de abordagens e de metodologias que podem ser adotadas no estudo do comportamento, esta rea abrange diferentes campos cientficos, como a psicologia, a psiquiatria, a farmacologia e as neurocincias de maneira geral.

Gentica e ambiente
Aps vrias dcadas em que as caractersticas psicolgicas e comportamentais foram vistas como o resultado exclusivo (ou quase) de fatores ambientais, os comportamentalistas das dcadas de 60 e 70, do sculo XX, comearam a aceitar e a compreender a importncia das influncias genticas no comportamento.

Gentica do comportamento
A revoluo da engenharia gentica forneceu as ferramentas necessrias para o estudo do comportamento associado gentica molecular. Segundo alguns investigadores, com a possibilidade de se identificarem genes capazes de modular certos comportamentos, poderemos dar um grande passo na pesquisa de traos normais e patolgicos da personalidade humana, o que poder trazer novos mtodos de preveno, diagnstico e tratamento de distrbios psiquitricos.

Gentica do comportamento
Aps vrias dcadas em que as caractersticas psicolgicas e comportamentais foram consideradas como o resultado exclusivo (ou quase) de fatores ambientais, os comportamentalistas das dcadas 60 e 70, do sculo XX, comearam a aceitar e a compreender a importncia das influncias genticas sobre o comportamento. A revoluo da engenharia gentica forneceu as ferramentas necessrias para o estudo do comportamento associado gentica molecular. Segundo alguns investigadores, atravs da identificao de genes capazes de modular certos comportamentos, poderemos dar um grande passo na pesquisa de traos normais e patolgicos da personalidade humana, o que poder trazer novos mtodos de preveno, diagnstico e tratamento de distrbios psiquitricos.

Gentica do comportamento
Historicamente, tanto no meio cientfico como entre o pblico leigo, os comportamentos animais e humanos tm sido concebidos de uma maneira dicotmica, ou seja, certos comportamentos so classificados como instintivos (geneticamente determinados) e outros como aprendidos (adquiridos atravs da interao com o meio ambiente). Ao longo de uma grande parte do sculo anterior, a psicologia sobrevalorizou a influncia ambiental no comportamento, negligenciando os aspetos genticos. O surgimento da gentica do comportamento, ao contrrio do que pensam alguns, no representa um deslocamento para o outro extremo da viso dicotmica, em que os comportamentos seriam agora vistos como traos determinados geneticamente, sem influncias ambientais.

Gentica do comportamento
Segundo uma viso determinstica, a nossa fisiologia, a nossa personalidade e o nosso comportamento seriam definidos pelos nossos genes, que guardariam de maneira absoluta, os segredos do nosso destino. Esta perspetiva j foi superada.

Atualmente, acredita-se que o comportamento depende, em maior ou menor grau, de fatores genticos e de fatores ambientais, interagindo de maneira extremamente complexa. Logo, perguntar se determinado comportamento herdado ou aprendido, a rigor, deixa de ter sentido.

Gentica do comportamento
Os genes definem tendncias e as experincias individuais expressam-nas. Para a expresso de cada gene, so necessrias certas condies externas (bioqumicas, fisiolgicas e fsicas). Por conseguinte, qualquer alterao externa pode representar uma determinada influncia sobre o resultado final, no nosso caso, sobre o comportamento. Alm disso, pensa-se que, na generalidade, os comportamentos so influenciados no por um, mas por muitos genes diferentes, o que aumenta ainda mais a sua complexidade.

Gentica do comportamento
A gentica do comportamento recorre a uma gama de mtodos extremamente ampla e variada. Na realidade, no existem mtodos especficos da gentica do comportamento, pois as ferramentas disponveis so oriundas, do campo da gentica (incluindo a biologia molecular) e das cincias comportamentais. O que especfico da gentica do comportamento, justamente a integrao ou combinao de ferramentas genticas e comportamentais.
Em animais de laboratrio, eram (e so) comuns as comparaes de diferentes linhagens em relao a uma srie de comportamentos de interesse. Diferenas comportamentais entre linhagens que diferem geneticamente, sugerem, fortemente, influncias genticas no comportamento em questo.

Gentica do comportamento
Ao nvel da investigao sobre os comportamentos humanos, os estudos de famlias servem para verificar se os indivduos aparentados apresentam maior semelhana comportamental do que os indivduos que no so parentes, o que sugeriria (sem no entanto comprovar), uma componente hereditria no comportamento. Estudos com pares de gmeos idnticos, gmeos heterozigticos e com irmos biolgicos ou adotivos, so ferramentas cruciais para demonstrar e quantificar a importncia da hereditariedade em caractersticas psicolgicas e comportamentais em humanos ( caso dos traos de personalidade).

Gentica do comportamento

A era da engenharia gentica e da biologia molecular desencadeou uma revoluo nas tcnicas, objetivos e perspetivas da gentica do comportamento.

Pginas consultadas:
http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT3529681708-2,00.html http://www.cerebromente.org.br/n10/opiniao/entrevista.htm

http://revistagalileu.globo.com/EditoraGlobo/componentes/ article/edg_article_print/1,3916,352968-1708-1,00.html

VEJA Edio 2077 10 de setembro de 2008 http://veja.abril.com.br/100908/p _128.shtml

O contributo de Rosalind Franklin

Rosalind Franklin Imagem retirada de Profiles in Science

O contributo de Rosalind Franklin


J em pleno sc. XX, uma investigadora da importncia de Rosalind Franklin (1920 - 1958), ficou na sombra, sendo favorecidos J. Watson e F. Crick, apesar do trabalho da primeira ter sido decisivo para a descoberta da dupla hlice do DNA.

O contributo de Rosalind Franklin

Fonte da imagem anterior:

http://kellytim.wordpress.com/culturesite/diffraction/

Cromossomas_ DNA

http://accbarroso60.wordpress. com/2011/03/03/nucleocelular/

Potrebbero piacerti anche